• Nenhum resultado encontrado

PROJECTO 1 – RUGBY ESCOLAR | RUGBY DE INTEGRAÇÃO SOCIAL | RUGBY DE PROMOÇÃO 1 RUGBY ESCOLAR

No documento 1. INTRODUÇÃO 1 2. ORGÂNICA 4 (páginas 61-64)

2ª e 3ª FASE 16 equipas

4.6.1. PROJECTO 1 – RUGBY ESCOLAR | RUGBY DE INTEGRAÇÃO SOCIAL | RUGBY DE PROMOÇÃO 1 RUGBY ESCOLAR

O balanço que agora apresentamos faz referência à abordagem que a Federação Portuguesa de Rugby, com o apoio das Associações Regionais, tem realizado com o objetivo de introduzir o RUGBY na cultura desportiva do nosso país. Os programas desenvolvidos nas escolas, meio propicio a uma intervenção sócio desportiva, tem como principais objetivos: sensibilizar, informar e capacitar a comunidade escolar para a prática do rugby em segurança, seja no desporto escolar ou no desporto federado (dos clubes), dando-lhes a conhecer de uma forma simplificada e adaptada às principais regras, princípios e objetivos do jogo.

Neste sentido, fazemos uma análise dos seguintes programas: Rugby nas Escolas, Grupos Equipa de Rugby e Captação dos alunos para os Clubes.

PROGRAMA RUGBY NAS ESCOLAS

No décimo ano (2017/2018) de implementação do Tag Rugby nas Escolas, programa que resulta da parceria entre a Federação Portuguesa de Rugby e a Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, através do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, foram introduzidas algumas novidades, o processo de inscrições que apenas considerou as novas inscrições e a tentativa de uma aproximação entre os clubes e as escolas aderentes ao programa.

Este ano, o objetivo traçado de consolidar a intervenção teve por base a sensibilização dos clubes em identificarem as escolas de intervenção prioritária e a realização de contactos com as escolas de proximidade para que estas escolas estejam todas envolvidas no programa. Esta medida tem como principal objetivo criar uma ligação mais eficaz entre os clubes e as escolas de proximidade de forma a ser criado um processo de captação mais eficaz.

Este programa é composto por três fases: a primeira, dedicada à formação e sensibilização de professores e alunos para o ensino e a prática do rugby, a segunda fase, de dinamização de um torneio interturmas, e uma terceira fase de convívios interescolar.

Numa 1ª fase do programa, que decorreu entre os meses de Novembro a Fevereiro, foram realizadas ações de apresentação do programa com a formação de professores e a sensibilização aos alunos, com entrega do Kit (material para a pratica do TAG Rugby nas escolas) e ações de sensibilização de alunos e formação de professores nas restantes escolas já fidelizadas ao programa, com entrega de reforço de material (nas escolas com material deteriorado), tendo ainda, nesta fase recebido formação mais de 300 professores, resultado de 50 ações de sensibilização/formação realizadas principalmente na região da grande Lisboa, Coimbra e Porto.

60

Na segunda fase, a maioria das escolas, desenvolveu a sua atividade interna com torneios intra-turmas e interturmas de modo a selecionar as suas equipas para participarem na terceira fase. Estiveram envolvidos nesta fase cerca de 30.000 alunos em atividade nas escolas.

Na terceira fase foram realizados 8 torneios regionais (interescolas) no país inteiro, onde estiveram envolvidos 1.800 alunos, durante os meses de Abril e Maio.

Na última fase, realizou-se o encontro nacional, integrada nos campeonatos nacionais do Desporto Escolar.

O convívio que decorreu em Gondomar, onde estiveram cerca de 650 alunos (66 equipas) e 40 professores em representação de 25 escolas, oriundos de todo o país, foi sem dúvida o momento desportivo mais alto do Tag Rugby nas Escolas.

Esta festa final foi o culminar das 3 fases pelas quais passou todo este programa, que já vai na 9ª edição.

 Contributo do “Tag Rugby” na implementação de uma cultura de rugby nas Escolas

Todas as escolas inscritas, ao longo destes 9 anos, como já referimos, foram equipadas com material para a prática do jogo de rugby. Com as escolas devidamente apetrechadas (bolas, Tags, pinos, coletes) garantimos que o rugby pode ser praticado em pelo menos 500 escolas do 2º e 3º Ciclo.

Os professores receberam formação através de uma sessão de apresentação, entrega de documentação de apoio, composto por; o DOSSIER DO PROFESSOR e os Vídeos Didáticos (12) - http://www.youtube.com/watch?v=0YTRPUgA2N0 - que reforçam a metodologia de ensino apresentada nesta formação inicial, de modo a ficarem habilitados a introduzir e a desenvolver o TAG Rugby nas aulas de educação física, nos torneios internos e nos torneios regionais.

Milhares de alunos e muitas centenas de professores tiveram contacto com o Tag rugby, conheceram e praticaram um jogo apelativo de iniciação ao Rugby sem contacto e com regras muito simples, onde os valores inerentes à modalidade estão presentes, como são, o espirito de grupo, o respeito e a disciplina.

Os clubes, que se associaram ao programa, foram fundamentais para transmitir a cultura associada ao rugby, através do contacto com as escolas, professores e alunos, promovendo os valores do rugby e os seus clubes.

O Rugby é cada vez mais uma modalidade enraizada nas escolas, a bola oval começa a ser um instrumento cada vez mais utilizado pelos professores de educação física, transmitindo as principais, regras e princípios que caracterizam a modalidade.

61 GRUPOS EQUIPA DE RUGBY

Como consequência da implementação do Tag Rugby nas Escolas, com 10 anos de existência, e consequente desenvolvimento da modalidade no meio Escolar. O rugby é hoje uma modalidade com forte procura por parte dos jovens no seu processo de formação desportiva.

O aumento da prática do TAG Rugby nas escolas, a melhor e mais alargada formação dos professores, tem provocado uma maior procura do rugby nas escolas, registando-se um aumento do número de grupos equipa.

São perto de 40 os grupos equipa de rugby em funcionamento, este número tem-se mantido nos últimos anos.

Apresentamos de seguida as escolas que participaram com regularidade nos torneios de rugby escolar no ano letivo 2017/2018.

Existem um total de 22 escolas de rugby em atividade, existindo um total de 813 praticantes, sendo 121 do género feminino e 522 do género masculino. Pode-se ainda verificar que as três escolas que mais se destacam são a Matilde Rosa Araújo, a ES Arganil, o Colégio Militar e ES Miguel Torga.

Constatamos que 17 grupos/equipas a nível nacional surgiram diretamente do Programa “Tag Rugby na Escola”.

Para realizar um acompanhamento eficaz, a FPR, através das Associações Regionais de Rugby (AR’s) desenvolveram ao longo do ano um contacto permanente com os grupos equipa de rugby do Desporto Escolar a vários níveis: através da realização de reuniões com os coordenadores locais do desporto escolar (CLDE), do contacto direto com os professores responsáveis pelas equipas de rugby, e no apoio a organização dos torneios de rugby.

Foram realizados vários encontros de rugby escolar na zona norte, centro e sul.

O desenvolvimento da modalidade de rugby ao nível do Desporto Escolar (Grupos Equipa) é uma das prioridades e é consequência do programa Tag Rugby nas Escolas. Estamos certos de que a variante de “Sevens” nas escolas é uma aposta para o desenvolvimento da modalidade e de recrutamento de jovens atletas para os clubes federados.

No seguimento deste acompanhamento realizado aos grupos equipa e a participação destas escolas em torneios de rugby federado, alguns destes grupos/escolas demonstraram interesse em filiar-se na Federação Portuguesa de Rugby.

A concretizar-se esta filiação, será um contributo muito importante para a consolidação do rugby nestas regiões, onde não existe grande tradição da modalidade.

62 CAPTAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS CLUBES

Para ser realizada uma captação eficaz de alunos/as para o rugby federado, é crucial o envolvimento dos clubes nas atividades desenvolvidas no meio escolar (Programa Tag Rugby nas Escolas, Grupos Equipa de Rugby e Ações de Captação).

A maioria dos clubes pretende consolidar ou fazer aumentar o número de jogadores, no entanto registamos o envolvimento de clubes com grande tradição na modalidade como o Cascais, o Técnico, Galiza, Loulé, Agrária, CRAV, a AAC e o CDUP. Este relacionamento estabelecido entre os clubes e as escolas permite que seja possível realizar ações de sensibilização e captação nas escolas com a participação ativa dos técnicos dos clubes, fator fundamental para a captação de novos jogadores.

NOTAS FINAIS:

Através deste balanço, pretendemos dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Rugby, com a colaboração das associações regionais, em parceria com o Desporto Escolar ao nível do (i) Programa Tag Rugby nas Escolas, dos (ii) Grupos Equipa de Rugby e ainda com os (iii) clubes de rugby na captação de jogadores.

O programa Tag Rugby nas Escolas está na sua 10ª edição, no quarto ano após ter deixado de receber o apoio da Nestum/Nestlé, o que obrigou a redimensionar o programa e a tentar exclusivamente consolidar e manter a dimensão muito significativa no plano da cobertura geográfica nacional, que foi alcançada em anos anteriores. Os números apresentados este ano são claramente inferiores aos anos anteriores, principalmente devido à dificuldade de apoio material e técnico às escolas, mas também à articulação necessária para a conjugação de todas as atividades previstas pelas escolas nos seus projetos educativos.

O Desporto Escolar tem assumido um papel fundamental no apoio a este programa, assegurando a sua continuidade através do fornecimento do Kit – Tag Rugby – e também do apoio aos torneios interescolar e ao torneio final.

4.6.2. PROJECTO 2 – RUGBY JUVENIL | PROGRAMA NACIONAL U14/U17

No documento 1. INTRODUÇÃO 1 2. ORGÂNICA 4 (páginas 61-64)