• Nenhum resultado encontrado

QAUDRO 15 Cotação do plástico reciclado

4.1 Análise de mercado

4.2.3 Promoção/Propaganda

Como ação de promoção será implantada o Selo Nacional de Plásticos Reciclados (SENAPLAS), que é uma certificação realizada pela Abiplast que visa identificar e valorizar as empresas recicladoras que trabalham dentro dos critérios socioambientais e econômicos exigidos por lei. Este selo diferencia a empresa agregando valor ao nome e seu produto e proporciona segurança aos compradores quanto a origem e qualidade da matéria prima e os requisitos legais da empresa. Outra ação de promoção será no preço de aquisição de matéria prima onde será pago um valor 10% maior do que o cotado no mercado para empresas comercializadoras que vendam uma grande quantidade e que trouxerem seu material, afim atrair fornecedores, e vender o produto com valores 10% menor que o cotado no mercado para atrair cliente e consolidar a empresa.

Como ações de propaganda serão utilizadas o envio de mala direta através de e-mail para as empresas do setor e a criação de um site para divulgar a empresa, produtos e o contato.

4.3 Produtos e processos

O produto que a empresa irá produzir é o plástico reciclado granulado, produto esse que será matéria prima para indústria de transformação do plástico. Serão produzidos 7 tipos de plástico reciclados, conforme demonstrados no quadro 18.

Quadro 19 – Produtos

Fonte: Elaborado pelo autor da pesquisa (2014)

4.3.1 Tecnologia

A tecnologia a ser adotada pela empresa no processo produtivo são máquinas que atendam a proposta da empresa em reciclar plástico visando à eficiência no processo de produção e a qualidade do produto, a fim de agregar valor a empresa e o produto. Os equipamentos empregados diretamente no processo produtivo são os seguintes:

Moinho: Equipamento que tem como função de triturar e/ou moer o material a ser reciclado. O processo realizado pelo moinho é o que exige mais esforço entre todos os equipamentos.

Figura 02 – Moinho

Tanque de decantação: No tanque de decantação ocorre a limpeza dos materiais, eliminando impurezas e resíduos de outros materiais mais.

Figura 03 - Tanque de decantação

Fonte: Plastimax Máquinas (2014) Disponível em <http://www.plastimaxmaquinas.com.br>

Secadora: A secadora é utilizada para retirada da umidade contida nos plásticos após o processo de moagem, lavagem.

Figura 04 – Secadora

Fonte: Plastimax Máquinas (2014) Disponível em <http://www.plastimaxmaquinas.com.br>

Aglutinador: O aglutinador é o equipamento que recebe o plástico moído e limpo, porém molhado, ele é utilizado para aquecer, misturar, desumidificar e aglutinar (unir, agrupar) a matéria plástica a ser processada.

Figura 05 - Aglutinador

Fonte: Plastimax Máquinas (2014) Disponível em <http://www.plastimaxmaquinas.com.br>

Extrusora: Equipamento que realiza a fusão do plástico afim de torná-lo homogêneo e também a granulação do plástico.

Figura 06 - Extrusora

Fonte: ADL Automação e Reciclagem (2014)

Os fornecedores destes equipamentos são “Plastimax Máquinas”, localizada em Londrina no Paraná e a “ADL Automação e Reciclagem”, localizada em Botucatu no estado de São Paulo.

Os equipamentos que não serão utilizados diretamente, mas que contribuem para a eficiência no processo são:

Ponte rolante: Uma máquina de elevação semelhante a um guindaste, já está instalada no prédio, será utilizada na carga e descarga de produto e matéria prima.

Figura 07 – Ponte rolante

Fonte: Logismarket (2014) Disponível em <www.logismarket.ind.br>

Estação de tratamento de água: Este equipamento será utilizado para o tratamento da água utilizada no processo de lavagem dos plásticos, permitindo a reutilização da água no processo de lavagem.

Figura 08 – Estação de tratamento de água

Fonte: Alfamec (2014) Disponível em <www.alfamec.com.br>

O fornecedor deste ultimo equipamento é a “Alfamec Soluções Ambientais” localizada em Ribeirão Pires no estado de São Paulo.

4.3.2 Processo de Produção

O processo de reciclagem a ser realizado pela empresa é a reciclagem mecânica de plástico. O fluxo do processo produtivo, demonstrado no quadro 19, foi elaborado com base na pesquisa de campo sobre o processo de reciclagem e com sugestões do Sr. Flávio Luis Burkhard.

Quadro 19 – Fluxo de produção

Fonte: Elaborado pelo autor da pesquisa (2014) A seguir a descrição de cada processo produtivo:

Descarga: O processo inicia com o recebimento da matéria prima, onde um colaborador irá utilizar a ponte rolante para descarregar o material do caminhão e acomodar no lugar demarcado para matéria prima.

Separação: Apesar do material já vir separado dos fornecedores, será feita uma nova triagem dentro da empresa por dois colaboradores, com objetivo de separar os matérias coloridos dos materiais escuros e identificar alguma peça de categoria de plástico diferente.

Moagem: Após separadas, as matérias primas serão colocadas manualmente, por dois colaboradores no moinho, equipamento onde os plásticos são triturados.

Lavagem: O moinho irá lançar o material triturado dentro do tanque de decantação para a lavagem do plástico triturado. No tanque de decantação contém água e detergente. O processo de lavagem ocorre com ajuda de “batedores” que movidos por um motor agitam a água do tanque fazendo com que o material seja limpo e empurrado para frente, para o próximo estágio. Nesse processo também ocorre a separação de resíduos de outros matérias mais densos que a água como o PET e PVC além da sujeira em geral. Ao final do tanque há uma esteira que retira o plástico limpo do tanque e transporta para a secadora.

Secagem: Esse processo é realizado pela secadora que recebe o plástico triturado e limpo através de uma esteira do tanque de decantação, esse equipamento retira a umidade do plástico após o processo de lavagem e envia para a aglutinadora.

Aglutinação: Após a aglutinadora receber o material da secadora, ela realiza o processo de aquecimento, mistura, desumidificação e aglutinação a matéria plástica a ser processada. Esta etapa é extremamente importante, pois visa facilitar entrada de material no processo de extrusão. Depois de processado, o material é lançado no funil da extrusora.

Extrusão: O material lançado pela aglutinadora no funil da extrusora, passa pelo processo de extrusão, o qual a máquina funde o plástico aglutinado, tornando uma mistura homogênea e em seguida empurrando esse plástico para fora da máquina de forma granulada, esse material é resfriado pela própria máquina e lançado dentro do compartimento da balança ensacadeira, a qual mede a quantidade de material para embalar o material. Nesse estágio o produto está pronto para ser comercializado.

Embalagem: O produto estando no compartimento da balança ensacadeira, o processo daqui por diante é manual, um colaborador deve ser o responsável por embalar o produto, onde esse profissional deve acionar a máquina para a mesma despejar o produto dentro da embalagem. A embalagem a ser utilizada são os sacos de ráfia de 60 Kg. Após encher a embalagem o colaborador irá costurar a embalagem.

Estocagem: Com a embalagem devidamente fechada, outro colaborador deverá acomodá-la na área demarcada para produtos acabados em cima de pallets, o que facilita para o carregamento do produto.

Esse processo deve ser realizado com todos os tipos de plástico, sendo processado um tipo por vez, e quando for trocar o material a ser processado todos os equipamentos devem primeiro serem esvaziados para colocar o novo material.

Com os equipamentos e processos descritos acima, a empresa terá capacidade de produção de 500 Kg de plástico reciclado por hora, o que possibilitaria uma produção mensal de 80.000 Kg considerando 8 horas de trabalho por dia e 20 dias por mês, porém como não é possível trabalho 8 horas sem pausa. De acordo com as especificações dos fornecedores e prevendo algumas situações adversas como possíveis faltas de energia, o tempo em que a máquina permanece parada para manutenção, o tempo de troca de material para produção e o tempo necessário para o aquecimento da máquina no inicio das atividades, serão consideradas 6,5 horas de produção por dia, durante 20 dias por mês, o que resultaria numa produção mensal de 65.000 Kg de plástico reciclado por mês, o equivale a aproximadamente dois terços da matéria prima disponível estimada nos municípios analisados.

O quadro 20 mostra o layout da área de produção, apreciando a acomodação e ordenação dos equipamentos do setor produtivo.

Quadro 20 – Layout de produção

Fonte: Elaborado pelo autor da pesquisa

4.4 A Empresa

A seguir é apresentado um resumo da estrutura organizacional da empresa, incluindo a estrutura de pessoal, estrutura legal, porte, localização e infra estrutura.

A empresa se constituirá na forma de uma sociedade limitada compondo o quadro social, duas pessoas.

a) Estrutura de Pessoal

A estrutura de pessoal será composta pelos sócios, que atuarão diretamente na empresa, ficando sob responsabilidade de um dos sócios a área de produção e comercial, e o outro sócio deve ser o responsável pelo setor administrativo financeiro e RH.

A empresa contará com um motorista de caminhão, que terá como requisito para contratação a carteira de habilitação categoria C. O qual será responsável pela coleta materiais nos fornecedores e entregas de pedidos menores para os clientes.

Quanto ao setor produtivo haverá quatro auxiliares de produção, os quais terão como requisitos para contratação o ensino médio completo, esses profissionais irão atuar na descarga de matéria prima, triagem do material, alimentação do moinho, embalar o produto, estocar o produto e carregá-los nos veículos de carga.

A área de produção também irá contar com um supervisor de produção, o requisito para contratação desse profissional é o curso técnico em plásticos. Esse colaborador irá avaliar todo o processo de produção, desde a matéria prima até o produto acabado, verificando se a matéria prima está separada corretamente, a qualidade da matéria após cada processo, avaliar o desempenho dos equipamentos e também a qualidade do produto acabado, também será sua atribuição visitar e acompanhar os novos clientes no processo avaliação do material a ser fornecido a eles.

A estrutura de pessoal a atuação dos respectivos profissionais pode ser observada na figura 09.

Figura 09 – Organograma da empresa

Fonte: Elaborado pelo autor da pesquisa (2014) b) Porte

A empresa será uma indústria com faturamento anual de aproximadamente R$ 3.070.00,00, logo será classificada como uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), quanto a tributação, a empresa será optante do simples nacional.

c) Localização e Infra estrutura

A localização para instalação da empresa será na Rua das Chácaras nº 825 no bairro da Penha no município de Ijuí, localização próxima ao distrito Industrial do município, localização que facilita o acesso de caminhões por estar longe do centro e possuir acesso por duas avenidas asfaltadas que ligam a rodovia.

O prédio será alugado, um pavilhão comercial com 400 m², possui escritório com banheiro, um banheiro com vestiário, e possui uma ponte rolante já instalada com capacidade de carga de 3 toneladas, o que facilita a carga e descarga de produtos e matéria prima. A figura 09 mostra a frente do prédio.

Figura 10 – Prédio para instalação da empresa

Fonte: Taba Imóveis (2014) - Disponível em <www.tabaimoveis.com>

4.5 Plano Financeiro

A seguir será apresentado o plano financeiro com as projeções para análise financeira, demonstrando os investimentos, depreciação, financiamento, custos e receitas e o demonstrativo de resultado do exercício (DRE), bem como as técnicas de avaliação d econômica e financeira.

Documentos relacionados