• Nenhum resultado encontrado

Proteção tipo barreira

No documento Principios em Tecnologia Industrial (páginas 68-73)

característicos de movimentos de máquina e equipamento

Aula 12 Sistemas de Segurança – Proteção

12.2 Proteção tipo barreira

A proteção tipo barreira é um anteparo que se interpõe entre o perigo e o(s) operador(es), de modo a garantir a segurança na operação. Este tipo de dispositivo é empregado quando não há necessidade de que o operador intervenha na parte interna, onde o perigo está localizado. Dessa forma, o perigo fica confinado pela barreira (ZOCCHIO; PEDRO, 2002).

Esse tipo de proteção pode ser construído em chapa de metal, tela metálica, barras de metal ou qualquer outro material resistente o bastante para supor- tar qualquer impacto que venha a receber (VILELA, 2000).

12.2.1 Proteção fixa

De acordo com a NBR-NM 213-1 de janeiro de 2000, que trata de “Segu- rança de Máquinas – Conceitos fundamentais, princípios gerais de projeto; Parte 1: Terminologia básica e metodologia”, a proteção fixa é aquela man- tida em sua posição (isto é, fechada), seja por maneira permanente (por exemplo: soldagem) ou por meio de elementos de fixação (parafusos, por- cas, etc.), que só permitem que o protetor seja removido ou aberto com o auxílio de uma ferramenta.

As aplicações mais comuns dessa proteção são para isolar perigos típicos dos mecanismos de transmissão de força/movimento e de outras partes móveis, como polias, engrenagens e eixos (ZOCCHIO; PEDRO, 2002).

Figura 12.2: Exemplo de proteção fixa

Fonte: www.norgren.com

Princípios de Tecnologia Industrial

e-Tec Brasil

69

12.2.2 Proteção móvel

A proteção móvel é aquela que se pode abrir sem utilizar ferramenta e que ge- ralmente é ligada por elementos mecânicos (por exemplo, por meio de dobradi- ças) à estrutura da máquina ou a um elemento fixo próximo (NBR –NM 213-1).

12.2.3 Proteção com intertravamento

De acordo com a NBR–NM 213-1, é a proteção associada a um dispositivo

de intertravamento de modo que:

As funções perigosas da máquina “cobertas” pela proteção não podem operar enquanto a proteção não estiver fechada.

Se a proteção é aberta durante a operação das funções perigosas da máqui- na, é dado um comando de desligamento;

Desde que a proteção esteja fechada, as funções perigosas da máquina “co- berta” pela proteção podem operar, mas o fechamento da proteção não inicia por si só a operação de tais funções.

12.2.4 Proteção intertravada com bloqueio

De acordo com a NBR–NM 213-1, é a proteção associada a um dispositivo de intertravamento e um dispositivo de bloqueio, tal que:

As funções perigosas da máquina “cobertas” pela proteção não podem operar enquanto o protetor não estiver fechado e bloqueado;

O protetor permanece bloqueado na posição de “fechado” até que te- nha desaparecido o risco de ferimento devido às funções perigosas da máquina;

Quando o protetor está bloqueado na posição de fechado, as funções perigosas da máquina podem operar, mas o fechamento e o bloqueio do protetor não iniciam por si próprios a operação de tais funções.

A figura 12.3 mostra modelos de chaves de segurança com bloqueio, que são exemplos de dispositivo de intertravamento com bloqueio. Essas chaves possuem um mecanismo de bloqueio, atuado por solenóide, que impede a abertura de uma determinada porta. Assim elas evitam o acesso a áreas de risco, como o interior de máquinas ou em zonas de ação de robôs, enquanto o movimento perigoso não estiver completamente cessado.

Dispositivo de intertravamento:

É um dispositivo mecânico, elétrico ou de outra tecnologia, destinado a impedir o funcionamento de determinados elementos de uma máquina (interrompendo o movi- mento do perigo) toda vez que a proteção for retirada ou aberta.

12.2.5 Itens da NR-12 correlacionados à Sistemas

de Segurança

Vejamos alguns dos itens da NR-12 que abordam os sistemas de segurança, em particular as proteções.

12.44 A proteção deve ser móvel quando o acesso a uma zona de perigo

for requerido uma ou mais vezes por turno de trabalho, observando-se que:

a) a proteção deve ser associada a um dispositivo de intertravamento quan- do sua abertura não possibilitar o acesso à zona de perigo antes da eli- minação do risco; e

b) a proteção deve ser associada a um dispositivo de intertravamento com bloqueio quando sua abertura possibilitar o acesso à zona de perigo an- tes da eliminação do risco.

12.49 As proteções devem ser projetadas e construídas de modo a aten-

der aos seguintes requisitos de segurança:

a) cumprir suas funções apropriadamente durante a vida útil da máquina ou possibilitar a reposição de partes deterioradas ou danificadas;

b) ser constituídas de materiais resistentes e adequados à contenção de projeção de peças, materiais e partículas;

c) fixação firme e garantia de estabilidade e resistência mecânica compatí- veis com os esforços requeridos;

d) não criar pontos de esmagamento ou agarramento com partes da má- quina ou com outras proteções;

e) não possuir extremidades e arestas cortantes ou outras saliências perigosas;

Figura 12.3: Chaves de segurança com bloqueio

Fonte: www.industry.siemens.com.br

Princípios de Tecnologia Industrial

e-Tec Brasil

71

f) resistir às condições ambientais do local onde estão instaladas;

g) impedir que possam ser burladas;

h) proporcionar condições de higiene e limpeza;

i) impedir o acesso à zona de perigo;

j) ter seus dispositivos de intertravamento protegidos adequadamente con- tra sujidade, poeiras e corrosão, se necessário;

k) ter ação positiva, ou seja, atuação de modo positivo; e

l) não acarretar riscos adicionais.

Agora, que você já conhece o que são sistemas de segurança, vamos fazer uma relação dos conteúdos vistos nesta aula com os da aula anterior, apre- sentando outros itens importantes da NR-12:

12.47. As transmissões de força e os componentes móveis a elas interliga-

dos, acessíveis ou expostos, devem possuir proteções fixas, ou móveis com dispositivos de intertravamento, que impeçam o acesso por todos os lados;

12.47.2. O eixo cardã deve possuir proteção adequada, em perfeito estado

de conservação em toda a sua extensão, fixada na tomada de força da má- quina desde a cruzeta até o acoplamento do implemento ou equipamento.

Resumo

Nessa aula você aprendeu o que são sistemas de segurança, em particular, as proteções, seus principais tipos e finalidades. Você também estudou alguns itens da NR-12 relacionados a proteções e pôde aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Atividades de aprendizagem

Leia os itens 12.41; 12.45 e 12.46 da NR-12, que fundamentam o conteúdo visto nessa aula, e faça um resumo dos tipos de Proteção e suas finalidades.

Princípios de Tecnologia Industrial

e-Tec Brasil

73

Aula 13 - Sistemas de Segurança –

No documento Principios em Tecnologia Industrial (páginas 68-73)