• Nenhum resultado encontrado

5. PLANO DE MELHORIA DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

5.1 Ações de Curto Prazo

5.1.4 Proposta de regulamentação interna pela alta administração

Para atender à Lei 12.305/2010, Art. 21, inciso VI, quanto às metas e procedimentos relacionados à minimização da geração de resíduos sólidos, sugere-se a criação de três regulamentações feitas através do Gabinete do Reitor:

a) Impressão em dois lados do papel

Em algumas universidades dos Estados Unidos, a fim de reduzir a geração de resíduos de papel, são utilizadas campanhas para promover a reutilização de envelopes, a reutilização do lado não utilizado do papel para fazer cópias em bruto, memorandos e relatórios, a utilização do correio eletrônico como principal meio para comunicar informações e o uso de impressoras que imprimem em ambos os lados do pepel. A maioria dessas estratégias pode ser aplicada imediatamente e reduzem consideravelmente o consumo (VEGA; BENITÉZ; BARRETO, 2008).

Na UFES existe uma campanha digital, denominada “Vamos Todos Economizar”, para que se utilize a impressão nos dois lados da folha, como mostra a Figura 17. Além disso, no mês de agosto de 2017 foi aprovada pelo Comitê de Governança Digital da UFES uma recomendação de que se deve sempre usar impressão em face dupla.

Figura 17 – Cartaz da campanha Vamos Todos Economizar para suportes digitais.

Propõe-se, além da campanha e da orientação do comitê citado acima, uma regulamentação emitida pelo Gabinete da Reitoria para ser aplicada em toda a UFES, que as impressões sejam realizadas nos dois lados da folha de papel, exceto as que, por força de normativa, exijam que a impressão seja realizada em apenas um lado da folha. Acredita-se que uma determinação vinda da alta administração seja mais efetiva, bem como, que o Gabinete seja o setor a dar o exemplo da aplicação dessa orientação. Esta medida, além de estar alinhada ao conceito de sustentabilidade, promove a redução direta dos custos relacionados à aquisição de papel e insumos para impressoras. Esta medida é aplicável, considerando que a UFES, conforme informado pelo Gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), está efetivando um contrato de locação de impressão (outsourcing) onde todas estas impressoras imprimem frente e verso. O quadro 7 mostra a quantidade de impressoras necessárias para atender a demanda da UFES.

Quadro 7 - Quantidade de impressoras previstas no processo de outsourcing

Fonte: Schneebeli, 2017

b) Bancas com relatórios de pesquisa no formato digital

De acordo com Nani (2008), a economia com a reciclagem de uma tonelada de papel é de 4.200 KWh de energia e 26,495 litros de água, equivalente a 17 árvores e o lançamento de 27 kg de poluição no ar.

Considerando que na percepção dos entrevistados (técnicos e docentes) 83% do lixo gerado por eles em seu ambiente de trabalho é na forma de papel, propõe-se a edição de uma regulamentação para que, em todas as bancas de graduação ou pós- graduação realizadas na UFES, os relatórios de pesquisa sejam utilizados preferencialmente em meio eletrônico. Apenas os documentos finais, que serão entregues à biblioteca para fins de arquivamento, deverão ser impressos.

c) Compensação da pegada ecológica de eleições com plantio de mudas de árvores

No levantamento realizado neste estudo, 79% dos técnicos e docentes entrevistados da UFES disseram desconhecer a existência de alguma iniciativa na universidade para reduzir ou compensar a pegada ecológica1 da instituição. Além disso, quatro dos seis gestores pesquisados não conhecem nenhuma iniciativa da UFES no sentido de reduzir seu impacto ambiental. Uma das formas de minimizar esse impacto é compensar a pegada de carbono da universidade através do plantio de árvores, visto que elas capturam carbono no seu processo de fotossíntese. Essa ação também pode contribuir para a percepção ambiental dos indivíduos, notando que cada atividade desempenhada dentro da instituição e nas suas vidas em geral tem um “gasto ambiental” que, devido ao aumento da população e ao crescente aumento do consumo, o planeta não está conseguindo fornecer e se regenerar em tempo hábil para manter a vida na terra nos atuais níveis de consumo. Segundo Del Rio (1999), a percepção ambiental é um processo mental de interação do indivíduo com o meio ambiente que se dá através de mecanismos perceptivos propriamente ditos e principalmente, cognitivos.

Nas eleições para Reitor e vice-Reitor do quadriênio 2012-2016, da UFES, a Resolução 02/2015, em seu Art. 35, estabeleceu que “Cada chapa deverá doar 50 (cinquenta) mudas nativas da região em que serão plantadas, sem acréscimo no gasto máximo da chapa”. Propõe-se que seja editada uma nova normativa para expandir esta regulamentação para as eleições das Diretorias de Centros e Conselhos da Universidade, como o Conselho Universitário (CONSUNI), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho de Curadores (CUr), de forma que seja cobrado de todas as chapas concorrentes o plantio de um número de árvores proporcional ao tamanho do pleito e em local determinado pela Prefeitura

¹

-Criada pelos pesquisadores Mathis Wackernagel e William Rees - da Global Footprint Network (GFN), organização internacional pela sustentabilidade, parceira global da Rede WWF -, a Pegada ológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais renováveis com a capacidade regenerativa do planeta. É uma forma de traduzir a extensão de território que uma pessoa, cidade, país, região ou até a população do mundo todo utiliza, em média, para suprir suas demandas de consumo de produtos, bens e serviços. O cálculo é feito somando as áreas necessárias para fornecer os recursos renováveis utilizados com as que são ocupadas por infraestrutura (pelas cidades, por exemplo) e as áreas necessárias para a absorção de Gases de Efeito Estufa (GEE) lançados na atmosfera. (WW -Brasil, 2012)

Universitária. Será necessário realizar um estudo para definir a quantidade de árvores necessárias para compensar a pegada ecológica da eleição.

Considerando ainda que os gestores acreditam que a universidade deve ser exemplo para a sociedade e inovadora quanto ao tratamento dado aos seus resíduos sólidos, esta inciativa pode cumprir este papel de demonstrar para a comunidade universitária e a sociedade em geral o comprometimento da instituição com a implantação de atitudes inovadoras.

d) Criação de comissões setoriais para coleta seletiva

Para ajudar na divulgação, educação e gestão da coleta seletiva que está em processo de implantação na UFES, propõe-se que seja formada uma comissão em cada Centro, com no mínimo três membros, composta por docentes, discentes e servidores técnicos administrativos. Estas comissões devem estar ligadas diretamente ao coordenador do CMAS.