• Nenhum resultado encontrado

O Prouni como um meio acesso

No documento MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL São Paulo (páginas 121-124)

CAPÍTULO 5. Dialogando com o sujeito da pesquisa

5.4 O Prouni como um meio acesso

Diante do insucesso com o resultado do vestibular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo visualiza no processo de seleção oferecido pelo ENEM, uma possibilidade na garantia da concretização do projeto universitário, pois haveria uma diferença na concorrência que existe no vestibular. Apesar de toda experiência que ele foi adquirindo no estudo para concursos públicos, desiste da possibilidade de ingressar em uma universidade pública. A garantia de conseguir uma bolsa de estudo para o financiamento de um curso superior via Prouni, faz com que direcione seus esforços para uma universidade particular.

Então eu pensei vou investir num concurso novo. Então me preparei para um concurso do Tribunal de Justiça. E assim para um concurso que eu fui bem na prova. Dentro do ... assim a gente não pode falar depois . Ah! se eu tivesse certeza, porque a gente nunca sabe. Mas por exemplo, se fosse na minha cidade, eu teria passado em primeiro. Isso em BH que eu fiz a prova é ... mas eu fiquei bem longe assim da vaga sabe? Mais foi questão de escolha mesmo. Ah! Eu quero fazer opção pra BH, até por inexperiência, eu acho, nessa época. Mas foi inclusive assim, um tempo terrível, por que eu fiquei um tempão estudando pro concurso. Investi muito mesmo tá e ai engordei. E depois fiquei muito triste depois do resultado e tal. Foi horrível mais ai o ENEM ... quando começou o papo de Prouni , foi que pensei no ENEM. Assim de... que eu não me lembro que eu ... O Prouni começou em .... Foi quando na verdade? Em 2005? O ENEM de 2004? Pois é, ai quando começou esse papo eu pensei no ENEM direto para Universidade mesmo. Aí fiz a prova. É assim, fui bem na prova, principalmente a prova de redação que ... que redação eu sempre tive mais facilidade assim. Quando saiu

o resultado que foi em janeiro, eu estava assim com uma oportunidade de trabalho e na expectativa do resultado da bolsa. Quando que eu fiz o

ENEM foi em 2005. Foi um ano assim que eu não fiz nada ligado a

Universidade além do ENEM. Já tinha feito cursinho em 2004, para

com essa coisa da bolsa foi como uma vitória na minha história de vida. (Eduardo, grifo nosso).

Eduardo encontra no resultado do ENEM, via Prouni, uma oportunidade de bolsa, uma “porta de saída” para ter acesso ao ensino superior. Ainda que não dê para fazer generalizações, podemos dizer que o relato de Eduardo aponta para o fato de como a oferta de bolsa nas universidades particulares cria uma expectativa nos estudantes negros, que abandonam seus esforços para ingressarem nas instituições públicas. Nesse sentido, muitos jovens assim como Eduardo, para concretizarem seus projetos e realizarem seu desejo de emancipação educacional se inserem em uma universidade particular. No caso de Eduardo, mesmo ao escolher ingressar em um curso superior por meio de uma instituição particular, ele não opta por qualquer uma oferecida no mercado, seu relato aponta isso quando diz:

Primeiro eu vou escolher alguma coisa na PUC. Por causa dessa coisa do status mesmo. Dentre as particulares ... você escolhe. Isso é até influência de outras pessoas mesmo. Se escolhesse ou PUC ou Newton, alguma coisa assim. Eu acho que a Newton não tem Prouni, mas inclusive UNI também. (Eduardo).

Novamente Eduardo depara com o desestímulo do amigo diante de seu projeto. O amigo tenta lhe mostrar que a universidade pública foi criada para atender um público específico, o de uma elite. Dessa maneira, sua fala é direcionada para que Eduardo não invista em um curso superior, mas sim em uma atividade técnica. A fala desse amigo pode ter motivado Eduardo a nem ao menos tentar o vestibular, mais uma vez, na universidade pública. Ele demonstra se sentir desconfortável com estas observações do amigo ao ponto de omitir para ele que estava fazendo o processo seletivo do ENEM, o que aconteceu quando foi aprovado.

Inclusive esse meu amigo ele falou muito assim que achava que eu não devia fazer isso. De eu investir em outra coisa ... Porque de ver ah! na

época eu não tinha computador. Não tinha nada disso. Ele falou pra mim primeiro você se organiza. Compra um computador. Começa a comprar uns livros. Vai fazer um curso técnico depois que você fizer esse curso técnico você tenta a Universidade tal. Tanto que eu nem falei com ele, é muito meu amigo mesmo mais eu nem falei com ele quando do processo, se sabe. Então depois quando ... Porque eu achei que estava me incomodando, sabe assim essa história de ... ficava pesando nessa história de... : Ah! cara é um outro papo. A Universidade é um

consegui, mas eu pensei na PUC primeiro. E na hora de escolher os cursos, Psicologia eu já tinha muita afinidade, por causa daquilo que eu tava te falando, dessa leitura de ... coisa de Freud, desse tipo. ( Eduardo).

Caso Eduardo tivesse considerado as orientações de seus amigos, em relação ao tempo, retardaria ainda mais seu processo de ingressar no curso superior. Apesar de optar por uma universidade particular, Eduardo escolhe os cursos mais reconhecidos socialmente.

Eu já tinha a compreensão que História era uma coisa que me interessava muito mais que eu tinha feito na Federal, daquela coisa que eu te falei antes, de ser um curso noturno. Filosofia não. E... E na hora de escolher eu pensei: Psicologia como primeira opção. História na UniBH que era outro assim que vamos dizer de renome. E a terceira opção foi História numa outra que eu não me lembro. Eu sei que quarta e quinta deve ter sido acho que quarta também ... Não! Quarta e quinta acho que foi comunicação. Uma era comunicação, a outra jornalismo.: É só que assim, o jornalismo eu lembro que eu ainda coloquei na Estácio de Sá que eu pensei assim que foi a última opção. Que eu pensei assim: se não der certo nenhuma, esse curso que sair para mim está bom. Ma foi até... Agora eu estou lembrando que foi um troço interessante que depois de um tempo quando Prouni começou teve uma ... o número de inscritos não foi tão grande com o ENEM que eu fiz em 2001 quando eu formei daria para eu ter utilizado ( Eduardo).

Ao relembrar as universidades e cursos escolhidos, ele se dá conta de que já poderia ter ingressado no curso superior utilizando a prova do ENEM para o Prouni, que na ocasião do ano de 2004 poderia ter sido utilizado no ano de 2005. O retardamento por falta de informação, não deixa de também apontar que, mesmo em programa de inclusão social, os jovens negros ficaram em desvantagem em comparação a outros jovens

Pois é mais, dentro dessa coisa do número de vagas no final... eu sei que o meu ENEM de 2001 servia. Assim pelo que eu fiquei sabendo depois. Depois eu até fiquei pensando que eu podia ter entrado antes. É assim entrado pelo menos uns dois semestres antes eu acho. Ou um semestre. Mas de qualquer forma a nota assim, não lembro mais... eu lembro que dentro das vagas eu fui acho que o primeiro porque eu vi uma colocaçãozinha assim quando saiu o resultado da PUC.( Eduardo).

No documento MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL São Paulo (páginas 121-124)