• Nenhum resultado encontrado

A PUC-SP nos dias atuais

No documento DOUTORADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (páginas 118-124)

2.2 A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

2.2.2 A PUC-SP nos dias atuais

Nos termos do seu Estatuto (2000) e no cumprimento de sua missão, a PUC-SP orienta-se, fundamentalmente, pelos princípios da doutrina e moral cristãs, assegurando a liberdade de investigação, de ensino e de manifestação de pensamento, e objetivando sempre a realização da sua função social, considerados a natureza e o interesse público de suas atividades (Título I, Capítulo I, art. 3º, Estatuto da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

A PUC-SP mantém serviços especializados de atendimento contínuo ao público externo:

 Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação

(Derdic), criada em 1969: para pessoas com alterações da audição, voz e linguagem em geral;

 Clínica Psicológica criada em 1959: atendimento ao público externo,

individualmente, na própria Universidade ou em organizações sociais, e sempre ligado à formação profissional;

 Hospital Santa Lucinda, fundado em 1951: hospital-escola, com ensino

associado a atividades de saúde pública na cidade;

 Núcleo de prática jurídica: Escritório-modelo “D. Paulo Evaristo Arns”,

criado em1999: assessoria jurídica popular e formação do aluno na função social do Direito;

 Juizado especial cível central – Anexo VI PUC-SP – JEC - criado em

2005: acesso à justiça, em convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo;

 Assistência Judiciária 22 de Agosto: atendimento em questões

criminais, de família e moradia, pela área social do Centro Acadêmico. Por meio de parcerias com a sociedade e com as diferentes esferas governamentais, na realização de atividades desenvolvidas por professores e alunos em projetos de extensão universitária, de pesquisa, de prestação de serviços e de inclusão, podemos perceber o compromisso público da PUC-SP. Ela é considerada de utilidade pública pelos Governos: Federal – Decreto 661, de 8 de março de 1962, DOU de 8 de março de 1962; Estadual – Decreto 36.360, de 8 de março de 1960, DOE de 8 de março de 1960; e Municipal – Decreto 10.539, de 25 de julho de 1973, DOE de 26 de junho de 1963, retificado em 2 de julho de 1963.

Encontramos diversos projetos, programas e atividades descritos na revista

Universidade Comunitária da PUC-SP, ano 2007, que demonstram uma linha de ação no sentido do compromisso social: Projeto Pindorama – Indígenas na Universidade, criado em 2001: fornece subsídios e acompanhamento para a formação universitária de alunos indígenas; Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC), criado em 1992: formação de educadores qualificados e outros agentes sociais transformadores; FEA PUC Consultoria Jr., criada em1996: consultoria em gestão empresarial em geral, com formação dos alunos, incluindo sua consciência para a responsabilidade social; Instituto de Estudos Especiais (IEE), criado em 1972: consultoria a organizações públicas e privadas em políticas e programas sociais.

No âmbito da cooperação internacional, as iniciativas têm levado a uma significativa internacionalização, mediante programas que proporcionam dupla diplomação na graduação e na pós-graduação, intercâmbio de estudantes e professores, desenvolvimento de projetos comuns de pesquisa, promoção de eventos internacionais, convênios internacionais de cooperação, como o da capacitação de pessoal e implementação de programa de pós-graduação em Educação em Moçambique, o Programa de Estudantes-Convênio (PEC-G), que

graduou mais de 120 alunos só nos países da África, além dos da América Latina e Caribe. Um passo significativo, no sentido da internacionalização, foi dado em 2004 quando participou do projeto Universidade no Timor Leste, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. O projeto tinha por objetivo ensinar a Língua Portuguesa, por meio da música, a diferentes segmentos da população timorense, como forma de sensibilização para um futuro processo de ensino formal de Português.

No âmbito do ensino em 2008, a PUC-SP ofereceu 34 cursos de

graduação, entre bacharelados, habilitações e licenciaturas, para

aproximadamente 16.700 alunos; 25 programas de pós-graduação em nível de mestrado acadêmico, 1 programa de mestrado profissional e 15 programas de doutorado, para um total aproximado de 4.370 alunos de pós-graduação stricto

sensu; 22 programas de residência médica, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica e 52 cursos de formação continuada (Dados Institucionais: PUC-SP em Números, 2008).

De acordo com a classificação do INEP/MEC (primeira edição), publicado no site www.inep.gov.br/areaigc e no jornal Folha de S. Paulo, de 9 de setembro de 2008, das 173 universidades avaliadas no País por meio do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), indicador de qualidade de instituições de educação superior, a PUC-SP teve a maior pontuação entre as universidades particulares do Estado de São Paulo e a 2.ª maior pontuação entre as universidades particulares em todo o País, ficando atrás somente da PUC-RJ.

O IGC sintetiza, para cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos na totalidade de campi e municípios onde a instituição atua.

O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). No cálculo do indicador são utilizados: a média dos conceitos preliminares dos cursos da instituição (CPC) – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

A PUC-SP obteve nota 369, faixa 4 ficando em 16º lugar no ranking geral das Universidades avaliadas em todo país.

A nota da Capes é referente ao triênio 2004 a 2006 e os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007.

A PUC-SP tem um expressivo programa de bolsas de estudo tanto para graduação quanto para a pós-graduação, com critérios de concessão que privilegiam a marca social desta universidade. Este programa inclui também a concessão de bolsas para seus funcionários e dependentes, garantindo a qualificação deles e o acesso à educação superior de qualidade para seus dependentes.

Além dos subsídios dos órgãos de fomento, a universidade mantém programa interno de apoio à pesquisa para seus docentes e de iniciação científica para os alunos de graduação.

No âmbito da pesquisa, em 2008, destacam-se a certificação de 217 Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, além de inúmeros projetos de pesquisa individuais de professores em desenvolvimento. A PUC-SP concede 432 bolsas anuais de iniciação científica e tem aproximadamente 15.750 teses e dissertações defendidas (dados do início de 2008). A produção científica da Universidade, de fato, é bastante significativa.

A Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP (Cogeae) é uma unidade acadêmica que, desde 1983, desenvolve ações de educação continuada, organizadas e propostas pelos docentes e pesquisadores da Universidade, nas mais diversas áreas do conhecimento. A Cogeae promove eventos, workshops, seminários, cursos de extensão e de pós- graduação lato sensu (especialização), atingindo cerca de 15 mil pessoas por ano.

Destacam-se ainda na Universidade o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, vinculado ao Centro de Ciências Médicas e Biológicas, a Clínica Psicológica “Anna Maria Poppovic”, ligada à Faculdade de Psicologia, o Escritório Modelo e o Juizado Especial, agregados à Faculdade de Direito, a Coordenadoria Geral de

Estágios, o Setor de Bolsas de Estudos, o Instituto de Estudos Especiais (IEE), o Centro de Documentação e Informação Científica (Cedic)36 e a Editora da Pontifícia Universidade Católica (Educ).

Para o ensino, pesquisa e extensão, a PUC-SP conta com 1.528 professores dos quais 4% são livre-docentes, 53%, são doutores, 29%, são mestres, e 4%, especialistas.

O regime de trabalho docente é de tempo parcial (10, 20 ou 30 horas semanais) ou integral (40 horas semanais) de dedicação à Universidade. Atualmente, 41% dos professores trabalham em regime de tempo integral (dados institucionais de 2008).

A PUC-SP é constituída por Centros Universitários, que integram Faculdades e respectivos Departamentos, pelo Setor de Pós-Graduação, com seus programas de Estudos Pós-Graduados e pelos Órgãos Suplementares e de Extensão. Esta organização é distribuída em cinco Campi: Monte Alegre, Marquês de Paranaguá, Santana, Barueri e Sorocaba, uma Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic) e seis Bibliotecas (dados institucionais de 2008).

A Grã-Chancelaria exerce a jurisdição e a direção superior da PUC-SP, sobretudo em matéria de fé e moral, desempenhada pelo Grão-Chanceler, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Presidente Nato do Conselho Superior da Fundação São Paulo.

A reitoria é exercida pelo reitor nomeado pelo Grão-Chanceler a partir de indicação de lista tríplice, mediante sufrágio universal e eleição em turno único.

As decisões sobre as políticas administrativas, acadêmicas e comunitárias são tomadas por Órgãos Colegiados, dos quais participam representantes de professores, alunos e funcionários eleitos por seus pares: Conselho Universitário, Conselho de Ensino e Pesquisa, Conselho de Administração e Finanças, Conselho Comunitário, Congregações, Conselhos de Centros Universitários, ____________

36 Cedic – Criado em 05.09.1980, na PUC-SP, reúne documentos textuais, orais e iconográficos gerados por

movimentos e organizações, por projetos de pesquisa, ou pelas próprias atividades acadêmicas da PUC- SP. Aberto ao público em geral presta consultoria técnica nas áreas de: implantação de centros de documentação; organização e descrição de arquivos permanentes; e documentação oral e microfilmagem.

Conselhos Departamentais e Departamentos, Coordenações Didáticas dos Cursos de Graduação e Colegiados dos Programas de Pós-Graduação.

Atualmente são contados, aproximadamente, 180.000 ex-alunos formados pela PUC-SP e 19.000 ex-alunos formados por meio de convênios para professores do ensino público.

A partir do desenvolvimento científico e tecnológico acelerado das últimas décadas, ocorreram grandes avanços na produção de novos conhecimentos e aumentou-se significativamente a capacidade de armazenamento e troca de informações em áreas cada vez mais amplas e diversificadas do saber. Sintonizada com este momento histórico, a PUC-SP tem procurado responder ao desafio de atualizar sua prática e de acolher as demandas da sociedade, especialmente no que diz respeito à incorporação de novas tecnologias em modalidades de ensino presencial e a distância, na gestão universitária e na revisão de sua organização institucional.

A PUC-SP oferece também diversos cursos de extensão a distância, sendo um deles integrado a um projeto em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, visando o aperfeiçoamento de professores de inglês das redes públicas do Estado de São Paulo.

Com o propósito de diversificar e ampliar a sua atuação na utilização de diversas mídias nos seus cursos e programas, a PUC-SP solicitou seu credenciamento institucional junto ao MEC, para oferecimento de cursos a distância, tendo, em 16 de julho de 2008, recebido do Conselho Nacional de Educação autorização para tal, iniciando-se a partir do curso de Licenciatura em Matemática.

A infra-estrutura tecnológica da PUC-SP está sob responsabilidade da Assessoria de Políticas Tecnológicas, ligada diretamente à reitoria. A PUC-SP interliga-se ao backbone Internet por meio da rede ANSP/Fapesp, com um link de fibra óptica de 1Gbps (Projeto REMAV/Internet2), disponibilizando os serviços de e-mail, www, Webmail, DNS, entre outros, preocupando-se sempre com os requisitos de segurança.

C

APÍTULO 3

O CURSO DE MATEMÁTICA DA PUC-SP

Daria tudo o que sei, pela metade do que ignoro. RENÉDESCARTES (1596-1650)

O Curso de Matemática da PUC-SP, na sua configuração atual, resulta da confluência, por assim dizer, de duas trajetórias: a do Curso de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento e a do Curso de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae.

No documento DOUTORADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (páginas 118-124)