• Nenhum resultado encontrado

Proteção do Comprador do PayPal

Contrato do Utilizador Atualizado para o Serviço PayPal

13. Proteção do Comprador do PayPal

13.1 Que tipos de problemas estão cobertos?

1. A Proteção do Comprador do PayPal ajuda o Utilizador com qualquer um destes problemas: 1. Não recebeu o artigo que pagou com PayPal – "Artigo Não Recebido" ( "INR").

2. Recebeu um artigo que foi pago com PayPal, mas que é "Muito Diferente da Descrição" ("SNAD"). Mais informações sobre o conceito de "SNAD" estão descritas na secção 13.9.

2. Se o problema for uma transação que não autorizou, notifique a transação não autorizada através do Centro de Segurança PayPal seguindo a ligação ''Segurança" na parte inferior da página inicial do website de PayPal.

13.2 Quais são os requisitos de elegibilidade para a Proteção do Comprador do PayPal?

É necessário cumprir todos os seguintes requisitos para ser elegível para um pagamento ao abrigo da Proteção do Comprador do PayPal: a. O pagamento deve ser relativo a um artigo elegível e feito a partir da sua Conta PayPal (consulte a Secção 13.3 para obter mais detalhes

sobre a elegibilidade dos artigos);

b. Envie o pagamento ao Destinatário de Pagamento através do seguinte:

1. para as reclamações de INR relacionadas com compras: no separador "Enviar dinheiro" no website de PayPal, clique no separador "Compra" ou no fluxo de checkout de PayPal do vendedor, ou

2. para as reclamações de SNAD relacionadas com compras elegíveis: no separador "Enviar dinheiro" no website de PayPal, clique no separador "Compra" ou no fluxo de checkout de PayPal do vendedor.

c. Abra uma Disputa no prazo de 180 dias após a data em que enviou o seu pagamento e siga o processo de resolução de disputas online descrito abaixo em "Como resolvo o meu problema?" na secção 13.5.

13.3 Que tipo de pagamentos são elegíveis para reembolso ao abrigo da Proteção do Comprador do PayPal?

As compras de maior parte dos artigos e serviços são elegíveis (incluindo bilhetes de viagem, artigos intangíveis, tais como direitos de aceder a conteúdos digitais e outras licenças), exceto as seguintes transações:

compras de imobiliário (incluindo, entre outros, propriedade residencial) compras de quaisquer participações em empresas

compras de veículos (incluindo, entre outros, veículos motorizados, motociclos, caravanas, aeronaves e barcos), exceto veículos leves pessoalmente portáteis utilizados para fins recreativos, como bicicletas e hoverboards

pagamentos em plataformas de financiamento coletivo e/ou crowdfunding

compras de artigos feitos por encomenda (a menos que sejam reclamados como Não Recebidos) compras de bens e serviços proibidos pela Política de Utilização Aceitável do PayPal

compras de maquinaria industrial utilizada na indústria transformadora

compras de artigos equivalentes a dinheiro (incluindo, entre outros, artigos de valor guardados, tais como cartões-oferta e cartões pré- pagos)

compras de bens e serviços utilizando Zong, Website Payments Pro ou Terminal Virtual Transações pessoais

jogo, jogos e/ou qualquer atividade que envolva a hipótese de ganhar um prémio pagamentos feitos em relação a produtos financeiros e investimentos

pagamentos a órgãos dirigidos pelo Estado (exceto empresas propriedade do Estado) ou vendedores atuando com base em mandatos recebidos de órgãos dirigidos pelo Estado

donativos,

compras de artigos que recolhe pessoalmente ou que manda recolher em seu nome (incluindo num ponto de venda a retalho) e que reclame serem Não Recebidos.

pagamentos realizados com ouro como referência (quer em forma física ou negociação comercial); e Transações de Pagamentos em Lote PayPal.

1. Se PayPal determinar uma Reclamação a favor do Utilizador, PayPal reembolsa-lhe o valor total da compra do artigo e apenas os custos de envio originais.

2. PayPal não reembolsa os custos de envio em que o Utilizador incorra para devolver um artigo SNAD ao Destinatário de Pagamento ou a outra parte que PayPal especificar. Se o Destinatário de Pagamento apresentar provas de que entregou os artigos na morada do Utilizador, PayPal poderá decidir a favor do vendedor, mesmo que o Utilizador não tenha recebido os artigos. Consulte a secção 13.11 para outra proteção a que possa ter direito.

13.5 Como posso resolver o meu problema?

Se não conseguir resolver um problema diretamente com o Destinatário do Pagamento, aceda ao Centro de Resoluções e siga este processo: a. Abrir uma Disputa

Abra uma Disputa num prazo de 180 dias a partir da data em que fez o pagamento do artigo que gostaria de disputar. Podemos recusar- nos a aceitar qualquer Disputa que abra em relação a esse artigo após o termo do referido prazo (deve estar ciente disso se aceitar um tempo de entrega do Destinatário de Pagamento que termina após o termo do referido prazo).

 

b. Passar a Disputa a Reclamação

Se o Utilizador e o Destinatário de Pagamento não conseguirem chegar a um acordo, transforme a Disputa em Reclamação num prazo de 20 dias após a abertura da Disputa. É da responsabilidade do Utilizador o controlo destes prazos.

Tem de esperar pelo menos 7 dias a contar da data do pagamento para transformar uma Disputa sobre um Artigo Não Recebido (INR) numa Reclamação, a menos que haja uma indicação em contrário por PayPal. Se o Utilizador não passar a Disputa a Reclamação no prazo de 20 dias, PayPal encerra a Dispute e o Utilizador não será elegível para um pagamento nos termos da Proteção do Comprador do PayPal. O Utilizador tem autorização para editar ou alterar uma Reclamação que apresentou se pretender adicionar mais informações ou alterar a razão da Disputa/Reclamação de "Artigo Não Recebido" para "Muito Diferente da Descrição" (mas apenas se relativo a um pagamento único). Caso contrário, o Utilizador não pode editar ou alterar uma Reclamação depois de a ter apresentado.

 

c. Responda aos pedidos de informações de PayPal de uma forma atempada

Durante o processo de Reclamação, PayPal pode necessitar que forneça documentação para fundamentar a sua posição. Pode ser-lhe solicitado o envio de recibos, avaliações de terceiros, relatórios policiais ou qualquer outro elemento que PayPal especifique.  

d. Cumpra os pedidos de envio de PayPal de uma forma atempada

Para Reclamações de artigos Muito Diferentes da Descrição (SNAD), PayPal pode necessitar que devolva o artigo ao Destinatário de Pagamento para um endereço fornecido por PayPal durante o processo de Reclamação – ou a PayPal – ou a um terceiro, a suas expensas, e apresente um Comprovativo de Entrega. Os requisitos de Comprovativo de Entrega estão definidos na secção 11.9 acima. Deve tomar as devidas precauções ao embalar novamente o produto para reduzir o risco de danos no artigo durante o transporte. PayPal também pode exigir que o Utilizador destrua o artigo e apresente provas da sua destruição.

13.6 Como se resolve a Reclamação?

Quando uma Disputa tiver passado a Reclamação, PayPal tomará uma decisão final a favor do comprador ou do Destinatário de Pagamento. Poderá ser-lhe pedido que envie recibos, avaliações de terceiros, relatórios policiais ou outras informações ou documentos razoavelmente exigidos por PayPal para investigar a Reclamação. PayPal tem toda a liberdade para tomar uma decisão final a favor do comprador ou do Destinatário de Pagamento com base em quaisquer critérios que PayPal considere apropriados. Na eventualidade de PayPal tomar uma decisão final a favor do comprador ou do Destinatário de Pagamento, cada uma das partes tem de respeitar a decisão de PayPal. PayPal poderá exigir que o comprador devolva ao Destinatário de Pagamento, por correio para uma morada fornecida ao comprador por PayPal durante o processo da Reclamação (a expensas do comprador), um artigo que o comprador considere ser Muito Diferente da Descrição e PayPal poderá exigir ao Destinatário de Pagamento que aceite o artigo de volta e reembolse o comprador pelo preço de compra total, mais os custos de envio originais. Se o Destinatário de Pagamento se recusar a aceitar o artigo, PayPal poderá decidir a Reclamação a favor do comprador, desde que o comprador tenha fornecido provas satisfatórias a PayPal de que o artigo foi enviado para o Destinatário de

Pagamento, para uma morada fornecida ao comprador por PayPal durante o processo da Reclamação. Na eventualidade de um Destinatário de Pagamento perder uma Reclamação, o Destinatário de Pagamento não recebe o reembolso pelas suas tarifas PayPal associadas à transação nem quaisquer outras tarifas debitadas na sua conta PayPal e cobradas por um terceiro associado à transação (por exemplo, as tarifas cobradas por uma plataforma de terceiros na qual realizar a sua venda).

Destinatários de Pagamento: Na qualidade de Destinatário de Pagamento, o Utilizador é responsável perante PayPal se perder uma Reclamação de um comprador com conta PayPal registada em qualquer parte do mundo (quer seja no âmbito da política de Proteção do Comprador do PayPal do país de registo da Conta PayPal desse comprador ou noutro âmbito). Isso inclui, sem limitação, quando vende a um comprador que é Utilizador do Programa Completo e o comprador apresenta uma reclamação SNAD, o que em todo o caso significa que será geralmente obrigado a aceitar a devolução do artigo e a devolver ao comprador o preço de compra acrescido dos custos originais de transporte. Não receberá um reembolso das suas tarifas de PayPal. Se o Utilizador perder uma Reclamação por artigo Muito Diferente da Descrição porque existe a suspeita razoável de que a devolução do artigo resultaria numa violação da lei existente (por exemplo, leis relativas à contrafação), será obrigado a reembolsar totalmente o comprador e, em certos casos, PayPal poderá pedir ao comprador que devolva o artigo ao vendedor. Caso tenha suspeitas razoáveis de um artigo alegadamente contrafeito, PayPal reserva-se o direito de notificar as autoridades nacionais ou internacionais competentes e essas autoridades podem pedir que o comprador disponibilize o alegado artigo contrafeito que impossibilita a devolução do mesmo ao vendedor. Se o Utilizador vender ou comercializar noutros países, deve ler as políticas da Proteção do Comprador do PayPal dos países onde os compradores-alvo se encontram (as políticas relevantes da Proteção do Comprador do PayPal estão disponíveis aqui e através do rodapé "Termos" ou "Termos e Condições" na maioria das páginas do website de PayPal), uma vez que essas políticas se aplicam ao Utilizador enquanto Destinatário de Pagamento ou vendedor.

13.8 E se a minha compra não for elegível para reembolso ao abrigo da Proteção do Comprador do PayPal?

Também é possível tentar resolver um problema diretamente com o Destinatário do Pagamento mediante a apresentação de uma disputa através do Centro de Resoluções do PayPal.  Para o fazer, tem de apresentar uma Disputa no Centro de Resoluções do PayPal no prazo de 180 dias a contar da data em que enviou o pagamento. Quando tiver feito isso, deve tentar resolver a Disputa diretamente com o Destinatário de Pagamento. Se o seu pagamento não for elegível no âmbito da Proteção do Comprador do PayPal, PayPal não tomará qualquer decisão sobre a Reclamação.

13.9 O que é um artigo Muito Diferente da Descrição (SNAD)?

1. Um artigo é Muito Diferente da Descrição se for materialmente diferente daquilo que o Destinatário de Pagamento descreveu no anúncio do artigo. Seguem-se alguns exemplos não exaustivos:

a. Recebeu um artigo completamente diferente. Por exemplo, comprou um livro e recebeu um DVD ou uma caixa vazia. b. O estado do artigo foi deturpado. Por exemplo, o anúncio dizia "novo" e o artigo é usado.

c. O artigo foi anunciado como autêntico, mas não é autêntico.

d. O artigo não tem peças ou recursos essenciais que não foram mencionados no anúncio. e. Comprou três artigos a um Destinatário de Pagamento, mas recebeu apenas dois.

f. O artigo foi danificado durante o envio.

2. Um artigo não é Muito Diferente da Descrição (SNAD) se não for materialmente diferente da descrição do Destinatário de Pagamento. Seguem-se alguns exemplos não exaustivos:

a. O defeito no artigo foi descrito corretamente pelo Destinatário de Pagamento.

b. O artigo foi descrito corretamente, mas o Utilizador não o quer depois de o ter recebido. c. O artigo foi descrito corretamente, mas não correspondeu às suas expetativas.

d. O artigo tem pequenos arranhões e foi anunciado como usado. 13.10 Assunção de direitos.

Se PayPal pagar por uma Reclamação, Cancelamento ou Chargeback que o Utilizador apresente contra um destinatário do seu pagamento, o Utilizador aceita transferir e permitir que PayPal assuma os seus direitos, benefícios e meios de defesa contra o destinatário do seu pagamento. Em termos jurídicos, o Utilizador aceita "sub-rogar" ou de outra forma "ceder" a PayPal os seus direitos contra o destinatário e terceiros relacionados com o pagamento e aceita que possamos exercer esses direitos, benefícios e meios de defesa diretamente ou em seu nome, consoante o critério de PayPal.

13.11 Relação entre a Proteção do Comprador do PayPal e os chargebacks.

Os direitos de chargeback em cartão de crédito, se aplicáveis, podem ser mais amplos do que a Proteção do Comprador do PayPal. Os direitos de chargeback não estão limitados a montantes específicos por transação, podem ser apresentados mais de 180 dias após o pagamento e

podem abranger artigos intangíveis.

O Utilizador pode apresentar uma Reclamação ou Disputa junto de PayPal ou pode contactar a emissora do cartão de crédito e fazer valer os seus direitos de chargeback. Não pode fazer ambas as coisas ao mesmo tempo nem procurar obter uma dupla recuperação. Se o Utilizador tiver aberto uma Disputa ou Reclamação junto de PayPal e posteriormente apresentar um chargeback junto da emissora do seu cartão de crédito, PayPal encerra essa Disputa ou Reclamação e o Utilizador só poderá contar com os seus direitos de chargeback.

Se PayPal não tomar uma decisão final quanto à sua Reclamação até depois do prazo final da emissora do seu cartão de crédito para apresentar um chargeback ou depois do prazo final do seu banco para apresentar um litígio e, por conta do nosso atraso, o Utilizador recuperar menos do que o valor integral a que teria direito a recuperar da emissora do cartão de crédito (isto é, o montante de chargeback pago através do seu cartão de crédito na transação relevante), reembolsaremos o restante da sua perda (deduzindo qualquer montante já recuperado através do Destinatário de Pagamento).

Antes de entrar em contacto com a emissora do cartão ou de apresentar uma Disputa junto de PayPal, o Utilizador deve contactar o Destinatário de Pagamento para resolver o problema de acordo com a política de devolução do Destinatário de Pagamento (caso exista), conforme indicado no respetivo website.

Se optar por resolver o problema diretamente com o Destinatário de Pagamento, tenha em atenção que:

1. o direito de apresentar uma Disputa permanece sujeito ao prazo de 180 dias estabelecido na secção 13.5a. É da responsabilidade do Utilizador controlar estes prazos; e

2. se (seja no âmbito da política de devolução do Destinatário de Pagamento ou outro) o Destinatário de Pagamento instruir o Utilizador (e o Utilizador o fizer) a enviar o artigo para um endereço que não corresponde ao que se encontra no nosso registo de endereço do

Destinatário de Pagamento, podemos determinar que o Utilizador não devolveu o artigo ao Destinatário de Pagamento de acordo com a secção 13.5d.

13.12 Impossibilidade de dupla recuperação.

O Utilizador não poderá receber o reembolso de uma compra ao abrigo da Proteção do Comprador do PayPal se, além disso, receber o reembolso dessa compra diretamente do Destinatário de Pagamento ou de outro terceiro.

13.13 Bilhetes para eventos.

Em certos casos, se o Utilizador comprar um bilhete ou pagar pelo direito de participar num evento ao Destinatário de Pagamento titular de uma Conta PayPal registada no Reino Unido ("Evento"), todos os montantes pagos pelo Utilizador ficam retidos por PayPal em seu benefício, de modo os juros desses montantes permaneçam com o Utilizador até à realização do evento em questão.

Voltar ao início