• Nenhum resultado encontrado

No desenvolvimento do questionário (Apêndice) foram elaboradas questões relativas à experiência de um grupo de informantes selecionados em decorrência de sua participação na aquisição dos arquivos Cláudio Amaral e Virgínia Portocarrero, independentemente da função de cada um deles no processo. O critério para a seleção desse grupo foi que os participantes estivessem vinculados à Fiocruz durante o período da coleta de dados. Pois alguns participantes já se desligaram da instituição, e, portanto, não foram incluídos no grupo.

Foi realizada em primeiro lugar uma conversa com o informante por e-mail com o propósito de agendamento de uma reunião presencial. Todos os convidados responderam de acordo com a participação e agendaram o encontro. Um dos informantes colocou-se disponível para falar no momento do convite, o que foi aceito. Durante a conversa com os informantes foi apresentada oralmente uma síntese da

pesquisa em andamento, para que o informante soubesse do que se tratava e também sobre o que era esperado dele em termos de contribuição ao trabalho.

Durante o contato presencial, onde foi solicitado que os informantes falassem sobre suas experiências, foram propostos as seguintes questões: “qual foi a sua participação na aquisição do arquivos Cláudio Amaral e Virgínia Portocarrero ?”; “De que forma você participou, que função e cargo ocupava na época?”; “Como foi o contato com os titulares?”; “Em que circunstâncias ocorreu a transferência física do acervo para a COC?”; As orientações para a aquisição constavam de algum documento ou normativa de trabalho?”, dentre outras. Os informantes foram estimulados a falar livremente, no tempo disponível de cada um deles. Essa conversa subsidiou a elaboração do questionário.

Não foi possível conversar com apenas um dos oito informantes selecionados, mas o mesmo respondeu ao questionário. Dos sete informantes com os quais foi possível conversar, apenas um não respondeu ao questionário, no entanto, em sua fala foi sugerido a consulta a alguns documentos, como os relatórios de atividades da COC e os projetos de história oral. O que ressalta a importância de todas as formas de participação.

Os questionários foram encaminhados em anexo a um e-mail convite (Apêndice), com dados explicativos sobre as condições de uso das informações prestadas. E a primeira opção sugerida para a devolução do questionário respondido foi também o e-mail. Como segunda opção, aos que desejassem não revelar a identidade nas respostas, o envelope lacrado poderia ter sido entregue aos cuidados das secretárias do DAD/COC/Fiocruz.

Os sete informantes que responderam às questões encaminharam o questionário por e-mail. O maior questionário respondido apresentou três laudas, o menor, pouco mais de uma lauda. Todas as questões propostas foram respondidas. Um dos informantes declarou ter participado do processo de aquisição dos dois arquivos pessoais. Quatro declararam terem participado do processo de aquisição do arquivo Cláudio Amaral. E dois informantes declararam terem participado da aquisição do arquivo Virginia Portocarrero. Os questionários respondidos encontram-se disponíveis no Anexo A.

Todos os informantes possuem nível superior e ao menos Pós-graduação em nível de Especialização, sendo a maioria portadora de título de Doutorado. Todos

ocupam ou já ocuparam cargos de chefia do DAD/COC/Fiocruz, ou assumiram a coordenação técnica da organização de arquivos pessoais. Alguns deles, na época da aquisição dos arquivos ocupavam cargos de chefia do DAD/COC/Fiocruz, outros estavam envolvidos em trabalhos técnicos e de pesquisa.

Todos os informantes possuem experiência institucional anterior ao ingresso na Fiocruz, oriundos, em sua maior parte, de instituições arquivísticas públicas, centros de documentação privados, setor ou serviço de instituição dedicado à memória e à preservação de acervos. Dentre estes lugares estão: o Arquivo Nacional, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e o CPDOC. Um dos informantes menciona ter pertencido ao quadro de funcionários de outra unidade da Fiocruz, antes de ingressar na COC/Fiocruz.

A distribuição dos questionários ocorreu no período de 06 (sexta-feira) a 09 (segunda-feira) de setembro de 2013, encaminhamento e reencaminhamento com solicitação de confirmação de resposta. O primeiro a confirmar o recebimento foi o informante com o qual não foi possível conversar antes da distribuição do questionário. O prazo inicial de retorno foi o dia 16 de setembro do mesmo ano (uma segunda-feira), prorrogado até o dia 20 de setembro (uma sexta-feira). A maior parte dos informantes respondeu até o término do primeiro prazo.

As categorias de informação obtidas a partir das respostas ao questionário foram: as questões sobre os interesses da instituição nos arquivos pessoais de quais arquivos os informantes participaram do processo de aquisição; a descrição do processo de aquisição de arquivos pessoais na Fiocruz; os cuidados relativos ao processo de aquisição; a identificação dos atores e instituições envolvidos no processo de aquisição; os critérios considerados no processo decisório sobre a aquisição; o conceito de arquivos pessoais na visão dos informantes; e os limites entre o que é público e o que é privado no constitutivo de um arquivo pessoal.

Os titulares dos arquivos também foram considerados informantes para este trabalho, a partir do que foi possível identificar sobre suas ações na doação de seus arquivos pessoais, sob o olhar dos profissionais que conviveram com eles durante o processo de aquisição. E ainda, sobre suas falas em relação ao próprio arquivo registradas nas entrevistas coletadas com estes titulares e que fazem parte do acervo de depoimentos orais da COC/Fiocruz. Devido à idade dos titulares dos arquivos

escolhidos para essa análise, os mesmos não foram convidados a uma participação mais direta.

Tabela 1 – Informantes que responderam ao questionário para coleta de dados relativos ao processo de aquisição dos arquivos Cláudio Amaral e Virgínia Portocarrero

Informante Arquivo Cláudio Amaral Arquivo Virgínia Portocarrero Informante 1 X X Informante 2 X Informante 3 X Informante 4 X Informante 5 X Informante 6 X Informante 7 X Informante 8 -- --

Fonte: produção do autor.

A resposta para a primeira questão foi fornecida por sete dos oito participantes que receberam o questionário.

O Informante 1 participou da aquisição dos arquivos Cláudio Amaral e Virgínia Portocarrero.

Além do Informante 1, os informantes 2, 3, 4 e 5 responderam que participaram da aquisição do arquivo Cláudio Amaral.

Os informantes 1, 6 e 7 participaram da aquisição do arquivo Virgínia Portocarrero.

O informante 8 não entregou o questionário, embora tenha confirmado o recebimento.