• Nenhum resultado encontrado

1.Qual a sua opinião acerca de inclusão de alunos com NEE na escola? Concorda? Porquê?

Eu concordo com a inclusão na escola pois permite que todos alunos convivam com a diferença e tenham as mesmas oportunidades nas respostas educativas. Os alunos desenvolvem competências sociais ao lidarem com as diferenças de cada um, pois considero que todos somos diferentes.

2.E qual a sua opinião a cerca de inclusão de alunos com multideficiência, explicite a sua opinião, concorda? Porquê?

Sim concordo pela mesma razão ou seja permite que todos convivem com a diferença e tenham as mesmas oportunidades. Embora pela minha experiencia o facto destes alunos apresentarem limitações significativas tanto ao nível da comunicação e socialização limita a sua participação nas atividades.

3.Considera que as atuais políticas educativas promovem práticas inclusivas? Como? Porquê?

Penso que não, não vão de encontro as necessidades da escola nem dos alunos e nem das famílias. Isto porque estes alunos necessitam de recursos adequados as suas necessidades e há necessidade de um investimento institucional maior a vários níveis e as escolas não estão apetrechadas com esses recursos.

1. Do seu ponto de vista o que considera mais pertinente para promover a inclusão de alunos contexto escolar? Explicite a sua opinião?

Penso que são as atitudes da comunidade educativa. Se todos aceitarem estes alunos é possível existir inclusão. Outro facto é de existirem recursos adequados quer pedagógicos quer físicos para irem de encontro as necessidades e problemáticas dos alunos.

5. Em que moldes considera que o professor pode contribuir para uma prática inclusiva?

A partir do momento que o aluno faz parte da turma o professor deve ver aquele aluno como parte integrante da mesma, isto é deve dar resposta as suas necessidades ter em conta os seus ritmos de aprendizagem. Embora exista alguma dificuldade porque o número de alunos nas turmas é elevado e o facto de estes alunos não darem redução de turma nem sempre permite dar respostas a todas as situações dentro da sala de aula.

com alunos com NEE?

Penso que é a articulação que se desenvolve entre o professor da turma e o professor de educação especial, isto porque nós não temos formação nas necessidades educativas especiais, e o professor de EE deve para além de partilhar informação sobre o aluno, deve ajudar e apoiar o aluno e o professor do regular. E isto por vezes não acontece. Depois não devia de existir tantos alunos por sala, ou seja quando há alunos com NEE devia de haver redução de turma, pois é impossível dar respostas de qualidade com 26 alunos dentro de sala, sendo dois com NEE.

7. As práticas existentes na escola tem em conta a necessidade flexibilidade do currículo, para os alunos com NEE? Como? Quais?

Não tem, pois os recursos pedagógicos e humanos não chegam. Embora os alunos com estas características tenham um currículo próprio, muitas das vezes não é possível dar respostas adequadas porque não existem recursos suficientes para acompanharem estes meninos que não tem autonomia as atividades e pelo facto de como já referi o nº elevado de alunos na turma, e de existirem dois ou mais anos de escolaridade dentro da turma nada facilitador na organização das atividades quando se tem que atingir determinadas metas no final do ano.

8. Qual a sua opinião sobre a inclusão de alunos com multideficiência neste agrupamento?

Penso que é boa principalmente no 1º ciclo, todos os alunos tem tido ganhos ao nível do desenvolvimento das suas competências sociais. Os alunos participam nas atividades possíveis, os pares aceitam as suas diferenças e os professores tentam planificar atividades em conjunto para que os alunos possam participar. Por isso penso que é boa.

9. E da existência de Unidades de Apoio a Especializado à Educação de alunos com Multideficiência (UAAM) neste agrupamento?

Concordo pois estes alunos não conseguem estar a tempo inteiro dentro da sala de aula. E assim tem um espaço de recursos onde podem desenvolver outras atividades de acordo com as suas necessidades. E além disso precisam de pessoas a tempo inteiro junto deles devido aos seus problemas relacionados com autonomia e comunicação e numa sala de aula não seria possível.

10. Quais as vantagens e desvantagens que encontra da inclusão de alunos com multideficiência?

As vantagens têm a ver com o desenvolvimento de competências sociais, tanto dos alunos com MD com os ditos “normais”. Desvantagens propriamente não encontro.

11. Que aspetos considera essenciais ter em atenção ao nível de organização escolar para implementação das UAAM?

Penso tem que existir espaços físicos adaptados, recursos humanos com formação na área das NEE o que não acontece pois nos professores do regular não temos qualquer formação nesta área. Sem estes recursos penso que não é possível.

12. Como organiza o currículo e a intervenção que desenvolve com os alunos com Multideficiência?

O currículo tem sempre em conta as necessidades e os ritmos de aprendizagem dos alunos, e parto sempre da informação que recebo do professor de educação especial relativamente as capacidades e possibilidades de cada um. Embora por vezes seja difícil implementar determinadas atividades por falta de recurso humanos, pois se estes alunos não forem acompanhados a sala de aula torna-se muito difícil dar uma resposta adequada.

13. Considera existir uma articulação/colaboração entre professores do EE e do regular no trabalho com alunos com multideficiência? Em que situações? Como? Justifique a sua resposta?

Os professores de educação especial estão sempre disponíveis para ajudar e colaborar. Existe uma partilha de informação. Embora devesse existir mais sistematização da informação e recursos humanos para acompanhar estes alunos na sala de aula.

14.

Que atividades promotoras de inclusão, costuma desenvolver junto de alunos com multideficiência?

Os alunos que estão integrados na minha turma são convidados a participar em todas as atividades que desenvolvo com a restante turma, sejam visitas de estudo ou outro tipo de atividades. O que acontece é que algumas vezes estes alunos não podem participar ou devido as suas limitações ou porque existem falta de recursos humanos acompanha -los as atividades.

15.

Do seu ponto de vista quais são as principais barreiras do acesso à aprendizagens dos alunos com multideficiência?(físicas, materiais, pedagógicas, outras?)

Penso que é a sua própria problemática, o facto de não terem autonomia e os problemas ao nível da comunicação. Estas barreiras condicionam as aprendizagens, nas os permite ter um nível de atividade e participação como os seus pares, mesmo naquelas atividades simples como a hora do recreio que é o lugar de excelência promotor de socialização.

16.

Considera que a escola consegue proporcionar os recursos adequados às necessidades dos alunos com multideficiência? Se sim quais? Justifique a sua resposta

Acho que de forma geral sim, mas também considero que estes alunos precisam muito mais recursos e por vezes a escola não os tem disponíveis, principalmente recursos humanos.

Anexo IV - Protocolo de Entrevista ao docente do ensino regular 2º e 3º