• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

6.3.2 Questionário aberto

Para Mascarenhas (2012), o instrumento ideal quando se busca medir dados com maior precisão é o questionário, por meio do qual são enviadas questões que deverão ser respondidas de forma escrita pelos entrevistados.

O questionário aberto foi enviado por e-mail para os agentes de negócios das empresas que comercializam livros eletrônicos. Essas empresas são representantes de grupos estrangeiros que atuam no Brasil ou agregadoras de editoras nacionais e/ou internacionais. O contato com elas foi feito por telefone, e-mail ou por meio do Fale Conosco, disponível em suas páginas oficiais.

Durante o contato com esses agentes, demonstrava-se o interesse em conhecer as plataformas para possível aquisição a biblioteca de sua instituição, que possuía 400 usuários potenciais7. Assim, solicitava que eles respondessem às questões que serviriam de subsídio para a elaboração de um relatório técnico público. Esses fornecedores eram informados de que, caso alguma informação ou dado fosse considerado/tratado pela empresa como sigilo comercial, esse não fosse relatado, pois o relatório seria público.

As perguntas foram elaboradas com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre os serviços que as empresas ofereciam, serviços esses que possuíssem relação não apenas com a “aquisição” da plataforma, mas também com as formas de selecionar os conteúdos que elas disponibilizavam e com o modo pelo qual a biblioteca realizava o gerenciamento dos conteúdos contratados. As questões foram divididas em dez. O objetivo de cada pergunta e sua relação com a revisão de literatura foi sintetizado no Quadro 3.

7 A pesquisa com fornecedores também serviu de subsídio para instrução de processo de estudo de aquisição na instituição da pesquisadora.

Sentiu alguma dificuldade para a contratação das bases?

bibliotecário relata o que ele considerou para escolher, para contratar; quais foram as dificuldades e como é o relacionamento entre a biblioteca e as empresas é possível conhecer melhor a realidade de todo o processo.

(Perguntas direcionadas ao alcance do objetivo geral da pesquisa).

Como é o tratamento pós-venda? Poderia comentar a interação.

Quadro 3. Perguntas do questionário aplicado aos fornecedores e seus objetivos

PERGUNTAS OBJETIVOS

Qual é o público-alvo atendido pela plataforma?

Conhecer os fornecedores. Identificar que bibliotecas podem se servir de seus conteúdos.

(Pergunta voltada para o alcance do objetivo geral, bem como para os objetivos específicos 2 e 3)

Que conteúdos (áreas de conhecimento e editoras) são disponibilizados? A plataforma realiza gerenciamento de seu conteúdo, visando à organização e recuperação dos livros na base?

Algumas plataformas oferecem seus serviços como se bibliotecas digitais fossem. Nesse sentido, importante descobrir se as empresas se propõem a organizar o conteúdo, tal como uma biblioteca faria. Ademais caso as bibliotecas, por qualquer razão, não tenham realizado a integração com a plataforma, é importante descobrir como a plataforma permite a busca e recuperação de conteúdo em sua plataforma.

(Perguntas voltadas para o alcance do objetivo geral da pesquisa)

A plataforma permite a integração com softwares gerenciadores de bibliotecas (Aleph, Sophia, entre outros)?

Como é informado o que entra e sai da base? Com qual frequência essa informação é passada?

Em um estudo de Georgas, voltado para o modelo de negócios assinaturas eletrônicas, ficou constatado uma certa instabilidade do conteúdo assinado por bibliotecas universitárias com plataformas. Em que ao longo de um certo período, livros iam sendo retirados da plataforma com ou sem prévio aviso as instituições. A pergunta tem por objetivo investigar se conteúdos saem da base, e quando saem como e quando a biblioteca será informada.

(Pergunta voltada para o alcance do objetivo geral da pesquisa)

Caso um livro saia da base, quem faz a retirada do sistema, a biblioteca ou a instituição?

Qual é a forma de contratação e pagamento da plataforma?

Pergunta direcionada ao alcance do objetivo 3, que é determinar quais são os modelos de negócios ofertados pelos agentes de negócios para a comercialização de livros eletrônicos.

A plataforma exige algum tipo de manutenção? Se sim, qual?

Foi relatada na revisão de literatura (LYNCH; SERRA, SANTARÉM) que alguns modelos de negócios exigem uma contraprestação pecuniária, para a manutenção da plataforma. Em razão disso, a pergunta buscou identificar se havia a manutenção relatada, e em caso afirmativo qual seria esta manutenção e se incluía custos.

(Pergunta voltada para o alcance do objetivo geral da pesquisa)

Posso assinar a plataforma inteira, mas pedir apenas a integração com a base da biblioteca de certos títulos? Caso a plataforma apresente mais de uma base, posso assinar apenas algumas?

Na revisão de literatura, Vergueiro foi um dos autores que destacou a importância do processo de seleção para o desenvolvimento de coleções. Por contato prévio com vários dos agentes de negócios a pesquisadora já havia tomado ciência que boa parte delas trabalhava com o modelo de negócio assinatura, sendo assim, julgou importante investigar se o modelo permitia a seleção de conteúdos pertinentes, no momento da integração com a plataforma. E nesse sentido descobrir como isso poderia se dar.

(Pergunta voltada para o alcance do objetivo geral da pesquisa)

Fonte: A autora

Como pode ser observado, nas questões acima, optou-se por questões abertas para que o participante se sentisse livre. De acordo com Mascarenhas (2012, p. 72), as perguntas abertas “são ideais para quem busca conhecer um tema mais detalhadamente”, como é o caso do presente estudo.

No contato, as empresas eram informadas de que havia a intenção de aquisição das plataformas, mas que, para tanto, era necessário um estudo prévio, pois havia o tinha interesse em conhecer a plataforma para saber se atendia de fato os interesses da instituição. Alguns fornecedores se mostravam sempre solícitos, outros nem tanto. O acesso às empresas que negociavam as plataformas internacionais foi difícil. Elas apresentaram os maiores obstáculos à coleta de dados. Acredita-se que tal fato se deu em razão de elas serem representadas por empresas nacionais que não possuíam tanto interesse em fazer demonstrações de seus produtos, tampouco em responder aos questionários. Em razão de tais adversidades, buscou-se a persistência e fez-se contato com vendedores conhecidos pelos bibliotecários das instituições que já possuíam a base. Com algumas delas, foi possível um retorno, com outras de fato não houve qualquer resposta.