• Nenhum resultado encontrado

Para estabelecer as recomendações utilizamos como base as 12 heurísticas desenvolvidas para esse estudo. Desde modo, empregamos as contribuições dos especialistas, já mencionadas anteriormente, e também o acréscimo de soluções desenvolvidas por parte do pesquisador, que também buscaram solucionar os problemas percebidos nas observações e comentários no teste de usabilidade como usuários reais. Através de soluções que foram fundamentadas com base na usabilidade, no design de interação e na ergonomia.

Feedback

 Uso de sons para informar que a opção do menu foi selecionada e para notificar erros;

 Uso de contraste de cores para complementar o reconhecimento da ferramenta selecionada e para destacar o cursor na interface. Sugerimos que o cursor altere a cor quando estiver executando tarefa específica como modelagem, seleção do menu ou percorrendo a interface;

 Os ícones das opções selecionadas que estiverem em uso, devem ser apresentados na interface em local que não interfira na visualização do objeto a ser modelado;

 Uso de contraste de cores e contornos para identificação da área que está sendo modelada no objeto;

 Uso de símbolo para sinalizar o idioma em uso. Correspondência e Reconhecimento

 Substituir os gestos de esconder e mostrar o menu, para um gesto mais simples e que o sistema reconheça com maior facilidade. Também é necessário dar mais

de uma alternativa para esses comando, dessa forma o usuário poderá escolher qual é a melhor opção para ele. Para essa segunda alternativa de ativar e desativar o menu, recomenda-se o uso de um botão situados em áreas que não atrapalhem a modelagem e que seja de fácil visualização e alcance.

 As funções mais importantes e com maior frequência de uso para modelagem devem ser posicionadas em áreas estratégicas, para serem alcançadas facilmente. Recomenda-se uma priorização de destaque nas opções de edição, que são: ferramentas de modelagem e pintura, tamanho e sensibilidade da ferramenta, cores, desfazer, refazer e salvar projeto.

 É recomendado que o menu esteja situado em uma área de fácil acesso e alcance. A área inferior ou à esquerda da interface são alternativa para posicionar o menu, pois demonstraram melhor eficiência de alcance nos testes com usuário.

 Possibilitar ao usuário a escolha do idioma da interface em área de fácil reconhecimento e em destaque na interface. Recomenda-se o uso de ícones como a bandeira do idioma e texto complementar, semelhante ao que ocorre em websites.

Saídas Claras Indicadas

 Destacar o comando desfazer na interface, tendo em vista que é muito utilizado na atividade de modelagem 3D.

Utilização de elementos já convencionados em softwares para saída de opções indesejadas como “X” em interface Windows e círculo vermelho em interface Mac.

 Utilizar o recurso de histórico de ações, para facilitar o desfazer de várias ações indesejadas na modelagem.

Prevenção e Correção de Erros

 Bloquear a modelagem do objeto no momento que o usuário estiver escolhendo opções no menu, para evitar ações involuntárias no objeto.

 Notificar quando as mãos saírem do campo de alcance do sensor e oferecer calibração do campo de alcance caso o usuário esteja com dificuldade.

 Oferecer salvamento automático da modelagem e notificação dessa ação. Clareza

 Utilizar recursos gráfico, como ícones de fácil reconhecimento.

 Fazer uso de convenções como ícones de salvar, desfazer ação, fechar, entre outros elementos comuns em outros softwares que fazem parte do repertório do usuário.

Consistência

 Utilizar gestos para modelagem mais próxima do mundo-real. Recomenda-se o uso de gestos semelhantes a modelagem de “massinha de modelar”, algo próximo a modelagem do objeto na mãos do próprio usuário, para esticar, achatar e amassar.

 Utilização de malha para setorizar/segmentar o objeto modelado, semelhante a outros softwares de modelagem. Essa setorização também deverá permitir a seleção da área a ser modelada.

Compatibilidade e Adaptabilidade

 Deve existir a opção de calibração do campo de alcance da interface, que deve estar de acordo com a capacidade e preferência do usuário.

 Os gestos devem ser planejados para serem realizados com apenas uma das mãos ou dar mais de uma alternativa de gestos, tornando a interface mais acessível para usuários que possuem apenas um dos membros superiores.

 Deve existir a possibilidade do usuário modificar o posicionamento do menu. Recomenda-se que para usuário destros o menu fique posicionado na lado esquerdo e/ou inferior da tela, para usuário canhotos o posicionamento pode estar no lado direito e/ou inferior da tela, devido ao movimento de apontamento ser mais confortável nessas posições.

Ajuda e Documentação

 Desenvolver tutorial com animações e com exemplos práticos do uso das ferramentas.

qual o funcionamento. Recomenda-se o uso de ícones como “?” ou pop-up como animações breves, que podem ser desativadas caso o usuário prefira.

Recursos do Usuário

 Desenvolver interface ajustável para os níveis de conhecimento dos usuários iniciantes, intermediários e experientes.

O software deve possuir recurso de rastreamento da configuração das mãos, para evitar interpretações erradas dos gestos. Principalmente nos casos que o “dedo médio” é maior que o restante dos dedos, confundido o sistema com o gesto de apontamento. Esse recurso pode ser mesclado com o recurso de calibração do alcance da tela, como uma opção de calibração geral das preferência e limitações do usuário.

Conforto

 Ajustar o campo de alcance da tela para reduzir gestos de apontamento que necessitem que os braços fiquem levantado sem apoio, evitando fadiga e desgaste muscular dos ombros e costas.

 Como já dito anteriormente, o menu deve ser ajustável as preferência e limitações dos usuários. O posicionamento das opção e forma de escolha deve favorecer uma seleção rápida e com menor esforço físico.

 Oferecer recomendações ergonômicas para evitar fadiga e dores, assim como mensagens para descansar ou realizar revezamento dos membros superiores ou realizar pausa na atividade.

Imersão

 A imersão está relacionada ao conformo físico e ao desempenho do usuário em executar as tarefas corretamente. Deste modo, a solução das demais heurísticas favorece uma melhor imersão.

Seria interessante o software permitir a possibilidade de utilizar óculos de realidade virtual para realizar a modelagem 3D. Oferecendo maior noção de profundidade e uma melhor experiência imersiva, onde o usuário poderá sentir que está dentro do ambiente 3D.

Aprendizibilidade

Alterar o gestos de esconder/mostrar menu, para que seja mais simples de ser executado.

Ao primeiro contato com a interface, pode existir um “tour”, ou seja, passagem por todos os elementos da interface para ensinar ao usuário suas funções.