• Nenhum resultado encontrado

Regulamento da Bolsa de Mérito

CAPÍTULO VII Grau de mestre

TEMPO DE TRABALHO (HORAS)

E. Regulamento da Bolsa de Mérito

Em aplicação do Regulamento Reitoral sobre Bolsas de Mérito (cfr. Despacho Reitoral n.º26/2002, de 26 de Dezembro) o Conselho Directivo deliberou que a classificação dos estudantes deve ser calculada com a ponderação por disciplina estabelecida no artigo 33.º do Regulamento do Primeiro Ciclo de Estudos.

Capítulo II

Normas da FDUNL relativas ao corpo docente

1. Dever de assiduidade

1. Cada docente em regime de tempo integral deve assegurar uma média anual não inferior a seis aulas semanais.

2. Todas as ausências a aulas ou a outro serviço docente devem ser antecipadamente comunicadas à Direcção da FDUNL; tratando-se de caso de força maior, o docente deverá proceder à comunicação logo que for possível.

3. O docente só poderá fazer-se substituir no serviço docente que lhe estiver distribuído mediante autorização prévia da Direcção da FDUNL.

4. Todas as aulas de substituição devem ser antecipadamente comunicadas à Direcção da FDUNL, com indicação dos dias e horas em que se realizarão.

5. Na falta de autorização, os serviços da FDUNL estão proibidos de efectuar qualquer pagamento ao substituto.

6. Estas mesmas aulas de substituição deverão ser assinaladas como tal no registo informático dos sumários, nestes constando as datas em que tais aulas foram, efectivamente, ministradas.

2. Avaliação dos docentes

1. A avaliação dos docentes, efectuada segundo modelo aprovado pelo Conselho Pedagógico, é levada em consideração na gestão da FDUNL.

2. A data da avaliação deve ser avisada previamente a estudantes e docentes e esta deve decorrer no início da aula.

3. São informados dos resultados da avaliação o Presidente do Conselho Científico, o Director, o Presidente do Conselho Pedagógico e a Secretária da FDUNL.

3. Contratação de docentes (Princípios)

1. O serviço docente da FDUNL é prioritariamente confiado a docentes com o grau de doutor; não obstante, quando tal se justifique, designadamente devido à natureza da matéria a ensinar, pode ser atribuído a docentes sem tal grau académico.

2. Na atribuição de serviço docente será tida primordialmente em conta a competência dos docentes.

3. As regências das disciplinas devem ser preferencialmente atribuídas a docentes do quadro da FDUNL; todavia a FDUNL deverá continuar a proceder à contratação de especialistas, preferencialmente doutorados, em áreas determinadas dos saberes relevantes, devendo esta ser feita na qualidade de professores convidados a tempo parcial.

4. A regência de uma disciplina não deve ser alterada, sem motivos ponderosos, antes de decorridos três períodos de regência – para os professores do quadro da FDUNL – ou dois períodos de regência – para os que a ele não pertençam.

5. Não é conveniente que o mesmo docente assegure mais do que cinco períodos de regênciaconsecutivos da mesma disciplina.

6. A contratação de professores auxiliares a título permanente e a tempo integral está condicionada à efectiva distribuição de serviço docente, nos termos legais.

7. Considera-se desejável que, sempre que possível, a contratação de professores auxiliares a título permanente e a tempo integral seja feita através de concurso periódico, abrangendo tanto doutorados saídos do Programa de Doutoramento da FDUNL, como doutorados por outras escolas, nacionais ou estrangeiras, que nela exerçam já funções docentes.

8. Quando a realização de concurso se não mostre possível ou conveniente, o recrutamento de professores auxiliares a título permanente e a tempo integral pode fazer-se por convite, tendo em conta os seguintes critérios, pela ordem indicada:

- mérito do curriculum académico do candidato na área específica para que se requer a sua colaboração, valorando também uma formação mais alargada que lhe confira a flexibilidade para leccionar disciplinas afins, de acordo com as necessidades da FDUNL;

- disponibilidade do candidato para uma dedicação académica prioritária, intensa e prolongada no tempo.

9. Os professores auxiliares a título permanente e a tempo integral da FDUNL deverão satisfazer cumulativamente as seguintes condições:

a) Aptidão para assegurar o ensino de disciplinas diferentes;

b) Disponibilidade para fazer do ensino na FDUNL a sua actividade principal (é admissível o exercício moderado de actividade liberal, maxime, da advocacia, e o ensino noutra escola, dentro dos limites estabelecidos na lei, mas não o desempenho de cargos de direcção, na Administração Pública ou em empresas);

c) Acentuada vocação para a investigação científica;

d) Empenho prioritário na carreira docente e no desempenho de funções não docentes na FDUNL.

10. Não se garante aos doutorandos da FDUNL a possibilidade de nela viram a ser integrados como docentes, embora, enquanto não vigorar plenamente o sistema de concursos abertos ao exterior, a FDUNL considere, na decisão a tomar sobre as pessoas a convidar para suprir necessidades permanente de pessoal, a existência de doutorandos próprios dessa área, com características promissoras de desempenho académico e de dedicação prioritária à vida académica na FDUNL.

11. Os convites dirigidos a doutorandos para tomarem a seu cargo, sob a supervisão de um professor, a leccionação de certa disciplina são de livre aceitação pelos convidados; por parte da FDUNL, não envolvem nenhum compromisso ou indício de que, no futuro e a título definitivo, esses encargos docentes venham a ser entregues aos convidados.

12. Poderão ser celebrados protocolos com sociedades de advogados, no sentido de um ou mais dos seus membros se encarregarem da regência de disciplinas do curso de licenciatura, dentro do rigoroso cumprimento das regras pedagógicas e científicas da FDUNL e salvaguardando-se a necessária aprovação dos programas por um grupo de especialistas designado pelo Conselho Científico.

13. Compete à Direcção, precedendo autorização do Conselho Científico ou consulta do seu Presidente, autorizar a contratação dos serviços de doutorandos para colaboração em disciplinas ensinadas na FDUNL.

4. Outras actividades

1. Os professores da FDUNL em regime de dedicação exclusiva podem, com o seu acordo, desenvolver actividades de consultadoria para que sejam designados pelo Conselho Científico.

2. Em tal caso, a FDUNL reterá, a título de overhead, a percentagem constante do ANEXO I.

Capítulo III

Organização interna da FDUNL

A. Órgãos da FDUNL

1. Conselho Directivo

As actas do Conselho Directivo devem ser publicitadas.

2. Conselho Científico

Os membros do corpo docente da FDUNL que pertençam, a título principal, ao Conselho Científico de outra escola não são convocados, nem têm o dever de comparecer nas reuniões do Conselho Científico, não contando para o respectivo quórum de reunião; mas estão sempre convidados a participar plenamente nas respectivas reuniões.

Documentos relacionados