• Nenhum resultado encontrado

! A WEB 2.0 NA INDÚSTRIA DA MÚSICA ESTADO DA ARTE

3.1 PRINCIPAIS PLATAFORMAS

3.1.4 Redes de Classificados

Destaque: BandMix

! Figura 12 - Screenshot da página web BandMix (Capturada a 9 de Junho 2010)

Descrição Geral:

! A plataforma BandMix funciona como base de dados de classificados para músicos e projectos musicais, exclusivamente localizados nos EUA. É uma plataforma de navegação bastante simples e com uma interface agradável e permite aos utilizadores registarem-se, pesquisar músicos e entrar em contacto com os mesmos.

Principais ferramentas: Registos e Perfis

! O registo é exclusivo para indivíduos com alguma função na indústria da música e gratuito para músicos, bandas, compositores, fotógrafos ou locais de concerto. Para outros registos, como editoras, lojas, “managers” ou estúdios, é necessário o pagamento de uma anualidade no valor de 69,95 dólares. As informações para preencher no perfil e as formas de contacto são idênticas para todos os tipos de registo. Na visualização é possível encontrar o contacto, fotos, “about”, influências, assim como outros perfis associados à rede. O utilizador poderá contactar cada membro registado através de uma mensagem ou adicionando-o a uma lista pessoal (pública). É possível também partilhar o perfil que se visualiza para outras plataformas como Facebook, Twitter ou MySpace.

Motor de Busca

! É possível aceder ao Motor de Busca sem se estar registado. Este motor permite encontrar os membros registados na rede a partir de uma filtragem por tipo de perfl (músico, banda, indústria ou todos) e localização por código postal. Os resultados são listados com a informação e foto de cada perfil, ordenando-os automaticamente por actividade recente (último log-in).

Forum

! A plataforma possui uma secção com um foro de discussão, onde é possível os utilizadores registados trocarem ideias, histórias e sugestões sobre vários tópicos. É possível aceder e visualizar o foro sem registo, sendo no entanto necessário efectua-lo para participar activamente.

Contribuição para a indústria: Formação de novos projectos

! De acordo com o próprio website, já milhares de músicos se conheceram e formaram projectos a partir da sua rede. Na secção de testemunhos (“Testemonials”) podemos encontrar algumas dezenas de utilizadores que partilham a sua experiência positiva ao utilizar a rede e de que forma esta contribuiu para o sucesso dos seus projectos. Embora seja exclusivamente para artistas localizados nos EUA, esta plataforma aparenta ser a rede de classificados da indústria com maior sucesso na web, muito devido à maior divulgação em relação às outras e à simplicidade do seu funcionamento.

Análise Qualitativa- Factores positivos: Lista Pessoal

! A lista pessoal (“Music List”) é uma ferramenta bastante interessante nesta rede. Permite coleccionar artistas que possam interessar ao utilizador, mais tarde, mas aos quais não tenha interesse em estabelecer ligação enquanto amigo. Assim, a qualquer altura, é possível aceder à lista e visitar novamente o perfil evitando nova pesquisa. Num meio direccionado para a vertente mais profissional da indústria da música, torna-se uma ferramenta bastante útil.

Simplicidade das interfaces

! A navegação pela plataforma Bandmix é bastante agradável devido à simplicidade das suas interfaces. A cor predominante é o branco, e a informação está bem organizada. O facto de a visualização dos perfis não poder ser personalizada funciona a seu favor, pois permite que todos os perfis tenham aspecto agradável.

Sincronização com outras plataformas

! É possível a partilha e divulgação dos perfis em várias plataformas, como o Facebook ou o Twitter. Algumas outras secções da plataforma também permitem esta cooperação. É um aspecto bastante positivo do website, pois na Web 2.0 é importante, para divulgação e crescimento, estar em parceria com as plataformas mais visitadas e mais utilizadas.

Testemunhos

! O uso de histórias como forma de avaliação de um produto, contadas por utilizadores satisfeitos, é das melhores formas de convencer um potencial cliente em relação à qualidade desse mesmo produto. Na Internet não é diferente. (Weinschenk, 2009). A plataforma BandMix faz bom uso desta condicionante, contendo uma secção de testemunhos (“Testemonials”) em que vários utilizadores contam histórias sobre de que forma a plataforma os ajudou a chegar aos fins desejados no meio musical, desde encontrar músicos para os seus projectos, novas bandas com quem tocar ou mesmo começar projectos novos.

Factores negativos:

Exclusividade Norte-Americana

! Sendo a música uma linguagem universal e a sua indústria praticamente indiferente à cultura, o facto desta plataforma ser exclusivamente para artistas localizados nos Estados Unidos da América limita o seu potencial de expansão. A ideia, com certeza, será promover uma rede física mais próxima, mas impede que músicos de outros países possam usufruir dos seus serviços, impossibilitando também reconhecimento mais extenso aos projectos registados.

Registos pagos

! Para registo de entidades da indústria da música, como Editoras, Estúdios ou Locais de Ensaios, é necessário pagar uma anualidade de 69,95 dólares. Esta anualidade é também obrigatória para produtores ou técnicos de som... Embora possa ajudar a rentabilizar o website, não é uma grande contribuição para produtores à procura de emprego em estúdios, ou editoras independentes, que poderiam usufruir da rede para crescer. O principal problema dos “pequenos” da indústria é a falta de dinheiro. A BandMix embora possa conseguir algum lucro com este sistema, está a afastar a sua potencial popularidade nos ramos mais técnicos da indústria.

Limitações de Perfil

! A disposição da informação dos perfis, embora bem organizada, está bastante limitada em ligações. Não é possível navegar directamente de uns perfis para outros, quando poderia ser uma mais-valia por exemplo, num perfil de banda, “clickar” no nome de um membro e seguir directamente para o seu perfil. Outra desvantagem é o facto da informação estar organizada nas

mesmas categorias para todos os perfis, não permitindo colocar características diferente entre músicos e locais de concerto, por exemplo. Informações diferentes poderiam permitir uma maior automatização e facilitar as ligações de hipertexto.

Modelo de Negócio: Registos especiais

! Existindo pouca informação em relação ao modelo de negócio, tanto por parte do próprio website como por análises externas, presume-se que este se resume aos registos especiais que obrigam ao pagamento de uma anualidade. Possui, no entanto, ferramentas para os utilizadores contribuirem na promoção e divulgação da própria plataforma.

Outras plataformas:

MusicianMatch

! Esta rede, inaugurada no final de 2009, pretende facilitar os contactos entre músicos sob a forma de classificados. Permite a músicos registarem-se e procurarem projectos e vice-versa. Apresenta, no entanto, uma navegação extremamente confusa, que torna bastante complicado o cumprir dos objectivos do site, pois provoca facilmente desinteresse no utilizador. O facto de se usarem fotos dos utilizadores na página principal de forma automatizada afecta a simplicidade das interface, sobrecarregando-a de informação visual que torna a navegação muito confusa.

Linked-Musicians

! Rede social para músicos e profissionais da indústria. Embora tenha poucos utilizadores registados, tem um elaborado sistema de registo, com ontologias de estilos e funções na indústria. É de tal forma elaborado que acaba por tornar o registo uma tarefa bastante demorada para ter alguma relevância na rede. A capacidade de interacção entre os perfis surge como desvantagem por ser muito reduzida e sem automatização, não permitindo por exemplo, uma banda aceder ao perfil de um local de concertos e fazer a marcação de um concerto.

3.2 AVALIAÇÃO