• Nenhum resultado encontrado

Contrato do Utilizador para o Serviço PayPal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contrato do Utilizador para o Serviço PayPal"

Copied!
84
0
0

Texto

(1)

 

>> Ver todos os termos e condições

Contrato do Utilizador para o Serviço PayPal

Última atualização: 27 de janeiro de 2017

Imprimir Descarregar PDF Atenção: A versão do presente Contrato, identificada como "Contrato do Utilizador Atual para o Serviço PayPal" e cujos termos são

apresentados em seguida, tem validade até 27 de abril de 2017.  A versão do presente Contrato, identificada como "Contrato do Utilizador Atualizado para o Serviço PayPal" e cujos termos são apresentados mais abaixo, entra em vigor e substitui o Contrato do Utilizador Atual para o Serviço PayPal a partir do dia 27 de abril de 2017.

 

Contrato do Utilizador Atual para o Serviço PayPal

 

Este Contrato do Utilizador contém dezasseis secções (incluindo um anexo). É possível passar diretamente para qualquer secção selecionando a ligação abaixo adequada. Os títulos e subtítulos constantes abaixo servem apenas como referência e não limitam o âmbito de cada secção. Alguns termos em letras maiúsculas têm definições específicas constantes na secção 15. As palavras sublinhadas neste Contrato do Utilizador e no nosso website têm uma hiperligação para informações relevantes.

Passar para a secção:

1. A nossa relação com o Utilizador 2. Elegibilidade e tipos de contas 3. Enviar dinheiro

4. Receber dinheiro

5. Saldos da conta e informação de transação 6. Levantar/resgatar dinheiro eletrónico 7. Termo e encerramento da conta 8. Tarifas e conversão de moeda 9. Atividades ilícitas

10. A responsabilidade do Utilizador – medidas que podemos tomar 11. Programa de Proteção do Vendedor

12. Erros e transações não autorizadas 13. Proteção do Comprador do PayPal 14. Disputas com PayPal

15. Definições.

Anexo 1. Tabela de tarifas  

Este Contrato é celebrado entre o Utilizador e PayPal e aplica-se à sua utilização dos Serviços. Os termos da Política de Utilização Aceitável e da Política de Cupões de Oferta do Comerciante localizadas na página inicial "Termos e Condições" estão incorporados por referência neste Contrato e fornecem termos e condições adicionais relacionados com os Serviços. Os documentos acima mencionados são "Documentos Suplementares" para efeitos do presente Contrato. Para que não subsistam dúvidas, nem os Documentos Suplementares nem as partes do presente Contrato que incorporam os termos dos Documentos Suplementares constituem "contratos-quadro" para efeitos da Diretiva relativa aos serviços de pagamentos da União Europeia (2007/64/CE) ou qualquer aplicação dessa diretiva da UE ou do EEE (incluindo, entre outros, os regulamentos do Reino Unido relativos a serviços de pagamentos 2009).

(2)

Todas as futuras Alterações estipuladas na Atualização da Política já publicada na página inicial "Termos e Condições" do website de PayPal aquando do seu registo nos Serviços estão incorporadas por referência neste Contrato do Utilizador e entrarão em vigor conforme especificado nessa Atualização da Política.

Este Contrato, juntamente com outros termos legais e divulgações legalmente exigidas relativos à utilização do Serviço PayPal por parte do Utilizador, será sempre disponibilizado ao Utilizador no(s) website(s) de PayPal (normalmente localizado na página inicial "Termos e

Condições"). Essas informações também podem ser enviadas ao Utilizador ou aparecer em locais no(s) website(s) de PayPal ou de outro modo onde for relevante para uso do Utilizador dos Serviços.

Ao registar-se para os Serviços, é necessário ler, concordar e aceitar todos os termos e condições presentes neste Contrato (incluindo as Atualizações da Política, políticas e termos de bonificações indicados anteriormente). Este Contrato é disponibilizado e redigido em inglês. O Utilizador aceita que qualquer uso dos Serviços constitui a aceitação do Contrato e é recomendável guardar ou imprimir uma cópia do mesmo (incluindo todas as políticas) para efeitos de registo.

PayPal pode exigir que tenha uma Conta PayPal para poder usar os Serviços (incluindo, entre outros, enviar ou receber pagamentos ou utilizar PayPal como forma de iniciar sessão em serviços de terceiros).

 

IMPORTANTE

Este é um documento importante que o Utilizador tem de ler com atenção ao escolher se quer usar os Serviços em qualquer momento. Leia os termos deste Contrato cuidadosamente antes de o aceitar. Este Contrato também realça alguns riscos decorrentes da utilização dos Serviços, juntamente com orientações sobre como realizar com segurança pagamentos online via PayPal.

O Utilizador é o único responsável por entender e cumprir todas e quaisquer leis, regras e regulamentos da sua jurisdição específica que possam ser aplicáveis à sua utilização dos Serviços, incluindo, entre outros, os relacionados com a atividade de exportação ou importação, impostos ou transações em moeda estrangeira.

Deve ter-se em atenção os seguintes riscos e termos-chave aplicáveis à utilização dos Serviços: Riscos do cancelamento de pagamentos

Os pagamentos recebidos na conta PayPal podem ser cancelados mais tarde, por exemplo, se esses pagamentos estiverem sujeitos a um Chargeback, Cancelamento, Reclamação ou outra forma de invalidação. Isto significa que, para alguns vendedores, os pagamentos recebidos nas suas Contas podem ser devolvidos ao remetente ou de outra forma removidos das Contas depois de os vendedores terem recebido o respetivo pagamento e/ou entregue quaisquer artigos ou serviços vendidos.

Um requisito de elegibilidade fundamental do Programa de Proteção do Vendedor é o facto de o vendedor ter de enviar o artigo para o endereço que aparece na página de detalhes da transação. Se o artigo for entregue pessoalmente ou se um vendedor enviar o artigo para um endereço diferente (por exemplo, se o comprador pedir o envio para outro endereço com a justificação de que é um "endereço profissional" ou um endereço de "presente"), o Utilizador não terá direito a reembolso ao abrigo dos termos do programa.

O Utilizador pode contribuir para se proteger contra os riscos de cancelamento de um pagamento da sua Conta seguindo os critérios estabelecidos no Programa de Proteção do Vendedor do PayPal e seguindo outras orientações dadas aos vendedores, conforme descrito no "Centro de Segurança" acessível através de todas as páginas do website de PayPal.

Poderemos encerrar, suspender ou limitar o acesso à sua Conta ou aos nossos Serviços e/ou limitar o acesso aos seus fundos, na medida e durante o tempo que for razoavelmente necessário para proteger contra o risco de responsabilidade (ver secção 10.2h), se o Utilizador incumprir o presente Contrato, incluindo a Política de Utilização Aceitável do PayPal, ou qualquer outro contrato celebrado com PayPal. Para que não subsistam dúvidas, podemos bloquear permanentemente a sua conta por violação da secção 10.6 (Informações sobre o Utilizador). Risco de pagamentos retidos por PayPal

Tenha em atenção que, embora o Utilizador possa ter apenas uma conta PayPal, a Conta tem duas funcionalidades distintas: a funcionalidade de pagamento e a funcionalidade de reserva. A capacidade de o Utilizador aceder a fundos na sua conta e executar transações de pagamento a partir da conta vai depender da funcionalidade a que os fundos estão sujeitos num determinado momento. Para efeitos do presente Contrato:

O elemento da sua Conta que constitui a funcionalidade de pagamento será conhecido como a "Conta de Pagamento". A Conta de Pagamento é a parte operacional da Conta através da qual o Utilizador tem acesso a fundos e que pode ser utilizada para a execução de

(3)

transações de pagamento.

O elemento da sua Conta que constitui a funcionalidade de reserva será conhecido como a "Conta de Reserva". O acesso do Utilizador à Conta de Reserva está limitado, pelo que, não pode aceder a fundos na sua Conta de Reserva, nem executar transações de pagamento com fundos na Conta de Reserva. Os fundos retidos na Conta de Reserva podem ser assinalados, por exemplo, como "Pendentes", "Não autorizados", "Retidos".

Exemplos de situações em que os fundos podem ser retidos por PayPal para mitigar riscos incluem situações em que esses fundos estão sujeitos ao seguinte:

Pagamento de transferência bancária de adição de fundos (ver secção 3.7) Atraso no processamento do comerciante (ver secção 3.9)

Reserva (ver secção 10.4)

Análise de pagamento (ver secção 4.2) Retenção de pagamento (ver secção 10.5)

Atividade ilícita e ações tomadas por PayPal (ver secções 9 e 10) Disputas

Se desejar abrir uma Disputa através do Centro de Resoluções do PayPal, deve fazê-lo no prazo de 180 dias após a data original do pagamento.

Execução do pagamento

Deve ter-se em atenção que PayPal executará uma Ordem de Pagamento válida feita pelo Utilizador através da Conta de Pagamento e creditará o valor no fornecedor de serviços de pagamento da pessoa a quem está a enviar o pagamento assim que os sistemas de pagamento disponíveis a PayPal o permitirem (que pode ser no dia útil seguinte), após a data em que nos for fornecida a Ordem de Pagamento válida. Este tempo de execução está sujeito a determinadas condições, sendo que a secção 3.1 do presente Contrato estipula mais detalhes sobre a execução de Ordens de Pagamento.

Deve considerar estes riscos e orientações quando utilizar PayPal.

Para mais informações sobre o serviço PayPal, leia as nossas Informações Essenciais sobre Pagamentos e Serviços.

Os títulos e subtítulos constantes abaixo servem apenas como referência e não limitam o âmbito de cada secção. Alguns termos em maiúsculas têm definições específicas e PayPal faculta-as na secção 15 ou no texto do presente Contrato. Também encontrará palavras sublinhadas neste Contrato e no nosso website que têm uma hiperligação para informações relevantes.

 

1. A nossa relação com o Utilizador

1.1 PayPal é apenas um Fornecedor de Serviços de Pagamento.

PayPal (Europe) S.à R.L. et Cie, S.C.A. (R.C.S. Luxembourg B 118 349) está devidamente licenciado como instituição de crédito no Luxemburgo ao abrigo do artigo 2.º da lei de 5 de abril de 1993 sobre o sector financeiro, conforme alterada (a "Lei"), e encontra-se sob supervisão prudencial da autoridade de supervisão do Luxemburgo, a Commission de Surveillance du Secteur Financier (Comissão Supervisora do Sector Financeiro).

O principal negócio de PayPal é a emissão de dinheiro eletrónico e a prestação de serviços estreitamente relacionados com a emissão de dinheiro eletrónico. No documento das Informações Essenciais sobre Pagamentos e Serviços estão descritas as principais características do serviço PayPal, ao qual se pode aceder através da ligação Termos e Condições de cada página do(s) website(s) de PayPal. Uma vez que o serviço está limitado a dinheiro eletrónico, não se qualificando como depósito ou serviço de investimento na aceção da Lei, o Utilizador não está protegido pelos sistemas de garantia de depósito do Luxemburgo disponibilizados pela Association pour la Garantie des Dépôts Luxembourg (AGDL). PayPal permite que o Utilizador faça pagamentos a terceiros e aceite pagamentos de terceiros. Para todos os efeitos, PayPal é um fornecedor independente. PayPal não tem controlo sobre nem assume a responsabilidade ou legalidade dos produtos ou serviços

(4)

pagos com o nosso Serviço. Não garantimos a identidade de qualquer Utilizador nem garantimos que um comprador ou um vendedor conclua uma transação. Deve ter-se em atenção que há riscos relacionados com menores de idade ou pessoas que agem sob falsa pretensão.

1.2 A privacidade do Utilizador. Proteger a privacidade do Utilizador é muito importante para PayPal. O Utilizador deve analisar a nossa Política de Privacidade para melhor compreender o nosso compromisso de manutenção da sua privacidade, bem como o nosso uso e divulgação das suas informações.

1.3 Propriedade intelectual. Os URLs que representam o(s) website(s) de PayPal, "PayPal", e todos os logotipos relacionados dos nossos produtos e serviços descritos no(s) nosso(s) website(s) estão protegidos pelos direitos de autor de PayPal, marcas comerciais ou marcas registadas de PayPal ou dos seus licenciantes. Além disso, todos os títulos das páginas, gráficos personalizados, ícones dos botões e scripts ou estão protegidos por direitos de autor de PayPal, marcas de serviço, marcas registadas e/ou imagem comercial de PayPal. Não pode copiar, imitar, modificar, alterar ou utilizá-las sem o nosso consentimento prévio por escrito. O Utilizador, como comerciante, pode usar logotipos HTML fornecidos por PayPal através dos nossos serviços para comerciantes, recursos de ferramentas de leilão ou programas de afiliados sem o consentimento prévio por escrito unicamente para se identificar no seu website como comerciante que aceita pagamentos através do Serviço e para direcionar o tráfego da Internet desse website para o Serviço, mas podemos limitar ou revogar essa permissão a qualquer momento e por qualquer motivo, a nosso critério. O Utilizador não pode alterar, modificar ou alterar esses logótipos HTML de qualquer maneira, utilizá-los de uma maneira que seja depreciativa para PayPal ou para o Serviço ou exibi-los de forma a implicar patrocínio ou endosso de PayPal. Todos os direitos, títulos e interesses relativos ao website de PayPal e qualquer conteúdo nele presente são da propriedade exclusiva de PayPal e dos seus licenciantes.

O Utilizador concede ao Grupo PayPal o direito mundial de utilizar e representar o nome da sua empresa, as suas marcas comerciais e

logótipos no nosso site e nas nossas aplicações móveis e da Web com vista a apresentar informações sobre a sua empresa e os seus produtos e serviços.

Quando nos fornecer conteúdo ou publicar conteúdo (em qualquer caso para efeitos de publicação, seja online ou offline) utilizando os Serviços, o Utilizador concede ao Grupo PayPal um direito mundial, não exclusivo, perpétuo, irrevogável, não sujeito a royalties e

sublicenciável (através de várias camadas) de exercer todo e qualquer direito de autor, publicidade, marca comercial, direito de base de dados e direito de propriedade intelectual que o Utilizador detenha sobre o conteúdo, em qualquer meio conhecido agora ou no futuro. Além disso, na medida em que seja permitido por lei, o Utilizador renuncia aos seus direitos morais e promete não defender os referidos direitos contra o Grupo PayPal, respetivos sublicenciados ou cessionários. O Utilizador declara e garante que nenhum dos seguintes itens infringe qualquer direito de propriedade intelectual: o seu fornecimento de conteúdo a nós, a sua publicação de conteúdo utilizando os Serviços PayPal e a utilização desse conteúdo (incluindo trabalhos derivados do mesmo) por parte do Grupo PayPal em ligação com os Serviços.

1.4 Cessão. O Utilizador não pode transferir nem ceder quaisquer direitos ou obrigações que tenha ao abrigo deste Contrato sem o consentimento prévio por escrito de PayPal. O Utilizador não pode transferir a sua Conta para terceiros. PayPal reserva-se o direito de transferir ou ceder este Contrato ou qualquer direito ou obrigação ao abrigo do presente Contrato a qualquer momento sem o consentimento do Utilizador. Isto não afeta os direitos do Utilizador de encerrar a Conta conforme descrito na secção 7.1.

1.5 Avisos para o Utilizador. PayPal entrará em contacto com o Utilizador no(s) idioma(s) em que foi disponibilizado este Contrato. O Utilizador concorda que PayPal disponibilize um aviso ou outras informações colocando-os no(s) website(s) de PayPal (incluindo a publicação de informações que apenas podem ser acedidas pelo Utilizador quando iniciar sessão na conta), enviando-os por e-mail para o endereço indicado na Conta, enviando-os para a morada indicada na Conta, entrando em contacto por telefone ou enviando uma mensagem de texto/SMS. O Utilizador deve ter acesso à Internet e uma conta de e-mail para receber comunicações e informações relativas aos Serviços. Com exceção das alterações no presente Contrato, o referido aviso considera-se recebido pelo Utilizador no prazo de 24 horas a partir do momento em que é publicado no(s) website(s) de PayPal ou enviado por e-mail para o Utilizador. Se o aviso for enviado por correio normal, considera-se recebido pelo Utilizador três Dias Úteis após o seu envio. O Utilizador pode pedir a PayPal uma cópia de todas as divulgações exigidas por lei (incluindo este Contrato) e essas cópias ser-lhe-ão fornecidas de forma a que possa armazenar e reproduzir as informações (por exemplo, por e-mail) e o Utilizador pode cancelar o consentimento para receber divulgações exigidas através de comunicações eletrónicas contactando PayPal conforme descrito na secção 1.6 abaixo. PayPal pode cobrar uma Tarifa de Pedido de Registos (conforme o Anexo 1) para fornecer uma cópia em papel. PayPal reserva-se o direito de encerrar a Conta do Utilizador se este retirar o seu consentimento para receber comunicações eletrónicas.

1.6 Avisos para PayPal. Os avisos para PayPal realizados em relação a este Contrato devem ser enviados por correio normal para a sede de PayPal: PayPal (Europe) S.à r.l et Cie, S.C.A., ao cuidado de: Legal Department 22-24, Boulevard Royal L-2449, Luxembourg.

1.7 Histórico de transações. A menos que a Conta do Utilizador seja restrita, o Utilizador pode aceder aos seus dados de transações de pagamento executadas e outras informações relacionadas com o histórico de transações da Conta e o Saldo iniciando sessão na Conta e

(5)

clicando no separador "Histórico". Consulte a secção 5.1 do presente Contrato para obter mais informações sobre como aceder às informações da Conta. O Utilizador aceita rever as transações através do Histórico da Conta, em vez de receber extratos periódicos por e-mail.

1.8 Alterações ao presente Contrato. PayPal pode, a qualquer momento, alterar, eliminar ou adicionar a este Contrato, incluindo as Tarifas e outros valores que se aplicam à Conta (tal como estabelecido no Anexo 1) (uma "Alteração"), mediante aviso prévio da Alteração publicando uma versão revista do presente Contrato no(s) website(s) de PayPal. A Alteração será feita unilateralmente por PayPal e considera-se que o Utilizador aceitou a Alteração depois de ter recebido o aviso da mesma. PayPal envia-lhe o aviso prévio de qualquer Alteração com dois meses de antecedência, sendo que a Alteração entra em vigor quando o período de aviso prévio de dois meses tiver passado, com exceção do período de aviso prévio de dois meses não se aplicar quando uma Alteração for exigida por lei ou estiver relacionada com a adição de um novo serviço, de uma funcionalidade extra no Serviço existente ou de qualquer outra alteração que não reduza os direitos do Utilizador nem aumente as suas responsabilidades. Nesses casos, a Alteração será feita sem aviso prévio para o Utilizador e entrará em vigor imediatamente.

Se o Utilizador não aceitar qualquer Alteração, deve encerrar a Conta seguindo o procedimento de encerramento de contas estabelecido na secção 7.1. Se o Utilizador não se opuser a uma Alteração encerrando a conta dentro do período de aviso prévio de dois meses, considera-se que aceitou a Alteração. Apesar de o Utilizador poder encerrar a conta a qualquer momento e sem encargos, deve ter em atenção que ainda poderá ser responsável perante nós, depois de denunciar o presente Contrato, por quaisquer obrigações em que possa ter incorrido antes de ter denunciado este Contrato e deve ainda ter em conta os nossos direitos ao abrigo da secção 10.3 (Encerramento de conta e acesso limitado).

Voltar ao início 2. Elegibilidade e tipos de contas

2.1 Elegibilidade. Para ser elegível para os nossos Serviços, o Utilizador tem de (i) ser residente num dos países listados na página PayPal no mundo; (ii) ter plena capacidade jurídica para celebrar um contrato; e (iii) se for um indivíduo ter pelo menos 18 anos de idade. O Utilizador também declara e garante a PayPal, na abertura de uma Conta, que não está a agir em nome de ou em benefício de qualquer outra pessoa, a menos que esteja a abrir a Conta para e sob instruções da empresa que o emprega, um mandatário não divulgado ou um terceiro beneficiário. Se o Utilizador não estiver a agir em nome da empresa que o emprega, a nova Conta deve estar apenas no seu nome. Este Contrato aplica-se apenas a Utilizadores residentes em Portugal. Se o Utilizador for residente de outro país, pode aceder ao contrato a partir do(s) website(s) de PayPal no seu país (se aplicável).

2.2 Contas Pessoais e Comerciais. Oferecemos os seguintes tipos de Contas: Pessoal e Comercial. Salvo acordo em contrário, o Utilizador não pode ter mais do que uma Conta Pessoal e uma Conta Comercial. Os titulares de determinadas Contas Pessoais podem ser obrigados atualizar as suas contas (o que poderá incluir o fornecimento de mais informações a PayPal) para poder tirar partido de toda a funcionalidade

disponível numa Conta Pessoal. Ao abrir uma Conta Comercial e aceitar os termos estipulados neste Contrato, o Utilizador atesta que não está a criar a Conta principalmente para fins pessoais, familiares ou domésticos. O Utilizador aceita que a Conta inclua a Conta de Pagamento e a Conta de Reserva.

2.3 Estado de Verificado.

a. Para obter o estado de Verificado, o Utilizador tem de:

1) Configurar o Débito Direto e concluir o Processo de Depósito Aleatório (disponível para clientes aplicáveis); ou 2) adicionar um cartão de crédito e realizar o processo Adesão e Confirmação de Cartão.

b. PayPal pode, de vez em quando, disponibilizar ao Utilizador outros métodos ou procedimentos para que possa obter o estado de "Verificado". Ao destacar um Utilizador como "Verificado", PayPal apenas pretende declarar que o Utilizador Verificado completou os passos do processo para obter o esse estado. Na sequência da secção 1.1 e mediante a atribuição do estado Verificado a um Utilizador, PayPal não garante, não assume, nem declara de outra forma, que um Utilizador Verificado irá realizar uma Transação Comercial. 2.4 PayPal como método de início de sessão. Se utilizar PayPal como método de início sessão em sites externos ou em aplicações móveis, podemos partilhar o seu estado de início de sessão com quaisquer terceiros que ofereçam esse serviço como um método de início de sessão, bem como as informações pessoais e outras informações da Conta que aceita que sejam partilhadas para que os terceiros o possam

reconhecer. PayPal não concederá, a esse terceiro, acesso à sua Conta PayPal e apenas realizará pagamentos da sua Conta para o referido terceiro mediante a sua autorização específica.

Se o Utilizador oferecer este Serviço como forma de os visitantes iniciarem sessão no seu website, aplicação ou nas contas de cliente, o Utilizador é obrigado a aceitar quaisquer termos específicos aplicáveis quando essa funcionalidade lhe for disponibilizada e cumprir todas as especificações em qualquer manual ou diretriz de integração. PayPal não garante ou representa de outra forma a identidade de qualquer

(6)

Utilizador deste método de iniciar sessão. PayPal não partilhará os dados pessoais ou outras informações da Conta do Utilizador (incluindo o estado de início de sessão) na posse de PayPal, a menos que o Utilizador tenha autorizado a divulgação dessas informações.

Voltar ao início 3. Enviar dinheiro

3.1 A nossa execução das suas Ordens de Pagamento. Sujeito aos termos deste Contrato (e à aceitação do mesmo), o Utilizador aceita que PayPal execute uma Ordem de Pagamento feita pelo Utilizador através da Conta de Pagamento e credite o valor no fornecedor de serviços de pagamento da pessoa a quem está a enviar o pagamento assim que os sistemas de pagamento disponíveis a PayPal o permitirem (o que pode suceder no dia útil seguinte), após a data em que nos for facultada e nós receberemos a Ordem de Pagamento válida. Isto está sujeito à disponibilização, por parte do Utilizador, do seguinte:

a. A Ordem de Pagamento antes das 15 horas (hora local do país onde a Conta está registada) num Dia Útil. Se nos fornecer a Ordem de Pagamento após esta hora ou num Dia não Útil, aceita que a Ordem de Pagamento seja por nós recebida no Dia Útil seguinte;

b. Um Identificador Único correto ou outros detalhes válidos do destinatário ou do Utilizador, conforme PayPal ou a pessoa a quem está a pagar lhe possa razoavelmente pedir, quando preencher os itens para realizar a Ordem de Pagamento;

c. Todas as informações obrigatórias solicitadas nos processos de pagamento ou checkout relevantes;

d. (se necessário), detalhes da(s) Fonte(s) de Financiamento válida(s) que tem(êm) fundos suficientes para efetuar o pagamento; e. Consentimento válido para autorizar a Ordem de Pagamento, sendo que tal consentimento válido é fornecido quando o Utilizador:

a. Clicar no botão "Pagar" ou "Continuar" ou outro botão nas secções do(s) website(s) de PayPal ou no checkout de PayPal que lhe permitam enviar-nos uma Ordem de Pagamento depois de ter enviado os dados de início de sessão corretos (por exemplo, e-mail e palavra-passe) e de ter iniciado sessão com sucesso na sua Conta PayPal; e/ou

b. Tiver criado uma Autorização de pagamento iniciado por terceiros em que tenha acordado com um comerciante ou outro terceiro disponibilizar uma Autorização prévia para permitir que o comerciante ou terceiro faça a cobrança ou pagamento direto de fundos da sua Conta PayPal; e/ou

c. Nos der instruções para fazer um pagamento de qualquer outra forma em que possamos notificá-lo quando executarmos a Ordem de Pagamento ocasionalmente.

A nossa obrigação de executar as ordens de pagamento nos termos acima definidos nesta secção 3.1 apenas se aplica a pagamentos executados: entre Utilizadores com Contas registadas no Espaço Económico Europeu ("EEE"); e em libras esterlinas, euros ou na moeda do Estado do EEE que não tenha adotado o euro como moeda. Uma vez enviada a Ordem de Pagamento a PayPal, o Utilizador não a pode revogar nem de outra forma retirar o seu consentimento à execução da operação de pagamento, com exceção de poder cancelar um Pagamento Periódico, desde que o faça antes do final do Dia Útil que incida no dia anterior à data do próximo pagamento periódico. Não temos a obrigação de executar a Ordem de Pagamento, se o Utilizador não tiver fundos suficientes. PayPal reserva-se o direito de não efetivar um pagamento feito pelo Utilizador enquanto não tiver recebido fundos autorizados (isto também significa, entre outras coisas, que PayPal não é obrigado a liquidar uma transação de reembolso antes de ter recebido financiamento para a transação original).

3.2 Limites de envio. Se tiver um limite de envio periódico na sua Conta, pode visualizá-lo iniciando sessão na Conta e clicando na ligação "Ver limites" na página "Vista geral da conta". PayPal pode, a seu critério (por exemplo, para limitar o risco de fraude ou crédito, entre outros), impor limites sobre o montante que é possível enviar através do Serviço.

3.3 Remover o limite de envio. Para remover o seu limite de envio, deve: 1) Configurar o Débito Direito e concluir o Processo de Depósito Aleatório (disponível para clientes aplicáveis); ou 2) adicionar um cartão de crédito e realizar o processo Adesão e Confirmação de Cartão. Ocasionalmente, PayPal poderá exigir ou proporcionar ao Utilizador a opção de adotar outros métodos ou procedimentos para remover o limite de envio.

3.4 Fontes de financiamento predefinidas. Quando o Utilizador efetuar um pagamento, autoriza-nos a obter fundos em seu nome a partir da Fonte de Financiamento aplicável, a emitir dinheiro eletrónico e a transferir esse dinheiro para o destinatário ou para o seu Saldo, sempre de acordo com as instruções do Utilizador e de acordo com os termos deste Contrato. PayPal financiará a transação da seguinte forma:

Saldo Se o Utilizador tiver um Saldo na conta, PayPal utiliza sempre o Saldo para financiar o pagamento. Fontes de

Financiamento

Se o Utilizador não tiver Saldo, ou se o Saldo não for suficiente para financiar toda a transação, PayPal financia a transação, ou o remanescente da transação, pela seguinte ordem (na medida em que essas Fontes de Financiamento

(7)

estejam disponíveis para serem utilizadas com a Conta): 1. Saldo (se existir)

2. Transferência imediata da conta bancária 3. Cartão de débito / cartão de crédito Pagamentos

Periódicos

Se tiver um Saldo no momento em que o comerciante processar o pagamento, PayPal utiliza o seu Saldo em vez da Fonte de Financiamento Preferencial.

Atraso no Processamento do Comerciante

Se houver um Atraso no Processamento do Comerciante e o Utilizador tiver Saldo no momento em que o comerciante processar o pagamento e concluir a transação, PayPal utiliza o saldo em vez da Fonte de Financiamento Preferencial.

Cartões como Fontes de Financiamento: ao adicionar um cartão de débito ou crédito como Fonte de Financiamento, o Utilizador está a proporcionar a PayPal uma autorização contínua para debitar automaticamente os fundos relevantes nesse cartão quando o cartão é usado como Fonte de Financiamento, nos termos do presente Contrato. O Utilizador pode cancelar a autorização contínua em relação a qualquer cartão removendo esse cartão como Fonte de Financiamento no Perfil da Conta.

Fontes de Financiamento Especiais: Determinados pagamentos podem ser financiados por fontes de financiamento especiais associadas à Conta do Utilizador, como o saldo específico do comerciante/transação, cupões de oferta ou outras Fontes de Financiamento promocionais, cuja utilização e grau de prioridade estão sujeitos a termos e condições adicionais entre o Utilizador e PayPal ("Fontes de Financiamento Especiais"). A sua Visão Geral da Conta pode apresentar o valor nocional disponível nas Fontes de Financiamento Especiais para financiar pagamentos qualificados, em qualquer momento. Este montante não constitui dinheiro eletrónico, não é considerado parte do Saldo e não é resgatável em dinheiro - apenas representa a quantidade de dinheiro eletrónico que PayPal oferece para emitir e creditar na Conta PayPal aquando de (e apenas para financiar imediatamente) um pagamento PayPal qualificado, sujeito aos (e apenas durante o período previsto) demais termos e condições de utilização dessa Fonte de Financiamento Especial. Se o pagamento PayPal financiado por uma Fonte de Financiamento Especial for suspenso (incluindo, entre outros motivos, por cancelamento) mais tarde, por qualquer motivo, PayPal mantém o valor que representa a parte desse pagamento PayPal que foi financiada pela Fonte de Financiamento Especial e (desde que a Fonte de Financiamento Especial ainda não tenha expirado) restabelece a Fonte de Financiamento especial.

3.5 Fonte de Financiamento Preferencial. Se pretender selecionar uma Fonte de Financiamento Preferencial, é possível fazê-lo nas seguintes situações:

a. Sempre que for realizado um pagamento, é possível selecionar uma Fonte de Financiamento Preferencial. É possível fazê-lo na página "Verifique o seu Pagamento" clicando na ligação para alterar o meio de pagamento e selecionando entre as opções de financiamento disponíveis.

b. No Perfil da Conta – Os meus pagamentos pré-aprovados. Se tiver configurado um Pagamento Periódico ou Automático, ou se autorizar um comerciante ou terceiro a receber pagamentos da sua Conta PayPal, selecionar uma Fonte de Financiamento Preferencial para todos os pagamentos futuros para o comerciante ou terceiro. É possível fazê-lo iniciando sessão na Conta, selecionando "Perfil", "Os meus

Pagamentos Pré-aprovados" e, em seguida, selecionando as ligações para definir uma Fonte de Financiamento Preferencial (poderá chamar-se "Fonte de Financiamento de Reserva"). Caso contrário, utilizaremos a Fonte de Financiamento Predefinida.

c. Limitações. Se tiver Saldo na sua Conta PayPal e o seu pagamento não se qualificar para ser financiado por uma Fonte de Financiamento Especial, PayPal utiliza o Saldo, em vez da Fonte de Financiamento Preferencial. Se tiver Saldo e não quiser usá-lo para financiar o seu próximo pagamento, deve levantar o Saldo antes de iniciar o próximo pagamento.

d. Pagamento rápido. Se selecionar "Pagamento Rápido" para os pagamentos PayPal Mobile, não será possível selecionar uma Fonte de Financiamento Preferencial para os futuros pagamentos via PayPal Mobile feitos com Pagamento Rápido. É possível cancelar a definição "Pagamento Rápido" em qualquer momento a partir do telemóvel.

3.6 Limitações da fonte de financiamento. Para gerir riscos, PayPal pode limitar as Fontes de Financiamento disponíveis para uma transação. Se limitarmos uma Fonte de Financiamento, alertamo-lo para o facto de existir um risco maior do que o nível normal associado ao pagamento (por exemplo, e sem limitação, o risco do pagamento poder ser contestado e não autorizado). Esse aviso não significa que qualquer uma das partes da transação esteja a agir de forma desonesta ou fraudulenta. Significa que pode haver um nível de risco mais elevado do que o normal associado ao pagamento. As Fontes de Financiamento podem também ser limitadas se fizer um pagamento PayPal através de determinados websites ou aplicações de terceiros.

(8)

Se as suas Fontes de Financiamento forem limitadas, pode optar por continuar a transação, compreendendo que pode ter menos opções disponíveis para a resolução de disputas caso a transação venha a ser insatisfatória (por exemplo, se uma das Fontes de Financiamento for o seu cartão de crédito, mas, como resultado de uma limitação das Fontes de Financiamento, não for possível financiar o seu pagamento PayPal por cartão de crédito, não terá direito de Chargeback pelo pagamento PayPal).

3.7 Transferências bancárias. Quando usar uma Transferência Imediata ou uma transferência bancária de adição de fundos como Fonte de Financiamento, ou quando iniciar uma transação para Adicionar Fundos, está a solicitar uma transferência eletrónica da sua conta bancária. Para estas transações, o Utilizador concorda com o seguinte:

a. Transferência bancária de adição de fundos. Uma "Transferência bancária de adição de fundos" é um pagamento em que se dá instruções ao banco para realizar um pagamento para a conta bancária de PayPal. Esta instrução é feita através de um contacto direto com o banco e fornecendo ao mesmo os dados da conta bancária de PayPal. O Utilizador aceita que, quando PayPal receber os fundos do banco, PayPal possa reter esses fundos até ao Dia Útil que PayPal tiver determinado como o dia em que o risco de o pagamento ser cancelado devido ao risco NSF ter passado. Até a Ordem de Pagamento ficar concluída, a transação aparece como "Temporária" nos dados da Conta. PayPal não detém todas as informações necessárias para colocar os fundos de uma transferência bancária de adição de fundos ou de uma Ordem de Pagamento para adicionar fundos à disposição do Utilizador na Conta de Pagamento até que o risco NSF tenha passado.

PayPal fará transferências eletrónicas a partir da conta bancária do Utilizador, no valor especificado, através de um mecanismo chamado Automated Clearing House (ou ACH como sigla) (isso pode envolver o uso do Serviço de Pagamentos Mais Rápidos se: fizer uma "Transferência bancária de adição de fundos"; a sua conta bancária estiver em Portugal e o banco suportar esse serviço para essa transferência em

particular). O Utilizador concorda que os pedidos que apresentar junto de PayPal para fazer transferências eletrónicas a partir da sua conta bancária constituem a sua autorização para PayPal fazer as transferências e que, uma vez dada a sua autorização para a transferência, não será possível cancelar a transferência eletrónica. O Utilizador confere a PayPal o direito de voltar a enviar um débito ACH que tenha previamente autorizado e que tenha sido devolvido por insuficiência de fundos ou fundos não cobrados. Se o Utilizador cancelar qualquer débito direto (incluindo, entre outros, qualquer Débito Direto SEPA), concorda em reembolsar PayPal pelo valor de quaisquer artigos ou serviços que tenha consumido com a receita desse débito direto.

O Espaço Único de Pagamentos em Euros (SEPA) é uma iniciativa da Comissão Europeia e do setor bancário europeu que visa a realização de transações mais eficientes dentro da União Europeia. Após a implementação do uso de autorizações de débito direto SEPA por PayPal, sempre que o Utilizador registe uma conta bancária junto de PayPal ou pague com uma nova conta bancária pela primeira vez, o Utilizador concede a PayPal uma autorização de débito direto SEPA. O Utilizador poderá aceder a essa autorização e ao número de referência da autorização (MRN) no seu perfil de Conta PayPal a qualquer momento e cancelar a autorização para operações futuras.

Sempre que o Utilizador efetuar uma transferência eletrónica a partir da sua conta bancária para o PayPal através do débito direto SEPA, autoriza, posteriormente, PayPal a usar essa autorização e a retirar o montante da conta bancária, conforme explicado acima nesta secção 3.7, e autoriza o banco a providenciar o pagamento a PayPal. O Utilizador pode pedir o reembolso ao banco a qualquer momento até 8 semanas após a data em que o pagamento por débito direto SEPA teve lugar, em conformidade com os termos e condições do banco. PayPal informá-lo-á do montante do pagamento por débito direto SEPA e do período de tempo dentro do qual PayPal receberá o montante da conta bancária, juntamente com a confirmação da compra. Na eventualidade de PayPal reenviar qualquer pedido de pagamento por débito direto SEPA devido ao Cancelamento do pagamento original, não haverá informações (adicionais) fornecidas sobre o montante e o período de tempo antes do novo envio.

3.8 Transações recusadas. Quando o Utilizador enviar dinheiro eletrónico, embora o dinheiro eletrónico esteja disponível para o destinatário, este não é obrigado a aceitá-lo. O Utilizador aceita não considerar PayPal responsável por quaisquer danos decorrentes da decisão de um destinatário de não aceitar um pagamento feito através do Serviço. PayPal:

a. Devolve rapidamente qualquer reembolso ou recusa de pagamento ao seu Saldo ou, consoante o caso, à sua fonte de financiamento original; e

b. Devolve qualquer pagamento não reclamado ao seu saldo no prazo máximo de 30 dias após a data em que iniciou o pagamento. 3.9 Atraso no Processamento do Comerciante. Quando o Utilizador enviar um pagamento para determinados comerciantes, está a facultar uma Autorização ao comerciante para processar o seu pagamento e concluir a transação. Alguns comerciantes podem atrasar o processamento do seu pagamento. Nesses casos, a sua Autorização permanece válida, normalmente até 30 dias. Se existir um Saldo positivo no momento em que o Utilizador der a sua autorização, o Utilizador concorda que PayPal possa reter o montante do Saldo que corresponde ao pagamento na sua Conta de Reserva. O pagamento será retido como pendente na Conta de Reserva até o comerciante concluir o processamento do seu pagamento. Se o seu pagamento exigir uma conversão de moeda por parte de PayPal, a taxa de câmbio (que inclui uma taxa de conversão de moeda) será determinada no momento em que o comerciante processar o pagamento e concluir a transação. Entre o momento em que o

(9)

Utilizador autoriza um pagamento e o momento em que o pagamento for processado, o comerciante pode alterar o valor do pagamento (por exemplo, para ter em conta impostos, custos de envio ou alterações na compra que tenha feito ao comerciante). O Utilizador aceita, no momento da Autorização, autorizar a realização de um pagamento ao comerciante até ao montante indicado como o "montante máximo" (ou semelhante) na página de autorização de pagamento. Isto deve incluir quaisquer montantes que possam ter de ser pagos pelo Utilizador ao comerciante, conforme acordado posteriormente entre o Utilizador e o comerciante. O Utilizador também aceita que não somos obrigados a verificar esse montante adicional com o Utilizador no momento em que o pagamento for transferido e que poderemos transferir qualquer montante até ao "montante máximo" (ou semelhante) com base na Autorização do Utilizador e consoante as instruções recebidas do comerciante do montante do pagamento final.

3.10 Pagamentos iniciados por terceiros (incluindo Pagamentos Periódicos). Um pagamento iniciado por terceiros é um pagamento feito com base na Autorização prévia do Utilizador concedida a um terceiro (por exemplo, uma loja ou outro comerciante a quem pretende pagar por uma compra) para cobrar fundos da Conta PayPal do Utilizador.

Um exemplo deste tipo de pagamento é um "Pagamento Periódico", o qual é um pagamento iniciado por terceiros feito de forma periódica (esporadicamente ou periodicamente) que pode ser gerido através da Conta PayPal do Utilizador. Por vezes, os Pagamentos Periódicos também se intitulam "subscrições", "pagamentos pré-aprovados" ou "pagamentos automáticos".

Ao fornecer uma Autorização prévia, o Utilizador confere a terceiros a capacidade de receber ou cancelar pagamentos de montantes variáveis da sua Conta, uma vez ou de forma recorrente (esporadicamente ou periodicamente), até que a sua ordem ou autorização seja cancelada junto do terceiro aplicável. O Utilizador autoriza e instrui PayPal a pagar a terceiros (ou a outra pessoa indicada), a partir da sua Conta PayPal, os montantes que deve, conforme apresentados a PayPal pelos terceiros. O Utilizador aceita que, para efeitos de processar este tipo de pagamento, PayPal não é obrigado a verificar ou confirmar o montante que o terceiro apresente. O Utilizador reconhece e aceita ainda que os pagamentos efetuados ao abrigo desta disposição são variáveis e podem ser feitos em diferentes datas. Se o pagamento iniciado por terceiros exigir uma conversão de moeda por parte de PayPal, o montante da taxa de conversão de moeda (conforme o Anexo 1) será determinado no momento em que o terceiro em causa processar o pagamento e concluir a transação. O Utilizador reconhece que a taxa de câmbio determinada no momento de cada transação de pagamento será diferente e concorda com a futura execução de pagamentos iniciados por terceiros com base em taxas de câmbio flutuantes.

Os Destinatários de Pagamentos Prospetivos agindo ao abrigo das Autorizações acima indicadas que nos apresentam um pedido de pagamento ao abrigo da presente disposição:

Garantem a PayPal que os montantes que apresentam foram acordados e consentidos pelo Utilizador e que serão debitados (incluindo eventuais alterações a esses montantes) na Conta do Utilizador e que enviarão um aviso prévio do débito ao Utilizador; e

Aceitam notificar os clientes, pelo menos, quatro semanas antes de debitarem o montante, se esse montante tiver aumentado de tal forma que o cliente não possa ter a expetativa razoável em pagar tal montante, tendo em conta os padrões de gastos anteriores do cliente e as circunstâncias do pagamento, sendo responsáveis perante PayPal por eventuais reembolsos desse pagamento, em conformidade com os termos deste Contrato do Utilizador.

O Utilizador aceita que não pode fazer um pedido de reembolso a PayPal por um pagamento iniciado por terceiros, a não ser que:

a. A Autorização não especificasse o montante exato da transação de pagamento quando a Autorização foi dada e que o montante aplicável ultrapassasse o montante que o Utilizador poderia ter a expetativa razoável de pagar, tendo em conta os seus padrões de gastos anteriores e as circunstâncias do caso; e

b. O seu consentimento à realização de um pagamento iniciado por terceiros não tenha sido dado de acordo com o descrito na secção 3.1(e); ou

c. As informações relativas ao pagamento iniciado por terceiros não tenham sido fornecidas ou disponibilizadas ao Utilizador, pelo menos, até quatro semanas antes da data da realização da operação de pagamento ao comerciante;

e

d. O Utilizador notifique PayPal do pedido num prazo de oito semanas a partir da data da realização do pagamento; e

e. O Utilizador satisfaça os nossos pedidos no sentido de obtermos informações que possamos solicitar, de forma razoável, para rever as circunstâncias do caso. PayPal reserva-se o direito de pedir mais informações necessárias, na medida do razoável, para verificar se as condições acima descritas foram cumpridas e de renunciar a qualquer uma ou a todas essas condições.

(10)

3.11 Cancelar Pagamentos Periódicos. O Utilizador pode cancelar um Pagamento Periódico em qualquer momento até ao 1.º Dia Útil antes da data em que o pagamento programado estiver previsto. Pode cancelar um Pagamento Periódico iniciando sessão na sua Conta, acedendo ao separador "Definições" e, em seguida, na secção "Definições de Pagamento", clicando em "Pagamentos Pré-aprovados" e seguindo as instruções para cancelar o pagamento. O Utilizador deve ter em atenção que os Pagamentos Periódicos são muitas vezes referidos como subscrições ou pagamentos pré-aprovados. Além disso, se cancelar um Pagamento Periódico, o Utilizador ainda pode ser responsável perante o comerciante pelo pagamento e ser obrigado a pagar ao comerciante através de meios alternativos.

3.12 Enviar dinheiro eletrónico em várias moedas.É possível enviar dinheiro em dólares americanos, dólares canadianos, euros, libras esterlinas, ienes, dólares australianos, reais, coroas checas, coroas dinamarquesas, dólares de Hong Kong, florins húngaros, novo shekel israelita, pesos mexicanos, dólares da Nova Zelândia, coroas norueguesas, pesos filipinos, zlótis polacos, dólares de Singapura, coroas suecas, francos suíços, bahts tailandeses e no novo dólar de Taiwan. Pode haver algumas restrições em relação aos destinos para onde é possível enviar certas moedas. Quando estiver a enviar dinheiro para um comerciante que pediu uma moeda diferente da sua moeda principal, será necessário especificar se quer pagar ao comerciante na moeda solicitada pelo comerciante ou na sua moeda principal (em alguns casos, o comerciante pode não dar opção). Se o Utilizador enviar dinheiro eletrónico numa moeda que não é a sua principal moeda, seguimos estas práticas:

a. Se tiver Saldo na moeda solicitada, PayPal financia a transação com o seu Saldo.

b. Se tiver um Saldo numa moeda diferente, realizamos uma conversão da moeda e utilizamo-la para financiar a transação. c. Se não tiver Saldo, PayPal financia a transação através das suas Fontes de Financiamento Predefinidas.

3.13 Informação de cartões. Se o número ou a data de validade do seu cartão for alterado, poderemos obter essa informação junto dos nossos parceiros de serviços financeiros e atualizar a sua Conta em conformidade.

Voltar ao início 4. Receber dinheiro

PayPal pode permitir que qualquer pessoa (com ou sem uma Conta PayPal) inicie um pagamento para a sua Conta.

4.1 Remover o limite de recebimento. Se tiver um limite de recebimento periódico na sua Conta, pode visualizá-lo iniciando sessão na sua Conta e clicando na ligação "Ver Limites" na página "Visão Geral da conta". Poderemos, de acordo com o nosso critério e de forma razoável (por exemplo, entre outros, para limitar o risco de fraude ou crédito), impor limites sobre o montante que pode receber através do nosso Serviço. Para poder remover o seu limite de recebimento, tem de executar os passos seguidamente indicados.

1) Configurar o Débito Direto e concluir o Processo de Depósito Aleatório (disponível para clientes aplicáveis) ou adicionar um cartão de crédito e realizar o processo Adesão e Confirmação de Cartão; 2) para os titulares de Contas Especiais ou Comerciais, fornecer

informações comerciais suplementares; 3) fornecer-nos mais documentos da forma e no formato que solicitarmos.

O Utilizador pode encontrar mais informações sobre o processo Associação e Confirmação de Cartão no Centro de Ajuda de PayPal, que se localiza no website de PayPal. Ocasionalmente, PayPal poderá exigir ou proporcionar ao Utilizador a opção de adotar outros métodos ou procedimentos para remover o limite de recebimento.

4.2 Análise de pagamento. A Análise de Pagamento é um processo através do qual PayPal analisa determinadas transações de pagamento potencialmente de alto risco. Isto pode acontecer porque o PayPal suspeita que o Instrumento e/ou Conta de Pagamento de um comprador está a ser utilizado para Atividades Ilícitas (conforme definido na secção 9) ou por outras razões, conforme determinado ao critério de PayPal. Se um pagamento for sujeito a Análise de Pagamento, PayPal:

a. Executa a Ordem de Pagamento iniciada pelo comprador;

b. A seu critério, imediatamente após a referida execução, restringe o Instrumento de Pagamento do comprador; c. Retém o pagamento, o que significa que os fundos são retidos na Conta de Reserva do vendedor;

d. Entrega um aviso ao vendedor para atrasar o envio do artigo adquirido pelo comprador; e e. Procede à análise do pagamento.

PayPal não possui todas as informações necessárias para colocar os fundos à disposição do vendedor na Conta de Pagamento do vendedor enquanto a Análise de Pagamento não for concluída e PayPal não tiver considerado o pagamento apto. Sempre que uma Análise de Pagamento encontre problemas com o pagamento, o pagamento é cancelado e os fundos devolvidos ao comprador a partir da Conta de Reserva do

(11)

vendedor. Todos os pagamentos que forem submetidos à Análise de Pagamento ainda podem ser cancelados nos termos do presente Contrato, mas serão elegíveis para Proteção do Vendedor se cumprirem os requisitos da Política de Proteção do Vendedor. PayPal fornecer-lhe-á avisos por e-mail e/ou no separador Histórico de Transações da sua Conta PayPal. Quando um pagamento for sujeito a Análise de Pagamento, é apenas uma análise do pagamento e é implementada para reduzir o risco de Utilizadores de PayPal receberem transações de alto risco. Quando um pagamento for sujeito a Análise de Pagamento, não se trata de uma análise nem de uma declaração de PayPal relativamente às transações comerciais, carácter ou reputação de uma das partes da transação de pagamento e não deve ser interpretada como uma redução do respeito por qualquer pessoa.

4.3 Risco de cancelamentos, Chargebacks e Reclamações. Receber um pagamento na sua Conta PayPal não equivale a receber fundos

autorizados. Uma notificação de que dinheiro eletrónico lhe foi enviado não equivale a receber dinheiro eletrónico na sua Conta, a menos que o Utilizador tenha aceite o pagamento. O Utilizador reconhece e aceita que a transação de pagamento foi concluída e recebida, mesmo que fique sujeita a um Cancelamento, Chargeback. Reclamação, Reserva ou retenção. Quando o Utilizador receber um pagamento, é responsável perante PayPal pelo montante total do pagamento acrescido das Tarifas aplicáveis se o pagamento for posteriormente invalidado por qualquer motivo. Além de qualquer outra responsabilidade, se houver um Cancelamento, ou se o Utilizador perder um Chargeback ou Reclamação e não tiver direito a um pagamento ao abrigo do Programa de Proteção do Vendedor, terá de pagar a PayPal um montante igual ao montante do Cancelamento, Chargeback ou Reclamação e as nossas Tarifas em conformidade com o Anexo 1 (incluindo uma Tarifa de Chargeback, se aplicável) e PayPal debitará o Saldo para recuperar esse montante. Se o remetente de um pagamento solicitar um Chargeback, a empresa do cartão de crédito, e não PayPal, determinará quem ganha o Chargeback. Pode obter mais informações sobre Chargebacks consultando o nosso Guia de Chargebacks, acessível através do Centro de Segurança de PayPal e a secção intitulada "Vender com Segurança". Acede-se ao Centro de Segurança de PayPal através do website de PayPal.

4.4 Não desincentivo. Em declarações aos seus clientes ou em comunicações públicas, o Utilizador não deve caracterizar de forma incorreta nem depreciar o PayPal como meio de pagamento. Em todos os seus pontos de venda (de qualquer tipo): a) não deve dissuadir nem inibir os seus clientes da utilização de PayPal; b) e, se permitir que os clientes paguem com PayPal, deve tratar a marca de pagamento de PayPal pelo menos da mesma forma que outros meios de pagamento disponibilizados. PayPal não incentiva a cobrança de sobretaxas porque é uma prática comercial que pode penalizar o consumidor e criar confusão desnecessária, fricção e abandono no checkout. O Utilizador aceita apenas cobrar uma sobretaxa pelo uso de PayPal em conformidade com a lei aplicável. O Utilizador aceita ainda que, se cobrar ao comprador qualquer tipo de sobretaxa, é o Utilizador, e não o PayPal, a informar o comprador do custo exigido. PayPal não assume qualquer responsabilidade para com qualquer comprador quando o Utilizador não tiver informado o comprador da sobretaxa aplicável. O não cumprimento das disposições acima constitui uma violação do presente Contrato e dá o direito a PayPal de rescindir este Contrato ao abrigo da secção 10.3.

4.5 Receber dinheiro em várias moedas. O Utilizador não precisa de manter um Saldo numa determinada moeda para aceitar pagamentos enviados nessa moeda. Se já tiver um Saldo na moeda em que recebe um pagamento, creditaremos todos os pagamentos recebidos nessa moeda no seu Saldo. Quando o Utilizador (e não o PayPal) oferecer uma conversão de moeda no ponto de venda, o Utilizador informará o comprador da taxa de câmbio e de quaisquer encargos que serão aplicados à transação de pagamento. PayPal não tem qualquer

responsabilidade para com qualquer comprador se o Utilizador não informar o comprador da taxa de câmbio e dos encargos. O Utilizador reconhece que, se não divulgar a taxa de câmbio e os encargos ao comprador, tal pode constituir um ilícito criminal da sua parte.

4.6 Impostos. É da responsabilidade do Utilizador determinar os impostos, se existirem, que se aplicam aos pagamentos que faz ou recebe e é da sua responsabilidade cobrar, declarar e remeter o imposto correto para as autoridades fiscais competentes. PayPal não é responsável por determinar se existem impostos aplicáveis à sua transação, nem por cobrar, declarar ou remeter quaisquer impostos decorrentes de qualquer transação.

4.7 Política de Reembolso e Política de Privacidade. Recomendamos que, se o Utilizador vender artigos ou serviços, adote uma política de reembolso e uma política de privacidade publicada no seu website.

Voltar ao início 5. Saldos da conta e informação de transação

5.1 Saldos e informação de transação. É possível verificar o seu Saldo iniciando sessão na sua Conta. As informações mais importantes sobre os seus pagamentos são-lhe fornecidas por e-mail e o seu histórico de transações também é atualizado e disponibilizado a qualquer momento iniciando a sessão na sua Conta. Também é possível aceder a um relatório para transferir através da secção "Histórico" da sua Conta. A secção "Histórico" também mostra todas as Tarifas incorridas e outros montantes cobrados à sua Conta no período relevante. O "Histórico" apenas é atualizado e disponibilizado se tiver existido atividade na sua Conta ou se tiverem sido incorridas Tarifas no período relevante. PayPal reserva-se o direito de cobrar uma Tarifa pelo fornecimento de informações adicionais ou pelo fornecimento do histórico de transações e outras informações sobre Tarifas de uma forma diferente. A forma em que são fornecidas as informações sobre transações permite-lhe armazenar e reproduzir as informações inalteradas, por exemplo, imprimindo uma cópia. PayPal garante que os detalhes de cada transação

(12)

lhe serão disponibilizados para visualização online durante, pelo menos, 13 meses. O Utilizador não precisa de manter um Saldo na sua Conta para poder fazer os pagamentos. Será criado um Saldo sempre que o Utilizador utilizar o Serviço para fazer um Pagamento Financiado por Cartão. Se o Utilizador mantiver um Saldo, não receberá juros nem outros rendimentos sobre esse Saldo, uma vez que este representa dinheiro eletrónico e não um depósito.

5.2 Montantes que o Utilizador deve a PayPal e várias moedas. Se um dos Saldos em moeda na sua Conta evidenciar que nos deve um montante por qualquer motivo, poderemos compensar o montante em dívida recorrendo a fundos que o Utilizador possui num Saldo de moeda diferente ou deduzir montantes que o Utilizador nos deve de dinheiro que receber na sua Conta, ou de dinheiro que tentar levantar ou enviar a partir da sua Conta, ou de uma Conta diferente, ou deduzir fundos de todos os levantamentos que tentar fazer. Se, por um período de 21 dias, o Utilizador tiver um Saldo que reflita um montante que nos é devido que não está em euros, PayPal converte em euros o montante em dívida (a Taxa de Câmbio e a Tarifa serão aplicadas a qualquer conversão).

5.3 Riscos de manter Saldos em várias moedas. O Utilizador é responsável por todos os riscos associados à manutenção de Saldos em várias moedas (incluindo, entre outros, o risco de o valor desses Saldos oscilar com a variação nas taxas de câmbio, o que, com o tempo, pode resultar numa diminuição significativa do valor dos Saldos). O Utilizador aceita não tentar usar várias moedas para negociações especulativas. 5.4 Compensação de saldos. O Utilizador aceita que poderemos compensar qualquer dos montantes retidos em Contas detidas ou controladas pelo Utilizador com quaisquer tarifas, encargos ou outros montantes que o Utilizador nos deva e (a menos que não seja permitido pela legislação sobre insolvências) qualquer montante que o Utilizador deva a outros membros do Grupo PayPal (incluindo, entre outros, a respeito de quaisquer serviços fornecidos por qualquer membro do Grupo PayPal). Simplificando, o direito de PayPal à compensação significa que podemos deduzir essas tarifas, encargos ou outros montantes mencionados nesta secção de um Saldo de Conta detido ou controlado pelo Utilizador.

5.5 Direito de garantia. Para garantir o cumprimento deste Contrato, o Utilizador concede a PayPal um direito legal relativamente aos rendimentos da sua Conta como garantia por qualquer montante que o Utilizador possa ficar a dever a PayPal. Isto é conhecido em termos jurídicos como uma "garantia" e "direito de garantia" na sua Conta.

Voltar ao início 6. Levantar/resgatar dinheiro eletrónico

6.1 Como levantar/resgatar dinheiro eletrónico. O Utilizador pode levantar fundos transferindo-os eletronicamente para a sua conta bancária ou (esta funcionalidade de levantamento/resgate por vezes é conhecida como "transferência para banco"), se for um Utilizador registado de uma Região de Levantamento por Cartão de Crédito, para o cartão MasterCard ou Visa. Algumas jurisdições permitem o levantamento de fundos para a conta bancária ou para o cartão. A conta bancária para onde o Utilizador solicite o resgate de dinheiro eletrónico deve estar denominada na moeda local da Conta. Os Saldos têm de ser resgatados na moeda local. Consulte a secção 6.4 se a sua Conta tiver um saldo em várias moedas.

6.2

a. Limites de levantamento/resgate. O Utilizador aceita cumprir os nossos pedidos para verificação da sua identidade antes de resgatarmos dinheiro eletrónico para a sua Conta para nos permitir reduzir o risco de fraude ou de outra forma cumprir as nossas políticas de antibranqueamento de capitais e outras obrigações legais. Pode consultar os seus limites de levantamento periódico, se existirem, iniciando sessão na Conta e clicando na ligação "Ver Limites" na "Vista Geral da Conta". PayPal pode, a seu critério (por exemplo, para limitar o risco de fraude ou crédito, entre outros), impor limites sobre o montante que é possível levantar através do Serviço. b. Métodos de execução e prazos.

1. Generalidades. As transações de resgate da sua Conta de Pagamento serão executadas dentro dos prazos previstos na secção 3.1. 2. Métodos de execução e prazos.

a. Generalidades. As transações de resgate da sua Conta de Pagamento serão executadas dentro dos prazos previstos na secção 3.1. b. Análise da transação. PayPal pode analisar a transação de levantamento para mitigar quaisquer riscos e/ou evitar o branqueamento

de capitais e verificar se está a ocorrer qualquer Atividade Ilícita (conforme definido na secção 9) ("Risco de Resgate"). Se for identificado um Risco de Resgate por PayPal, reservamo-nos o direito de limitar o seu Instrumento de Pagamento e/ou recusar a sua Ordem de Pagamento. Quando o Utilizador der instruções a PayPal para realizar um resgate, poderemos tratar o mesmo como uma futura Ordem de Pagamento que executaremos dentro dos prazos previstos na secção 3.1, assim que apurarmos que o Risco de Resgate já não existe. Se PayPal remover a restrição e/ou processar o levantamento, o Utilizador concorda que a data da sua Ordem de Pagamento é o Dia Útil em que a restrição foi removida.

(13)

6.3 Remover o limite de levantamento. Para remover o seu limite de levantamento, deve: 1) Configurar o Débito Direito e concluir o Processo de Depósito Aleatório (disponível para clientes aplicáveis) ou 2) adicionar um cartão de crédito e realizar o processo Adesão e Confirmação de Cartão.

Ocasionalmente, PayPal poderá exigir ou proporcionar ao Utilizador a opção de adotar outros métodos ou procedimentos para remover o limite de levantamento.

6.4 Levantar dinheiro em várias moedas. Se o Utilizador tiver várias moedas no Saldo, poderá escolher entre as mesmas quando levantar fundos, mas, salvo acordo em contrário, o levantamento será realizado na moeda local. As tarifas de Conversão de Moeda indicadas no Anexo 1 do presente Contrato aplicam-se se o Utilizador levantar fundos de um Saldo denominado numa moeda diferente da sua moeda nacional.  Se o Utilizador puder levantar para o seu cartão Mastercard ou Visa, o levantamento pode estar sujeito a uma tarifa, conforme estabelecido no Anexo 1 do presente Contrato, e pode ocorrer numa moeda diferente da sua moeda nacional, consoante PayPal possa ou não suportar o levantamento na moeda base do cartão.

Voltar ao início 7. Termo e encerramento da conta

7.1 Termo e como encerrar a conta. O termo do presente Contrato corresponde a um período de tempo desde o registo com sucesso numa Conta PayPal até à rescisão desse Contrato por qualquer motivo. Sujeito à secção 7.2, o Utilizador pode encerrar a Conta e rescindir este Contrato a qualquer momento, iniciando a sessão na Conta, clicando no separador "Perfil", clicando na ligação "Encerrar Conta" e, em seguida, seguindo as instruções. Após o encerramento da Conta, PayPal cancela quaisquer transações pendentes e o Utilizador perde todos os Saldos associados a Fontes de Financiamento Especiais. O Utilizador deve levantar o Saldo antes de encerrar a Conta e rescindir este Contrato. Pode obter mais informações sobre o encerramento da Conta no Centro de Ajuda de PayPal, a que é possível aceder através do website de PayPal. Se for o representante legal do titular de conta incapacitado ou falecido, entre em contacto connosco através do Centro de Ajuda do PayPal para assistência.

7.2 Limitações ao encerramento da Conta. O Utilizador não pode encerrar a Conta para escapar a uma investigação. Se o Utilizador tentar encerrar a Conta enquanto estiver a decorrer uma investigação, PayPal pode reter os fundos até 180 dias para se proteger ou a um terceiro contra o risco de Cancelamentos, Chargebacks, Reclamações, tarifas, coimas, penalizações e outras obrigações de qualquer natureza. O Utilizador mantém-se responsável por todas as obrigações relacionadas com a sua Conta, mesmo depois de a Conta ser encerrada. 7.3 Saldos não reclamados em contas inativas. Sem prejuízo da parte remanescente desta secção, o dinheiro eletrónico retido na Conta do Utilizador não está sujeito a qualquer limitação de tempo quanto à sua validade. Se o Utilizador não aceder à Conta durante um período de três anos, a conta pode ser encerrada. Após o encerramento, PayPal pode usar as informações que o Utilizador forneceu para lhe tentar enviar quaisquer fundos de resgate do dinheiro eletrónico na sua Conta. Se essas informações não estiverem corretas e não nos for possível realizar o pagamento ao Utilizador, PayPal pode então depositar (a expensas do Utilizador) o dinheiro eletrónico na Luxembourg Caisse de Consignation na Trésorerie de l’Etat, 3, rue du St-Esprit, L-1475, Luxembourg, Tel.: (+352) 2478-2478, Fax: (+352) 46 72 62. Os termos e condições da Caisse de Consignation aplicáveis, nomeadamente no que respeita a tarifas e impostos devidos, podem ser obtidos diretamente na Caisse de Consignation, Trésorerie de l'Etat. Para que não subsistam dúvidas, a Trésorerie de l'Etat, Caisse de Consignation, não é uma unidade operacional de PayPal, mas antes um departamento do Tesouro do Luxemburgo que opera sob a tutela do Ministério das Finanças do Luxemburgo. Entre em contacto com o Serviço de Apoio ao Cliente do PayPal através do número de telefone indicado no(s) website(s) de PayPal, se tiver dúvidas sobre os fundos retidos na sua Conta se esta tiver sido encerrada em conformidade com a presente secção 7.3.

Voltar ao início 8. Tarifas e conversão de moeda

8.1 Tarifas. As Tarifas para Utilizadores registados em Portugal estão definidas no Anexo 1 abaixo. Para que não subsistam dúvidas, um Utilizador com uma Conta PayPal não registada em Portugal será responsável perante PayPal pelo pagamento das tarifas estabelecidas nos termos do Contrato do Utilizador aplicáveis ao país onde o Utilizador está registado ou conforme estabelecido na Tabela de Tarifas acessível através do "rodapé" de cada página do website de PayPal e aplicável ao país onde o Utilizador está registado.

Se se aplicarem outras tarifas a serviços ou funcionalidades não referidos no Anexo 1 abaixo, o Utilizador será notificado dessas Tarifas no(s) website(s) de PayPal onde são facultados ou disponibilizados esses outros serviços ou funcionalidades.

8.2 Conversão de moeda. Se a transação envolver uma conversão de moeda por parte de PayPal, a mesma será realizada a uma taxa de câmbio determinada por uma instituição financeira, sendo ajustada periodicamente com base nas condições de mercado. A taxa de câmbio é ajustada regularmente e pode ser aplicada imediatamente e sem aviso prévio ao Utilizador. Esta taxa de câmbio inclui uma tarifa de

(14)

processamento expressa como percentagem acima da taxa de câmbio por grosso à qual PayPal obtém a moeda estrangeira e a tarifa de processamento é retida por PayPal.

Sempre que PayPal ofereça uma conversão de moeda no ponto de venda, será apresentada à taxa de câmbio aplicada à transação antes de o Utilizador autorizar a transação de pagamento. Ao autorizar a sua transação de pagamento, está a concordar com a conversão de moeda com base na taxa de câmbio. Pode recusar uma conversão de moeda de PayPal antes de concluir o pagamento selecionando "Outras Opções de Conversão" na página "Confira as suas Informações" durante o checkout. Sempre que o comerciante, e não o PayPal, oferecer uma conversão de moeda no ponto de venda, e o Utilizador optar por autorizar a transação de pagamento com base na taxa de câmbio e nos encargos do comerciante, PayPal não tem qualquer responsabilidade por essa conversão de moeda perante o Utilizador.

É possível aceder à ferramenta "Conversor de Moeda" através da sua Conta e usá-la para ver quais as taxas de câmbio que se aplicam num determinado momento.

Quando o seu pagamento for financiado por um Cartão de Débito ou Crédito e envolver a conversão de moeda, ao celebrar este Contrato, o Utilizador aceita e autoriza PayPal a converter a moeda, em vez de a entidade emissora do seu cartão de crédito ou débito.

A Tarifa de Conversão de Moeda (conforme estabelecida no Anexo 1 do presente Contrato) aplica-se sempre que PayPal realizar uma conversão de moeda.

Voltar ao início 9. Atividades restritas

9.1 Atividades ilícitas. No que diz respeito ao uso do website de PayPal, da sua Conta ou dos Serviços, ou durante as interações com PayPal, um Utilizador ou um terceiro, não pode:

a. Incumprir este Contrato (incluindo, entre outros, a abertura de várias contas PayPal ou incumprir com o Contrato de Processamento de Cartões, a Política de Utilização Aceitável ou qualquer outro contrato que tenha sido celebrado com PayPal (incluindo a Política); b. Violar qualquer lei, estatuto, contrato ou regulamento (incluindo, entre outros, os que regem os serviços financeiros, incluindo

antibranqueamento de capitais, proteção ao consumidor, concorrência desleal, antidiscriminação e publicidade enganosa); c. Infringir os direitos de autor, patentes, marcas, segredos comerciais ou outros direitos de propriedade intelectual, ou direitos de

publicidade ou privacidade, de PayPal ou de qualquer terceiro;

d. Agir de forma obscena, difamatória, caluniosa, ilicitamente ameaçadora ou ilicitamente incomodativa; e. Fornecer informações falsas, incorretas ou enganosas;

f. Não fornecer mais informações a PayPal sobre si próprio ou sobre as suas atividades comerciais que possam ser solicitadas dentro do razoável;

g. Enviar ou receber o que julgamos ser fundos potencialmente fraudulentos ou não autorizados;

h. Recusar-se a cooperar numa investigação ou a provar a sua identidade ou qualquer informação que nos forneça;

i. Tentar receber a dobrar ou iniciar qualquer ação que se possa tornar um enriquecimento injustificado durante um litígio recebendo ou tentando receber fundos tanto de PayPal como do vendedor, banco ou entidade emissora do cartão de crédito pela mesma transação; j. Usar um representante em anonimato;

k. Controlar uma Conta que esteja associada a outra Conta que tenha realizado alguma destas Atividades Ilícitas (considera-se que uma Conta está "associada" a outra Conta para efeitos desta secção 9.1.k quando PayPal tiver motivos para acreditar que ambas as Contas são controladas pela mesma personalidade jurídica ou grupo de personalidades jurídicas (incluindo, sem limitação, indivíduos), que é mais provável quando ambas as Contas partilham determinados atributos, incluindo, sem limitação, o mesmo nome de Utilizador registado, endereço de e-mail, fonte de financiamento (por ex., conta bancária) e/ou ID registada usada para receber serviços dos parceiros de PayPal (como uma ID do eBay));

l. Levar a cabo o seu negócio ou usar os Serviços de uma forma de que resulte ou possa resultar em queixas, Disputas, Reclamações, Cancelamentos, Chargebacks, tarifas, coimas, penalizações e outras responsabilidades para com PayPal, um Utilizador, um terceiro ou o próprio;

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Nas áreas de relevo mais movimentado (encostas da Chapada) estes solos são de textura mais argilosa e apresentam alta suscetibilidade à erosão, principalmente por estarem associados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Para se estimar o limite de uma função de duas variáveis no ponto é necessário calcular esse valor por todas as trajetórias que passem por.. Caso o limite não