• Nenhum resultado encontrado

Recursos de PGQ para liberação planejada no meio ambiente Regulamentação e Outras Orientações

A gestão de um local de liberação planejada no meio ambiente precisa de um

compromisso significativo para atender aos termos e às condições de autorização do ensaio pelas autoridades regulatórias. O compromisso deve ser mantido durante todo o ensaio, na colheita e em todo o período prescrito de monitoramento ou restrição de uso do solo pós-colheita. A maioria dos governos tem publicado regulamentações e orientações de suporte para a gestão da liberação planejada no meio ambiente.

50

MÓDULO 3: Liberação Planejada no Meio Ambiente

• No Brasil, a Resolução Normativa nº 6, de 06 de novembro de 2008, e Resolução Normativa Nº 8 de 03 de junho de 2009, ambas da CTNBio, dispõem sobre as normas para liberação planejada no meio ambiente de Organismos Geneticamente Modificados de origem vegetal.

Exemplos de orientações internacionais:

• USDA/APHIS. (2007). Draft Guidance for APHIS Permits for Field Testing or

Movement of Organisms with Pharmaceutical or Industrial Intent. United States Department of Agriculture, Animal and Plant Health Inspection Service

(USDA/APHIS), Riverdale,

MD.http://www.aphis.usda.gov/brs/pdf/Pharma_Guidance.pdf

• USDA/APHIS. (2007). USDA-APHIS Biotechnology Regulatory Services User’s

Guide: Note United States Department of Agriculture, Animal and Plant Health Inspection Service (USDA/APHIS), Riverdale, MD.

http://www.aphis.usda.gov/brs/pdf/Notification_Guidance.pdf

• Introduction of Organisms and Products Altered or Produced Through Genetic

Engineering Which Are Plant Pests or Which There is Reason to Believe Are Plant Pests. 7 CFR Part 340.

http://www.access.gpo.gov/nara/cfr/waisidx_05/7cfr340_05.html • Experimental Use Permits. 40 CFR 172.

http://www.access.gpo.gov/nara/cfrwaisidx_01/40cfr172_01.html

Além disso, a Organização das Indústrias de Biotecnologia (BIO – Biotechnology Industry Organization) desenvolveu duas ferramentas educacionais para auxiliar os usuários no sentido de entender e atender às responsabilidades de gestão associadas com a condução de ensaios em campos confinados nos Estados Unidos:

• O manual de educação de cumprimento Confined Field Trials of Regulated

GeneticallyEngineered Corn, Cotton and Soybean in the United States 21, que fornece informações sobre procedimentos de permissão e notificação;

cumprimento e execução; transporte e armazenagem; gestão de local dos ensaios; descarte de colheita; gestão pós-colheita; auditoria e verificação e autorização de uso experimental para protetores incorporados às plantas.

21

Para mais informações sobre o programa de educação de cumprimento da BIO para testes confinados, entre em contato com a BIO pelo telefone (202) 962-9200 ou por e-mail info@bio.org.

51

Guia para Manutenção da Integridade de Produtos Vegetais Obtidos por Meio da Biotecnologia

• O documento de orientação Análise de Contenção e Plano de Pontos Críticos de

Controle para Produção de Produtos Industriais e Farmacêuticos produzidos em Plantas, que é utilizado como referência no desenvolvimento de planos de

ACPCC específicos para empresas.

Outros documentos que conduzem a gestão da liberação planejada no meio ambiente no exterior incluem:

• CropLife Canada. (2006). Compliance Management Program for Confined Field

Trials for Plant Molecular Farming in Canada. CropLife Canada, Etobicoke,

Ontario

• CropLife Canada. (2006). Compliance Management Program for Confined

Field Trials in Canada. CropLife Canada, Etobicoke, Ontario

• CropLife International. (2005). Compliance Management of Confined Field Trials

of Genetically Engineered Plants. CropLife International, Bruxelas.

http://www.croplife.org/library/documents/about%20CropLife/publications/Compl iance_Management_of_confined_field_trials%20(July%202005).pdf

As páginas seguintes incluem várias amostras de registros que ilustram os tipos de informações que podem ser considerados ao estabelecerem-se os procedimentos de monitoramento para a condução de IPV e outras práticas de administração pertinentes ao trabalho com plantas não autorizadas obtidas por meio da biotecnologia. Esses dados são fornecidos somente como exemplos que podem ser utilizados como recursos

educacionais por organizações que estejam desenvolvendo ou revisando seus próprios programas de Gestão de Qualidade para liberação planejada no meio ambiente. Eles não devem ser usados como substitutivos para as circunstâncias da organização,

entendimento e cumprimento das regulamentações que regem a conduta desses ensaios22.

22

Essas amostras de formulários são reproduzidas a partir de: BIO. (2007). Confined Field Trials of Regulated Genetically Engineered Corn, Cotton and Soybean in the United States. Biotechnology Industry Organization (BIO), Washington, D.C.; and CropLife International. (2005). Compliance Management of Confined Field Trials of Genetically Engineered Plants. CropLife International, Bruxelas.

http://www.croplife.org/library/documents/about%20CropLife/publications/Compliance_Management_of_confined_field_trials %20( July%202005).pdf.

52

REGISTRO DE ARMAZENAGEM

MÓDULO 3: Liberação Planejada no Meio Ambiente

NO DE CONTROLE DO INVENTÁRIO

INSTRUÇÕES

Este Registro de Armazenagem deve ser preenchido para cada item de material regulado armazenado, e cada Registro de Armazenagem deve ser identificado por um único número de controle de inventário. Pode-se anexar uma ou mais cópias do Registro de Inventário ao Registro de Armazenagem para documentar quaisquer remoções de material da armazenagem.

O controle do inventário é um código de 15 dígitos alfanuméricos no formato 99-ABC01-123456, onde 99 = os dois últimos dígitos do ano em curso, ABC01 = um Código da Unidade identificando exclusivamente a unidade de armazenagem, e 123456 = um número sequencial em ordem crescente de cada item armazenado. No Brasil, o controle do inventário é um código alfanumérico estabelecido a critério de cada organização.

O Responsável pelo Controle do Inventário é a pessoa designada como responsável pelo material regulado em condições de armazenamento.

Nenhum material deve ser removido da armazenagem para transporte externo da Unidade Operativa sem o preenchimento de um Registro de Transporte.

Na hipótese de liberação acidental durante o armazenamento, o Responsável pelo Cumprimento Regulatório de sua organização deve ser imediatamente notificado. O incidente e quaisquer ações corretivas devem ser registrados no Formulário de Registro de Ações Corretivas.

RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DO INVENTÁRIO IDENTIFICAÇÃO DO ITEM REGULADO

Sobrenome Nome Inicial do nome do meio Número da identidade do

usuário

Número da Autorização CTNBio

Empresa/Organização Departamento/Seção Espécie vegetal Especificar a Quantidade

Exata do Material Enviado

Endereço Forma do Material

 Gemas/Brotos  Sementes  Plantas inteiras Transplantes  Rizomas  Tubérculos

Identificar Qualquer Tratamento de Sementes ou Outro Tratamento do Material

Cidade Estado Código Postal

Telefone Fax E-mail INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO

Quantidade de material armazenado Data de armazenagem Identificador do Local de Armazenagem UNIDADES DE ARMAZENAGEM Nome ou Identificação do Edifício

Número ou Descrição da Sala CRIAÇÃO DO REGISTRO DE ARMAZENAGEM

Endereço (se diferente do acima) Assinatura do Responsável pelo Controle

do Inventário

Data de Vigência

Cidade Estado Código Postal

FINALIZAÇÃO DO REGISTRO DE ARMAZENAGEM

Motivo para a finalização da armazenagem

 Todo o material removido  Destruição do material  Outros (dar detalhes abaixo) Assinatura do Responsável pelo Controle do Inventário Data de Vigência

53

REGISTRO DE ALTERAÇÕES NO INVENTÁRIO

Guia para Manutenção da Integridade de Produtos Vegetais Obtidos por Meio da Biotecnologia

NO DE CONTROLE DO INVENTÁRIO

INSTRUÇÕES

Deve-se fazer uma anotação neste Registro de Alterações no Inventário todas as vezes que uma quantidade de material regulado for removida do inventário de armazenagem.

O número de controle do inventário neste formulário deve corresponder ao número de controle do inventário no Registro de Armazenagem relacionado.

Quando a última quantidade de material regulado for removida da armazenagem, o Registro de Armazenagem associado deve ser atualizado e este Registro de Alterações no Inventário deve ser anexado.

Somente pessoas autorizadas devem remover material regulado da armazenagem, e nenhum material deve ser removido da armazenagem para transporte externo da Unidade Operativa sem o preenchimento de um Registro de Transporte.

Na hipótese de liberação acidental durante o armazenamento, o Especialista em Cumprimento Regulatório de sua organização deve ser imediatamente notificado.

REMOÇÃO DE MATERIAL DO INVENTÁRIO

Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada Data da Remoção Nome da Pessoa Autorizada Quantidade Removida Quantidade Remanescente Assinatura da Pessoa Autorizada

54

Documentos relacionados