• Nenhum resultado encontrado

3.1 PROJETO

3.1.1 Projeto em Alvenaria Estrutural

O projeto em Alvenaria Estrutural também foi disponibilizado pelo professor orientador a fim de sua utilização para comparação com a estrutura em Light Steel Framing.

As plantas de uma estrutura em alvenaria estrutural devem apresentar a paginação dos blocos nas fiadas, de forma a demonstrar como serão realizadas as amarrações entre eles, nos cantos e encontros de paredes, também devem ser destacados os diferentes modelos de blocos da família utilizados no arranjo das peças e ajustes das paredes.

A planta da primeira fiada pode ser observada na Figura 38 assim como no Anexo B deste trabalho juntamente com o detalhe da cobertura adotada neste projeto.

Figura 38 - Projeto em Alvenaria Estrutural.

A seguir é apresentado algumas características das etapas do projeto de Alvenaria Estrutural a fim de organizar e descrever os materiais para posteriormente realizar o levantamento quantitativo destes.

3.1.1.1 Serviços Preliminares

Os serviços preliminares para execução de uma edificação em Alvenaria Estrutural não diferem dos processos utilizados nos métodos convencionais. Envolve ações como limpeza e fechamento do terreno, execução das instalações provisórias, movimentação de solo (caso necessário) e, além disso, execução dos serviços de locação da obra através de gabaritos.

3.1.1.2 Fundação

A fundação adotada para o projeto de pequenas residências em Alvenaria Estrutural geralmente é o radier ou a sapata corrida, porém a escolha depende do projeto assim como da topografia do terreno e características do solo.

Neste trabalho, por se tratar de uma casa térrea simples sem laje de forro e pela utilização de paredes menos espessas, a carga gerada na fundação é muito pequena, assim optou-se por adotar a fundação do tipo radier, pois além da fundação já servir como piso da edificação ela ainda evita problemas com recalques diferenciais assim como é mais barata e de fácil execução.

3.1.1.3 Laje

Conforme o projeto utilizado, não existe a necessidade de construção de lajes de piso uma vez que a estrutura será executada diretamente sobre o radier e pela não existência de uma laje sobre o primeiro pavimento.

3.1.1.4 Estrutura das paredes

O diferencial do projeto dos sistemas em estudo está diretamente relacionado a etapa de execução da superestrutura e a diferença dos métodos e materiais empregados no fechamento e execução das paredes estruturais.

Para o projeto em Alvenaria estrutural, a unidade adotada foi o bloco de concreto vazado da família ‘12,5’ de classe C que segundo a NBR 6136:2007 deve apresentar resistência característica fbk ≥ 3,0 MPa, suficiente para atender os esforços de um pavimento simples sem laje de teto. A largura dos blocos é da ordem de 11,5 cm, o que torna as paredes mais esbeltas e diminui o custo da edificação.

A fim respeitar o conceito de modulação, e para obter a paginação adequada, foram utilizados alguns tipos de blocos complementares e/ou recortados em obra conforme o projeto, estes tipos estão representados na Figura 39.

Figura 39 - Descrição dos diferentes blocos utilizados no projeto.

Fonte: Valdi Henrique Spohr (2017).

Além do bloco, a execução das paredes estruturais de Alvenaria Estrutural requer a utilização de argamassa para o assentamento, com 1 cm de espessura de acordo com o definido no projeto.

Nos pontos mais solicitados da edificação como os cantos das paredes, são utilizados ‘pontos de graute’ com blocos preenchidos com graute e uma barra de aço CA50 de 8 mm de diâmetro disposta na vertical.

A última fiada das paredes é executada com blocos canaletas preenchidos com graute e uma barra de aço CA50 de 8 mm de espessura, assim como nas últimas fiadas tanto da parede de divisória das unidades geminadas como das que apoiam a cobertura e formam o oitão.

Outro elemento utilizado na elevação da estrutura são as vergas e contravergas nas aberturas. Conforme o projeto, estes elementos são construídos com blocos canaleta também preenchidos com graute e com duas barras de aço CA50 de 8 mm nas vergas e uma barra de

aço CA50 de 8mm nas contravergas, sendo que o transpasse considerado das aberturas é de 25 cm para cada lado.

3.1.1.5 Cobertura

A estrutura da cobertura da edificação em Alvenaria Estrutural é do tipo mista contendo uma treliça metálica que transfere o carregamento dos caibros, ripas e telhas para as paredes estruturais. O telhado possui um beiral de 60 cm em torno da edificação e uma inclinação de 50%, o fechamento é feito em telhas de concreto.

As três treliças metálicas são compostas por perfis U estrutural de 68 X 30 # 2 mm nos montantes e diagonais, perfis U 75 X 38 # 2 mm nas barras superior e inferior e um travamento no meio do vão ligando as treliças em perfil U 75 x 38 # 2mm. Todas as ligações entre os perfis são realizadas por solda com filete de perna igual a 3 mm e com eletrodo E7018. Também na estrutura da treliça são utilizados suportes de fixação de chapa SAE1008 #2,3 mm fixados nas paredes por chumbadores mecânicos de ½” x 95 mm, e suporte para os caibros também de chapa SAE1008 # 2,3 mm, soldados na treliça e parafusados nos caibros.

A estrutura em madeira de Peroba é composta por caibros de dimensões 4 x 10 cm e ripas de 2,5 x 10 cm, ambos apoiados sobre a treliça metálica.

3.1.1.6 Acabamento das Paredes

O acabamento das paredes de bloco de concreto pode ser realizado de diversas maneiras, porém, neste projeto foi considerado a aplicação de chapisco, emboço, reboco e o emassamento da superfície para a pintura acrílica em todas as paredes da edificação. Para as áreas molhadas como cozinha e banheiro é aplicado revestimento cerâmico até a altura do teto.

3.1.1.7 Esquadrias

As esquadrias utilizadas em Alvenaria Estrutural são as mesmas utilizadas em sistemas construtivos convencionais com a mesma forma de instalação e, portanto, não existem considerações a serem feitas neste item.

3.1.1.8 Instalações Elétricas e Hidrossanitárias

Na Alvenaria Estrutural as instalações devem passar pelos furos dos blocos seguindo o caminhamento previsto em projeto de forma a evitar a quebra e recortes na obra. Os materiais empregados nas instalações como as tubulações de água fria e esgoto, eletrodutos e materiais elétricos não diferem dos tipos utilizados numa construção convencional.

3.1.1.9 Materiais de Acabamento

A estrutura em Alvenaria Estrutural não apresenta restrições quanto aos materiais de acabamento utilizados, ficando a critério muitas vezes do cliente a escolha dos tipos e modelos encontrados no mercado.

Documentos relacionados