• Nenhum resultado encontrado

Prova-modelo

No documento Caderno de Apoio Ao Professor (páginas 114-120)

GRUPO I

Lê o texto seguinte com atenção.

Texto A

A sala de chocolate

– Esta é uma sala importante! – anunciou o senhor Wonka, levantando a voz. Tirou um molho de chaves do bolso e meteu uma delas na fechadura da porta.

– Este é o centro principal da fábrica inteira, o coração deste negócio. E é muito bonito! Eu exijo que as minhas salas sejam bonitas! Não consigo tolerar a fealdade das fábricas! Agora, todos lá para dentro! Mas recomendo-lhes que tenham cuidado, meus queridos meninos! Não percam a cabeça! Não fiquem super-excitados! Mantenham a calma!

O senhor Wonka abriu a porta. Cinco crianças e nove adultos atropelaram -se uns aos outros para entrar e… Ah! Que vista espantosa era aquela que vinha ao seu encontro!

À frente deles estava um vale maravilhoso, com prados verdejantes de cada lado e um grande rio castanho a correr mesmo ao fundo.

E o mais extraordinário era a enorme queda-d’água que se formava a meio do rio, a partir de um enorme penhasco por onde a água passava a ondular num forte caudal e caía estrondosamente num redemoinho a ferver de gotas e espuma.

Abaixo da queda-d’água (e isto era o mais fantástico de tudo), uma grande quanti- dade de canos enormes baloiçava suspensa sobre o rio, a partir de um ponto qualquer no teto por cima! Aqueles canos eram realmente enormes! Devia haver uma dúzia deles, pelo menos, a sugar a água castanha e pastosa do rio e a transportá-la sabe-se lá para onde. E, como eram de vidro, via-se o líquido a passar e a borbulhar lá dentro e, acima do barulho da queda-d’água, ouvia -se o interminável glup-glup-glup do sugar dos canos enquanto trabalhavam.

Ao longo das margens do rio cresciam árvores e arbustos graciosos. Havia salgueiros -chorões e amieiros e grandes maciços de rododendros com flores cor-de - -rosa, vermelhas e cor de malva. Os prados estavam cheios de rainúnculos amarelos aos milhares.

– Olhem! – gritou o senhor Wonka, saltitando para cima e para baixo, e apontando para o grande rio castanho com uma bengala com castão de ouro. – É tudo chocolate!

5

10

15

20

sugam o chocolate e transportam-no para todas as salas da fábrica que precisam dele! Milhares de litros por hora, meus queridos meninos! Milhares e milhares de litros!

Os meninos e os adultos estavam demasiado embasbacados para dizerem alguma coisa. Estavam pasmados. Emudecidos. Confusos e deslumbrados. A enormidade daquilo tudo deixava-os completamente assarapantados. E a única coisa que conse- guiam fazer era ficar ali parados de olhos arregalados.

– A queda-d’água é da maior importância! – continuou o Senhor Wonka. – Ela mis- tura o chocolate! Bate-o! Tritura-o e mexe-o! Dá-lhe espuma e leveza! Mais nenhuma fábrica do mundo mistura o chocolate à base de uma queda-d’água! Mas esta é a única maneira de o fazer como deve ser! A única! E o que é que acham das minha árvores? – perguntou entusiasmado, apontando para elas com a bengala. – E dos meus adoráveis arbustos? Não são bonitos? Eu já lhes disse que odeio coisas feias! E é claro que são todos comestíveis! Cada um é feito com um ingrediente diferente e delicioso! E gostam dos meus prados? E da minha erva e rainúnculos? A erva que estão a pisar, meus queridinhos, é fabricada com uma nova variedade de açúcar fino de mentol que acabei de inventar! Chamo-lhe mentolúcar! Provem um talo ! Vá, provem! É delicioso!

Roald Dahl, Charlie e a fábrica de chocolate, Terramar

Responde ao que te é pedido sobre o texto que acabaste de ler, seguindo as orientações que te são dadas.

1. Seleciona a opção que completa cada frase de acordo com o sentido do texto.

1.1. As personagens estão a fazer uma visita guiada a a. um vale.

b. uma fábrica. c. uma floresta. d. uma queda de água.

1.2. O espaço onde se encontram difere de outros com a mesma função a. por ser natural.

b. pela luminosidade. c. pela fealdade. d. pela beleza. 35 40 45

1.3. O senhor Wonka era

a. o visitante. c. o anfitrião. b. o convidado. d. o concorrente.

1.4. Ao entrarem na sala não estavam

a. distraídos . c. super-excitados. b. surpreendidos. d. extasiados.

1.5. O mentolúcar, inventado pelo senhor Wonka, é a. uma erva fresca com sabor a mentol. b. um chocolate de mentol verde. c. uma espécie de arbusto de mentol. d. um tipo de açúcar com sabor a mentol.

2. Transcreve do texto uma frase que descreva a palavra chocolate. Cumpre as regras da transcrição.

3. Na frase «Havia salgueiros-chorões e amieiros e grandes maciços de rododendros com flores cor-de - -rosa, vermelhas e cor de malva.» estão presentes a enumeração e a adjetivação.

Justifica a afirmação anterior.

4. Responde de forma clara, completa e objetiva às seguintes questões. 4.1. Explica a importância da queda de água na fabricação do chocolate.

4.2. Que particularidade têm os elementos que constituem o vale?

5. Antes de deixar os visitantes entrarem na sala, o senhor Wonka pede-lhes «Mas recomendo-lhes que tenham cuidado, meus queridos meninos! Não percam a cabeça! Não fiquem super -excitados! Mantenham a calma!».

6. Lê a informação presente no seguinte texto.

7. Que hipótese nos é apresentada para explicar como é que o Homem começou a consumir os grãos do cacaueiro?

8. Com base no texto, mostra a importância do chocolate para as civilizações maia e asteca.

9. Com base no texto, enumera todos os ingredientes necessários para fazer chocolate quente.

GRUPO II

Responde ao que te é pedido sobre o conhecimento explícito da língua.

1. Acentua apenas as palavras a que falta o acento.

a. Agua c. Delicia e. Terrivel g. Impaciencia b. Lagoa d. Firmeza f. Caracois

2. Transcreve do texto uma palavra que seja o antónimo de: a. Beleza

b. Horrível c. Pequeníssima d. Cresciam e. Velha

3. Indica a classe a que pertencem as palavras destacadas em cada uma das frases. a. Este é o centro principal da fábrica

b. … o coração deste negócio… c. Não fiquem super-excitados

d. … cresciam árvores e arbustos graciosos e. Aquele chocolate ali

5. Reescreve a frase colocando o adjetivo nos graus indicados. «Esta é uma sala importante!»

a. Comparativo de igualdade b. Superlativo absoluto sintético

6. Atenta na frase e faz a correspondência entre os grupos que a constituem e a função sintática que desempenham.

No dia da visita, o senhor Wonka meteu uma das chaves na fechadura da porta.

GRUPO III

1. Imagina que és o Charlie Pipa, uma das crianças que está a fazer a visita guiada. Redige uma carta ao teu avô contando-lhe sobre a visita que acabaste de fazer à fábrica de chocolate.

Deverás contar-lhe:

• como foste escolhido para participares na visita e o que sentiste quando soubeste e porquê; • quem te acompanhou;

• o que achaste mais fantástico na fábrica e porquê; • o que menos gostaste e porquê.

a. No dia da visita b. O senhor Wonka

c. No dia da visita… meteu uma das chaves na fechadura da porta d. uma das chaves

e. na fechadura da porta 1. Sujeito simples 2. Sujeito composto 3. Complemento direto 4. Complemento indireto 5. Complemento oblíquo 6. Predicado 7. Modificador

COTAÇÕES

No documento Caderno de Apoio Ao Professor (páginas 114-120)

Documentos relacionados