• Nenhum resultado encontrado

Ensaios de Capacidade de Retenção de Combustível Gráfico da Massa de Gasolina Retida x Tempo

6.2 – PROPOSTAS PARA PESQUISAS FUTURAS

A característica abrangente do presente trabalho abriu diferentes frentes para pesquisas futuras, sugerindo o detalhamento de dados e o refinamento dos métodos.

Trabalhos com resultados interessantes poderiam envolver estudos mais completos sobre as características de percolação à gasolina dos principais solos do Distrito Federal, principalmente comparando o comportamento de solos hidromórficos, de pequena ocorrência, mas de melhor capacidade de retenção, com os latossolos de extensa ocorrência na região.

Bastante interessante seria o desenvolvimento do ensaio de capacidade de retenção de combustível, utilizando grupos de solos semelhantes principalmente, grupos de latossolos, ou cambissolos (que não foram ensaiados neste trabalho), em comparação com um grupo de amostras de solos hidromórficos, cujo exemplar ensaiado apresentou maior capacidade de retenção de combustível, o que não significa que este tipo de solo deva ser utilizado como barreira ambiental, considerando que sua ocorrência está associada a aqüíferos superficiais e drenagens, ou seja, áreas ambientalmente sensíveis.

Outro trabalho de aplicação bastante prática e imediata poderia ser o de caracterização geotécnica e ambiental dos solos nas áreas urbanas do Distrito Federal, com a produção de documentos cartográficos em escala entre 1:5000 e 1:10.000, por exemplo.

Algumas sugestões de locais para detalhamento e coleta seriam, por exemplo, a cidade- satélite de Brazlândia, localizada na parte oeste do Distrito Federal, onde, apesar de apenas três postos, dois se encontram em más condições e próximos a importantes reservatórios. Também a cidade-satélite de Sobradinho localizada sobre uma área vulnerável (unidade pelito-carbonatada), com alguns postos antigos e em condições ruins. A cidade-satélite de Planaltina localiza-se fora da APA (Área de Proteção Ambiental) do rio São Bartolomeu seria outra opção, pois apresenta um posto muito mal conservado a aproximadamente 100 metros das margens do Ribeirão Mestre d'Armas, afluente do rio São Bartolomeu, indicando a possibilidade de coleta em solo hidromórfico, contaminado ou não, conforme a necessidade da pesquisa.

Outras boas áreas de estudo seriam as cidades-satélites de Taguatinga, onde existem alguns postos antigos sobre uma unidade relativamente vulnerável (metarritmito arenoso) e Ceilândia onde existem 19 postos com idades variando desde poucos meses até mais de 20 anos. O maior risco da área está no fato da Ceilândia ocorrer quase completamente sobre a unidade de quartzito.

Estudos de detalhamento e coletas na Asa Sul (Plano Piloto) seriam também interessantes em função da densidade e da idade dos postos na região. Essa concentração ocorre ora sobre a unidade de ardósia, ora sobre a unidade de metassiltito. Alguns postos são bem antigos, no entanto, aqueles situados ao longo das vias Eixos E e Eixo W estão tendo seus tanques substituídos devido à proximidade com o metrô. A Asa Norte (Plano Piloto) conforme mostra o mapa F-5, também apresenta elevada concentração de postos em condições semelhantes àquelas da Asa Sul. O Lago Sul com 15 postos em situação semelhantes às do Plano Piloto e ocorrência noticiada de vazamento, seria outra opção de área de estudo.

Estudos nas cidades-satélites de Samambaia, Recanto das Emas e Santa Maria apresentariam uma prioridade menor, pois são todos relativamente novos.

A tabela 4.1, parte central da metodologia proposta para avaliação do risco de contaminação dos solos por hidrocarbonetos, permitiu a elaboração de mapas bastante representativos, porém, mesmo com os resultados obtidos, não se propõe que os critérios avaliados, assim como a pontuação proposta, sejam fixos, imutáveis. Alguns critérios poderiam ser desmembrados, uma vez disponíveis os dados para a alimentação da tabela. Por exemplo, o critério

"corrosividade do solo" poderia ser desmembrado em "pH do solo" e "resistividade do solo". Da mesma forma, o critério "Capacidade de retenção do contaminante pelo solo ou atenuação por biodegradação" poderia ser desmembrado em "RVC" e "capacidade de biodegradação". O desenvolvimento da tabela de critérios proposta depende fundamentalmente dos dados disponíveis, o que abre diferentes frentes de pesquisa com relação a este aspecto.

A investigação do comportamento do solo quanto à retenção seletiva de hidrocarbonetos poderia ser outra linha de pesquisa com aplicações muito práticas. Ensaios de percolação à gasolina utilizando um sistema as células de contaminação conectadas em série e com coleta intermediária de efluentes poderia fornecer resultados interessantes e responder algumas das perguntas que o presente trabalho ainda deixou sem resposta, como, por exemplo, tendo o solo retido preferencialmente o etanol, como demonstrou a presente pesquisa, qual seria então o componente da gasolina que o solo passaria a reter? Algum componente do grupo BTEX? Algum outro hidrocarboneto? E, por quê?

Como primeira aproximação, os ensaios de sucção foram realizados com água e com bons resultados, porém sugere-se que o método seja adaptado para a obtenção do parâmetro de sucção com relação à gasolina, ao diesel ou ainda outro contaminante.

Outra proposta que parece interessante é a de desenvolvimento da equação 2.2 para que se viabilize a quantificação do contaminante retido após processos de remediação por bombeamento. Estudos que possibilitem o desenvolvimento da função inicial podem fazer uso de simulações com diferentes tipos de solo nas mesmas células de contaminação confeccionadas para o presente trabalho.

Por fim, outra linha de pesquisa, relacionada ao assunto desenvolvido, seria a de avaliação da perda de resistência de um solo contaminado considerando que os estudos de micromorfologia mostraram que os hidrocarbonetos conseguem modificar claramente as características dos poros. A importância do desenvolvimento dessa linha de pesquisa está relacionada, por exemplo, à questão: quais as conseqüências de um vazamento em um solo colapsível?

As pesquisas têm, de maneira geral, a característica de responder algumas questões e gerar algumas outras. Ficam então registradas as sugestões para os próximos trabalhos.