• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE TEXTO I

ITEM I – INTERAÇÕES SÓCIO- EDUCATIVAS a) Aluno Bom/Excelente.

O (A) aluno (a) realiza com facilidade as atividades propostas, fazendo intervenções e interagindo de forma significativa no grupo. Participa do processo de construção do conhecimento com atenção, interesse e autonomia.

No que se refere aos trabalhos realizados em grupo, mantém bom relacionamento com os colegas, ouvindo e respeitando as diferentes opiniões, levando o mesmo a fortalecer a sua autonomia e seu desenvolvimento.

b) Aluno Regular

O (A) aluno (a) participa das atividades, mas raramente expõe suas opiniões, pois sente dificuldade em questionar e contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento.

Na realização de trabalho em equipe, demonstrou pouca autonomia e criatividade, o que dificultou a sua interação com o grupo e uma boa compreensão do tema trabalhado.

c) Aluno Ruim

O (A) aluno (a) não apresenta iniciativa em realizar as atividades propostas em grupo, não interagindo de forma significativa com o coletivo. Apresenta ainda, dificuldade na execução das tarefas que é agravada devido o seu comportamento inadequado, pois conversa e brinca bastante durante as aulas. Por isso, não consegue concentrar-se nas atividades propostas pelos professores na sala de aula.

ITEM II – ÁREAS DO CONHECIMENTO Código e Linguagem

a) Alunos Bons

O aluno apresentou um desempenho satisfatório nas disciplinas dessa área, pois conseguiu avanços significativos na interpretação e produção de textos. Além de ter compreendido os códigos e os processos gradativos da linguagem musical.

Com relação à assimilação dos conteúdos, o discente estabeleceu relações entre as atividades propostas com o seu cotidiano, expressando-se com clareza e objetividade.

b) Alunos Regulares

O aluno domina em parte a compreensão dos códigos de linguagem, não expondo as suas idéias com coerência e lógica, além ainda, de apresentar bastante dificuldades de se expressar nas linguagens oral e escrita. Necessita ainda, avançar nas atividades de criações artísticas propostas pelo docente em sala de aula.

c) Alunos Insuficientes

O aluno não conseguiu desenvolver a compreensão dos códigos de linguagens, não expondo as suas idéias com coerência e lógica, além de apresentar bastante dificuldade de se expressar nas linguagens oral e escrita. Necessitando ainda, avançar nas atividades de criações artísticas.

ITEM III – PARECER FINAL a) Aluno Bom

O aluno está apto a matricular-se no 2º ano do CBIII ou 6ª série do ensino fundamental, visto que seu desempenho foi satisfatório em todas as áreas do conhecimento e sua freqüência foi boa.

b) Aluno com pouco rendimento

O aluno prosseguirá seus estudos no 2º ano do CBIII ou 6ª série do ensino fundamental onde deverão ser trabalhadas as habilidades de leitura e interpretação de textos, visto que seu desempenho nas diversas áreas do conhecimento foi prejudicado pelo pouco entendimento dos conteúdos estudados em virtude da fraca experiência de interpretar textos.

c) Aluno retido por falta

O aluno permanecerá no 1º ano do CBIII ou 5ª série do ensino fundamental porque teve freqüência inferior a 75%, em virtude de tantas faltas não conseguiu atingir os objetivos mínimos das disciplinas curriculares.

d) Aluno do PPA

O aluno prosseguirá seus estudos no 2º ano do CBIII ou 6ª série do ensino fundamental, mas precisará ser acompanhado de um plano de apoio pedagógico porque não conseguiu assimilar os conteúdos mínimos trabalhados em virtude de ainda não ter conseguido ser alfabetizado. Esse acompanhamento deverá visar mais especificamente a leitura, escrita e cálculo das operações fundamentais.

TEXTO II

PARECER BOM  Interações no Grupo

Interage com o grupo na perspectiva de colaborar com a aprendizagem dos colegas. Participa, responde aos questionamentos orais. Realiza as atividades com autonomia.  Organização do Trabalho Pedagógico

Desenvolve e conclui com segurança e autonomia as atividades propostas. Não demonstra dificuldade na compreensão dos conteúdos.

Na área... o aluno no... semestre apresentou um desempenho insuficiente pela sua freqüência irregular.

 Processo de Estudo e Elaboração

Constrói o conhecimento a partir das relações que estabelece entre as informações e a vida cotidiana. Questiona, utiliza-se da escrita para registrar o conhecimento construído.

 Áreas de conhecimento

Nas áreas de português, matemática, ciências e arte, o aluno se apropriou de maneira satisfatória. Na área de história o aluno apresentou avanços no 2º semestre.

 Progressão Continuada

De acordo com as observações durante o ano letivo, o aluno está apto a cursar o 1º ano do CB... ou... série do ensino fundamental.

PARECER REGULAR

 Interação no Grupo

Na convivência cotidiana, o aluno manifesta-se com clareza, ora questionando, ora argumentando; tem um bom relacionamento com o grupo e com os professores e desenvolve as atividades sob orientação do professor. Entretanto tem parte do seu desempenho prejudicado pela irregularidade na freqüência, embora justificada e pela atenção dispersa.

 Organização do trabalho Pedagógico

A aluna desenvolve e conclui com relativa segurança as atividades propostas, dada a atenção irregular e atenção dispersa. Solicita aos professores orientações adicionais com certa freqüência.

 Processo de Estudo e Elaboração

Na construção do conhecimento, a aluna expõe suas idéias com coerência e lógica, utiliza a escrita e a oralidade como forma de registrar esta construção, porém não chega a estabelecer relações entre a teoria e o contexto vivenciado.

 Áreas do Conhecimento

Apropriou-se de forma regular dos conteúdos trabalhados nas disciplinas: história, matemática, português, geografia, ciências e redação.

 Progressão Continuada

Para continuar seu desenvolvimento, no... ano do CB..., a launa deverá melhorar nos seguintes aspectos principais: freqüência; atenção, domínio do conteúdo; as relações entre as informações e seu contexto.

PARECER INSUFICIENTE

 Interação no Grupo

Não manifesta opinião própria, não questiona. Seu relacionamento com o grupo não contribui para o processo de aprendizagem. Apresenta-se distraída, atenção dispersa e constantemente apática.

 Organização do Trabalho Pedagógico

Não desenvolve as atividades propostas pelos professores limita-se a copiar as atividades solicitadas.

 Processo de Estudo e Elaboração

O processo de construção de conhecimento da aluna apresenta-se insuficiente, visto que a aluna não questiona, não estabelece relações entre a teoria e a pratica vivenciada, limita-se a copiar as informações trabalhadas pelos professores. Observou-se nas interações em grupo uma necessidade de consulta freqüente aos colegas, inclusive com a chamada “cola”.

 Áreas de Conhecimento

Os conteúdos propostos para as disciplinas história, artes e ciencias foram apreendidos de forma regular pela referida aluna. No entanto, os conteúdos das áreas de português e matemática foram assimilados de forma insatisfatória.

 Progressão Continuada

Para continuar o seu desenvolvimento, no... ano do ... CB..., ou na... série do ensino fundamental, a aluna deverá melhorar nos seguintes aspectos: atenção; participação; autonomia; responsabilidade; domínio dos conteúdos, especialmente nas áreas de português e matemática; interesse.