• Nenhum resultado encontrado

ao promover a recolha selectiva!

...Ao apostar no reforço da recolha selectiva, ao implementar novos circuitos que abran- jam novos públicos-alvo, ao potenciar a recolha de novos fluxos de materiais passíveis de reciclagem e ao apostar no envolvimento e sensibilização da população.

...Ao encaminhar os materiais para reciclagem (Multimaterial e Orgânica) e destinar para Valorização Energética ou Confinamento Técnico apenas os resíduos que não são possíveis valorizar através de processos de reciclagem.

...Ao apostar na reciclagem e na valorização dos resíduos, en- carando-os como matérias-primas e recursos de muito valor.

Ecopontos

O Ecoponto é um conjunto de três contentores destinados à deposição selectiva dos seguintes materiais: papel e cartão, vidro e embalagens de plástico e metal. Poderá ter incorporado um contentor mais pequeno destina- do para deposição de pilhas. A cada um dos contentores está associada uma cor que facilita a identificação dos materiais que aí devem ser depositados: azul para o papel e cartão, amarelo para as embalagens plásticas e metálicas, verde para o vidro e vermelho para as pilhas.

Os Ecopontos encontram-se em locais estratégicos, nomeadamente, junto de gran- des agregados populacionais, estabelecimentos de ensino, unidades hoteleiras e de restauração.

Fotogr afia cedida pela TNL

O ponto verde significa que a embalagem é reciclada?

Não. O símbolo “Ponto Verde” não é um símbolo ecológico, não significa que a embalagem é reciclada ou reciclável. Esse símbolo apenas indica que para essa embalagem foi paga uma contribuição financeira à Sociedade Ponto Verde (en- tidade gestora do sistema integrado de recolha e tratamento dos resíduos de embalagens em Portugal) que se responsabiliza pelo seu destino final depois de usada (valorização e reciclagem).

O símbolo da reciclagem indica que a embalagem é reciclável (tecnicamente possível de reciclar) ou reciclada (feita com materiais reciclados). As setas têm um significado: a primeira seta representa as empresas que fazem o produto, a segunda seta representa os consumidores e a terceira os recicladores – as três “entidades” com um papel fundamental no processo de reciclagem.

Ecocentros

Os Ecocentros complementam os Ecopontos, pois é nestas infra-estrutu- ras que devem ser depositados os resíduos que, pelas suas dimensões ou características, não são passíveis de serem colocados nos Ecopon- tos nem podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção dos resíduos.

O Ecocentro é um parque amplo, vedado e vigiado, equi- pado com contentores de grandes dimensões des- tinados à deposição selectiva de materiais valo- rizáveis para posterior encaminhamento para reciclagem.

A deposição de resíduos nos Ecocentros é vo- luntária e gratuita. Pequenas indústrias, estabele- cimentos comerciais e particulares podem recorrer a este sistema para depositar papel e cartão, plásticos, vi- dro, madeiras, monstros não metálicos, resíduos de equipa- mentos eléctricos e electrónicos (REEE) e resíduos verdes. Outros materiais como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e óleos de motor (resíduos domésticos especiais) também podem ser entregues nos Ecocentros.

A gestão dos Ecocentros é da responsabilidade dos Municípios onde estas infra-estruturas estão instaladas.

A SAbER…

• Cada Ecocentro tem um horário de funcionamento definido.

• Em todos os Ecocentros existe um funcionário para auxiliar os utentes que re- correm a esta instalação. Este acompanhará sempre as descargas, de forma a garantir que não haja mistura ou troca de materiais nas caixas.

• Os utilizadores devem transportar os materiais devidamente pré-separados de acordo com os tipos de materiais aceites.

• Nem todos os Ecocentros recebem os mesmos resíduos. Os utilizadores de- vem informar-se sobre os resíduos aceites em determinado Ecocentro e respei- tar a quantidade máxima permitida. Os Ecocentros têm um contacto telefónico disponível para esclarecimento de dúvidas.

• Não é permitido proceder à descarga dos materiais acondicionados em sacos ou em embalagens.

Ecoc entr

Materiais aceites nos Ecocentros

De seguida apresentam-se os materiais possíveis depositar nos Ecocen- tros, discriminados pelos principais fluxos.

Papel e Cartão

É PERMITIdO dESCARREGAR:

- caixas/embalagens e rolos de cartão; - papel de escrita;

- jornais, revistas e livros; - folhetos publicitários.

NãO É PERMITIdO dESCARREGAR:

- papel e cartão encerado; - papel plastificado; - fotografias; - radiografias; - sacos de cimento. Vidro É PERMITIdO dESCARREGAR: - garrafas de vidro;

- garrafões de vidro, sem invólucro de plástico;

- embalagens de vidro (frascos).

NãO É PERMITIdO dESCARREGAR:

- lâmpadas; - espelhos;

- cerâmicas e cristais;

- vidros de pára-brisas de viaturas; - vidros planos (janelas).

Plástico

É PERMITIdO dESCARREGAR:

- garrafas e garrafões de plástico; - embalagens de plástico (de produtos alimentares – incluíndo de garrafas de óleo –, de limpeza, de higiene pessoal); - bidões e baldes de plástico limpos; - filme plástico;

- mobiliário plástico;

- grades de plástico (de garrafas); - tubos limpos;

- esferovite*.

NãO É PERMITIdO dESCARREGAR:

- pára-choques, tabeliers e outros com- ponentes de viaturas;

- embalagens de produtos químicos, tintas e vernizes;

- embalagens de óleos de motor e lubrificação.

* Existem Ecocentros que possuem estruturas próprias para deposição de esferovite. Nesses casos, os utentes devem obedecer aos procedimentos em vigor referentes ao acondicionamento deste material.

Monstros metálicos

Madeiras

Resíduos verdes

É peRMitido descaRRegaR:

- metais ferrosos e não ferrosos (sucatas); - embalagens (bidões, latas), devidamente escorridas; - móveis metálicos. É peRMitido descaRRegaR: - paletes de madeira; - materiais de embalagem de madeira. É peRMitido descaRRegaR:

- restos de jardinagem (relvas,…); - ramos de pequenas podas; - flores e plantas.

Não É peRMitido descaRRegaR:

- bidões e latas de produtos perigosos.

Não É peRMitido descaRRegaR:

- quaisquer objectos que não estejam li- vres de outros materiais contaminantes; - tacos com alcatrão;

- serrim; - estuque;

- MDF e contraplacados.

Não É peRMitido descaRRegaR:

- flores e plantas envolvidas em celofane ou outro tipo de material de embalagem; - flores e plantas envasadas;

- raízes; - ramos; - varreduras.

Nota: Todos os objectos devem estar livres de outros materiais que os consti- tuem (por exemplo, devem ser retirados os pneus e pedais às bicicletas).

entulhos

Resíduos especiais

Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (Reee)

Monstros não metálicos

É peRMitido descaRRegaR: - restos de pe- quenas obras (demolições, materiais de construção dani- ficados, etc.).

Alguns Ecocentros têm contentores próprios para receber:

- pilhas; baterias; óleos de motor e respectivas embalagens; consumíveis informáti- cos (tinteiros); pneus; roupa em bom estado; calçado; lâmpadas fluorescentes; óleos alimentares usados; livros; etc..

É peRMitido descaRRegaR:

- televisões; rádios; computadores; telefones; impressoras; máquinas de escrever; máquinas de faxe; videogravadores.

É peRMitido descaRRegaR:

Objectos volumosos de grandes di- mensões provenientes das habita- ções, como por exemplo: - sofás; - colchões; - alcatifas, tapetes; - oleados; - guarda-sóis, guarda-chuvas; - malas.

Não É peRMitido descaRRegaR:

- quaisquer outros tipos de resíduos, nomeadamente re- síduos urbanos (lixos domésticos, resíduos resultantes de operações de limpeza e resíduos industriais);

- corda de sizal; - lã de vidro; - placa de cortiça; - espelhos; - cerâmicas e cristais; - vidros planos.

Não É peRMitido descaRRegaR:

- pneus; - tecidos; - calçado.