• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo

Eixo 1 Eixo 2

Levantamento de dados secundários via levantamento da literatura

MÉTODO QUALITATIVO pesquisa bibliográfica para elaboração da fundamentação teórica da pesquisa e dos

itens (questões) do questionário da pesquisa

Levantamento de dados primários via pesquisa de campo

Elaboração inicial de um roteiro de perguntas para uma entrevista semiestruturada com uma especialista da

área de gestão de pessoas

MÉTODO QUALITATIVO Aprimoramento do roteiro inicial de perguntas para compor um questionário,

após a entrevista realizada

MÉTODO MISTO

Aprimoramento dos itens (questões) elaborados para o questionário

Análise de especialista (professora doutora), para melhoria do questionário 1ª

MÉTODO MISTO

Tratamento e análise dos dados coletados CONSIDERAÇÕES FINAIS 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 9ª 8ª

Adequação do questionário para disponibilização de forma online

Envio do questionário aos responsáveis pelas ações de inclusão das empresas

Para a elaboração do questionário de pesquisa, além da fundamentação teórica realizada acerca da inclusão das PcD no mercado de trabalho de TIC (disponível na seção 2), também realizou-se uma busca exploratória no repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)11, local de estudo

do pesquisador, com o intuito de identificar trabalhos já realizados com a temática semelhante ao desta pesquisa e que contivessem questionários, envolvendo a temática PcD, como meio de coleta de dados.

Nesta seção são detalhados os procedimentos para se elaborar o questionário; contudo, destaca-se que, a busca no repositório faz parte da etapa 1 (Figura 1), referente ao levantamento de literatura e, ainda, fundamental para identificar instrumentos (questionários), que pudessem ter sido utilizados anteriormente, para levantamento junto ao público PcD.

A busca no repositório institucional da UFSC, ocorreu em setembro de 2019, com os seguintes descritores: “pessoas com deficiência” e “trabalho”. Filtrou- se, assim, os registros que contivessem esses dois descritores em seu título, obtendo-se 8 resultados.

Destaca-se que, no Quadro 1, são listados 7 trabalhos, pois um dos resultados exibidos, não possuía arquivo associado. Os estudos estão listados do mais atual para o mais antigo, de acordo com a data de publicação.

Dos 7 trabalhos descritos no quadro 1, observa-se que todos tratam da inclusão da PcD no mercado de trabalho sob diferentes aspectos, abordando: acesso ao mercado de trabalho por essas pessoas, processos de contratação e capacitação das empresas contratantes, questões de acessibilidade e adequações ergonômicas no ambiente de trabalho, treinamentos voltados a esse público e reabilitação profissional.

Quadro 1 - Levantamento exploratório no repositório institucional da UFSC.

Título Autor e ano Tipo Possui

questionário?

Acesso ao mercado de trabalho das pessoas com deficiência

Silva (2017) TCC Não

11 O Repositório Institucional da UFSC tem como missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso à produção científica e institucional desta universidade. Nele estão disponíveis trabalhos acadêmicos, teses e dissertações (UFSC, 2019).

Modelo multicritério de requisitos informacionais para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Santana (2016) Dissertação Sim

Inclusão de pessoas com deficiência na indústria: acessibilidade e adequação ergonômica de postos de trabalho no processo de fabricação de tubos e conexões plásticas

Teixeira (2014) Dissertação Sim

Treinamento para inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho da construção civil

Morais (2010) Dissertação Não

A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho nas empresas da grande Florianópolis

Althaus (2009) TCC Sim

As transformações no mundo do trabalho e a participação da pessoa com deficiência no processo de trabalho: um estudo no programa cidadania em ação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos DR/SC

Chaves (2006) TCC Sim

A reabilitação profissional e a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Silveira (2000) Monografia Não

Fonte: elaborado pelo autor (2019).

Conforme o Quadro 1, vê-se que, dentre os 7 trabalhos mencionados, 4 deles utilizaram questionários como forma de coleta de dados: em Santana (2016) há um checklist de questões utilizadas para orientar a condução das entrevistas realizadas com os decisores das organizações, no que tange à contratação das PcD (Anexo A). Sendo assim, este TCC utilizou 7 questões de Santana (2016), conforme o Quadro 2.

Em Teixeira (2004), Althaus (2009) e Chaves (2006), foi possível se basear nos questionários disponíveis para elaborar questões referentes ao perfil das PcD nas empresas do segmento de TIC, que seriam investigadas nesse trabalho de conclusão de curso, como aquelas referentes aos tipos de deficiência que os funcionários da empresa possuem. Dessa forma, ressalta-se que, os três autores mencionados acima, utilizaram seus instrumentos de pesquisa para coletar informações, diretamente, com as PcD. Já, Santana (2016) buscou coletar a visão dos decisores das organizações, a respeito da contratação dessa população. Quadro 2 - Questões de Santana (2016) utilizadas como base nesta pesquisa.

Número Questão

1 Possui um programa para contratação de pessoas com deficiência?

9 Como a organização aborda a mentalidade de inclusão com os funcionários? 12 Qual a profissão mais oferecida?

13 Qual o maior obstáculo profissional para o PCD?

14 O que deveria ser melhorado na organização para melhorar a contratação das PCDs? 19 Há alguma parceria da organização para realização de estágios, capacitação e

aprimoramento?

45 A organização promove/participa de palestras sobre o tema? Fonte: elaborado pelo autor (2019).

Assim, o trabalho de Santana (2016) foi a principal referência para a elaboração do questionário deste TCC, uma vez que, relembrando a questão de pesquisa deste estudo, pretende-se estudar a temática de inclusão das PcD na visão dos responsáveis pela área de inclusão das organizações, objeto desse estudo.

Após a elaboração inicial de um roteiro de perguntas, utilizado durante a entrevista com uma especialista na área de gestão de pessoas de uma empresa multinacional do setor de TIC no Brasil, o autor deste TCC pôde elaborar um esquema inicial do questionário, para em seguida, em conjunto com a professora orientadora aprimorar o questionário da pesquisa, chegando-se a versão final, disponibilizada no Google Forms12 (Apêndice A).

O objetivo do questionário elaborado foi coletar informações acerca das ações de inclusão das PcD em empresas da área de TIC. Sendo que, o público- alvo foram os profissionais responsáveis pelos projetos de inclusão das PcD nas organizações em que atuam. Quanto à estrutura do questionário, este foi dividido em 6 blocos, conforme explicitado a seguir.

O primeiro bloco (Quadro 3) teve o intuito de identificar o número de funcionários das empresas, de modo a relacionar essa informação com a Lei de Cotas.

O segundo bloco (Quadro 4) teve o intuito de levantar informações acerca do perfil do respondente: setor e cargo que atua. Exceto a pergunta 4, que serviu para direcionar as demais perguntas do questionário.

Ressalta-se que, optou-se por não solicitar informações de identificação da empresa ou do respondente, visto que o instrumento abordou questões que envolviam o cumprimento da Lei de Cotas. Podendo despertar receio nos respondentes, uma vez que estavam representando a empresa na qual atuam.

Quadro 3 - Primeiro bloco do questionário de pesquisa. Quanto às informações da sua empresa

1 - Em relação ao número de colaboradores na empresa, assinale uma das alternativas abaixo: Há 100 ou menos Há entre 101 e 200 Há entre 201 e 500 Há entre 501 e 1.000 Há mais de 1.000 Fonte: elaborado pelo autor (2019).

Quadro 4 - Segundo bloco do questionário de pesquisa.

Quanto às informações do respondente

2 - Qual o setor que você trabalha? 3 - Qual o seu cargo?

4 - Há colaboradores com deficiência na sua empresa?

Sim Não Desconheço

Fonte: elaborado pelo autor (2019).

No terceiro bloco (Quadro 5), objetivou-se identificar a forma e a quantidade de contratações das PcD nas empresas participantes desse estudo, de modo a identificar o impacto da Lei de Cotas neste processo.

Quadro 5 - Terceiro bloco do questionário de pesquisa.

Quanto à contratação dos colaboradores com deficiência na sua empresa

5 - Em relação aos colaboradores com deficiência na sua empresa, assinale uma das alternativas abaixo:

Os colaboradores com deficiência SÃO contratados SOMENTE pelo regime de cotas de pessoas com deficiência.

Os colaboradores com deficiência NÃO SÃO contratados somente pelo regime de cotas de pessoas com deficiência.

Desconheço

6 - Você saberia informar a quantidade de colaboradores com deficiência na sua empresa, atualmente, que NÃO FORAM contratados pelo regime de cotas de pessoas com deficiência?

Sim Não

6.1 - Há quantos colaboradores na sua empresa com deficiência, atualmente, que NÃO FORAM contratados pelo regime de cotas de pessoas com deficiência?

7 - Você saberia informar a quantidade de colaboradores na sua empresa com deficiência, atualmente, que FORAM contratados pelo regime de cotas de pessoas com deficiência?

Sim Não

7.1 - Há quantos colaboradores na sua empresa com deficiência, atualmente, que FORAM contratados pelo regime de cotas de pessoas com deficiência?

Fonte: elaborado pelo autor (2019).

No quarto bloco (Quadro 6), procurou-se informações a respeito do tipo de deficiência, ocupações e vagas de trabalho dos funcionários, que possuam alguma deficiência na empresa. Nesta etapa, foi possível observar o nível de maturidade da empresa quanto aos cargos ocupados pelos empregados com deficiência, bem como avaliar se o trabalho com desenvolvimento de software pode ser uma opção para a empregabilidade dessa população.

Quadro 6 – Quarto bloco do questionário de pesquisa.

Quanto ao perfil, ocupações e vagas de trabalho para colaboradores que possuem alguma deficiência na empresa

8 - Assinale quais os tipos de deficiência que os colaboradores da empresa possuem: Deficiência física Deficiência

auditiva Deficiência visual Deficiência mental Deficiência múltipla Desconheç o

9 - Cite qual(is) o(s) setor(es) mais comum(ns) em que há vagas para pessoas com deficiência na sua empresa:

10 - Cite qual(is) o(s) cargo(s) mais comum(ns) ocupado(s) por pessoas com deficiência na sua empresa:

11 - Qual(is) o(s) critério(s) utilizado(s) pela sua empresa para abrir vagas de trabalho para pessoas com deficiência?

Cumprimento da Lei 8.213 (conhecida como Lei de Cotas).

Desconheço Outro

12 - Há banco de talentos/currículos na sua empresa? Sim, há UM banco

de

talentos/currículos para pessoas COM deficiência e um banco de

talentos/currículos para pessoas SEM deficiência. Sim, há UM ÚNICO banco de talentos/cu- rrículos que agrupa pessoas COM e SEM deficiência. Sim, há SOMENTE, um banco de talentos /currículos para pessoas COM deficiência. Sim, há SOMENTE, um banco de talentos/currí- culos para pessoas SEM deficiência. Não Desconheç o

13 - Qual sua opinião a respeito do Artigo 93 da Lei 8.213 (também conhecida como "Lei de Cotas")?

Fonte: elaborado pelo autor (2019).

No quinto bloco (Quadro 7), pretendeu-se avaliar a cultura da empresa quanto à inclusão e diversidade no ambiente de trabalho. De modo a verificar se treinamentos do gênero eram realizados com os empregados da empresa.

Quadro 7 - Quinto bloco do questionário de pesquisa.

Quanto à cultura da empresa para a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho

14 - Há treinamentos na sua empresa com temas relacionados à inclusão e diversidade no ambiente de trabalho para os colaboradores?

Sim Não Desconheço

Fonte: elaborado pelo autor (2019).

No último bloco do questionário (Quadro 8), procurou-se identificar, principalmente, se há programas formalizados para inclusão das PcD e de que forma ocorrem. Além de verificar se essas organizações possuem parcerias com instituições sem fins lucrativos que lidam com PcD e se contratam consultorias para auxiliar na inclusão dessa população, em seu quadro de funcionários.

Quadro 8 - Sexto bloco do questionário de pesquisa.

Quanto às iniciativas voltadas a inclusão de pessoas com deficiência na empresa

15 - Há programas FORMALIZADOS para inclusão de pessoas com deficiência na sua empresa?

Sim Não

15.1 - Há quantos programas para inclusão de pessoas com deficiência na empresa?

16 - Por favor, conte-nos a respeito dos programas que existem, atualmente, na sua empresa, voltados à inclusão de pessoas com deficiência e como eles acontecem:

17 - A empresa conta com o apoio de alguma instituição sem fins lucrativos que atua com pessoas com deficiência?

Sim Não Desconheço

17.1 - Caso a sua empresa conte com o apoio de alguma instituição sem fins lucrativos que atua com pessoas com deficiência. Por favor, se possível, indique o nome da instituição:

18 - A sua empresa contrata ou já contratou alguma consultoria para auxiliar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência?

Sim Não Desconheço

18.1 - Caso a empresa contrate ou contratou alguma empresa de consultoria para auxiliar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência. Por favor, se possível, indique o nome da empresa:

19 - Na sua opinião, qual a principal BARREIRA para a contratação de pessoas com deficiência na sua empresa?

20 - Na sua opinião, qual o principal ESTÍMULO para a contratação de pessoas com deficiência na sua empresa?

Fonte: elaborado pelo autor (2019).

As empresas que responderam à pesquisa são, majoritariamente, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Esse convite foi feito via e-mail, para as empresas no qual o autor do estudo possuía contato e via LinkedIn, rede social em que foi realizada uma pesquisa, com base em cargos que envolvessem inclusão em empresas do segmento de TIC.

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS

Esta seção apresenta os resultados obtidos por meio da aplicação do questionário (Apêndice A) utilizado nesta pesquisa.

Esse instrumento foi disponibilizado via Google Forms, de forma online, no período de 11 a 15 de novembro de 2019 e teve por objetivo identificar as características acerca da inclusão das PcD no mercado de trabalho de empresas do segmento de TIC.

Assim, obteve-se 20 respostas durante o período em que o questionário estava disponível, sendo que 17 foram válidas. Para considerar uma resposta como sendo válida foi utilizado o cargo e o setor do respondente; assim, 3 respostas foram invalidadas, pois o respondente não atuava em uma empresa do segmento de TIC. Como já mencionado, ressalta-se que, este trabalho se limitou a análise de uma amostra das empresas do segmento estudado, uma vez que não havia o intuito de analisar o universo dessas empresas no Brasil.

A seguir, estão os resultados obtidos, apresentados conforme os blocos do questionário.

Documentos relacionados