• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA CURRICULAR

No documento PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (páginas 54-57)

Outros autores têm contribuído no que se refere à importância da construção do conhecimento.

6. GESTÃO PEDAGÓGICA

6.2. PROPOSTA CURRICULAR

Ao definir uma proposta curricular, alguns requisitos tornam-se indispensáveis para que se possa aten- der ao que se propõe. Em primeiro lugar, é necessário definir o modelo de escola quanto à identidade da Instituição de Ensino. Outro elemento importante é o próprio conceito de currículo, pois, desco- nhecendo-o, será muito difícil que se estabeleça uma mesma linha de trabalho comum. Após a definição de currículo, é preciso esclarecer o que se entende por Proposta Curricular. A clareza de conceito não garante o êxito do trabalho educacional, mas certamente facilita, fazendo com que todos os profissionais tenham os mesmos objetivos e, assim, possam perseguir as mesmas metas na qualifi- cação do ensino, melhorando, sempre mais, os resultados da aprendizagem.

Assim sendo, o PROJEÇÃO define o modelo de escola que deseja ser no todo do seu Projeto Político Pedagógico, de modo especial nos itens de Identificação. Por Proposta Curricular, entendem-se todas as oportunidades de aprendizagem oferecidas pela escola e incorporadas nos diversos componentes curriculares. Partindo desta definição, é preciso explicitar bem o conceito de currículo.

6.2.1. Conceito de Currículo

O processo educacional desenvolvido no PROJEÇÃO exige uma organização curricular sistêmica que viabilize o aprendizado nas mais diversas áreas da vida humana. Os programas devem incluir práti- cas pedagógicas a serem desenvolvidas no ambiente escolar, contemplando a formação integral e inte- gradora do ser humano. Tanto os aspectos científicos como os psico-filosóficos fazem parte do progra- ma de ensino, portanto, do currículo a ser desenvolvido.

Tendo como parâmetro a abrangência do processo formativo do aluno, define-se currículo a partir da conceituação de César Coll, que afirma: “Os elementos que organizam o currículo trazem infor- mações sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar, o que, como e quando avaliar.”

Assim sendo, fica explícito que existe diferença entre o que se quer ensinar, ou seja, o Currículo Oficial, que estabelece os conteúdos a serem ministrados, bem como a ordem a ser seguida; e o que realmente se ensina – o Currículo Oculto, aquele que é composto por contradições entre teoria e prática, ou seja, pelos valores e visão de mundo do professor. Estas duas dimensões do currículo são vivenciadas pelos alunos, em sala de aula, de forma conjunta. Estão intimamente unidas, dando, pois, origem ao que se denomina de Currículo Real .

A partir desta abordagem, pode-se concluir que o currículo tem abrangência muito maior do que a listagem de conteúdos a serem trabalhados pelo professor. Entendendo o currículo a partir da trans- cendência do conteúdo programático, que inclui todas as vivências pedagógicas oportunizadas pelo PROJEÇÃO, acreditamos que a construção do conhecimento será o resultado da ação dinâmica dos alunos neste processo, com a liderança e a coordenação do professor.

A definição do currículo do PROJEÇÃO tem como base e fundamento a concretização dos grandes objetivos propostos na Visão e na Missão da Instituição de Ensino. A estrutura organizacional do cur-

rículo, no PROJEÇÃO, foi concebida para atender melhor aos alunos, levando em conta a idade e a vivência em grupos de forma seqüenciada.

6.2.2. Organização Curricular

Todas as idéias, princípios, diretrizes e propostas de uma instituição de ensino são operacionalizadas por meio da organização curricular. É ela que materializa as idéias, dá-lhes concreticidade, transfor- ma os princípios educacionais em ações, em atividades.

Considerando a Visão e a Missão da nossa instituição, entendemos que a organização curricular do PROJEÇÃO deve contemplar:

1- As disciplinas definidas na base nacional comum.

2- Os temas transversais sugeridos pelos PCN’S distribuídos nas três áreas do conhecimento. 3- Disciplinas complementares que qualificam e enriquecem o processo.

Nesse contexto, O PROJEÇÃO assume o compromisso de superar a estrutura, comumente utilizada, de encadeamento de disciplinas e conseqüentemente fragmentação do conhecimento, e trabalhar de forma integrada, interdisciplinar, reconhecendo e conciliando as múltiplas interações entre os conteú- dos das disciplinas. Assim, promove, a interdisciplinaridade, que não vem explícita e detalhada no Currículo. Essa passagem deverá ser realizada mediante um programa de formação e capacitação con- tínua com a finalidade de desenvolver uma nova forma de pensar e de interagir com o conhecido.

6.2.3. Projeto Pedagógico das Séries e Disciplinas

O Projeto Político-Pedagógico do PROJEÇÃO é o referencial básico para todos os profissionais que desem- penham suas funções nas Unidades de Ensino, independentemente da área de atuação. Todos precisam debruçar-se sobre a proposta e, assim, encontrar os meios adequados para concretizá-la mediante seu desempenho concreto. Entretanto, o processo principal da Instituição é o ensino e a aprendizagem. A par- tir do núcleo central podem-se identificar os resultados básicos da proposta educacional do PROJEÇÃO. Para garantir a implementação do Projeto Político-Pedagógico no processo principal – o ensino e a aprendizagem – foi concebido o Projeto Pedagógico das Disciplinas. Desta forma, todos os professores da Educação Infantil e da 1a a 4a série constroem seu planejamento seriado, contemplando os princí-

pios da interdisciplinaridade adequados para cada faixa etária. Os professores da 5a a 8a série do

Ensino Fundamental e da 1a a 3a série do Ensino Médio desenvolvem seus planejamentos por disci-

plina, num processo de continuidade de uma série para a outra, valorizando mais os conteúdos consi- derados básicos para a promoção do aluno ao nível seguinte.

A construção do projeto Pedagógico das Disciplinas, embora seja importante momento para o proces- so de ensino, não deixa de ser espaço de autonomia para o professor, já que tem liberdade para criar

56

57

e construir a sua ferramenta básica de trabalho, seguindo os Parâmetros Curriculares do Ministério da Educação e o Projeto Político-Pedagógico do PROJEÇÃO. Com a finalidade de ter uma linha comum entre os Projetos Pedagógicos das diversas séries ou disciplinas, o PROJEÇÃO definiu uma proposta a ser seguida por todos, com a seguinte estrutura:

a) HISTÓRICO DA SÉRIE OU DISCIPLINA: Apresenta contextualização histórica da série ou da disciplina. b) OBJETIVOS DA SÉRIE OU DISCIPLINA: Ao serem definidos, deverão contemplar o que está previs- to na legislação e no Projeto Pedagógico, tendo, como foco, a contribuição que tal processo de ensino dará à concretização da Visão e da Missão do PROJEÇÃO, a curto, médio e longo prazo. c) SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS: Entre as diversas formas de focalizar o conteúdo,

destaca-se o papel de mediação entre o saber do aluno e a produção científica na construção do conhecimento. Além desta relevante função, não se pode deixar de evidenciar que os conteúdos são o conjunto de formas culturais e de saberes selecionados para integrar as diferentes áreas cur- riculares, em função dos objetivos. Definem-se os conteúdos como informações, fatos, conceitos, princípios, procedimentos, valores, normas e atitudes.

Para tanto, na seleção de conteúdos, deve-se levar em conta:

Os pressupostos teóricos que embasam o trabalho desenvolvido no PROJEÇÃO. O programa atual da disciplina.

A ordenação, dando idéia de continuidade ao longo da etapa – desde a Educação Infantil ao ter- ceiro ano do Ensino Médio.

As características de cada faixa etária. Sua relevância social (contextualização).

Sua contribuição para o desenvolvimento intelectual e afetivo do aluno.

d) ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS: Considerando o Método de Ensino e de Aprendizagem do COLÉGIO PROJEÇÃO e a realidade específica de cada série ou disciplina, há que se definir as orientações metodológicas a serem utilizadas pelos professores nas diversas áreas de atuação. Para desenvolver o processo de ensino, utilizando-se os conteúdos selecionados, torna-se necessária uma prática pedagógica que possibilite a interação do sujeito com o objeto do conhecimento. A pesquisa científica pode ser a mediação entre o mundo do conhecimento e a integração social, para que, assim, a aprendizagem seja significativa.

e) AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A avaliação, parte integrante do Projeto Pedagógico da Série ou da Disciplina, prevê mudanças e ajustes no processo de ensino que se efetuam de acordo com o diagnóstico. A avaliação deve apresentar um conjunto de dados que possibilite a tomada de decisões para melhoria do processo educacional.

Destaca-se, ainda, que os pressupostos orientadores do processo de avaliação no Projeto Político- Pedagógico do PROJEÇÃO devam ser usados como referência para que as Séries ou as Disciplinas estruturem, cientificamente, a sua prática de avaliação. Os resultados da avaliação devem ser con- frontados com a Visão e a Missão do PROJEÇÃO, a fim de que os professores tenham um indicador quanto à eficácia do processo educacional como um todo.

f) INTEGRANDO E DESENVOLVENDO OS TEMAS TRANSVERSAIS NO CURRÍCULO DAS SÉRIES E DAS DISCIPLINAS: Os valores que devem orientar todo o processo de ensino no PROJEÇÃO estão bem definidos no capítulo sobre a Identidade da Instituição. A vivência desses valores deverá ser inter- nalizada por todos e, assim, haverá disposição natural para integrar, nos currículos, os temas ligados à formação do indivíduo. A partir de estudos e reflexões, haverá mais consciência da importância de sermos cidadãos, de reconhecermos os nossos direitos e deveres e, assim, sermos empreendedores, contribuindo com o desenvolvimento social da comunidade na qual estamos inseridos.

Os temas transversais sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, tais como Ética, Saúde, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo e Orientação Sexual proporcionam programa formativo bem amplo, dando condições ao aluno de se preparar para interagir com os problemas sociais que se apre- sentam nas formas mais diversas. Conscientes desta realidade, optamos por trabalhar com esses temas nas diferentes áreas do conhecimento. Nos Projetos Pedagógicos das Séries e das Disciplinas, os pro- fessores deverão definir quando e como cada tema será abordado.

No documento PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (páginas 54-57)

Documentos relacionados