• Nenhum resultado encontrado

O local de trabalho é considerado um lugar importante para instituir mudanças no perfil educacional e profissional daqueles que participam de atividades assalariadas nas empresas. Pesquisa recente da CNI, sobre a “falta de trabalhadores qualificados na indústria”, apontou que 78% das empresas industriais no Brasil desenvolvem ações de capacitação na própria empresa, como principal ação para lidar com a falta de trabalhadores qualificados no mercado.

Neste contexto, estes e outros argumentos tornam o local de trabalho, ou o chão de fábrica, um espaço por excelência para elevação da escolaridade dos trabalhadores e para sua qualificação profissional, de acordo com os propósitos que a empresa estabelece para esta oferta de cursos de educação básica, e continuada.

10.1- Educação básica

Os gestores das empresas industriais foram perguntados a respeito dos propósitos elas têm ao oferecer educação básica, ou seja, cursos para a elevação da escolaridade de seus trabalhadores.

Esses propósitos se relacionam ao que se espera, normalmente, que sejam os efeitos de cursos de educação básica sobre o trabalhador e sobre suas novas potencialidades de desenvolvimento humano e profissional no contexto da teoria do capital humano.

A Tabela 29 apresenta um conjunto de 17 propósitos, sendo que apenas dois – oferecer conhecimentos adicionais de língua estrangeira e de informática – não alcançaram a soma de 70% de respostas considerado-as importantes e muito importantes.

Realizando uma análise fatorial desse conjunto de propósitos, observa-se que eles englobam 82,45% dos propósitos relacionados à oferta de cursos de educação básica, e que tem por objetivo a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria.

É importante observar que esses propósitos formam 4 (quatro) fatores ou componentes, que são os seguintes:

1º FATOR: Fatores de produtividade e competitividade

Reúne propósitos que se relacionam fortemente a fatores que determinam a produtividade e compe- titividade nas empresas.

Exemplos de propósitos: formar cidadãos mais competitivos para o trabalho; melhorar a produtivida- de; desenvolver a iniciativa e a criatividade nos colaboradores; valorizar a aprendizagem no trabalho; melhorar sua capacidade de trabalho em equipe; melhorar sua capacidade de relacionamento inter- pessoal; melhorar a qualidade dos produtos; ampliar a competitividade da empresa.

50 |

Propósitos da empresa na oferta de cursos

2º FATOR: Formação de trabalhadores polivalentes

Reúne propósitos que se referem à formação de trabalhadores que possam atuar em diversas áreas (polivalentes), que tenham capacidade analítica e de participar de tarefas de planejamento e decisão. Para isso, a educação representa uma oportunidade de atualização técnica e tecnológica.

Exemplos de propósitos: formar trabalhadores polivalentes (para atuar em diversas áreas); ampliar a capacidade de trabalho em tarefas de planejamento e decisão; aumentar o domínio de informa- ções culturais e tecnológicas; oferecer oportunidades de atualização técnica e tecnológica; melhorar a capacidade analítica.

Reúne 6,7% da variância explicada.

3º FATOR: Conhecimentos adicionais

Reúne propósitos que se relacionam à aquisição de conhecimentos adicionais, como também à capacidade de inovação tecnológica.

Exemplos de propósitos: oferecer conhecimentos adicionais de língua estrangeira; oferecer conhecimentos adicionais de informática; capacitar para a inovação tecnológica.

Reúne 3,9% da variância explicada.

4º FATOR: Responsabilidade Social Empresarial

Reúne um fator que se relaciona à capacidade dos colaboradores em contribuir no desenvolvimento programas de responsabilidade social empresarial no âmbito da empresa.

Exemplo de propósito: desenvolver programas de responsabilidade social empresarial.

Reúne 3,1% da variância explicada.

Neste contexto, pode-se concluir que os 8 (oito) propósitos que fazem parte do Fator 1 (fatores de produtividade e competitividade) formam um conjunto eficiente de questões que devem ser consideradas de forma prioritária em cursos de educação básica, e que tenham a função de elevar a escolaridade dos trabalhadores da indústria catarinense.

Propósitos da empresa na oferta de cursos

| 51

10.2- Educação continuada

Os propósitos que as empresas estabelecem ao oferecer cursos de educação continuada para seus colaboradores podem ser verificados na Tabela 30, que apresenta um conjunto de 17 propósitos, sendo que apenas o de “oferecer conhecimentos adicionais de língua estrangeira” alcançou 47,1% de respostas considerando importante e muito importante esta oferta. Todos os demais propósitos possuem proporções de respostas “importante” e “muito importante” acima de 74%.

Realizando uma análise fatorial desse conjunto de propósitos, observa-se que eles englobam 86,26% dos propósitos relacionados à oferta de cursos de educação continuada.

Tabela 29: Nível de importância atribuído aos propósitos das empresas industriais participantes da pesqui- sa com a educação básica de seus colaboradores – estado de Santa Catarina, 2012 (%).

Propósitos TOTAL

Nível de Importância Sem

importância importante ImportantePouco importanteMuito Formar cidadãos mais competitivos para o

trabalho 100,0 13,5 0,0 25,0 61,5 Melhorar a produtividade 100,0 12,5 3,9 19,2 64,4 Desenvolver a iniciativa e a criatividade nos

colaboradores 100,0 9,6 5,8 28,9 55,8 Valorizar a aprendizagem no trabalho 100,0 10,6 2,9 27,9 58,7 Melhorar sua capacidade de trabalho em

equipe 100,0 13,5 5,8 21,2 59,6 Melhorar sua capacidade de relacionamento

interpessoal 100,0 16,4 2,9 27,9 52,9 Formar trabalhadores polivalentes (para atuar

em diversas áreas) 100,0 12,5 3,9 27,9 55,8 Ampliar a capacidade de trabalho em tarefas de

planejamento e decisão 100,0 16,4 3,9 34,6 45,2 Aumentar o domínio de informações culturais e

tecnológicas 100,0 15,4 7,7 36,5 40,4 Oferecer oportunidades de atualização técnica

e tecnológica 100,0 15,4 7,7 36,5 40,4 Oferecer conhecimentos adicionais de língua

estrangeira 100,0 26,9 26,9 31,7 14,4 Oferecer conhecimentos adicionais de

informática 100,0 25,0 8,7 37,5 28,9 Melhorar a capacidade analítica 100,0 16,4 6,7 43,3 33,7 Capacitar para a inovação tecnológica 100,0 20,2 5,8 40,4 33,7 Melhorar a qualidade dos produtos 100,0 17,3 4,8 18,3 59,6 Ampliar a competitividade da empresa 100,0 13,5 1,9 25,0 59,6 Desenvolver programas de responsabilidade

social empresarial 100,0 18,3 6,7 32,7 42,3

52 |

Propósitos da empresa na oferta de cursos

É importante registrar que esses propósitos também formam 4 (quatro) fatores ou componentes, que são os seguintes:

1º FATOR: Fatores de produtividade e competitividade

Reúne propósitos que se relacionam fortemente a fatores que determinam a produtividade e competitividade nas empresas.

Exemplos de propósitos: formar cidadãos mais competitivos para o trabalho; melhorar a produtividade; desenvolver a iniciativa e a criatividade nos colaboradores; valorizar a aprendizagem no trabalho; melhorar sua capacidade de trabalho em equipe; melhorar sua capacidade de relacionamento interpessoal; ampliar a competitividade da empresa.

Reúne 76,0% da variância explicada.

2º FATOR: Formação de trabalhadores polivalentes e responsáveis

Reúne propósitos que se referem à formação de trabalhadores que possam atuar em diversas áreas (polivalentes), que tenham capacidade analítica e de participar de tarefas de planejamento e decisão. Para isso, a educação representa uma oportunidade de atualização técnica e tecnológica. Acresce-se a isto a necessidade de que possam contribuir no desenvolvimento de programas de responsabilidade social empresarial.

Exemplos de propósitos: formar trabalhadores polivalentes (para atuar em diversas áreas); ampliar a capacidade de trabalho em tarefas de planejamento e decisão; aumentar o domínio de informa- ções culturais e tecnológicas; oferecer oportunidades de atualização técnica e tecnológica; melhorar a capacidade analítica; capacitar para a inovação tecnológica; desenvolver programas de responsabilidade social empresarial.

Reúne 4,5% da variância explicada.

3º FATOR: Conhecimentos adicionais para melhorar a qualidade dos produtos e serviços

Reúne propósitos que se relacionam à aquisição de conhecimentos adicionais, para a produção de bens e serviços de qualidade.

Exemplos de propósitos: oferecer conhecimentos adicionais de informática; melhorar a qualidade dos produtos.

Reúne 2,6% da variância explicada.

4º FATOR: Conhecimentos adicionais em língua estrangeira

Reúne um único fator que se relaciona à oferta de conhecimentos adicionais em língua estrangeira.

Exemplo de propósito: oferecer conhecimentos adicionais de língua estrangeira.

Reúne 2,3% da variância explicada.

Em suma, estas informações revelam que os propósitos considerados para a oferta de cursos – educação básica e educação continuada – estão adequados aos objetivos das empresas industriais de Santa Catarina, participantes da pesquisa, que desejam uma mão de obra mais preparada para assumir desafios e responsabilidades no processo produtivo.

São propósitos relacionados à educação que propiciam a integração de processos e uma organização mais qualificada com colaboradores que valorizam a aprendizagem, a capacidade de trabalho em equipe e a eficiência na produção (produtividade).

Propósitos da empresa na oferta de cursos

| 53

Tabela 30: Nível de importância atribuído aos propósitos das empresas industriais participantes da pesquisa com a educação continuada de seus colaboradores – estado de Santa Catarina, 2012 (%).

Propósitos TOTAL

Nível de Importância Sem

importância importante ImportantePouco importanteMuito Formar cidadãos mais competitivos para o

trabalho 100,0 14,4 1,9 27,9 55,8 Melhorar a produtividade 100,0 14,4 0,0 21,2 64,4 Desenvolver a iniciativa e a criatividade nos

colaboradores 100,0 12,5 1,0 28,9 57,7 Valorizar a aprendizagem no trabalho 100,0 12,5 1,9 27,9 57,7 Melhorar sua capacidade de trabalho em

equipe 100,0 13,5 1,9 24,0 60,6 Melhorar sua capacidade de relacionamento

interpessoal 100,0 15,4 1,9 25,0 57,7 Formar trabalhadores polivalentes (para atuar

em diversas áreas) 100,0 15,4 3,9 23,1 57,7 Ampliar a capacidade de trabalho em tarefas de

planejamento e decisão 100,0 17,3 4,8 30,8 47,1 Aumentar o domínio de informações culturais e

tecnológicas 100,0 19,2 6,7 30,8 43,3 Oferecer oportunidades de atualização técnica

e tecnológica 100,0 16,4 4,8 33,7 45,2 Oferecer conhecimentos adicionais de língua

estrangeira 100,0 26,0 26,9 29,8 17,3 Oferecer conhecimentos adicionais de

informática 100,0 18,3 5,8 40,4 35,6 Melhorar a capacidade analítica 100,0 19,2 6,7 40,4 33,7 Capacitar para a inovação tecnológica 100,0 18,3 2,9 39,4 39,4 Melhorar a qualidade dos produtos 100,0 17,3 1,0 21,2 60,6 Ampliar a competitividade da empresa 100,0 14,4 2,9 21,2 61,5 Desenvolver programas de responsabilidade

social empresarial 100,0 20,2 4,8 28,9 46,2

54 |

Conhecimentos necessários para o trabalho

Documentos relacionados