• Nenhum resultado encontrado

Proposta de intervenção pedagógica (Sequência Didática)

2 O COMPLEXO UNIVERSO DA LEITURA

2.4 A LEITURA NO UNIVERSO DIGITAL

3.1.5 Proposta de intervenção pedagógica (Sequência Didática)

No contexto escolar atual, percebemos que há por parte da escola uma deficiência muito grande quando se trata de ensinar as práticas de leitura oral e escrita na sala de aula. Além disso, sabemos que o ensino da oralidade e da escrita, atualmente, precisa seguir uma concepção interativa da linguagem, na qual estas atividades devem ser vistas como práticas sociais.

Em consonância com esse contexto, Dolz e Schneuwly (2004, p. 96), afirmam que a escola em relação ao ensino da oralidade e da escrita deve:

1. Permitir o ensino da oralidade e da escrita a partir de um encaminhamento, a um só tempo, semelhante e diferenciado;

2. Propor uma concepção que englobe o conjunto da escolaridade obrigatória; 3. Centrar-se, de fato, nas dimensões textuais da expressão oral e escrita; 4. Oferecer um material rico em textos de referência, escritos e orais, nos

quais os alunos possam inspirar-se para suas produções; 5. Ser modular, para permitir uma diferenciação do ensino; 6. Favorecer a elaboração de projeto de classe.

Para ensinar a leitura, os autores sugerem como procedimento o uso de uma Sequência Didática, definida como “um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”. Além disso, Dolz e Schneuwly (2004, p. 96) afirmam que “uma sequência didática tem, precisamente, a finalidade de possibilitar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação”.

Para a elaboração do nosso projeto de intervenção, fundamentamos em Dolz e Schneuwly (2004) que mostram a importância da sequência didática no ensino da leitura e da escrita, permitindo-nos criar contextos de produção precisos, efetuar atividades ou exercícios múltiplos e variados, haja vista que permitirá aos alunos apropriarem-se das noções, das técnicas e dos instrumentos necessários ao desenvolvimento de suas capacidades de expressão oral e escrita, em situações de comunicação diversas, conforme apresentamos a seguir.

TÍTULO: Leitura no facebook: uma interação hipertextual APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

Esta intervenção pedagógica foi realizada a partir de uma sequência didática com o propósito de trabalhar o ensino de leitura com os alunos do 7° Ano B do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Médici da cidade de Sítio Novo/RN. Tempo estimado: 04 bimestres (no período de 03 de fevereiro a 16 de dezembro)

OBJETIVOS

1. Proporcionar aos alunos do 7° Ano B do Ensino Fundamental II um ambiente virtual de aprendizagem interativa com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, em específico nesta mídia de grande suporte linguístico que é o

facebook;

2. Instruir a leitura crítica dos gêneros multimodais publicados no mural da comunidade fechada “Clube da leitura” criada no facebook;

3. Ler e propiciar momentos de leitura dos gêneros multimodais na sala de aula e na comunidade “Clube da leitura;”

4. Compartilhar gêneros multimodais postados no mural da comunidade Clube da leitura no facebook;

5. Promover a escrita colaborativa por meio dos comentários a respeito das leituras que foram realizadas dos gêneros multimodais.

6. Diferenciar os tipos de linguagens verbal, não verbal e mista que estão presentes nos gêneros tirinhas, charges e propagandas exploradas na proposta e postadas na comunidade “Clube da leitura” no facebook..

CONTEÚDOS

1. Gêneros discursivos multimodais (tirinhas, charges, propagandas)

2. Questionamentos e discussão acerca dos temas (mídia, facebook, hipertextos e outros) 3. Leitura e escrita no facebook

4. Produção textual

5. Aspectos linguísticos: Linguagem verbal e não verbal METODOLOGIA

A sequência didática foi realizada em três módulos nos quais foram planejadas e desenvolvidas as atividades de leitura dos textos, tendo como suporte o facebook.

1. O primeiro módulo foi iniciado com uma roda de conversa sobre as mídias digitais,

facebook, hipertextos, gêneros digitais e multimodais e ambientes digitais. Em seguida,

foram apresentados algumas imagens e textos escritos como, tirinhas, charges e propagandas por meio de slides com o intuito de debatê-los;

2. Visitar no laboratório de informática algumas páginas da internet através de pesquisa no google para interagir com os gêneros multimodais.

3. Definir o conceito de mídia, facebook, hipertexto, multimodalidade, link, site entre outros a partir do conhecimento prévio dos alunos.

4. Traçar um paralelo histórico da sociedade antes do surgimento da internet com a sociedade atual, globalizada e evoluída tecnologicamente.

5. Trazer informações sobre a história desta rede social.

MÓDULO II

6. Para uma melhor interação entre pesquisadora e pesquisados, criamos uma comunidade fechada no facebook como uma forma de dinamizar e expandir os conteúdos a serem explorados na sequência didática.

7. Promover uma interação eficaz e colaborativa que gere sentido à escrita dos textos que foram produzidos pelos alunos;

8. Aplicar um questionário sobre o facebook, para observarmos antecipadamente quem tem ou não acesso ao facebook .

9. Oportunizar a utilização do facebook

MÓDULO III

1. Entrar no facebook para criação do grupo. Com envio de convites aos alunos. Como primeira atividade, foram feitas algumas postagens livres e os alunos postaram comentários informais sobre os posts uns dos outros.

2. Discutir as regras que regem a utilização do grupo.

3. Esclarecer sobre plágio a partir do site http://www.projetoescolalegal.org.br/?p=704; 4. Realizar leituras dos textos publicados.

5. Retomar o que foi lido através dos gêneros postados. 6. Discutir a funcionalidade e o discurso incutido nos gêneros. 7. Promover uma análise crítica dos gêneros lidos.

Conversamos sobre os comandos “curtir”, “compartilhar” e “comentar” a partir dos questionamentos: Você costuma compartilhar, curtir ou comentar as postagens no facebook? Que outras coisas você curte, comenta ou compartilha no facebook? Será que tudo pode ser compartilhado? Após a discussão dos questionamentos foi pedido aos alunos para comentar no mural da comunidade “Clube da leitura” o que acharam mais interessante das temáticas abordadas ao longo da sequência.

Para concluir o projeto, os alunos elaboraram um comentário sobre “A importância de ler nas redes sociais”, especificamente o Facebook, com releitura e reescrita prévias à publicação, e compartilharam no grupo fechado e com os amigos.

RECURSOS DIDÁTICOS: 1. Sala de aula 2. Laboratório de informática 3. Datashow 4. Notebook 5. Celulares 6. Tablets CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação formativa, observando a aprendizagem contínua do aluno: participou efetivamente cumprindo todas as tarefas e durante as discussões; participou parcialmente sem apresentar considerações plausíveis sobre o assunto; não participou.

Fonte: Dados da pesquisadora.

Documentos relacionados