• Nenhum resultado encontrado

Focalizando a delinquência violenta, a prevenção primária consiste em uma série de medidas visando impedir que os adolescentes se envolvam em atos violentos. A prevenção secundária consiste em medidas que visam reabilitar os adolescentes que já se envolveram em condutas violentas, visando que não reincidam. Há na literatura dezenas de programas de prevenção e de tratamento/reabilitação para a conduta violenta em jovens, mas aqui serão abordados os programas mais efetivos, seguindo os quatro critérios propostos pelo Office of the Surgeon General (2001) como requisitos científicos para avaliar a efetividade do programa:

 Estudo com delineamento rigoroso (experimental ou quasi- experimental);

 Redução significativa na conduta violenta;  Replicação demonstrando os efeitos obtidos;

 Efeitos duradouros (deve se manter ao menos um ano após a intervenção).

A Tabela 5.1 sintetiza os principais apontamentos sobre os programas de prevenção revisados pelo relatório do Office of the Surgeon General (2001) que se mostraram efetivos para reduzir a violência e outros fatores de riscos em geral.

Tabela 5.1

Programas que se mostraram efetivos para reduzir o comportamento violento Seattle Social Development Project (J. David Hawkins)

O programa trabalha múltiplos domínios com o objetivo de aumentar o vínculo da criança/adolescente com a escola e a família e diminuir diversos riscos que atingem essa faixa etária. As atividades envolvem alunos, professores e pais em diferentes momentos da intervenção, e dura por toda a adolescência. Adolescentes que passam por esse programa apresentam menos problemas com substâncias, comportamentos de risco e envolvimento em delitos violentos.

Prenatal and Infancy Home Visitation by Nurses (David Olds)

As ações previstas nesse programa iniciam-se antes do nascimento, com profissionais da saúde visitando os futuros pais em um intervalo de uma semana a um mês durante os dois primeiros anos de vida do bebê. O programa visa (1) promover suporte social à família; (2) incentivar o desenvolvimento pessoal das mães, incluindo o sucesso nos estudos e o desenvolvimento de competências sociais e de auto eficácia; (3) garantir a saúde e o desenvolvimento geral da criança. Esse programa reduz a prevalência de maus-tratos e negligência nas crianças e o envolvimento posterior em atividades antissociais, entre elas a conduta violenta, diminuindo também a taxa de aprisionamentos.

Functional Family Therapy (James F. Alexander)

Voltado para crianças ou adolescentes que estão sob alto risco ou já apresentam condutas violentas, o programa prevê de 8 a 30 horas de trabalho com o jovem e a família, dependendo das necessidades. O programa inclui desenvolvimento do engajamento para diminuir as chances de desistência do programa (entrevista motivacional), mudanças nas crenças e outros comportamentos mal adaptativos, avaliação dos comportamentos interpessoais, mudança de comportamentos por meio de um treinamento com o jovem e com os pais e uma etapa de generalização dos comportamentos desenvolvidos.

Multisystemic Therapy (Scott Henggeler)

violento, delinquência crônica ou abuso de substâncias, esse programa se divide em quatro tipos de intervenção: terapia familiar estratégica, terapia familiar estrutural, treinamento parental e terapia cognitiva-comportamental. O programa demora cerca de 60 horas divididas em 4 meses. Os adolescentes que participam do programa apresentam redução na frequência de delitos e de comportamentos agressivos e violentos.

Multidimensional Treatment Foster Care (Patricia Chamberlain)

Voltado para famílias de adolescentes com histórico de delitos violentos ou delinquência crônica, o programa propõe um tratamento que oferece supervisões intensas em casa, na escola e na comunidade. Também inclui treinamento dos pais para que possam melhorar na educação com os filhos. Possui duração de aproximadamente 12 meses. Os jovens que participam desse programa apresentam redução significativa de atos violentos.

School Transitional Environmental Program (Robert Felner)

Esse programa postula que eventos transicionais (como mudar de escola) produz experiências estressantes que colocam a criança em risco para desenvolver problemas de comportamento. Assim, o programa visa reduzir o efeito estressor e a desorganização dessas mudanças de ambiente ao longo da vida, melhorando o desenvolvimento de competências do adolescente e reduzindo as taxas de evasão escolar, problemas de abuso de substâncias e de conduta violenta.

Montreal Longitudinal Study/Preventive Treatment Program (Richard Tremblay)

Consiste em uma intervenção de 2 anos junto a crianças de 7-9 anos de famílias de baixa renda. O programa se divide em treinamento de habilidades sociais na escola (19 sessões) e treinamento parental (17 sessões). O treinamento dos pais envolve entender a criança, monitorar e reforçar adequadamente, disciplinar efetivamente e gerenciar crises familiares. O programa melhora o ajuste da criança (e posteriormente, do adolescente) à escola e reduz as taxas de evasão escolar, os problemas com uso de substâncias, o envolvimento em gangues e o número de detenções pela polícia.

Syracuse Family Development Research Program (J. Ronald Lally)

Voltado a famílias de baixa renda, envolve visitas familiares para treinamento parental e um treinamento individualizado durante 5 anos, envolvendo cuidados diários e treinamento da criança em habilidades cognitivas e sociais. Esse programa produz bons resultados acadêmicos e reduz o envolvimento em brigas graves e o contato com a polícia aos 19 anos. Perry Preschool Program (David Weikart)

desenvolvimento físico, intelectual e social por meio de estimulação intensa dois anos antes de a criança entrar na escola. O programa também prevê visitas domiciliares semanais para atender às necessidades sociais da família, se desejarem. Crianças que participaram do programa apresentam, ao longo da vida, melhores resultados acadêmicos, melhor inserção no mercado de trabalho e menos detenções na vida adulta do que crianças que não participaram do programa.

Striving Together to Achieve Rewarding Tomorrows (Adele Harrell)

Voltado para crianças/adolescentes de 11 a 13 anos que vivem em bairros conturbados, as intervenções inerentes ao programa foca em oito componentes, cada um relacionado com algum risco específico para a violência. Indivíduos que participam desse programa apresentam menor uso de substâncias e menos envolvimento em delitos violentos um ano após o programa.

Intensive Protective Supervision Project (Kathy Dudley)

O programa propõe o tratamento de jovens em conflito com a lei abaixo de 16 anos fora do sistema de justiça, colocando-os sob supervisões intensivas em meio aberto. Os resultados desse tipo de intervenção mostram-se melhores que as medidas padrões oferecidas pelo sistema de justiça.

Fonte: adaptado de Office of the Surgeon General (2001)