• Nenhum resultado encontrado

UM PROJETO DE IDENTIDADE VISUAL

0 primeiro passo é bater um longo papo com quem está encomendando o projeto. Não o subestime, ele pode não saber traduzir muito bem o que quer mas, provavelmente, entende mais do seu negócio do que ninguém. Ele o vivência vinte e quatro horas por dia.

Para facilitar as coisas, aqui vai um questionário básico. Ele poderá ser ampliado ou reduzido segundo a complexidade do projeto e, é claro, a vivência de cada um. Pode também ser adaptado para produtos ou serviços.

1. Qual o objetivo do projeto?

2. Qual o tipo de negócio da empresa?

3. 0 que vende ou que tipo de serviço presta?

4. Qual o seu posicionamento mercadológico? Qual o tipo de conceito a ser passado a seus públicos?

5. Que público é esse?

6. Qual o tamanho do negócio (faturamento, número de funcionários)? 7. Está associado a algum grupo? Isso deverá ficar explícito no projeto? 8. Qual a sua posição em relação à concorrência hoje?

9. Como acha que será esta posição daqui a uns três anos?

10. Pretende alguma alteração de mercado em termos de negócio? 11. E em termos geográficos?

12. Quais os itens prováveis nos quais a identidade visual irá se manifestar? 13. Quais os meios prováveis de reprodução dos elementos institucionais?

Exemplificando, as respostas poderiam ser:

A criação da identidade visual de uma nova marca de tênis.

A empresa é uma indústria de calçados que tem como negócio a fabricação de tênis. 0 posicionamento pretendido é que sua marca pertença ao mesmo universo das líderes de mercado, mas com diferencial de este produto ter a sola fabricada num tipo de borracha nova, revolucionária, muito melhor do que a da concorrência. Os conceitos a serem transmitidos são os de jovialidade e modernidade relacionados a esportes radicais. Seu público-alvo serão jovens do sexo masculino, pertencentes às classes A e B do critério de Classificação Econômica Brasil, com idades entre 15 e 21 anos. Tem duzentos funcionários e um faturamento médio mensal de trinta e nove milhões de reais.

Não está associada a nenhum grupo. Sua concorrência atual é pulverizada entre as dezenas de fabricantes desse produto que, como ela, produzem tênis que são comercializados com marcas de terceiros (principalmente as lojas do eixo Rio/São Paulo). Daqui a uns três anos esta situação deverá ser completamente mudada, pois ela pretende expandir o negócio ao lançar no mercado esta marca própria. A nova marca irá concorrer com as principais marcas existentes (Topper, Rainha, Adidas etc), em todo o Brasil.

Os elementos institucionais irão aparecer em embalagens, catálogos de produtos, impressos em geral, material de ponto-de-venda, outdoors, anúncios em revista e na TV. Os meios de reprodução usados seriam os usuais, com especial atenção para a gravação em couro, moldagem em borracha, silcagem e bordados em tecidos.

Estas respostas serviriam como orientação para o projeto. Apontam objetivamente o cenário que deve ser pesquisado e analisado antes de se iniciar a conceituação e a criação.

Uma atenção especial deve ser dada para o tipo de público ao qual o projeto se destina. Se você, ou o seu cliente, não estão familiarizados com os critérios da Classificação Econômica Brasil, estabelecidos em agosto de 1997, uma fórmula simples, mas muito eficaz, para criar seu perfil é encontrar respostas para questões como: Qual seu sexo e idade? Qual o seu nível de instrução? Quanto ganha por mês? Que jornal ou revista lê? Que tipo de filme curte a que programas de TV assiste regularmente? Quais as lojas onde se veste, onde iria num sábado à noite? Com se transporta? Se fossem viajar, para onde iria? Etc.

As respostas a estas perguntas irão formar um tipo básico do público-alvo visado, propiciando o conhecimento de uma série de signos que teremos que manipular adequadamente, para estabelecer com essas pessoas um nível ideal de comunicação.

Outro exemplo: .

0 objetivo é a criação da identidade visual para uma nova cadeia de restaurantes populares: 2 Reais, a melhor opção de alimentação saborosa, saudável, servida em ambiente limpo e agradável, mas sem luxo, com refeições completas por um preço fixo de dois reais. Os restaurantes serão instalados em todo o Brasil, mas somente em cidades com mais de 500.000 habitantes, abrindo apenas para almoço.

O público visado é constituído por homens e mulheres, com idades entre 17 e 55 anos, com o primeiro grau completo. Ganham no máximo três salários mínimos por mês. Não têm o hábito de ler e, quando o fazem, optam por jornais populares ou de esportes. Seu principal divertimento é assistir na TV a novelas e a programas como o do Ratinho e o do Sílvio Santos. Vestem-se em lojas como a C&A. Sua maior diversão é a TV ou tomar uma cerveja com os amigos. Moram nas periferias das cidades e usam transportes de massa.

0 2 Reais irá iniciar suas operações no Rio de Janeiro, abrindo cinco casas nos bairros mais populosos, pretendendo ter, em dois anos, cem restaurantes em todo o país, a grande maioria pelo sistema de franquia. É um investimento de muitos milhões, bancado por empresários brasileiros e chineses, que têm o know-how do negócio. Isso não deverá ser enfocado na identidade, que deverá transmitir brasilidade e popularidade.

Os itens a serem trabalhados compreendem: letreiros e totens para a identificação externa, uniformes do pessoal, painéis para a fixação dos pratos do dia e avisos e informações sobre saúde, cidadania e ecologia.

Documentos relacionados