• Nenhum resultado encontrado

Projetos da linha de investigação L13

3.3 Gestão patrimonial de infraestruturas de transportes (L13)

3.3.2 Projetos da linha de investigação L13

No período em apreço (2013-2017) desenvolveram-se três projetos integrados nesta linha de investigação, descritos seguidamente.

Projeto Tropical-Pav – Estudo de Estruturas de Pavimentos Rodoviários em Climas Tropicais” (concluído)

Projeto realizado na sequência de uma candidatura ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional – Projetos de I&DT Empresas em Copromoção.

Investigador responsável (por parte do LNEC): Ana Cristina Freire

Eixo Programático LNEC: E1 – Património construído: Materiais, componentes e tecnologias da construção

Temática prioritária LNEC: T1 – Sustentabilidade e alterações climáticas

Principais objetivos do projeto: Desenvolver estruturas de pavimento inovadoras, quer ao nível das camadas inferiores, essencialmente com a utilização de materiais locais, em particular otimizando a formulação e tecnologia de aplicação do solo-cimento, quer no que

diz respeito às camadas betuminosas superiores, desenvolvendo uma mistura betuminosa de elevado desempenho que contribua para um adequado desempenho das estruturas de pavimentos da rede rodoviária de países com clima tropical, nomeadamente Angola e Moçambique. Pretendeu-se, desta forma, contribuir também para a gestão da rede de infraestruturas de países tropicais através da utilização dos materiais locais com evidentes impactos ambientais e económicos.

O projeto contemplou seis atividades principais: 1 – Especificações técnicas; 2 – Estudos de formulação (ensaios laboratoriais); 3 – Construção da infraestrutura da pista de ensaio; 4 – Ensaios acelerados do pavimento; 5 – Modelação do comportamento das soluções de pavimentação; 6 – Promoção e divulgação de resultados.

Outros setores do LNEC envolvidos: CIC.

Parceiros externos: Universidade de Lisboa; Universidade do Porto; Universidade do Minho; Universidade de Coimbra; Mota-Engil, SGPS; Elevo Group/MonteAdriano, SGPS

Taxa de execução em fins de 2017: 100%

Projeto TIRAMS – “Gestão de Ativos de Infraestruturas de Transportes numa Ótica RAMS” (em curso)

Projeto proposto pelo DT/NIT e aceite pelo CD para integrar o P2I do LNEC. Teve o seu início em janeiro de 2015 e foca-se nas metodologias para uso na gestão patrimonial de infraestruturas de transportes. Este projeto enquadra a participação do LNEC na Ação COST TU1208, intitulada “Civil Engineering Applications of Ground Penetrating Radar”, que tem como objetivo aperfeiçoar a aplicação da técnica de ensaio com o Radar de Prospeção para avaliação de infraestruturas de transporte e a normalização da sua utilização. O projeto TIRAMS enquadra também a participação setorial no projeto ISABELA “Integration of social aspects and benefits into life-cycle asset management”, que tem financiamento da CEDR (Transnational Road Research Programme 2014).

Investigador responsável: Eduardo Fortunato

Eixo Programático LNEC: E1 – Património construído: Materiais, componentes e tecnologias da construção

Temática prioritária LNEC: T1 – Sustentabilidade e alterações climáticas, T3 – Tecnologias da informação e T4 – Políticas públicas

Principais objetivos do projeto: Contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia integrada para uso na gestão patrimonial de infraestruturas de transportes.

O projeto contempla cinco atividades principais: Formulação de uma metodologia para gestão patrimonial das infraestruturas de transporte; Identificação e análise dos fatores críticos para a avaliação e previsão do desempenho das infraestruturas de transporte;

Desenvolvimento de algoritmos e métodos de data mining para a avaliação e previsão do desempenho das infraestruturas; Conceção de sistemas de otimização e de suporte à decisão na gestão das infraestruturas de transporte; Construção de uma plataforma em ambiente cloud computing para operacionalização do sistema de gestão de infraestruturas de transporte e implementação em caso-piloto.

Outros setores do LNEC envolvidos: CD.

Parceiros externos: Universidade de Vigo, Espanha; Membros da Ação COST TU1208 de vários países; CEDR, Parceiros do projeto ISABELA.

Taxa de execução em fins de 2017: cerca de 65%, de acordo com o previsto.

Procedeu-se à formulação de uma metodologia para gestão patrimonial das infraestruturas de transporte e à identificação e análise dos fatores críticos para a avaliação e previsão do desempenho das infraestruturas de transporte; desenvolveram-se algoritmos e métodos de

data mining para a avaliação e previsão do desempenho das infraestruturas. Procederam-se a estudos no sentido de desenvolver sistemas de otimização e de suporte à decisão na gestão das infraestruturas de transporte, nomeadamente considerando a informação obtida com recurso à modelação estrutural e a informação obtida através do radar de prospeção.

Projeto COURSE – “Continuous evaluation of railway tracks for efficient asset management” (em curso)

Este projeto foi financiado pela Agência Portuguesa de Inovação, no âmbito do programa Portugal 2020 – “33/SI/2015 – Projetos de I&DT empresas em copromoção”, Programa Operacional Regional de Lisboa. O projeto desenvolve-se em parceria entre o LNEC e a empresa Mota-Engil, tendo sido iniciado em novembro de 2016.

Investigador responsável: Eduardo Fortunato

Eixo Programático LNEC: E1 – Património construído: Materiais, componentes e tecnologias da construção

Temática prioritária LNEC: T1 – Sustentabilidade e alterações climáticas

Principais objetivos do projeto: Pretende-se conceber, desenvolver e demonstrar a aplicabilidade de uma abordagem inovadora e integrada de avaliação do desempenho da via-férrea que contribua para identificar as causas das suas disfunções tendo em consideração aspetos relativos à resposta estrutural da interação dinâmica do sistema via-veículo e suportada em conceitos mecanicistas, no que se refere à análise da degradação da qualidade geométrica (Figura 3.5).

Figura 3.5 – Esquema do sistema de inspeção e medição instalado em veículo ferroviário

O projeto contempla quatro atividades principais: desenvolvimento de sistemas e respetivos equipamentos com vista a avaliar a rigidez da via-férrea e detetar anomalias; implementação de sistemas em veículo autopropulsionado; calibração e validação de sistemas em testes piloto; demonstração de sistemas numa via-férrea em exploração. Outros setores do LNEC envolvidos: CIC

Parceiros externos: Mota-Engil

Taxa de execução em fins de 2017: 50%, como previsto.