• Nenhum resultado encontrado

Questões associadas 100

No documento Terceiro Sector e Inovação Social (páginas 100-106)

Parte II Metodologia Empírica da Investigação 99

Capítulo 1- Dispositivo Metodológico 100

1.1. Questões associadas 100

Como questões orientadoras ou perguntas auxiliares, definimos as mesmas de acordo com as seguintes dimensões:

A) Natureza (do Terceiro Sector vocacionado para os idosos)

Missão; Clientes;Serviços;Valores;Objectivos;Princípios identitários; Quem são as instituições, como são, o que fazem e para quem?

B) Impulsionamento (do Terceiro Sector vocacionado para os idosos)

Factores de emergência;Oportunidades (que procuram aproveitar);Riscos (que pretendem minimizar);Constrangimentos (a ultrapassar).

Como e porque surgiram? Quais os constrangimentos e desafios sentidos? Quais as oportunidades percepcionadas?

C) Dinâmicas de Actuação com vista à Inovação Social Lógica Organizacional:

 Estrutura de autoridade e delegação de funções (como se encara a autoridade, níveis de responsabilidade, como se processa a delegação de funções);

 Recrutamento e selecção de pessoas (departamentos, planos de formação, periodicidade);

 Função Directiva (perfil director, existência liders/processos de liderança/procedimentos motivação de equipas de trabalho; procedimentos comunicação externa; resolução de conflitos; definição de estratégias e objectivos)

 Função planeamento (existência de planos de actividade; elementos participantes na elaboração dos diferentes planos; hierarquização de objectivos; dificuldades, constrangimentos);

 Função controlo (medição de desempenho; controlo de desempenho; medidas correctivas, …);

 Estratégias/Dinâmicas a implementar

Qual o posicionamento das instituições ao nível da Lógica organizacional? Que estratégias organizacionais adoptam na dinâmica institucional? Lógica de Inovação social ao nível de respostas/serviços:

 Capital relacional

 Serviços e acções desenvolvidas/públicos abrangidos;  Serviços e acções a implementar/públicos abrangidos;  Estratégias/dinâmicas a implementar

 Capital humano

 Recursos envolvidos/ a envolver;  Agentes/parcerias;

 Estratégias/Dinâmicas a implementar

Ao nível da inovação social que serviços/acções desenvolvem e para quem? Que serviços/acções pretendem desenvolver e para que destinatários?

Que recursos humanos possuem? Que recursos humanos gostariam de ter e para que serviços?

Quais os agentes/parcerias da instituição? Que parcerias/agentes gostariam de ter? Lógica de racionalidade económica:

 Criação de valor social;  Criação de valor financeiro;  Fontes de financiamento;

 Técnicas de captação de recursos;  Estratégias/dinâmicas a implementar

Que fontes de financiamento existem nas instituições? Que estratégias utilizam para a captação de recursos?

2 - Objectivos de Estudo

No âmbito da investigação e com o intuito de fomentar a descoberta da resposta à questão de partida, traçámos os seguintes objectivos gerais:

 Caracterizar a natureza das instituições do Terceiro Sector vocacionadas para a população idosa;

 Analisar a base de impulsionamento das instituições do Terceiro Sector vocacionadas para a população idosa;

 Compreender as dinâmicas de actuação das instituições do Terceiro Sector, com vista à Inovação Social ao nível da lógica organizacional;

 Compreender as dinâmicas de actuação das instituições do Terceiro Sector, com vista à Inovação Social ao nível das respostas/serviços;

 Compreender as dinâmicas de actuação das instituições do Terceiro Sector, com vista à Inovação Social ao nível da racionalidade económica.

3 - Opções Metodológicas

Tendo em conta a problemática da investigação, a pergunta de partida, o contexto empírico e o próprio estilo da investigação, o tipo de abordagem escolhido para esta investigação foi de cariz qualitativa. O paradigma qualitativo pelas suas características permite-nos compreender a realidade de forma intensa e em profundidade, nomeadamente através de estudos de caso.

Neste sentido, o uso de métodos qualitativos permitiu-nos recolher dados “reais”, “ricos” e “profundos”, para obtermos um conhecimento descoberto. Assim, “aqueles que são investigados não são vistos como objectos com certas propriedades – atitudes, normas, características comportamentais – que possam ser adequadamente medidas, mas como actores cujos respectivos quadros de referência necessitam investigação detalhada antes que as suas acções possam ser devidamente interpretadas e explicadas.” (Moreira, 1994, p. 94)

Por conseguinte, o nosso papel será “antes o de descobrir «o modo como as organizações sociais e a cultura, específicas de um meio ou comuns a vários meios, influenciam as opções e as condutas das pessoas em acção» (...)” (Erickson cit in Lessard- Hébert, Goyette & Boutin, 1994, p. 98)

4 – Definição da amostra

A investigação desenvolveu-se no distrito de Coimbra dado o elevado índice de envelhecimento120 existente, face ao índice de envelhecimento em Portugal121, por outro lado, detém um elevado número de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que prestam serviços à população idosa122, que detêm experiências enriquecedoras e conhecimentos a transmitir e a acrescentar valor no domínio científico e académico do terceiro sector e das práticas gerontológicas.

De acordo com o número de IPSS existente no distrito, sendo este um universo extenso e complexo, definimos requisitos que nos auxiliaram na constituição da nossa amostra. Contemplámos como requisitos a localização geográfica das IPSS‟s, uma vez que a investigadora pertence ao distrito de Coimbra, procurámos IPSS‟s no concelho da mesma e concelhos limítrofes com características distintas e de referência, e que pudessem responder voluntariamente. Outro requisito considerado, prendeu-se com o tempo de existência de constituição legal. Deste modo, a antiguidade mínima considerada foi de três anos, dadas as características e natureza das IPSS‟s, bem como o número de respostas direccionadas para a população idosa, as quais deveriam possuir pelo menos 3 diferentes respostas.

Neste sentido, e de acordo com as especificidades dos requisitos, optámos por seleccionar 8 instituições que compreendessem os requisitos definidos. Todavia, apesar de todas as instituições terem aceite participar no estudo, houve uma da qual não conseguimos obter os dados pretendidos dentro do prazo da investigação. Assim sendo, a nossa amostra contemplou 7 instituições. Com o intuito de responder à nossa questão de partida, contemplámos como interlocutores das instituições elementos com responsabilidades acrescidas nas mesmas.

120

Nomeadamente de 197,34. Estes dados reportam-se à média entre os concelhos pertencentes ao Baixo Mondego e Pinhal Interior Norte, respeitantes ao distrito de Coimbra, reportando-se ao ano de 2011, uma vez que não possuímos

indicadores por distrito, mas sim por zonas. http://www.ine.pt em 14-06-2012.

121

Sendo o índice de envelhecimento de Portugal de 120,1%.

122

De acordo com a lista de registo das IPSS‟s na segurança Social, existem no distrito de Coimbra 295 IPSS‟s. Todavia, das 295 IPSS‟s existentes, nem todas terão respostas sociais direccionadas para a população sénior.

5 - Técnicas de Recolha de Dados e Procedimentos de Recolha de Dados

Tendo em conta o nosso objecto de estudo, a abordagem ao terreno foi efectuada através de entrevistas semi-estruturadas123, permitindo um maior aprofundamento da problemática, dirigida a elementos com responsabilidades acrescidas no âmbito da instituição, devido ao conteúdo e ao rigor da informação pretendida. Esta realizou-se a partir de um conjunto de temas pré-definidos, da qual a ordem das questões foi variável uma vez que, “a entrevista qualitativa procura ser uma «conversa guiada» e a folha de questões preparadas é apenas um guia.” (Moreira, 1994, p. 138)

Na construção do instrumento, contemplámos questões abertas dando liberdade para o inquirido dar a sua opinião, articuladas em torno das grandes áreas de interesse do nosso estudo, nomeadamente sobre:

 A natureza e impulsionamento das instituições – pretendendo conhecer a missão, os valores, os objectivos, os princípios identitários, os factores de emergência, bem como, os serviços e clientes, percebendo a relação entre os factores de impulsionamento das instituições e as dinâmicas/serviços existentes;

 As dinâmicas de actuação com vista à inovação social, nomeadamente sobre a lógica organizacional – pretendendo conhecer o modelo organizacional adoptado pelas instituições e percebendo qual a postura das instituições na organização interna das mesmas nomeadamente ao nível da liderança e comunicação e gestão de recursos humanos;

 As dinâmicas de actuação com vista à inovação social, nomeadamente sobre os serviços e respostas sociais – visando conhecer potenciais serviços a desenvolver para a população idosa, bem como novas necessidades percepcionadas, parcerias e factores críticos de sucesso nas acções/serviços;

 As dinâmicas de actuação com vista à inovação social, nomeadamente sobre a racionalidade económica – conhecendo as fontes de financiamento existentes, bem como as estratégias adoptadas para a captação de recursos.

No que respeita os procedimentos de recolha de dados, procedeu-se da seguinte forma, no início de cada entrevista informámos o entrevistado do objectivo da entrevista garantindo-lhe que tudo o que fosse dito na entrevista seria tratado confidencialmente e apenas no âmbito da investigação. Neste sentido, utilizámos um Termo de

123

Consentimento Livre e Informado124 que o entrevistado deveria preencher e assinar. (Bogdan & Biklen, 1994)

As entrevistas foram feitas de uma forma natural e espontânea, de forma a permitir uma maior liberdade em relação às questões propostas. As entrevistas tiveram durações variáveis, entre 30 minutos a 1h30m. Optámos por gravar as entrevistas em suporte áudio, para uma maior eficácia em termos de apreensão do conteúdo.

6 - Análise de Conteúdo

As técnicas de tratamento de dados permitem-nos analisar os dados recolhidos através dos instrumentos de recolha, neste sentido, a técnica primordial de tratamento de dados escolhida foi a análise de conteúdo, considerando que se enquadrava de uma forma adequada aos objectivos que pretendemos atingir e ao tipo de abordagem metodológica adoptada neste estudo. A análise de conteúdo foi utilizada na parte documental e nas entrevistas semi-estruturadas.

Relativamente à análise dos dados das entrevistas, esta foi realizada a partir da sistematização a cada caso, tendo nós para isso, transcrito todas as entrevistas, respeitando e salvaguardando a entidade de cada instituição e de cada entrevistado, sendo-lhe atribuído um código, por exemplo Inst1, que significa instituição 1 e assim sucessivamente. Porém aquando de mais do que um interlocutor na mesma instituição, atribuiu-se nomenclatura do cargo exercido (por exemplo, Inst1 Adm, ou seja, instituição 1 administrador). Posteriormente, fizemos a categorização dos dados, utilizando as categorias centrais, que correspondem aos temas principais do nosso estudo, as componentes gerais desses mesmos temas, e as componentes específicas, por forma a sistematizarmos os dados e a reduzir os mesmos, fazendo a sua redução, de forma a trabalhar sobre os mesmos.

Por conseguinte, na parte da análise de dados foi elaborada uma análise, na qual confrontámos os discursos dos interlocutores das instituições com os dados e discursos provenientes do enquadramento teórico, de forma a atingir uma maior coerência na apresentação e discussão dos resultados.

124

No documento Terceiro Sector e Inovação Social (páginas 100-106)