• Nenhum resultado encontrado

PROTECÇÃO SOCIAL 1 Prestações Garantidas

No documento SEGURANÇA SOCIAL Direitos e Deveres (páginas 44-49)

Os beneficiários abrangidos pelo Regime Geral de Segurança Social:

– Trabalhadores por Conta de Outrem; – Trabalhadores Independentes;

– Pessoas abrangidas pelo Seguro Social Voluntário e os beneficiários abrangidos pelo Regime não

Contributivo;

– Pessoas em situação de carência sócio-económica; podem obter informação sobre as Prestações Garantidas, em www.seg-social.pt, ou ligar para o serviço VIA Segurança Social 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00.

Aos beneficiários do Regime Geral de Segurança Social dos Trabalhadores Independentes, abrangidos pelo esquema de protecção obrigatório, é atribuída pro- tecção nas seguintes eventualidades:

– Parentalidade (Maternidade, Paternidade e Adopção); – Invalidez;

– Velhice; – Morte;

– Doenças profissionais.

Aqueles que optarem pelo esquema de protecção alargado têm, ainda, direito à protecção na eventualidade Doença. É, também, garantida à generalidade das pessoas a pro- tecção nos Encargos Familiares, no âmbito do Subsistema de Protecção Familiar, nas condições estabelecidas no Decreto-Lei nº.176/2003, de 2 de Agosto (Abono de

Família para Crianças e Jovens e Subsídio de Funeral), na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 245/2008, de 18 de Dezembro.

Informação sobre Encargos Familiares disponível em www.seg-social.pt, ou ligue para o serviço VIA Segurança Social 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00. No âmbito da protecção por encargos familiares, mantém-se a concessão de prestações por deficiência e por dependência, ao abrigo de legislação anterior (aos beneficiários abrangidos pelo esquema alargado), enquan- to não for regulamentada a protecção nestas eventuali- dades, no âmbito do Subsistema de Protecção Familiar. Os Trabalhadores Independentes beneficiam da pro- tecção nas eventualidades, nas mesmas condições que os Trabalhadores por Conta de Outrem, com as seguintes particularidades na protecção da Doença e na

Parentalidade (Maternidade, Paternidade e Adopção). – Protecção na Doença

- O subsídio não é pago nos primeiros 30 dias de doença (período de espera).

- O período máximo de concessão corresponde aos dias indicados no Certificado de Incapacidade Temporária (CIT), até ao limite de 365 dias ou sem limite de tempo, no caso de tuberculose.

– As prestações compensatórias dos subsídios de férias e de Natal ou de outros de natureza análoga, não fazem parte do esquema de protecção na doença dos Trabalhadores Independentes.

Mais Informação sobre situações sem período de espera em Protecção na Doençadisponível em www.seg-social.pt, ou ligue para o serviço VIA Segurança Social 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00.

– Protecção na Parentalidade (Maternidade, Paternidade e Adopção)

A protecção na Parentalidade dos Trabalhadores Independentes é concedida nas mesmas situações e condições previstas para os trabalhadores por conta de outrem:

- Não integra os subsídios de assistência a filhos e a netos; - Depende da verificação do impedimento para o trabalho

motivado pelas situações que determinam a protecção (periodos equivalentes às licenças, faltas e dispensas dos trabalhadores por conta de outrem).

Mais Informação sobre Protecção na Parentalidade disponível em www.seg-social.pt, ou ligue para o serviço VIA Segurança Social 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00.

Atenção: É condição geral do pagamento das prestações aos Trabalhadores Independentes, terem a situação con- tributiva regularizada, até ao final do 3º mês imediata- mente anterior ao do impedimento que determina a atribuição das prestações.

10.2. Acção Social

A protecção da Acção Social realiza-se através da con- cessão de:

– Prestações pecuniárias, de carácter eventual e em condições de excepcionalidade;

– Prestações em espécie;

– Acesso à rede nacional de serviços e equipamentos sociais; – Apoio a programas de combate à pobreza, disfunção,

marginalização e exclusão social. Condições de acesso

– Apreciação da situação socio-económica. – Disponibilidade financeira das instituições

do sector da Segurança Social.

– Extensão da rede de equipamentos e serviços nos locais de residência ou áreas geográficas próximas.

Mais informação sobre a forma de usufruir destas Prestações, disponível em www.seg-social.pt,ou ligue para o serviço VIA Segurança Social 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00.

Os interessados podem também dirigir-se aos Centros Distritais do Instituto da Segurança Social, I.P. da sua área de residência.

10.3. Complemento Solidário para Idosos - CSI O que é?

O Complemento Solidário para Idosos é uma prestação monetária complementar à pensão, destinada a pessoas com baixos recursos, sendo o seu pagamento mensal. A quem se destina?

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, que pos- suam em 2009 recursos inferiores a 4.960,00 euros. Onde entregar a candidatura?

A entrega da candidatura é efectuada num dos Serviços de Atendimento da Segurança Social, ou nas Lojas do Cidadão.

Mais informação sobre o Complemento Solidário para Idosos disponível em www.seg-social.pt, ou ligue para o serviço VIA Segurança Social 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00.

10.4. Rendimento Social de Inserção - RSI

O Rendimento Social de Inserção consiste numa prestação, e num programa de inserção, de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e favoreçam a

Quem tem direito?

- Indivíduos e famílias em situação de grave carência económica e que satisfaçam as restantes condições de atribuição.

Onde entregar o requerimento?

A entrega do requerimento é efectuada num dos serviços de Atendimento da Segurança Social da área de residência.

Mais informação sobre o Rendimento Social de Inserção disponível em www.seg-social.pt, ou ligue para o serviço VIA Segurança Social 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00.

11. PAGAMENTO DAS PRESTAÇÕES SOCIAIS POR

No documento SEGURANÇA SOCIAL Direitos e Deveres (páginas 44-49)

Documentos relacionados