• Nenhum resultado encontrado

Apenas disponível em modo Administrador.

As configurações correctas para a ligação do seu telefone à rede local são condições pré- vias para a comunicação com outros aparelhos na rede e assim poder telefonar através da Internet.

Quando utiliza o configurador web, o seu telefone já se encontra ligado com a rede local. No menu Rede e Ligações pode alterar e complementar estas configurações. Adicional- mente, pode configurar outras contas VoIP e efectuar configurações para as ligações do telefone:

u Configurações LAN (

¢

pág. 75)

u Servidor e centrais telefónicas (

¢

pág. 80)

u Configurações QoS (Quality of Service) (

¢

pág. 81)

u Configurações VoIP (

¢

pág. 82)

Configurações da LAN

Programações

¢

Rede e Ligações

¢

Configurações da LAN

Atribuir endereços de rede

Tipo de rede

¤

Seleccione o protocolo IP que é utilizado na sua rede (IPv4 ou IPv6). As outras configurações dependem da sua selecção.

Configuração IPv4

¤

Seleccione Dinâmico, quando o seu equipamento obtém o endereço IP através de um servidor DHCP.

¤

Seleccione Estático, quando o seu equipamento possui um endereço IP fixo. Na configuração Dinâmico as outras configurações são assumidas automaticamente. Serão indicadas e não podem ser alteradas.

Se tiver seleccionado Estático como tipo de endereço, tem que efectuar as seguintes configurações:

Endereço IP

Insira um endereço IP para o seu telefone. Através deste endereço IP, o telefone passa a estar disponível para outros interlocutores da sua rede local (como, por ex., para o PC).

O endereço IP consiste em 4 campos separados uns dos outros por um ponto, com valores decimais de 0 a 255, por ex., 192.168.2.1.

Deve observar o seguinte:

– O endereço IP tem que pertencer à área de endereços que é utilizada no Router/

Atenção

Quando lhe surgir um erro ao alterar as configurações da LAN, a ligação do PC ao tele- fone é interrompida e deixa de ter acesso ao configurador web.

Neste caso, tem que configurar o acesso do telefone à rede local novamente através do menu no ecrã (

¢

pág. 60).

5.2010

– O endereço IP tem que ser identificável na rede, ou seja, não pode ser utilizado no Router/Gateway por outro equipamento.

– O endereço IP fixo não pode pertencer à área de endereços que está reservada para o servidor DHCP do Router/Gateways.

Verifique a configuração no Router ou pergunte ao administrador da rede. Exemplo:

Máscara de subrede

A máscara de sub-rede indica quantas partes de um endereço IP constitui prefixo de rede.

255.255.255.0 significa, por exemplo, que as três primeiras partes de um endereço IP têm que ser iguais para todos os equipamentos na rede; a última parte é específica de cada equipamento. No caso da máscara de sub-rede 255.255.0.0 só as duas primeiras partes estão reservadas para o prefixo de rede. Tem que inserir a máscara de sub-rede que é utilizada na sua rede.

Porta de ligação standard

Insira o endereço IP do gateway padrão, através do qual a rede local está ligada à Inter- net. Geralmente é o endereço-IP local (pessoal) do seu Router/Gateway (por ex., 192.168.2.1). O seu telefone necessita essa informação para poder aceder à Internet. Servidor DNS preferido

Insira o endereço IP do servidor DNS preferencial. O DNS (Domain Name System) per- mite a atribuição de endereços IP públicos a nomes simbólicos. O servidor DNS é necessário para converter o nome DNS em endereço IP, durante o estabelecimento de ligação a um servidor.

Aqui pode inserir o endereço-IP do seu router/gateway. Este reencaminha as consultas de endereço do telefone para um servidor DNS.

Não está predefinido nenhum servidor DNS. Servidor DNS alternativo

Insira o endereço IP do servidor DNS alternativo que deverá ser utilizado quando o ser- vidor DNS preferencial não estiver disponível.

Endereço IP do router: 192.168.2.1

Máscara de sub-rede na rede 255.255.255.0

Área de endereço do servidor DHCP 192.168.2.101 – 192.168.2.255 Endereços IP possíveis para o telefone 192.168.2.2 – 192.168.2.100

Configuração IPv6

Tipo de endereço IP

¤

Seleccione Configuração automática, quando o seu equipamento obtém o endereço IP através de um servidor DHCP.

¤

Seleccione Estático, quando o seu equipamento possui um endereço IP fixo. Na configuração Configuração automática as outras configurações são assumidas auto- maticamente. Serão aqui indicadas e não podem ser alteradas.

Se tiver seleccionado Estático como tipo de endereço, tem que efectuar as seguintes configurações:

Endereço IP

Insira um endereço IP para o seu telefone. Através deste endereço IP, o telefone passa a estar disponível para outros interlocutores da sua rede local (como, por ex., para o PC).

O endereço IP suporta 128 Bit. É apresentado através oito campos separados por dois pontos com valores hexadecimais de 0 a FFFFFF, por ex.,

2001:b021:189:0:205:5dff:fe6b:87.

O endereço IP é constituído por um prefixo e por um identificador de interface. O com- primento do prefixo (normalmente 64 Bit) é configurado pelo valor do Comprimento do prefixo.

Comprimento do prefixo

O comprimento do prefixo indica quantos Bits do endereço IP são utilizados para o prefixo de rede. Tem que inserir o comprimento do prefixo que é utilizado na sua rede. Servidor DNS preferido

Insira o endereço IP do servidor DNS preferencial. O DNS (Domain Name System) per- mite a atribuição de endereços IP públicos a nomes simbólicos. O servidor DNS é necessário para converter o nome DNS em endereço IP, durante o estabelecimento de ligação a um servidor.

Aqui pode inserir o endereço-IP do seu router/gateway. Este reencaminha as consultas de endereço do telefone para um servidor DNS.

Não está predefinido nenhum servidor DNS. Servidor DNS alternativo

5.2010

VLAN-Tagging

Uma rede local pode ser dividida em redes parciais lógicas, as chamadas VLANS (VLAN = Virtual Local Area Network, Standard IEEE 802.1Q). Nesse processo divide uma rede física em várias VLANs e cujos respectivos componentes, por ex., Switches. pacotes de dados de uma VLAN não são reencaminhados para outra VLAN. As VLANs são frequentemente uti- lizadas para separar o tráfego de dados de diferentes serviços (chamadas telefónicas via Internet, televisão via Internet,...) e para definir prioridades diferenciadas para o tráfego de dados.

Pode utilizar o seu telefone e um PC que tenha ligado à porta PC do seu telefone em duas VLANS diferentes. Introduza aqui a identificação da VLAN (VLAN-Tags) da VLAN. Esta é-lhe fornecida pelo seu operador de rede.

¤

Seleccione

Atenção

Quando utilizar o PC numa VLAN diferente da do telefone, deixa de poder aceder directamente ao configurador web do telefone a partir do PC.

Não Se não utilizar qualquer VLAN (predefinição). Só porta de LAN Quando utiliza o telefone e o PC na mesma VLAN. Porta de PC e LAN Quando utiliza o telefone e o PC em VLANS diferentes.

¤

Insira no campo Identificador de VLAN (1..4094) a identificação VLAN da sua rede virtual.

Ao seleccionar Porta de PC e LAN insere em Porta de LAN VLAN e Porta de PC VLAN as diferentes identificações das VLANs.

Intervalo de valores: 1 – 4094.

¤

Seleccione nos menus Prioridade de voz e Prioridade de dados as prioridades preten- didas para a transmissão de voz e dados para a porta LAN.

¤

Se tiver seleccionado Porta de PC e LAN, seleccione adicionalmente a Prioridade VLAN para a transferência de dados do PC.

Prioritização de VLANs

É possível atribuir prioridades a pacotes de dados de VLANs. A prioridade determina se o tráfego de dados de uma VLAN devem ser tratados preferencialmente pelos componen- tes da rede. Pode definir a prioridade para voz e dados em separado. No caso de uma rede local com muito tráfego de dados, obtém, através de uma prioritização elevada dos dados de voz uma melhor qualidade da sua ligação telefónica.

Intervalo de valores e ordem dos valores por classe de serviço (segundo IEEE 802.1p):

Gravar configurações

¤

Clique em Guardar, para confirmar as suas configurações na página Configurações da LAN.

Atenção

Se inserir um valor errado para Identificador de VLAN (1..4094), tem que repor as pre- definições do telefone (

¢

pág. 58). Depois, o acesso do telefone à rede local tem que ser novamente processado (

¢

pág. 60).

0 Nenhuma prioritização (Best Effort)

1 Serviços em segundo plano, por ex., News Ticker (Background) 2 Não definido

3 Serviços de dados gerais (Excellent Effort)

4 Serviços de Navegação, por ex., Routing (Controlled Load) 5 Vídeo

6 Dados de voz (Voice)

7 Prioridade mais elevada para software para o controlo da rede (Network Control)

Nota

Outras possibilidades para a optimização da qualidade de voz em Configurações QoS (Quality of Service)

¢

pág. 81.

5.2010

Documentos relacionados