• Nenhum resultado encontrado

RECURSOS E FUNÇÕES DE SUPORTE

No documento 2018 RELATÓRIO E CONTAS (páginas 31-34)

83% % DO TOTAL CONSOLIDADO

3.6 RECURSOS E FUNÇÕES DE SUPORTE

3.6.1 SUSTENTABILIDADE

Sem prejuízo do Relatório de Sustentabilidade que virá a ser divulgado, refira-se que a sustentabilidade é um pilar fundamental da atividade da Navigator.

Já no início de 2019, foi atribuído à Navigator, pela prestigiada organização internacional CDP (Carbon Disclosure Project), o nível mais elevado em termos de atuação sustentável (“A” List Company), em reconhecimento da sua contribuição para o combate às alterações climáticas. A Navigator foi reconhecida pela sua atuação em 2018 na redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono, sendo a única Empresa portuguesa a obter a classificação máxima.

3.6.2 FLORESTA E ABASTECIMENTO DE MADEIRAS

GESTÃO SUSTENTÁVEL

A floresta e a sustentabilidade do setor florestal ocupam um lugar central na prioridade estratégica da Navigator, onde a Empresa procura promover as melhores práticas silvícolas e de exploração florestal quer na área que gere quer na restante floresta nacional.

O compromisso por um desenvolvimento sustentável, abraçado pela procura simultânea da prosperidade económica tanto da Navigator como das comunidades rurais em torno das quais trabalha, a responsabilidade ambiental e a equidade social são pilares determinantes na estratégia de toda a Empresa.

A Navigator assume um papel crucial enquanto impulsionadora de riqueza nas regiões onde se encontra, gerindo mais de 110 mil hectares de floresta de Norte a Sul do país (sendo 55% área própria e os outros 45% arrendados). Desta forma o fomento da economia rural é uma realidade determinante, promovendo a gestão e valorização dos espaços rurais, em particular nos que estão à sua guarda, dinamizando a atividade regional através de atividades de plantação, condução e exploração dos referidos espaços.

Em 2018 a Navigator investiu diretamente cerca de 28 milhões de euros nesta cadeia de valor, nos 18 Distritos de Portugal Continental onde está implantada, sendo que cerca de 61% do investimento incide nas regiões do interior do país.

2018 RELA TÓRIO E CONT AS

genético do Eucalyptus globulus, que contribuem para o sucesso das plantações de eucalipto, o ano de 2018 representou uma viragem nesta área, tendo a Empresa investido de forma relevante para poder partilhar este conhecimento com os seus parceiros externos.

A produção de plantas florestais e ornamentais nos Viveiros Aliança da Navigator é uma importante alavanca ao nível da produtividade nas florestas geridas pela Empresa, uma vez que apresentam excelentes níveis de crescimento e um bom desempenho em campo. Como a qualidade dos clones, resultado de 30 anos de investigação e experimentação conduzida pelo RAIZ, não chegavam para dar resposta às necessidades do mercado, a Empresa, em 2018, investiu no aumento de capacidade dos seus viveiros, que passaram de 6 milhões de plantas clonais de eucalipto para 8,5 milhões/ano.

Nesse sentido, todo o aumento de produção que daí advém será direcionado para o mercado, melhorando o material genético disponível para plantação. Por outro lado, a Navigator procurou também desenvolver parcerias com outros viveiros e implementar programas de colaboração que lhes permitam ter acesso a melhor material genético e a melhores técnicas de produção de plantas.

ABASTECIMENTO DE MADEIRA

A Navigator é a maior produtora florestal privada em Portugal, promovendo uma gestão eficiente e responsável de mais de 110 mil hectares de floresta, em áreas próprias e arrendadas. Com uma política florestal e um Código de Boas Práticas Florestais próprios, a Empresa demonstra a sua preocupação para com a conservação dos espaços florestais, que constituem a origem do seu negócio.

O abastecimento de madeira aos complexos industriais é feito a partir das áreas que possui no território nacional, assim como de madeira, proveniente de áreas arrendadas em Portugal (estando a Empresa atualmente a alargar estas áreas ao território Espanhol), uma fonte de abastecimento que a Companhia gostaria de ver aumentar. Neste caso, trata-se de arrendar novas matas a proprietários que optem por não gerir, eles próprios, os seus terrenos. Este crescimento do arrendamento vai permitir à Navigator assegurar também um importante aumento da sua presença em território nacional.

Uma segunda fonte de abastecimento, responsável por mais de 50% do total da madeira que chega aos complexos industriais, é o mercado nacional, mas por via dos milhares de produtores independentes que asseguram a venda de Eucalyptus globulus à Navigator. Segue-se o mercado espanhol com a Galiza e a Andaluzia e, finalmente, o mercado fora da península Ibérica, especialmente a América latina.

Este ciclo de compra, no mercado interno, é mais um dos exemplos com impacto relevante ao nível da economia rural já que dois terços da matéria-prima consumida pela Empresa provém de fontes nacionais, sendo que apenas 12% é madeira das áreas que gere.

A certificação florestal continua a ser uma das prioridades da Navigator, que tem o seu modelo de gestão florestal certificado desde 2007, para todo o património que gere em Portugal, compromisso renovado anualmente. A gestão florestal na Navigator é reconhecida através de dois programas de referência mundial: o Forest Stewardship Council®

(FSC ®) e o Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes™ (PEFC ™).

Em paralelo, a Navigator colabora para o fomento da gestão florestal certificada em áreas que não estão sob a sua gestão direta. Este programa de incentivo à adoção de sistemas de certificação florestal FSC e PEFC, iniciado há já algum tempo, em áreas não geridas diretamente pela Empresa, procura assegurar o aumento da adoção de boas práticas de gestão florestal, reconhecidas através da sua certificação. 2018 foi um ano de reforço e aposta redobrada neste campo, com o aumento da madeira com gestão certificada a passar de 27% em 2017 para 42% em 2018. Este caminho faz-se com parceiros. É fundamental chegar aos produtores florestais, o que tem sido possível através da dinamização dos intermediários que intervém na aquisição da madeira, incluindo a implementação de incentivos comerciais específicos, bem como com a ativação de protocolos de colaboração com, entre outras entidades, Organizações de Produtores Florestais e Grupos de Certificação. Assim, em conjunto, é possível financiar um conjunto de ações de divulgação, promover a melhoria dos serviços técnicos e a capacitação dos recursos humanos, levados a cabo por associações com maior capilaridade junto dos produtores florestais, promovendo ao mesmo tempo a economia local e assegurando uma maior estabilidade às comunidades locais.

2018 RELA TÓRIO E CONT AS

A gestão florestal assume um papel preponderante na prevenção dos incêndios sendo necessário gerir de forma cuidada e contínua a floresta. A investigação científica e a prática no terreno, mostram que um povoamento florestal pouco gerido acumula combustível e reage ao fogo de forma muito semelhante, independentemente da espécie que o constitui.

Perante um território não cuidado, o número de ignições aumenta, enquanto que nas áreas com gestão profissional de eucaliptais, os incêndios são menos frequentes e as suas consequências são menores. A área ardida nas plantações com gestão profissional, nomeadamente propriedade das empresas Industriais da Fileira do Eucalipto, tem sido inferior a 1% da área total gerida. A gestão ativa, isto é, a força humana a limpar e a cuidar da floresta, reduz significativamente o perigo de incêndio. Com este objetivo, a Navigator investiu mais de 3,3 milhões de euros em 2018 na prevenção e controlo de fogos florestais.

3.6.3 ENERGIA

No negócio de energia, a Navigator registou um aumento no valor da energia elétrica vendida de 3,5%, para 172,5 milhões de euros, refletindo essencialmente o aumento do preço de venda, já que a energia elétrica associada à operação das centrais de ciclo combinado a gás natural beneficiou do acentuado aumento do preço do brent de referência face ao ano anterior, cerca de 32%, o que influencia diretamente o indexante da venda. Apesar deste aumento, a produção bruta total de energia elétrica da Navigator no ano 2018 registou um decréscimo de 1,6% face ao ano 2017, devido essencialmente às paragens não planeadas, tendo, no entanto, atingido o valor global de produção de 2,19 TWh.

No ano de 2018, destaca-se também a entrada em funcionamento da central solar fotovoltaica da Herdade de Espirra, composta por cerca de 350 painéis solares fotovoltaicos a operar em regime de autoconsumo com potência instalada de 112,6 kW.

3.6.4 INOVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

2018 foi um ano de grande importância para o RAIZ que, depois de se constituir membro associado do European Business Network (EBN) em agosto de 2018, viu o seu trabalho distinguido ao receber a certificação de Business Innovation Centre europeu.

Esta é a única certificação de inovação da Comissão Europeia, a nível mundial, que reconhece organizações que implementam procedimentos, processos e boas práticas de inovação e que vem posicionar o RAIZ num patamar de excelência nas áreas do Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia e Conhecimento, passando a fazer parte de um núcleo de organizações de elite ao nível mundial, com uma missão reconhecida pela Comissão Europeia de dinamização dos ecossistemas de inovação regionais e nacionais, no domínio da Floresta e da Bioeconomia. Reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, o instituto RAIZ tem dedicado parte do seu trabalho de investigação ao estudo sobre o impacto das plantações de eucalipto sobre os recursos hídricos, o solo e a biodiversidade e em paralelo à IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) em Bioeconomia. É através do RAIZ que a Navigator materializa grande parte do seu investimento em investigação e desenvolvimento na indústria da pasta e do papel a partir do eucalipto, trabalho consistente que promove a articulação entre a indústria e o meio académico.

Durante o ano de 2018, o RAIZ assumiu também um conjunto de medidas no sentido de melhorar e otimizar os seus processos de trabalho, tomada de decisão e avaliação do impacto dos Programas de Inovação e Investigação Tecnológica nas Organizações.

2018 RELA TÓRIO E CONT AS

4 ÁREA DE NEGÓCIOS DE CIMENTO E

No documento 2018 RELATÓRIO E CONTAS (páginas 31-34)