• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II Contextos dos Estágios Pedagógicos

Questão 6: Quando a Estudo do Meio foi articulado com outras áreas curriculares como

121

de igualdade a síntese com desenhos e as experiências. Porém, pode-se, ainda, visualizar que outras práticas foram assinaladas havendo pouca discrepância entre elas, embora a opção exposição oral tenha sido a única com nenhuma votação. Através da observação desta questão pode-se referir que a diversificação das estratégias conduz para uma flexibilidade de meios que levam os alunos a se sentirem motivados e interessados na aquisição do saber, uma vez que através da exploração estratégica de vários métodos na sala de aula, acaba por agradar uns e outros, sem criar uma rotina metodológica para a aquisição dos conhecimentos. Em fase dos resultados obtidos pode-se ainda complementar que os alunos desta turma tinham preferência por estratégias que se inseriam nas metodologias do tipo ativas. Neste sentido, pode-se comprovar que o Estudo do Meio, além de possuir uma forte potencialidade para recriar recursos em que os alunos são mais ativos e reflexivos, também é uma área que permite integrar os vários conceitos, no sentido de ser promotora de um leque alargado de atividades que visam o desenvolvimento dos conteúdos das demais áreas curriculares, permitindo, assim, a uma abordagem unificadora sem ter que desenvolvê-los especificamente num determinado tempo e espaço. Com isso, deixamos de lado o pensamento de que os conteúdos das várias unidades são arrumados em “gavetas” pré-estabelecidas com o propósito de utilizar somente num determinado tempo letivo.

Notas finais sobre as atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Ao longo das diversas semanas de intervenção, tanto em contexto do Pré-Escolar como em contexto do 1.º CEB, tivemos o cuidado de abordar os temas e os conteúdos programáticos estipulados para cada semana, consoante o planeamento da Educadora e da Professora titular. Uma vez que o tema deste relatório de estágio se concentra nos temas da área do Estudo do Meio, esta consistiu o nosso maior foco, articulando sobre ela de forma coerente e lógica e sempre que possível, os diversos conteúdos das diferentes áreas curriculares, tendo, também, em ponderação as características e experiências do grupo alvo.

Neste sentido, o principal objetivo das intervenções consistia em desenvolver a área do Estudo do Meio através de situações reais do dia-a-dia dos alunos interligando com as restantes unidades curriculares. Esta abordagem serviu para dar significado às aprendizagens das crianças/alunos, uma vez que os próprios temas do Estudo do Meio

122

dizem respeito ao “eu” pessoal e social de cada criança/aluno. Assim, ao articular os temas concretos desta área com as restantes, sobretudo com a Matemática e com o Português, sendo estas as disciplinas que os alunos possuíam maiores dificuldades, pudemos criar vários momentos apelativos e significativos tornando as aprendizagens mais duradouras, podendo ser interligadas com novos conhecimentos.

As atividades planeadas iniciaram sempre com diálogo entre a estagiária e vários alunos, de modo a conhecer as suas conceções sobre o tema a ser desenvolvido, bem como para criar situações problemas, de modo a motivar os alunos pela procura do conhecimento. Foi notório o interesse e atenção das crianças, quando surgiam este tipo de momentos, participando de imediato à procura de responder as situações-problemas criadas aquando dos temas desenvolvidos. O facto de ter partido da realidade, de temas concretos, trabalhando os vários conteúdos sem ter que mencionar a divisão das disciplinas foi uma mais-valia para que os alunos dessem utilidade a estes conteúdos. Para exemplificar esta afirmação, no tema da atividade piscatória, um aluno constou que através da ida ao supermercado apercebeu-se da falta do chicharro junto do seu encarregado de educação, sendo que através da exploração deste tema na sala de aula, levou a que este explicasse as razões pelas quais existe a escassez desta espécie nos mercados. Uma vez que durante esta semana desenvolveu-se a quantidade em dinheiro articulando com o tema, o aluno propôs ao encarregado que ficasse responsável pelas compras, tendo em preponderância o montante e a sua lista, de modo a organizar-se. Através deste exemplo, anunciado pelo próprio discente, pretende-se salientar que as atividades praticadas aquando da temática tiveram sempre que possível uma analogia à vida real, isto para que os alunos compreendessem o quão importante é a escola para a sua vida, tanto no presente como no futuro.

Porém, e como é normal, nem todas as atividades praticadas foram tão bem- sucedidas como a última descrita, mas tentou-se sempre dar a conhecer a utilidade e a essência dos determinados conhecimentos para a sua vida, de modo a estimular o interesse e motivação dos alunos na aquisição destas aprendizagens. Quando não nos foi permitido recorrer à realidade, tentou-se utilizar estratégias diversificadas, como o caso de materiais pedagógicos, revisões interativas com cartões e PowerPoint, apresentações orais, trabalho colaborativo, trabalhos de grupo, de modo a promover o interesse e alcançar os objetivos propostos para cada semana de intervenção.

123

O aspeto menos positivo que apontamos no decorrer dos estágios e que resultou pelo facto de desenvolvermos a integração curricular tendo por base os temas do Estudo do Meio, está relacionado com o entusiasmo eufórico das crianças/alunos ao promover situações do seu dia-a-dia, dificultando o controlo nas suas reações/atitudes, pondo em causa a gestão de toda a atividade.

Ao longo das intervenções, algumas das práticas, podiam ter sido exploradas com mais profundidade, mas a questão da gestão do tempo não nos permitiu abordar, apontando como uma desvantagem aquando desta prática. Ainda, assim, na nossa mera opinião, o tema a que este relatório se comprometeu revelou-se a ser opulento, na medida que foi possível organizar um leque de atividades diversificadas, tendo em conta a realidade dos alunos/crianças, viabilizando a oportunidade de aprofundar e consolidar competências e conceitos de todas as áreas a partir dos temas concretos do Estudo do Meio, possibilitando o incremento de aprendizagens mais significativas e contextualizadas.

124