• Nenhum resultado encontrado

Segurança na utilização de ferramentas motorizadas

No documento Principios em Tecnologia Industrial (páginas 136-141)

Instruções a serem seguidas após o término do trabalho:

Aula 25 Ferramentas manuais e motorizadas

25.2 Segurança na utilização de ferramentas motorizadas

As ferramentas motorizadas são aquelas acionadas por alguma fonte de energia, sendo divididas em quatro grupos: elétricas, pneumáticas, a gasoli- na e explosivas (acionadas por cartucho de pólvora). Alguns exemplos deste tipo de ferramentas são: furadeiras, parafusadeiras, lixadeiras e esmerilha- deiras (CAMPOS; TAVARES; LIMA, 2010).

Princípios de Tecnologia Industrial

e-Tec Brasil

137

Os riscos de acidentes com ferramentas motorizadas são semelhantes ao de uma máquina fixa do mesmo tipo, somando os riscos de movimentação e manuseio. As lesões que geralmente ocorrem são: queimaduras, cortes e outras lesões causadas por descarga elétrica, partículas sólidas projetada nos olhos, incêndio, quedas do operador, explosões e quedas de ferramenta (SAAD, 1987; CAMPOS; TAVARES; LIMA, 2010).

Na Figura 25.2 podemos ver um exemplo de ferramenta motorizada elé- trica, uma furadeira tipo hobby, semelhante às utilizadas em pequenos reparos em residências, nos quais as lesões mais comuns são: choque elétrico, queimadura e queda.

Algumas recomendações básicas para prevenção de acidentes com ferramentas motorizadas são:

Fornecer treinamento ao operador para utilização correta da ferramenta de acordo com o manual;

Trocar acessórios de uma ferramenta motorizada sempre com o equipa- mento (fonte de energia) desligado;

Os operadores de ferramentas motorizadas não deverão utilizar, durante o trabalho, jóias, roupas folgadas e luvas;

Os operadores de ferramentas motorizadas, em geral, deverão utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual: óculos de segurança ou protetor facial (quando houver a possibilidade de fragmentos e poei- ras atingirem os olhos do operador), protetor auricular (quando houver ruído excessivo), máscara (quando houver poeiras, vapores ou gases no

Figura 25.2: Exemplo de ferramenta motorizada elétrica, a furadeira.

Fonte: http://www.sxc.hu

local de trabalho), luvas (para manuseio de materiais ou peças com rebar- bas, partes cortantes, mas nunca durante a operação da ferramenta), sapatos de segurança (evitar ferimentos nos pés, devido à queda de ma- teriais e ferramentas);

Realizar seleção adequada da ferramenta, inspeção e manutenção pre- ventiva das ferramentas, armazenamento seguro (CAMPOS; TAVARES; LIMA, 2010).

25.2.1 Ferramentas acionadas por explosivo

Essas ferramentas são conhecidas como pistolas de fixação, sendo ampla- mente empregadas, principalmente nas indústrias de construção civil, mecâ- nica, naval e aeronáutica, porque permitem redução do tempo de trabalho, quando comparadas a outras ferramentas. As pistolas de fixação com cartu- cho explosivo, baseado no princípio de armas de fogo, são destinadas a fin- car pinos em materiais como concreto, alvenaria, pedra e metais (CAMPOS; TAVARES; LIMA, 2010).

Na Figura 25.3 temos um exemplo de pistola com cartucho para fincar pinos em paredes.

Os principais riscos na utilização destas ferramentas são: projeção de estilha- ço do material de suporte (parede, concreto), quebra do projétil e lançamen- to de estilhaços metálicos, disparo involuntário, ricocheteamento do pino a ser fixado, perfuração total do suporte (caso de paredes finas, frágeis ou cartucho muito forte). Sendo assim, é necessário ter controle tanto no uso quanto no armazenamento da pistola e dos cartuchos, mantendo-a tranca- da em armário e entregando-a somente para funcionários credenciados com

Figura 25.3: Pistola de fincar pinos por cartucho com pólvora.

Fonte: http://http://www.dutramaquinas.com.br

Princípios de Tecnologia Industrial

e-Tec Brasil

139

o conhecimento da chefia imediata. A sua operação só deve ser realizada por pessoa treinada para este fim. Desta forma, devem ser consideradas algumas regras na utilização da pistola:

Teste da pistola sem detonante e pino para verificar a trava de segurança;

Durante a utilização deve ser proibida a presença de pessoas nas proxi- midades;

Não deve haver vazios nas superfícies de trabalho;

O sistema à pólvora não deve ser utilizado em atmosfera explosiva;

Durante o serviço o operador deve utilizar protetor auricular e óculos de segurança (CAMPOS; TAVARES; LIMA, 2010).

Resumo

Nessa aula você verificou que as ferramentas manuais, junto com as motori- zadas, em função da sua grande utilização em oficinas, indústrias e até mes- mo em nossas casas, são responsáveis por um grande número de acidentes, principalmente se forem utilizadas as ferramentas erradas ou em condições inadequadas para o trabalho. Desta forma, você conheceu uma série de re- comendações e regras de segurança que devem ser seguidas para se evitar acidentes.

Atividades de aprendizagem

Com base no que você aprendeu sobre segurança na utilização de ferramentas manuais, complete os espaços em branco da tabela:

Para verificar a gravidade do uso inadequado das pistolas de fincar pino, acesse o link:

http://gazetanoticia.blogspot. com/2011/04/pistola-de-cravar- pinos-mata-crianca-no.html.

Para verificar detalhes adicionais da utilização de ferramentas como pistola e demais ferramentas manuais em construção, acesse o link que contém a NR-18: http://portal. mte.gov.br/legislacao/norma- regulamentadora-n-18-1.htm.

Ferramentas Uso incorreto Uso correto Defeitos

Talhadeira Como chave de fenda ou

alavanca Cortar madeira ou metal

Cabeças lascadas, pontas tortas ou quebradas, com- primento inadequado, etc.

Chave de fenda Como alavanca, cunha ou talhadeira

Mandíbulas gastas ou en- curvadas, cabos ásperos ou encurvados; mecanis- mo gasto, emperrado ou quebrado. Facas Martelos Uso de martelo de mecânico como martelo de carpinteiro. Uso de martelo de unhas como talhadeira.

Uso de martelo de unha em carpintaria. Uso de martelo de mecânico para trabalho em máquinas. Uso de martelo de unha para extrair pregos.

e-Tec Brasil

141

Aula 26 - Compressores

O objetivo desta aula é apresentar detalhes sobre a segurança no trabalho com equipamentos utilizados para obtenção de ar comprimido. Com os conceitos a serem estudados neste capítulo, você será capaz de considerar os riscos gerais envolvidos no trabalho com compressores, que são equipamentos comuns presentes desde pequenas oficinas mecânicas até grandes indústrias, assim como medidas de segurança para proteção dos trabalhadores e detalhes técnicos a respeito destes equipamentos.

No documento Principios em Tecnologia Industrial (páginas 136-141)