• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 estudo de caso

5.5. Questionários Utilizados no Estudo de Caso

5.5.7. Questionário SAM

O questionário SAM foi utilizado na segunda e terceira etapa. O SAM é um método de avaliação, não verbal, que contempla questões relacionais à qualidade afetiva de um sistema computacional. Segundo Hayashi et al., (2008) o SAM é um instrumento iconográfico utilizado para registrar respostas emocionais para uma variedade de estímulos. Por exemplo, é possível identificar a motivação e a satisfação de uma pessoa ao utilizar um sistema computacional.

O SAM foi escolhido por ser um método que não demanda leitura, mostrando-se adequado para coletar do publico alvo algumas informações a respeito de satisfação, motivação e sentimento de controle ao usar o Contexteller (LEUNG et al., 2007). A Figura 5.7 ilustra as bases, para avaliação da qualidade afetiva do SAM, adaptadas de Chorianopoulos et al., (2006) com base em Norman (2004).

Há três níveis distintos para mecanismos mentais: (I) o nível visceral, que seria a parte do cérebro que possibilita reação automática a estímulo externo, (II) o nível comportamental que contém os processos que controlam nosso comportamento cotidiano e (III) o nível reflexivo, que é a parte contemplativa do cérebro. Cada nível pode ser associado a diferentes classes de construtos e assim serem empregados para avaliar as diferenças entre respostas emocionais a alternativas de design de interfaces de usuário (HAYASHI et al., 2008).

Como no original, a base do processo de avaliação deste estudo de caso é composta por três construtos: Estados de Sentimento, Engajamento e Gosto. Para cada construto foi utilizado um instrumento de medida: SAM, SAM-Síntese e logs de sessões de interação.

Figura 5.7. Bases para avaliação da qualidade afetiva (HAYASHI et al., 2008)

5.5.7.1. SAM

O SAM é um instrumento de registro do estado de sentimento imediato individual (HAYASHI et al., 2008). Para aplicá-lo há um questionário não verbal dividido em três partes: Satisfação, Motivação e Sentimento de Controle, ilustrado na Figura 5.8, que deve ser preenchido para cada interface que se deseja avaliar. O participante que está utilizando ou avaliando o software deve assinalar um circulo em cada parte do questionário.

Em cada parte há nove círculos, o quinto círculo representa uma resposta neutra do participante. Os quatro primeiros (à esquerda) representam alguns sentimentos existentes no lado esquerdo da tabela. Por exemplo, para a parte Satisfação, quanto mais a esquerda for assinalado um circulo, mais próximo dos sentimentos que se encontram do lado esquerdo da tabela Satifação, tais como: Infeliz, Nervoso, Irritado, Insatisfeito, Melancólico, Desesperado e Entediado, o participante está.

Os quatro últimos círculos (à direita) representam os sentimentos existentes no lado direito da tabela. Por exemplo, para a parte Satisfação, quanto mais a direita o participante assinalar, mais próximo ele está desses sentimentos: Feliz, Sorridente, Prazer, Satisfeito, Contente, Otimista e Esperançoso. Esse mesmo raciocínio é utilizado para as outras duas partes.

Figura 5.8. Questionário SAM

No estudo de caso havia um questionário SAM para cada tela do jogo (APÊNDICES VI, VII e XI). As professoras e os alunos, ao verem uma tela do Contexteller, tinham que assinalar um círculo em cada uma das três partes. Por isso, este questionário foi utilizado na segunda e terceira etapa, ou seja, nas duas etapas em que se utilizou o Contexteller. Para facilitar o preenchimento do questionário há a tela do jogo que deve ser avaliada ao lado das três partes que devem ser assinaladas, como ilustrado na Figura 5.9.

Passo 1 de 2 – Identificar Jogador

Figura 5.9. Exemplos de perguntas do Questionário SAM Pós-sessão Aluno Satisfação Infeliz Nervoso Irritado Insatisfeito Melancólico Desesperado Entediado Feliz Sorridente Prazer Satisfeito Contente Otimista Esperançoso Motivação Calmo Relaxado Vagaroso Lento Sono Tranqüilo Animado Estimulado Frenético Nervoso Agitado Sentimento de Controle Controlado Influenciado Cuidado por Temido Submisso Guiado Em controle Controlando Influente Importante Dominante Autônomo

5.5.7.2. SAM-Síntese

O SAM-Síntese (APÊNDICE XII) foi utilizado como instrumento de registro da reflexão do grupo sobre a experiência interativa (Hayashi et al., 2008). Este é aplicado da mesma forma que o SAM. Porém, deve ser preenchido após todos os participantes jogarem o jogo, argumentarem e negociarem um julgamento comum. O questionário deve conter a opinião do grupo sobre a interface. Este questionário foi aplicado apenas na interface em que ocorreu a história. O objetivo foi coletar os sentimentos que o grupo sentiu ao jogar.

Esta avaliação, realizada após um período de reflexão e discussão, mostra o gosto consciente dos participantes em relação à interface, em oposição à avaliação visceral, que revelou a reação imediata dos participantes individualmente (HAYASHI et

al., 2008).

5.5.7.3. logs de Sessões de Interação

Toda interação dos grupos foi gravada. As gravações (logs) possibilitaram a análise no nível comportamental. Para medir o nível de engajamento, foram analisadas as capturas de interação obtidas durante o uso do Contexteller. Buscaram-se nos logs, fatores que pudessem demonstrar os níveis de atenção e interesse dos participantes e; fatores que pudessem identificar o uso do senso comum. Assim, os seguintes critérios quantitativos foram utilizados: o tempo de interação de cada participante e grupo, quantidade de mensagens enviadas de cada participante, quantidade de acesso a base de senso comum pelo professor, quantidade de vezes que o professor utilizou as sugestões do senso comum. Outro fator considerado foi o conteúdo das mensagens enviadas, de modo identificar se os participantes enviaram mensagens demonstrando interesse ou não.

5.5.7.4. Método de Avaliação do Questionário SAM

A avaliação do questionário SAM é feita através de três pontos: pontos positivos (V+), negativos (V-) e neutros (VN) (HAYASHI et al., 2008). A classificação dos pontos é feita de acordo com o círculo assinalado. Para os quatro círculos a esquerda foram atribuídos pontos negativos, os quatro círculos a direita receberam pontos positivos e, o círculo central (quinto) recebeu pontuação neutra, como pode ser observado na Figura 5.10. Os pontos obtidos de todos os questionários, para uma determinada tela e parte do SAM, são somados e contabilizados em um resultado geral.

Figura 5.10. Método de Avaliação do Questionário SAM

Cada círculo preenchido equivale a um ponto, ou seja, se um usuário preenchesse para uma determinada tela o oitavo círculo (da esquerda para a direita) na parte Satisfação e, outro usuário preenchesse para a mesma tela e parte o nono círculo, o resultado seria v+ = 2, porque ambos assinalaram círculos que representam pontos positivos.

Segundo Hayashi et al., (2008) somando-se os pontos obtidos, uma comparação pode ser feita entre votos positivos, neutros e negativos de cada categoria. Estes números fornecem uma boa indicação da reação ao objeto em análise como um todo, evidenciando a sua qualidade afetiva imediata.