• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 6 – RESULTADOS E DISCUSSÕES

6.3. Refletindo sobre o Consumo Consciente

Visando refletir sobre o consumo consciente, o quinto encontro embasou-se em discutir sobre a influência da mídia no consumo; apresentar o fenômeno da obsolescência tecnológica e explicar os sete tipos de consumidor segundo Gonçalves (2011). Assim, dois momentos para participação da turma foram pensados. O primeiro surgiu a partir da leitura do comercial de vídeo de um aparelho celular e o segundo por meio da elaboração de um EEE fictício que trouxessem elementos de interesse para o consumidor sustentável.

A apresentação da propaganda comercial teve duração de um minuto. Foi solicitado aos estudantes que expusessem os elementos de destaque do vídeo com relação ao objetivo da propaganda e quaisquer outros aspectos que considerassem interessantes. Quanto ao objetivo, os estudantes apontaram que seria a venda do equipamento que possui uma câmera inovadora com alta qualidade de resolução. Nesse momento, destacaram as múltiplas funções presentes em um único aparelho, como: câmera de vídeo e fotográfica, agenda, MP3 player, jogos, acesso as redes sociais e aplicativos diversos. Segundo uma das alunas “eles não vendem mais um celular, vendem um serviço”. Além disso, os estudantes destacaram os seguintes pontos no comercial: os atores eram jovens, as cenas ocorriam em momentos de diversão, os ambientes pareciam ser elitizados, os consumidores eram abastados, demonstrava-se uma sensação de felicidade, a trilha sonora era animada, passava-se a imagem de maior interação social por meio do aparelho e na última cena todos os jovens que tinham o celular se conectavam.

119 Tais apontamentos evidenciam que os estudantes conseguiram compreender a imagem social que por vezes é atribuída aos artefatos, vende-se uma ideia de significados como já discutido por Gonçalves (2011). Como também, alguns aspectos da propaganda sinalizam que os jovens constituem em um grupo de interesse midiático, já que estão sempre se modernizando e aderem às novas tecnologias com maior facilidade. Vale ressaltar que em nenhum momento da propaganda citou-se questões ambientais como valoração ao produto, o que promove o desconhecimento destes impactos relacionados às tecnologias.

Com relação à obsolescência, os estudantes demonstraram desconhecimento sobre o fenômeno e denotaram importância a descoberta. Quanto as possíveis mudanças na vida útil dos equipamentos, todos os estudantes indicaram que perceberam uma diminuição na durabilidade nos produtos tecnológicos, uma das alunas afirmou: “os celulares não aguentam uma queda” outro reforçou dizendo “minha avó tem um celular faz oito anos e nunca quebrou, enquanto eu tenho que trocar de aparelho pois sempre dá defeito”. A discussão continuou com a observação de outra aluna: “já tentei consertar meu celular, mas não compensava, então comprei outro”. Tais relatos reforçam a presença da obsolescência tecnológica de vida funcional e de reparo limitado apresentada por Aladeojebi (2013).

Com relação ao público alvo, os estudantes acreditam que os jovens são o foco da mídia devido estarem sempre buscando artefatos novos, seguidamente enfatizaram que os adultos também utilizam muitos equipamentos para o trabalho.

Para a atividade final de elaboração de um EEE, nove grupos com quatro integrantes organizaram-se. Como resultado os seguintes equipamentos surgiram: uma prancha de cabelo, um fone de ouvido, uma bicicleta ergométrica, uma mochila, um condicionador de ar e quatro celulares. Alguns dos EEE são apresentados nas Figuras 17, 18 e 19 seguir.

120

Figura 17: Elaboração de uma Eco esteira

Fonte: Dados da pesquisa.

O EEE intitulado pelo grupo como “Eco esteira” tratava-se de um equipamento voltado ao exercício físico. Conforme o uso, a energia do movimento seria transformada em energia elétrica para o ambiente, podendo ser armazenada.

Figura 18: Elaboração de um Celular com placa solar

Fonte: Dados da pesquisa.

O grupo que elaborou o “Isunplate” destacou que o aparelho celular possuía placas solares que gerava uma energia limpa e dispensava o uso de energia elétrica para carregá-lo.

121

Figura 19: Elaboração do Green Phone

Fonte: Dados da pesquisa.

O “Green Phone” é o aparelho celular que possui 46% de sua composição de materiais recicláveis, como também sua bateria é recarregada através de energia solar.

Em suma, a maioria dos grupos ao elaborarem seus EEE apresentaram elementos relevantes das discussões realizadas em sala. Destacam-se alguns aspectos abordados: uso de produtos com descarte menos danoso; produtos mais duráveis; descontos de adesão por meio da entrega do equipamento antigo; redução no preço do equipamento devido a utilização de materiais reciclados; e a diminuição dos metais pesados. Foi possível perceber aspectos sobre a obsolescência, impactos socioambientais e econômicos. Apenas um grupo não elaborou de fato um EEE e sim uma mochila que continha partes desses equipamentos, com painel solar e circuito para carregar o celular, Figura 20.

122

Figura 20: Mochila com painel solar

Fonte: Dados da pesquisa

Os grupos demonstraram criatividade em suas criações e expressaram compreender a dinâmica da atividade. Percebeu-se uma disposição em informar ao consumidor mais que a funcionalidade dos produtos, buscou-se conferir peculiaridades valorativas aos equipamentos, as quais foram fomentadas pelo uso de placas solares, slogans e pela presença dos termos “Eco” e “verde” atribuindo menor impacto à natureza. Em outras palavras, os EEE apresentaram características sustentáveis.

Por fim, percebeu-se como limitação o tempo reduzido para elaboração dos equipamentos. As discussões sobre o vídeo, que foi passado algumas vezes, e sobre a obsolescência tecnológica, demandaram mais tempo que o proposto em virtude da participação dos estudantes frente a um assunto pouco abordado. Assim, os grupos não aperfeiçoaram seus desenhos como demonstraram desejar.