• Nenhum resultado encontrado

Nº. Critério de Conformidade Aplicabilidade Intenção e Esclarecimentos Resumo das Alterações

3.1.3.b [TR-TD 1.5]

Quando misturando e vendendo produtos que contêm ingredientes Fair Trade Certified e não certificados, os vendedores claramente indicam aos compradores por escrito quais ingredientes são Fair Trade Certified e a porcentagem total de conteúdo Fair Trade Certified no produto.

Todos os comerciantes vendendo ingredientes alimentares compostos

A intenção dessa exigência é garantir que os comerciantes tenham as informações necessárias para cumprir as exigências para rotulagem e a percentagem mínima de conteúdo Fair Trade Certified nos produtos finais, como definido no Guia de Utilização do Selo Fair Trade e de Linguagem Relacionada ao Comércio Justo.

Note que, de acordo com a Política para Produtos com Múltiplos Ingredientes, insumos Fair Trade Certified e sem certificação do mesmo ingrediente nunca podem ser misturados.

Componente NOVO: exige que os

comerciantes comuniquem a % de conteúdo de Comércio Justo, já que essa é uma informação necessária para a rotulagem.

Previamente se focava na comunicação da composição percentual proveniente de cada Titular de Certificado, o que agora é parte do item 2.2.1.b.

Objetivo 3.1.4 [TR-TD 3]: Os engenhos e exportadores de cana de açúcar garantem a rastreabilidade até produtores de cana e Titulares de Certificado individuais.

3.1.4.a [TR-TD 3.1]

Se diversos produtores venderem cana de açúcar do Comércio Justo para um único engenho/ exportador, o engenho/ exportador mantém notas/ tíquetes de entrega, que incluem:

1. o nome do produtor de cana específico; 2. o Titular do Certificado do produtor de cana

específico;

3. o volume de cana fornecido; e

4. a data de entrega da cana ao engenho/ exportador. Intermediadores do Comércio Justo que comercializam açúcar

A intenção deste critério é garantir que os pagamentos do Preço do Comércio Justo e do Prêmio do Comércio Justo a cada Titular de Certificado que fornece o produto possam ser contabilizados de forma precisa.

Em países onde a rastreabilidade de documentos é organizada por meio de regulamentações do governo, não é necessário um processo separado realizado pelo Intermediador.

O engenho/ exportador pode buscar confirmação do volume de cana fornecido por cada produtor (p.ex. através do Titular do Certificado).

SUBMÓDULO 3.2: Rastreabilidade Física de Produtos [RF]

Esta seção se aplica a todos os comerciantes, exceto aqueles que receberam aprovação explícita da Fair Trade USA para utilizar a Rastreabilidade de Balanço de Massa (ver Submódulo 3.3). A rastreabilidade física de produtos exige a segregação dos produtos de Comércio Justo, de forma que eles nunca sejam misturados com produtos que não sejam de Comércio Justo e sempre possam ser distinguíveis desses últimos.

ESBOÇO versão 2.0.0 SUBMÓDULO 3.2: Rastreabilidade Física de Produtos [RF]

Nº. Critério de Conformidade Aplicabilidade Intenção e Esclarecimentos Resumo das Alterações

Objetivo 3.2.1 [TR-PT 1]: Existe segregação física entre os produtos Fair Trade Certified e produtos que não sejam Fair Trade Certified.

3.2.1.a [TR-PT 1.2 e 1.3]

Os produtos de Comércio Justo são fisicamente segregados de produtos que não são de Comércio Justo em todas as etapas (p.ex. armazenagem, transporte, processamento, empacotamento, etiquetagem, manuseio e venda).

Todos os comerciantes que cumprem a

rastreabilidade física.

A intenção desta exigência é garantir que os produtos do Comércio Justo não sejam misturados com produtos que não sejam de Comércio Justo e que não ocorram substituições de produtos. Esta exigência não se aplica à mistura intencional de ingredientes de Comércio Justo e outros

ingredientes distintos que não sejam de Comércio Justo como parte da receita de um produto. Ver a Política de Produtos com Ingredientes Múltiplos para verificar as regras para produtos alimentares compostos. Exemplos de métodos para garantir a segregação dos produtos incluem a armazenagem de produtos Fair Trade Certified e sem certificação em sacos / caixas separados, processamento executado separadamente, e lotes distintos na armazenagem.

A linguagem foi simplificada e critérios diversos foram combinados.

Objetivo 3.2.2 [TR-PT 2]: Os produtos de Comércio Justo são marcados claramente e podem ser identificados como Fair Trade Certified.

3.2.2.a [TR-PT 2.1]

Os produtos do Comércio Justo são marcados claramente e são visualmente distinguíveis como Fair Trade Certified em todas as etapas (p.ex. armazenagem, transporte, processamento,

empacotamento, etiquetagem, manuseio e venda).

Todos os comerciantes que cumprem a

rastreabilidade física.

Isso pode ser alcançado por meio de uma área de armazenagem designada claramente para produtos Fair Trade Certified, uma bandeira ou etiqueta especial nos produtos individuais ou nas caixas de exposição de produtos Fair Trade Certified, ou outros tipos de identificação visual e física e de separação dos produtos Fair Trade Certified.

ESBOÇO versão 2.0.0 ITEM NOVO: SUBMÓDULO 3.3: Rastreabilidade com Preservação da Identidade

Nº. Critério de Conformidade Aplicabilidade Intenção e Esclarecimentos Resumo das Alterações

Objetivo 3.2.3. [TR-PT 3]: Produtos Fair Trade Certified que cumprem a rastreabilidade física voluntariamente são identificáveis.

3.2.3.a [TR-PT 3.1]

Quando um produto para o qual é permitido o uso da rastreabilidade por balanço de massa é obtido de um fornecedor do Comércio Justo que cumpre voluntariamente os requisitos de rastreabilidade física, e os comerciantes mantêm a rastreabilidade física, o produto em questão é identificado como um produto Fair Trade Certified rastreável

fisicamente na documentação de compra e venda.

Comerciantes que compram produtos do Comércio Justo para os quais seria permitido o uso da rastreabilidade por balanço de massa de fornecedores que cumprem voluntariamente os requisitos de rastreabilidade física

A intenção desta exigência é garantir a existência de registros verificáveis de cadeias de suprimentos de produtos que cumprem voluntariamente os requisitos de rastreabilidade física. Produtos Fair Trade Certified

rastreáveis fisicamente podem utilizar alegações e mensagens diferentes daquelas utilizadas para produtos sem rastreabilidade física.

Os produtos que podem utilizar a rastreabilidade por balanço de massa são listados em um documento de Política de Balanço de Massa separado (em breve).

Os produtos específicos para os quais é permitido o uso de balanço de massa serão agora definidos em um documento de política separado, em lugar de fazer parte da Norma Comercial.

Objetivo 3.2.4: Ingredientes Fair Trade Certified que são fisicamente rastreáveis mantêm sua rastreabilidade física.

3.2.4.a Quando ingredientes Fair Trade Certified rastreáveis fisicamente e ingredientes não rastreáveis fisicamente são combinados em produtos ou ingredientes alimentares compostos, o ingrediente fisicamente rastreável deve seguir as exigências de rastreabilidade física.

Comerciantes que manuseiam produtos ou ingredientes alimentares compostos

ITEM NOVO: Essa sempre foi a intenção, mas esse item agora torna explícito como as exigências de rastreabilidade se aplicam nos casos de produtos compostos.

ITEM NOVO: SUBMÓDULO 3.3: Rastreabilidade com Preservação da Identidade

Esta seção define regras para os comerciantes que optaram por manter um nível mais alto de rastreabilidade verificada para produtos Fair Trade Certified. Com a rastreabilidade física do produto (ver Submódulo 3.2), produtos certificados são sempre mantidos separados de produtos não certificados para que sejam identificáveis, mas lotes específicos de produtos não podem ser rastreados até um único produtor. Com a rastreabilidade com preservação da identidade, lotes de produtos certificados podem ser rastreados até um único produtor certificado

identificável. Essa forma de rastreabilidade permite que todos os atores da cadeia de suprimentos, incluindo marcas, saibam exatamente de onde veio seu produto e, portanto, tenham uma melhor compreensão dos impactos do Comércio Justo ligado a suas atividades.

Os comerciantes que aplicam aos produtos do Comércio Justo a rastreabilidade com preservação da identidade não precisam cumprir nem serem auditados de acordo com o Submódulo 3.2 sobre a rastreabilidade física para esses produtos. Note que cumprir as exigências para rastreabilidade com preservação da identidade só é possível quando as entidades fornecedoras também cumprem a preservação da identidade, caso contrário as informações no nível do produtor já terão sido perdidas. Recomenda-se que os comerciantes somente cumpram a

ESBOÇO versão 2.0.0 ITEM NOVO: SUBMÓDULO 3.3: Rastreabilidade com Preservação da Identidade

rastreabilidade com preservação da identidade quando tiverem negociado isso com seus fornecedores de forma clara. É provável que uma marca ou varejista negocie seu desejo de preservação da identidade com todas as entidades envolvidas em suas cadeias de suprimentos.

Pergunta de Consulta: A rastreabilidade com preservação da identidade é um modelo novo e opcional de rastreabilidade. Ele foi criado principalmente em resposta a solicitações de cadeias

de suprimento de café e de certas marcas, que desejavam um mecanismo para dar apoio à conexão dos produtos finais com todas as organizações de produtores envolvidas. Você concorda com a adição desse nível voluntário de rastreabilidade? Explique seu raciocínio.

A rastreabilidade com preservação da identidade seria interessante para você em suas cadeias de suprimentos? Seria viável implementar a rastreabilidade com preservação da identidade em suas próprias operações? Por quê, ou por que não?

Critério de Conformidade Aplicabilidade Intenção e Esclarecimentos Resumo das Alterações

Objetivo 3.3.1: Existe segregação física entre os lotes de produtos Fair Trade Certified com preservação da identidade e produtos de quaisquer outras fontes.

ITEM NOVO

3.3.1.a Lotes individuais de produtos do Comércio Justo são fisicamente segregados de produtos de quaisquer outras fontes em todas as etapas (p.ex. armazenamento, transporte, processamento, empacotamento, rotulagem, manuseio e venda).

Comerciantes que utilizam a rastreabilidade com preservação da identidade

A intenção desta exigência é garantir que os produtos do Comércio Justo não sejam misturados com produtos que não sejam de Comércio Justo, ou com produtos do Comércio Justo de outras fontes certificadas, e também que não ocorra nenhuma substituição de produtos. Esta

exigência não se aplica à mistura intencional de ingredientes do Comércio Justo e de ingredientes que não sejam de Comércio Justo como parte da receita de um produto.

Exemplos de métodos para garantir a segregação incluem o armazenamento de produtos do Comércio Justo e que não são de Comércio Justo em sacos/ caixas separados(as), processamento executado separadamente, e locais distintos no armazenamento.

Objetivo 3.3.2: Lotes de produtos do Comércio Justo com preservação da identidade são marcados claramente e podem ser identificados como Fair Trade Certified.

ITEM NOVO

3.3.2.a [TR-PT 2.1]

Lotes individuais de produtos do Comércio Justo são marcados claramente e podem ser

visualmente identificados como Fair Trade Certified em todas as etapas (p.ex. armazenamento, transporte, processamento, empacotamento, rotulagem, manuseio e venda). Cada lote pode ser identificado como proveniente de um único produtor certificado. Comerciantes que utilizam a rastreabilidade com preservação da identidade

Isso pode ser alcançado por meio de uma área de armazenamento claramente designada para lotes de produtos Fair Trade Certified, um emblema ou etiqueta especial em produtos individuais ou em caixas de exposição de produtos Fair Trade Certified, ou outras formas de identificação visual e física e de separação de lotes de produtos Fair Trade Certified.

Cada lote deveria incluir as informações do produtor no próprio produto ou estar vinculado a um sistema eletrônico em que estas informações possam ser facilmente acessadas.

ESBOÇO versão 2.0.0 ITEM NOVO: SUBMÓDULO 3.3: Rastreabilidade com Preservação da Identidade

Objetivo 3.3.3: Ao misturar produtos de múltiplas fontes, os registros rastreiam a parcela de produtos Fair Trade Certified provenientes de cada produtor.

ITEM NOVO

3.3.3.a Quando produtos do Comércio Justo provenientes de diversos produtores certificados são misturados intencionalmente como parte de uma receita ou do processamento de um produto, os registros devem indicar:

• a lista de ingredientes Fair Trade Certified; • os produtores certificados que fornecem

cada ingrediente; e,

• a porcentagem do produto final e de cada ingrediente individual fornecida por cada produtor certificado. Comerciantes que utilizam a rastreabilidade com preservação da identidade

Essas informações deveriam ser mantidas como parte da documentação sobre as taxas de transformação e conversão de produtos exigida segundo o item 3.1.3.a.

Se ingredientes Fair Trade Certified com preservação da identidade e sem preservação da identidade forem combinados em produtos ou ingredientes alimentares compostos, os registros devem indicar

claramente quais ingredientes, qual a porcentagem de cada ingrediente, e qual porcentagem do produto final mantiveram a preservação da

identidade. É possível que somente uma porcentagem de um único ingrediente mantenha a preservação da identidade.

Note que de acordo com a Política para Produtos com Múltiplos Ingredientes, produtos Fair Trade Certified e produtos sem certificação correspondentes a um mesmo ingrediente nunca podem ser misturados.

Objetivo 3.3.4: Todos os produtos Fair Trade Certified com preservação da identidade são claramente identificáveis na documentação de compra e venda.

ITEM NOVO

3.3.4.a

Toda a documentação de compra e venda relacionada a produtos Fair Trade Certified com preservação da identidade inclui:

• o nome e o ID do Comércio Justo do produtor de origem;

• o produto fornecido por cada produtor; • a porcentagem do produto final e de cada

ingrediente particular fornecida por cada produtor certificado, se a venda for de um produto misto (item 3.3.3.a); e,

• uma declaração de que o produto está em conformidade com as regras para

rastreabilidade com preservação da identidade. Comerciantes que utilizam a rastreabilidade com preservação da identidade

Esta informação é uma adição às exigências sobre a documentação de compra e venda definidas nos itens 3.1.2.b e 3.1.3.b.

A documentação deve identificar claramente os ingredientes do Comércio Justo e, se relevante, a porcentagem de cada ingrediente, que cumprem os requisitos para preservação da identidade e aqueles(as) que não os cumprem.

ESBOÇO versão 2.0.0

Documentos relacionados