• Nenhum resultado encontrado

QUESITOS FORMULADOS PELO RÉU – DIMAS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA

No documento SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 (páginas 47-54)

VALOR TOTAL = R$ 2.345.956,

QUESITOS FORMULADOS PELO RÉU – DIMAS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA

1) Queira o Sr. Perito Judicial vistoriar o terreno desapropriado, verificando e descrevendo, de forma clara e objetiva, as suas dimensões, confrontações, localização, acessibilidade, características físicas, topografia e outros atributos intrínsecos e extrínsecos ao terreno a ser desapropriado, que possam de alguma forma, exercer influência na formação do valor?

Resposta: O terreno desapropriado foi vistoriado em 18/10/2016, e as informações referentes às suas dimensões, confrontações, localização, acessibilidade, características físicas, topografia, estão plenamente respondido no corpo do presente Laudo Pericial.

2) Queira o Sr. Perito Judicial descrever, de forma clara e objetiva as benfeitorias atingidas pela faixa de desapropriação, detalhando suas características?

Resposta: As benfeitorias estão descritas no item 13 – EDIFICAÇÕES E

BENFEITORIAS.

3) Se o imóvel possuir frente para a via pública, classificar que tipo de via (rua, estrada municipal, rodovia estadual e/ ou Federal). Descrever suas características (largura e melhoramentos públicos)?

Resposta: O terreno atingido pela faixa de domínio tem frente para uma estrada municipal sem pavimentação situada em Rua Particular s/nº na localidade de Fazendinha, a largura é variável não excedendo a 7,00 metros. Os melhoramentos públicos existentes constam no item 9 – CARACTERIZAÇÃO DA

REGIÃO, do presente Laudo Pericial.

4) Queira o Sr. Perito promover o levantamento da área objeto da ação detalhando-a em planta?

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e seus anexos.

5) A área constante do título apresentado confere com a área efetivamente existente, apurada no levantamento realizado?

Rua Osmar Cunha , 183 – Ed. Ceisa Center – Bl. B – S. 108 Florianópolis – Santa Catarina / Fones: 0(xx)48 9980 9377 – 3223 6363

e-mail: pravaliarengenharia@gmail.com www.pravaliarengenharia.com.br

48

Resposta: Em nossa conferência constatamos que existe uma diferença na área quadrada da matrícula/ registro imobiliário comparado com a área real “in loco”, conforme dados técnicos (topográficos) realizados pela empresa Dimas Emp. Imob. Ltda, e fornecidos a este perito para conferência na ocasião da perícia, porém, ficou prejudicado a confirmação da diferença de 1.612,34m² encontrada nesta área, uma vez que não foi possível conferir as coordenadas da demarcação da linha do DUP - Decreto de Utilidade Público no levantamento topográfico realizado e acostado aos autos pelo Autor. Portanto utilizaremos para efeito de cálculos indenizatórios a área de 99.110,71m², conforme consta no processo de desapropriação proposto.

6) Queira o Sr. Perito informar qual a área atingida na presente desapropriação?

Resposta: A área desapropriada é de 99.110,71 m²

7) Há circunstâncias especiais relevantes a serem apreciadas, tais como: alterações de forma, uso, acessibilidade, ocupação e aproveitamento?

Resposta: Sim, as alterações de forma, uso, acessibilidade, ocupação e aproveitamento, estão detalhadas no corpo do presente Laudo Pericial e na planilha de desvalorização do remanescente em anexo.

8) Da desapropriação parcial do imóvel, na forma pleiteada pela autora, resultará área sem utilização, levando em consideração o novo formato da área remanescente?

Resposta: Sim, conforme detalhado em planta em anexo.

9) Queira o Sr. Perito Judicial, de forma clara e objetiva, descrever o local onde se situa o terreno desapropriado, verificando e informando todas os usos estabelecidos pela legislação municipal relativa ao uso e a ocupação do solo, informando qual a viabilidade da área, de acordo com o plano diretor, bem como com sua vocação para ocupação empresarial (indústria, comércio, serviços, etc.).

Rua Osmar Cunha , 183 – Ed. Ceisa Center – Bl. B – S. 108 Florianópolis – Santa Catarina / Fones: 0(xx)48 9980 9377 – 3223 6363

e-mail: pravaliarengenharia@gmail.com www.pravaliarengenharia.com.br

49 Resposta: ZONEAMENTO URBANO:

PLANO DIRETOR DE BIGUAÇU: LEI Nº 12/2009

LEI Nº 12/2009 – DISPÕE SOBRE O ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE BIGUAÇU - SC

LEI COMPLEMENTAR Nº 71/2014 ALTEROU A LEI Nº 12/2009

Localização: O imóvel está localizado na Rua Particular S/Nº, Fazendinha – Biguaçu –SC – Planta 569 A e B, constante na matrícula nº 986 mo 1º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Biguaçu –SC.

a) Zoneamento: Lei Complementar nº 71/2014

Lei Zoneame nto Nº Máximo de Pavimentos Coeficiente de aproveitamento máximo Taxa de ocupação máxima(%)

Lote Mínimo (m²) Testada

Mínima 12/2009 Alterada Lei Complementar nº 71/2014 ZEI Zona de Expansão Industrial 4,0 1,2 60 5.000 24,0 metros

Observação: A zona de Expansão Industrial criada pela Lei Complementar nº 71/2014 atinge 300 metros do eixo da via projetada (via de contorno) para cada lado.

ZEI = USO INDUSTRIAL = Loteamentos com lotes de no mínimo de 5.000 metros com avaliação e aprovação do conselho desenvolvimento municipal,

considerando o impacto do tráfego e da infraestrutura da região.

10) Queira o Sr. Perito informar qual a proporção do imóvel que será atingida na presente desapropriação; Bem como o percentual de utilização do remanescente desta mesma área, considerando suas condições geográficas e ambientais?

Resposta: A área atingida pela Faixa de Domínio para construção da Via de Contorno de Florianópolis representa 9,83 % da área total da matrícula do terreno. O percentual de utilização do remanescente desta mesma área é de 19,74%.

Rua Osmar Cunha , 183 – Ed. Ceisa Center – Bl. B – S. 108 Florianópolis – Santa Catarina / Fones: 0(xx)48 9980 9377 – 3223 6363

e-mail: pravaliarengenharia@gmail.com www.pravaliarengenharia.com.br

50

11) Queira o Sr. Perito informar qual a localização da área com relação aos centros urbanos mais próximos?

Resposta: Fica a cerca de 11,00 Km do centro da cidade de Biguaçu, e 9,0 Km, da Rodovia SC 101. (ver mapa Google no corpo do presente Laudo pericial)

12) Pede-se o Sr. Perito proceder diagnóstico de mercado da região onde o imóvel está inserido?

Resposta: O desempenho de mercado de terrenos em Biguaçu/SC encontra-se aparentemente recessivo, em razão da atual conjuntura econômica que atingiu o mercado imobiliário. Em função das características do terreno, e sua localização, com infraestrutura parcial, situado a 9,0 km da BR 101 e 11 Km da Prefeitura Municipal de Biguaçu - SC, centro da cidade, supermercado, farmácia, posto de saúde, e fórum, considera-se que o imóvel apresenta baixa liquidez, aparentemente não existindo especulação nas ofertas em função da estagnação atual do mercado imobiliário, visto que a quantidade de ofertas de bens similares é baixa, e a absorção pelo mercado atual pode ser considerada baixa.

13) Queira o Sr. Perito informar qual a metodologia utilizada na determinação do valor de mercado da área objeto da presente desapropriação?

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial

14) Queira o Sr. Perito detalhar a pesquisa de mercado realizada, citando as fontes consultadas e a sua perfeita identificação com a caracterização de cada um dos dados da amostra?

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e anexo.

15) O Requerido exerce algum tipo de atividade no imóvel? De que tipo? Há quanto tempo?

Resposta: O Requerido desenvolve atividade pecuária, com a criação de bovinos.

Rua Osmar Cunha , 183 – Ed. Ceisa Center – Bl. B – S. 108 Florianópolis – Santa Catarina / Fones: 0(xx)48 9980 9377 – 3223 6363

e-mail: pravaliarengenharia@gmail.com www.pravaliarengenharia.com.br

51

16) Queira o Sr. Perito Judicial, de forma clara e objetiva, submeter a pesquisa de elementos comparativos ao tratamento estatístico de dados (tal qual prescrito na NBR 14653: 2), apresentando todos os cálculos efetuados?

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e anexo.

17) Queira o Sr. Perito Judicial, de forma clara e objetiva, determinar o valor de venda da fração de terreno a ser desapropriado, atendendo ao grau de fundamentação e de precisão adequados à uma demanda judicial (conforme critérios estabelecidos nas normas acima citadas)?

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e anexo.

18) Queira o Sr. Perito Judicial, de forma clara e objetiva, determinar o valor de mercado das construções e benfeitorias atingidas, tomando por base o método de quantificação de custos com grau de fundamentação plausíveis numa demanda judicial (conforme NBR 14653:2). Apresentar o memorial da composição de custos que permita a conferência e aferição de todas as operações algébricas utilizadas para obtenção dos valores finais.

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e anexo.

19) Há desvalorização das áreas remanescentes? Favor justificar a existência ou não de desvalorização do remanescente de acordo com o previsto nas normas de avaliação ABNT? Se afirmativo, mensurá-la?

Resposta: Sim, a desvalorização do remanescente está detalhada no corpo do presente Laudo Pericial e na planilha de desvalorização do remanescente em anexo.

20) Queira o Sr. Perito informar o que mais entender importante para o bom entendimento da presente desapropriação?

Resposta: Sim, para um melhor entendimento deste Laudo Pericial, solicitamos as partes para inserirem nos Autos os documentos enviados ao Perito por e mail, quais sejam: Foi fornecido por e mail enviado pelo Réu, levantamento planimétrico indicando e descrevendo divergência no alinhamento da divisa sul: “No cadastro da Autopista, o alinhamento da divisa sul está entre 15,30 metros (oeste) e 20,80 metros (leste) deslocado para dentro da fazenda. Dessa

Rua Osmar Cunha , 183 – Ed. Ceisa Center – Bl. B – S. 108 Florianópolis – Santa Catarina / Fones: 0(xx)48 9980 9377 – 3223 6363

e-mail: pravaliarengenharia@gmail.com www.pravaliarengenharia.com.br

52

forma o trecho a ser desapropriado ficará menor em 1.213,71 m²”. O Autor enviou por e mail de projeto geométrico, indicando as passagens que serão executadas, entre as áreas remanescentes 1 e 2 entre os Km 190 + 420 e 190 Km +520: “ No Km 190 + 455 está projetado um bueiro triplo celular de concreto de 2,5 m x 2,5 m que poderá ser compartilhado com a drenagem para a passagem de gado”.

21) Qual o aproveitamento do imóvel dos Requeridos bem como dos demais contíguos?

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e anexo.

22) A mutilação dos imóveis (deste e dos demais desapropriados) prejudica a acessibilidades, causa seccionamentos e afeta o desenvolvimento das atividades econômicas?

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e anexo.

23) Haverá restrição ao manejo da criação de gado? A desapropriação irá prejudicar a rentabilidade do negócio desenvolvido?

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e anexo.

24) Considerando que haverá diminuição na área de pastagem, e a bovinocultura é a principal atividade desenvolvida nas propriedades, calcular o prejuízo e/ou a diminuição do potencial econômico da propriedade. Considerar este valor nos cálculos de indenização da propriedade.

Resposta: Respondido no corpo do presente Laudo Pericial e anexo.

25) Como ficará a situação do aproveitamento econômico do imóvel, principalmente em relação á passagem de gado entre as partes remanescentes?

Resposta: Respondido no corpo do Laudo Pericial nos seguintes itens: item 19. Avaliação da Desvalorização da Área Remanescente, e item 20. Cálculo de Mensuração da Desvalorização da área Remanescente.

Rua Osmar Cunha , 183 – Ed. Ceisa Center – Bl. B – S. 108 Florianópolis – Santa Catarina / Fones: 0(xx)48 9980 9377 – 3223 6363

e-mail: pravaliarengenharia@gmail.com www.pravaliarengenharia.com.br

53

26) Considerando que o melhor aproveitamento da área, por todas as suas características, é para construção de loteamento, será possível lotear normalmente o terreno considerando a desapropriação em curso? Qual o prejuízo pela não execução do loteamento na área desapropriada considerando o valor médio dos lotes na região?

Resposta: O melhor aproveitamento para área segunda a Prefeitura Municipal de Florianópolis, está descrito no item zoneamento do presente Laudo Pericial: ZEI = USO INDUSTRIAL = Loteamentos com lotes de no mínimo de 5.000 metros com avaliação e aprovação do conselho desenvolvimento municipal, considerando o impacto do tráfego e da infraestrutura da região.

Em razão da falta de infraestrutura básica atual da localidade, considerando-se o impacto do tráfego e a infraestrutura da região, o projeto do loteamento atualmente não seria aprovado pelo conselho desenvolvimento municipal, portanto, não há como calcular prejuízos pela não execução do loteamento na área desapropriada.

27) Queira o Sr. Perito levar em consideração na sua avaliação os parâmetros utilizados no laudo pericial dos autos 5028960-69.2014.404.7200, de CASTELO DESCHAMPS EMPREENDIMENTOS LTDA, onde o Perito obteve o valor por metro quadrado compatível com os valores de mercado, considerando que tratam-se de áreas contíguas.

Rua Osmar Cunha , 183 – Ed. Ceisa Center – Bl. B – S. 108 Florianópolis – Santa Catarina / Fones: 0(xx)48 9980 9377 – 3223 6363

e-mail: pravaliarengenharia@gmail.com www.pravaliarengenharia.com.br

54

4. ENCERRAMENTO

Concluímos o presente Laudo em 45 (quarenta e cinco) folhas de papel A4, digitadas e impressas de um só lado e 9 (nove) fotografias coloridas, tudo devidamente rubricado pelo Engenheiro que subscreve este Laudo. Segue em anexo: Levantamento Topográfico Planimétrico Georreferenciado Cadastral.

Florianópolis, 29 de novembro de 2016

Engº Civil Márcio A. L. Cavallazzi CREA/SC 17036/4

Perito do Juízo

Engº Agronômo José Shülter CREA/SC 1478-2

No documento SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 (páginas 47-54)

Documentos relacionados