• Nenhum resultado encontrado

Recolha de dados – I Fase: Envio do e-mail para as unidades de alojamento

Capítulo IV – Oferta para o turismo LGBTQ

5.4. Metodologia utilizada para a recolha de dados da oferta comunidade LGBTQ

5.4.3. Recolha de dados – I Fase: Envio do e-mail para as unidades de alojamento

O e-mail que se enviou às unidades de alojamento, retrata que os casais fictícios estavam a ponderar realizar a sua lua-de-mel no município do Porto, e questionam às unidades, se estavam disponíveis nos fins-de-semana de abril, bem como também se podiam acrescentar informações adicionais sobre os quartos que estariam à sua disposição.

No e-mail apresentado por Howerton et al. (2012) não existe qualquer referência à sexualidade dos indivíduos, de forma explícita ou seja utilizando designações como “gay”, “lésbica” ou “homossexual”, contudo de forma implícita da indicação disso ao fazer a conjugação dos casais, dos seus nomes e do seu estado civil.

De acordo com o descrito no artigo de Howerton et al. (2012), o texto enviado é o referido:

“Hello!

My name is Christopher Smith/ Sarah Johnson/ Mark Williams/ Emma Davies and I was hoping to get a little information regarding your establishment. My fiancé, Thomas Jones/ Rachel Smith/ Laura Taylor/ Steven Brown, and I are planning our wedding ceremony for the spring of this coming year. We were thinking about honeymooning in your area and were curious if you have any availability over any of the weekends in April. If you would, please e-mail me back with some information about your rooms as well as whether or not you have availability.

Capítulo V – Metodologia

68

Thanks so much and have a great day! Sincerely,

Christopher Smith/ Sarah Johnson/ Mark Williams/ Emma Davies”

Os e-mails foram enviados para as unidades de alojamento nos dias de 25 e 26 de janeiro de 2018. Duas semanas depois de se ter enviado os e-mails, começaram-se a recolher respostas segundo as variáveis consideradas no estudo de Howerton et al. (2012) e algumas variáveis adicionadas por necessidade própria (comparar mais facilmente o perfil sociodemográfico da segunda fase do estudo): Tempo de Resposta (em dias), Sexo e Orientação Sexual do Turista, Sexo do Participante que respondeu ao e-mail (masculino ou feminino), Responsável pelo e-mail (Receção; Dono da unidade de alojamento; Diretor Hotel; Departamento das Reservas; Indefinido; Suporte de Vendas; Coordenador de Vendas; Departamento Comercial; Responsável de Grupo e Eventos), Agrupamento do Responsável pelo e-mail (Receção e gestão de reserva; Chefia e direção; Departamento Comercial; Indefinido) Tipo de resposta (afirmativa ou negativa), Categoria do Alojamento (empreendimento turismo ou alojamento local: apartamento, estabelecimento de hospedagem e moradia),Dimensão do Alojamento, Intervalo de Camas (1 a 50 camas; 51 a 150 camas; 151 camas ou mais, como no estudo de Matzler, Pechlaner, Abfalter e Wolf (2005)) e por fim a avaliar a presença ou não de preconceito nas respostas, a medição da – Amabilidade, Afetuosidade, Atenção e Hospitalidade. A análise do preconceito baseou- se numa escala de 1 a 5, onde correspondem a: 1 – inexistência das variáveis; 2 – Insuficiente demonstração das variáveis; 3 – Neutralidade das variáveis; 4 – Boa existência das variáveis; 5 – excelente existência das variáveis. A escolha desta escala foi pessoal, uma vez que o autor Howerton et al. (2012) escolheu uma escala que variava entre 0 e 5, contudo não justificou a sua escolha e em que consistia a escala. Os dados dos alojamentos turísticos neste momento, ainda não foram removidos da base de dados, uma vez que se utiliza os mesmo para proceder à segunda fase do estudo.

Capítulo V – Metodologia

69 Segundo Howerton et al. (2012) para avaliar a presença, ou não de preconceito, deve-se avaliar as respostas dadas pelas unidades de alojamento, considerando que possuam elementos, como aqueles que são apresentados na Tabela 15:

Tabela 15 - Variáveis de avaliação de preconceito

Amabilidade Frases que se demonstrem amigáveis e cuidadas no seu contexto profissional, mas como também questões que se desviem até do contexto profissional perguntando pela data da cerimónia, tamanho ou localização do evento.

Afetuosidade Demonstração de satisfação pela data importante, felicitando pelo noivado ou casamento.

Atenção Evidenciar que se preocupa com o cliente, apresentando informação adicional, sobre o quarto, pacotes de lua-de- mel, saídas românticas, alguma atenção especial do estabelecimento, ou mesmo sobre tudo aquilo que encontra no destino em que escolheram ficar hospedados.

Hospitalidade Usar frases como por exemplo, “Iremos ter todo o prazer

em os receber no estabelecimento”

Fonte: Elaboração Própria

Para conseguir ser o mais imparcial possível, perante a cotação que se fez relativamente às variáveis do preconceito, pediu-se a dois elementos neutros ao estudo de dois sexos e sexualidades diferentes que fizessem a avaliação dos elementos apresentados, segundo a escala de 1 a 5. Os dados que tinham apresentados na base de dados, eram os mesmos, que aqui apresentados, apenas se acrescentou uma célula, para cada um dos e-mails recebidos, onde é apresentada a mensagem que cada um dos alojamentos turísticos enviou e onde a minha presente avaliação perante as variáveis foi eliminada. Cada um dos elementos fez a análise de forma individual, em espaços diferentes e não se conheciam na sua base social. Os elementos são: feminino heterossexual e masculino homossexual.

Para complementar a análise acrescentou-se a análise de um programa que está disponível online – Tone Analyzer feito pela IBM Watson Developer Cloud (2018) – que faz análise de emoções a partir daquilo que é descrito numa mensagem. Este programa faz a análise de: tweets, comentários online, mensagem de e-mail, entre outros. Para o caso desta análise, inseri cada uma das mensagens recebidas no servidor de análise e retirei a pontuação

Capítulo V – Metodologia

70

que tinha para cada uma das emoções: raiva, medo, felicidade, tristeza, análise, confiança e tentatyve (o programa funciona em inglês, e esta última emoção ponderou-se que seria melhor não a traduzir, com o objetivo de a deixar o mais fiel possível). A análise das emoções varia entre 0 e 1: quando a análise demonstra emoções abaixo de < 0,5 constata-se a inexistência de emoções quase total; de ≥ 0,5 a < 0,75 neutralidade de emoções; de ≥ 0,75 para cima existe uma forte transmissão de emoções.

A não resposta por parte dos alojamentos turísticos ao e-mail enviado, resulta numa resposta negativa, uma vez que é do interesse das unidade de alojamento responder aos seus clientes, para conseguir obter reservas, isto tal como se observa no estudo de Howerton et al. (2012).

5.4.4. Recolha de dados – I Fase: Respostas do e-mail para as unidades de