• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 – Apresentação e discussão dos Resultados

4.4 Registo e práticas de registo

Relativamente às entrevistas realizadas, num total de 17 funcionários entrevistados, estas foram analisadas individualmente através de gráficos de dupla entrada, mediante uma análise descritiva de cada uma das respostas às questões da entrevista. As quais podem ser consultadas de seguida, dando-se a conhecer um resumo dos resultados das entrevistas, após o respetivo tratamento e análise.

Na resposta à questão nº1, em que pretendemos saber: Considera a limpeza e desinfeção importantes? verificámos que 100% dos entrevistados apresentam uma resposta afirmativa (“sim”) à questão.

No que diz respeito à questão nº 2 cujo objetivo é saber: Quais as desvantagens da limpeza e desinfeção no trabalho? Considera um incómodo? A partir das respostas obtidas, podemos apurar que a maioria dos funcionários (88%) não encontra desvantagens na realização de limpeza e desinfeção, não sendo ainda considerado, por eles, um incómodo. Por outro lado, uma minoria dos entrevistados (12%) refere que as operações de limpeza e desinfeção são um incómodo, uma

47

vez que em determinadas situações apenas podem ser executadas fora das horas de serviço e porque por vezes o tempo é pouco para realizar todas as tarefas planeadas.

Na questão nº 3, é nosso objetivo saber: Considera a limpeza e desinfeção um acréscimo de trabalho?

Da análise da Figura 11, podemos verificar que para 59% dos entrevistados considera que a limpeza e desinfeção não é um acréscimo de trabalho; 23% considera ser um acréscimo de trabalho; 6% considera ser pouco acréscimo de trabalho e os restantes 12% não se aplica esta questão, uma vez que se refere às funcionárias responsáveis pela limpeza das instalações da Rações Zêzere S.A., sendo este efetivamente o trabalho delas.

Partindo das respostas a esta questão verificamos que a maioria dos entrevistados não considera a limpeza e desinfeção um acréscimo de trabalho, referindo que “faz parte do trabalho”. Em contrapartida alguns funcionários, consideram ser um acréscimo de trabalho, porém referem que traz benefícios e que em alguns casos realizam estas ações de higienização em tempos mortos do dia de trabalho.

Figura 11 - Apresentação dos resultados da questão: Considera a limpeza e desinfeção um acréscimo de trabalho?

Na questão nº 4, pretendemos saber: Executa sempre a limpeza e desinfeção de acordo com os procedimentos estabelecidos?

Analisando a Figura 12 podemos verificar que 82% dos entrevistados declaram realizar as ações de limpeza e desinfeção de acordo com os procedimentos estabelecidos no plano de higienização; 6% refere que tentam fazer; 6% não fazem de acordo com o estabelecido; e os restantes 6% referem-se aos responsáveis pela manutenção, ou seja, não se aplica a questão em causa, uma vez que estes funcionários não têm a seu cargo ações específicas de higienização, apenas têm de deixar os locais e equipamentos limpos após intervenção de manutenção.

A partir das respostas obtidas podemos verificar que a maioria dos entrevistados realiza as operações de limpeza e desinfeção de acordo com os procedimentos estabelecidos, sendo poucos os funcionários que referem apenas tentar fazer de acordo com o pré-estabelecido ou não cumprindo na totalidade. 23% 6% 59% 12% 0% 20% 40% 60% 80%

Sim Pouco Não Não se aplica

Resposta

Questão nº 3

48

Figura 12 - Apresentação dos resultados da questão: Executa sempre a limpeza e desinfeção de acordo com os procedimentos estabelecidos?

Na questão nº 5, é nossa intenção saber: Executa sempre os registos após a limpeza e desinfeção?

A partir da Figura 13 podemos verificar que 59% dos entrevistados afirma executar os registos sempre após as operações de limpeza e desinfeção; 12% afirma que nem sempre efetua os registos após a higienização; 17% declara que não executa os registos; e, por fim, a 12% dos entrevistados não se aplica a questão em causa, uma vez que estes não dispõem de documentos de registos afetos às suas funções na empresa.

Pelas respostas dadas é possível verificar que grande parte dos funcionários efetuam os registos após as ações de limpeza e desinfeção, no entanto alguns não o fazem sempre e outros não o fazem de todo.

Figura 13 - Apresentação dos resultados da questão: Executa sempre os registos após a limpeza e desinfeção?

Na questão nº 6, o nosso objetivo é saber: Qual a desvantagem do sistema de registos? A sua localização tem influência?

Da análise da Figura 14 podemos verificar que 53% dos entrevistados não considera existir desvantagens no sistema de registos e considera que o local dos mesmos tem influência sobre o seu preenchimento; 23% considera existir desvantagens no sistema de registos e que o local tem influência; 12% dos funcionários não considera existir desvantagens no sistema de registos e o

82% 6% 6% 6% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Sim Mais ou menos

Não Não se aplica

Resposta

Questão nº 4

Funcionários 59% 12% 17% 12% 0% 20% 40% 60% 80% Sim Mais ou menos

Não Não se aplica

Resposta

Questão nº 5

49

local não influencia; a 12% não se aplica a questão em causa por não lhes ser exigido efetuarem registos. Nenhum dos entrevistados referiu existir desvantagens e que o local não tem influência. Nesta questão constatamos que a maioria dos entrevistados não aponta desvantagens ao sistema de registos, referindo no entanto que a localização dos documentos de registo tem influência sobre o seu preenchimento, considerando que quanto mais próximo do local de trabalho de cada um mais vantajoso será.

Figura 14 - Apresentação dos resultados da questão: Qual a desvantagem do sistema de registos? A sua localização tem influência?

Na questão nº 7, pretendemos saber: O que deveria ser melhorado no sistema de registos? Sugere alguma alternativa ao registo em papel?

A partir da Figura 15 podemos verificar que 59% dos entrevistados não apresenta nenhuma sugestão de melhoria para o sistema de registos; 29% dos funcionários entrevistados garante que um sistema informático seria mais prático e funcional; e por fim, os restantes 12% dizem respeito a entrevistados aos quais a questão em causa não se aplica uma vez que nas suas funções não efetuam registos de higienizações.

Figura 15 - Apresentação de resultados da questão: “O que deveria ser melhorado no sistema de registos? Sugere alguma alternativa ao registo em papel?”

Importa salientar que previamente à realização de entrevistas aos funcionários intimamente relacionados com os procedimentos de limpeza e desinfeção, realizou-se no dia 20 de Março de 2015 uma visita às instalações da empresa Rações Zêzere S.A. Nesta verificou-se os registos

23% 0% 53% 12% 12% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% Há desv./ Local influencia Há desv./ Local não influencia Não há desv./Local influencia Não há desv./Local não influencia Não se aplica Resposta

Questão nº 6

Funcionários 59% 29% 12% 0% 20% 40% 60% 80%

Não tem sugestão Sistema informático

Não se aplica

Resposta

Questão nº 7

50

relativos às ações de higienização, mediante o uso de uma check-list de verificação (Anexo I). Através da qual podemos verificar que a maioria dos registos estavam efetuados, porém os registos de limpeza da torre de produção e do armazém de produto acabado estavam incompletos, não havendo registos referentes ao ano de 2015. Neste sentido, podemos constatar que apesar de a maioria dos entrevistados afirmar que realiza sempre os registos após as ações de higienização, o mesmo não se verifica na prática. Tal levou-nos a por em causa a veracidade de algumas respostas obtidas nas entrevistas, e como tal analisar as respostas dadas de uma forma crítica.

Documentos relacionados