• Nenhum resultado encontrado

Utilizada para listar a comissões por vendedor, com varias opções de filtro.

Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas" , "Relat. Vendedores"

Gerencial 68

5.4

Grafíco de Venda

Gerencial 70

Funções da Tela do gerador de grafico:

1- E-mail, monta a imagem do gráfico e anexa ao e-mail a ser enviado. 2- Imprime, gera a impressão do gráfico.

3- Select, Utilizado para desmarcar as demais opções.

4- Gira, permite que você gire o gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e girando até a posição desejada para o gráfico.

5- Move, permite movimentar o gráfico na horizontal e na vertical, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar a posição desejada.

6 - Zoom, permite aumentar ou diminuir o tamanho do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado.

7- Prof., permite aumentar ou diminuir a profundidade do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado.

8- 3D, define se o gráfico será visualizado em 3D ou em 2D.

9- Edita, permite a edição de todos os parâmetros de geração do gráfico.

10- Copia, permite a copia do gráfico para colar em qualquer outro tipo de programa (Word, Excel, Outlook, etc...).

11- Salva, permite a gravação do gráfico em vários tipos de formatos.

1- Adiciona Anotações, permite incluir anotações dentro do grafíco.

2- Aplica zoom por area , permite aplicar um zoom em uma area selecionada no grafíco, para selecionar clique na posição inicial com o mouse e solte o botão do mouse na posição final. 3- Movimenta o grafico, permite a movimentação horizontal e vertical do grafico.

4- Desenhas Linhas, permite desenhar linhas dentro do grafíco.

5- Mostra Detalhes , mostra janela com detalhes quando o cursor do mouse estiver parado na barra do grafico.

1-Cores, define se o grafico tera cores ou não. 2-Legenda, define se vai mostrar as legendas ou não.

3-Legenda Interna, define se vai mostrar a legenda interna no grafíco ou não. 4-Temas, permite a escolha de outros padrões de graficos.

1-Permite selecionar os gráficos, quando comparativos, você pode mudar as propriedades de cada um deles.

1-Permite a escolha de varios formatos de graficos. (barras, Pizza, linhas, etc..).

1- A pasta dados mostra planilhado os valores das barras dos graficos.

6

Financeiro

6.1

Contas

Incluindo novas contas para controle e alterando contas existentes.

Para incluir uma nova conta, acione o Botão "Incluir Conta". Para alterar um conta existente, acione um duplo clique sobre o nome da conta que aparece na lista.

Financeiro 72

O sistema abrirá a janela com o cadastro da conta:

Detalhamento dos campos:

Nome: Informe o nome da conta para facilitar identificação.

Limite: Limite da conta. Em caso de conta bancária, informe o limite do cheque especial. Em caso de

cartão de crédito, informe o limite (apenas utilizado para contas do tipo "Cartão de Crédito" ou "Bancárias")

Taxa Juros: Informe o percentual de juros do cheque especial ou o juros cobrado pelo cartão de

credito.(Só utilizado para contas do tipo "Cartão de credito" ou "Bancarias")

Dia Vencimento: Indique o dia de vencimento da fatura do cartão de crédito ou o dia em que são

debitados os juros do cheque especial. (Apenas utilizado para contas do tipo "Cartão de Crédito" ou "Bancárias")

Dia Fechamento: Indique o dia do fechamento da fatura do cartão de crédito (apenas utilizado para

contas do tipo "Cartão de crédito")

Preencha as informações conforme indicado.

Tipo de Conta: Indica o tipo da conta. Pode ser "Contas a Pagar" (Utilizada também para contas a

receber), "Bancária", "Cartão de Crédito" , "Caixa/Espécie" e "Investimento". Mais abaixo, neste capítulo, será exibido um detalhamento de como funciona cada tipo de conta.

Saldo Inicial da Conta: Aqui se deve informar o saldo inicial da conta. Apenas informar este valor

quando iniciar a utilização do sistema. Este valor não é valido para contas do tipo "Contas a Pagar".

Número Conta (Para Importação de Extrato) : Informar o número da conta bancaria , este número

é consistido no momento da importação, isso para que não sejá importado um arquivo de uma conta diferente. Para que o sistema habilite a importação de extrato este campo deve estar preenchido.

Diretorio Para Importar Extrato : Informe um diretorio para que você copie os arquivos de extrado.

Assim sempre que você for fazer a importação o sistema já vai buscar o arquivo neste diretorio.

Considera Limite no Saldo? (Para importação de Extrato) : Alguns bancos soma o Limite do

Soma lançamentos desta conta no Saldo Total (Todas as Contas)? : Esta opção faz com que o

saldo da conta não seja considarado na soma de todas as contas.Pode ser utilizado para controlar contas do tipo "Investimento".

Detalhamento das Funções:

Inclui uma nova conta.

Exclui a conta que está posicionada, excluindo também todos os lançamentos feitos para esta conta.

Confirma a Inclusão ou alteração efetuada na conta que está posicionada.

Cancela a Inclusão ou alteração efetuada na conta que está posicionada.

Abre a calculadora do sistema e retorna o valor calculado para o campo próximo a essa função. Como controlar contas a pagar

Contas a pagar são utilizadas para lançamentos de contas a pagar e contas a receber, como por exemplo: conta de Luz, água, telefone, prestações, aluguel, condomínio, empregada, etc... Este tipo de conta não é acumulativa, ou seja, ela não tem saldo real, só saldo previsto, que se refere apenas às pendências. Após pagas, elas não mais aparecerão no saldo previsto. Por exemplo: você está vendo na tela um saldo previsto para contas pessoais de -1000 reais, e você tem dois lançamentos pendentes, uma conta de aluguel de 800 e uma de condomínio de 200. Se você efetuar o pagamento da conta de aluguel, vai ver que o saldo vai ser de -800, que corresponde a sua dívida atual. Para pagamento, devem sempre ser utilizados recursos de outra conta, ou seja, deve-se indicar em qual conta será debitado o valor pago).

Como controlar contas bancárias

O campo limite para uma conta bancária corresponde ao valor limite do cheque especial. Na taxa de juros devem ser informados os juros mensais que o banco cobra sobre o uso do cheque especial. No dia do vencimento deve ser informado o dia em que o banco cobra os juros sobre o cheque especial. O tipo de conta deve ser informado "Conta Bancária". O Saldo iniciar só deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um saldo na conta bancária que você quer controlar. Neste tipo de conta você sempre vai ter os dois saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os lançamentos conciliados, e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida.

Como controlar contas de Cartão de Crédito

O campo limite para uma conta cartão de crédito corresponde ao valor limite do cartão. Na taxa de juros devem ser informados os juros mensais que a instituição cobra sobre o saldo remanescente. No dia do vencimento deve ser informado o dia em que vence a fatura mensal. Esta informação é

importante, pois o sistema vai gerar um registro todo mês no dia informado com o saldo de todos os lançamentos feitos durante o mês. Este saldo deve bater com a fatura que você vai receber. Informe o dia de fechamento da fatura. O sistema vai considerar todos os lançamentos com data menor que o dia de fechamento, como lançamentos para a fatura atual, e os lançamentos com vencimento posterior para a próxima fatura. O tipo de conta deve ser informado "Cartão de Crédito". O saldo iniciar só deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um saldo pendente (Dívida) no cartão que você quer controlar. Neste tipo de conta você sempre terá os dois

Financeiro 74

saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os lançamentos conciliados , e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida.

Siga as seguintes regras:

1- Configurar a conta do cartão, informando o dia de fechamento e de vencimento.

2- A cada compra que você fizer, faça um lançamento com compra para o cartão informando na data de lançamento o dia da compra. A data de vencimento será preenchida pelo sistema

automaticamente de acordo com a data de fechamento da fatura. Com isso, você terá um saldo previsto na conta do cartão com todas as compras que você vem fazendo, podendo assim determinar seu limite. Para isso, basta posicionar o calendário no dia de vencimento do cartão.

3- Assim que chegar a fatura do cartão, você deve fazer a conciliação (Opção Conciliação), onde você dá baixa de pagamento em todas as compras pendentes. Com isso, o sistema fará um

lançamento com a soma das compras. Nesse momento você deve também incluir lançamento como juros e outros lançamentos que você pode ter esquecido. (Nestes casos você já pode lançá-los como pagos). Se você não quiser usar a opção de conciliação, basta lançar as compras já com situação de pagas.

4- Após feito isso, você terá o lançamento da fatura, que estará pendente de pagamento. Pode-se pagar este usando recursos de outras contas, por exemplo, usar uma conta bancária para

pagamento. Pode-se também pagar um valor diferente (mínimo). É só informar o valor a ser pago. Sempre lembrar da data de fechamento do cartão. Esta define em qual fatura entrará o lançamento. (Pela data de lançamento). Se o pagamento for menor, a diferença será lançada para a fatura do mês seguinte. (O sistema cria um lançamento com a diferença).

Como controlar contas de dinheiro em mãos (Caixa Espécie)

O tipo de conta deve ser informado "Caixa (espécie)". O saldo inicial apenas deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver dinheiro em mãos para controlar. Neste tipo de conta você sempre terá os dois saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os

lançamentos conciliados, e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida.

Como controlar contas de Investimento (Investimentos)

O tipo de conta deve ser informado "Investimentos". O saldo inicial apenas deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um valor investivo, você pode fazer aplicações e resgates, para isso pode também utilizar a função de "Transferencia" para movimentar os valores de contas bancarias para contas de investimento. Você deve também lançar nestas contas os rendimentos e taxas (como IOF,CPMF, etc).

6.2

Lançamentos

Incluindo Lançamentos : Mostra como incluir lancamentos em contas pre-cadastradas no sistema.

Após abrir o sistema, este inicia automaticamente no menu de contas e posiciona a ultima opção utilizada, que pode ser:

Lançamentos Pendentes. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada

no calendário e a quantidade de dias informada no campo "Dias" na parte superior. O sistema mostra em até que data ele está se baseando para listar os lançamentos pendentes. Pode-se mudar a quantidade de dias para análise ou escolher o dia no calendário para base de pesquisa.

Posição do dia. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no

calendário, idem a Lançamentos pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão dos pagamentos efetuados no dia escolhido no calendário e das pendências até o dia escolhido no calendário.

Posição da Semana. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes na semana a partir da

data informada no calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão das pagamentos efetuados na semana escolhida no calendário e das pendências da semana escolhida no calendário.

Posição do Mês. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes no mês a partir da data

informada no calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão das pagamentos efetuados no mês escolhido no calendário e das pendências do mês escolhido no calendário.

Conciliação. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no

calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que esta opção só deve ser utilizada para contas bancárias e contas de cartão de crédito. Conciliação, na verdade, é a confirmação de pagamento de um lançamento na mesma conta. Por exemplo, quando se emite um cheque pré-datado, este fica pendente até se fazer o pagamento. Enquanto pendente, ele será somado como saldo previsto. Quando se faz a conciliação (Pagamento) deste cheque, este passa a ser somado como saldo real. O mesmo conceito deve ser usado para lançamentos em cartão de crédito. Por exemplo, ao se fazer uma compra, deve-se registrar um lançamento e deixá-lo pendente. É no recebimento da fatura do cartão que se faz a conciliação de todos os lançamentos da fatura. Com isso, o sistema cria um lançamento novo na conta de cartão chamado "Fatura Mensal", e este deve bater com o valor da fatura recebida.

Sempre que se fechar o sistema, este grava a ultima opção utilizada.

Incluindo lançamentos:

Para incluir um novo lançamento, basta acionar o botão incluir lançamentos,

Financeiro 76

Detalhamento dos campos:

Lançamento: Indica o número do lançamento, que é gerado pelo sistema. Este número pode ser

utilizado para localizar o lançamento na função "Busca Lançamentos".

Conta: Indica a conta onde deve ser efetuado o lançamento. O sistema sempre mostra o saldo ao

lado das contas.

Tipo de Lançamento: Indica o tipo de lançamento, que varia de acordo com o tipo de conta. O

sistema já vem com alguns tipos de lançamentos pré-cadastrados, mas pode-se informar outros ou deletar os existentes. (Veja em Tabelas/ Tipos de Lançamento)

Obs.: Pode-se criar novos tipos de lançamentos. Para isso, basta clicar no botão "Inclui" ( ). O sistema abrirá a tela de inclusão de novos tipos de lançamento:

Ou se pode incluir, alterar e excluir pela opção de "Tabelas/Tipos de Lançamento" no Menu Principal.

Centro de Custo : Indica o centro de custo para o lançamento. Assim é possível separar os diversos

tipos de despesas e receitas para identificar através dos relatórios onde há maior ou menor gasto. Exemplos de centros de custo: habitação, alimentação, locomoção, impostos etc. Com isso, é possível saber o quanto se está gastando em cada grupo deste (Veja em Tabelas/ Centros de Custo).

Pode-se incluir novos centros de custo clicando no botão "Inclui" ( ). O sistema abre a tela "Inclui novo Centro de Custo". Nela, além do centro de custo, pode-se incluir também todos os Sub- Centros de Custo.

Sub-Centro de Custos: Indica o Sub-Centro de Custos (Opcional), podendo assim separar os

centros de custo em mais categorias, as quais poderão ser separadas e analisadas nos relatórios do sistema.(Veja em Tabelas/ Centros de Custo).

Financeiro 78

Pode-se incluir novos sub-centro de custos clicando no botão "Inclui" ( ). O sistema abre a tela "Inclui novo Sub-Centro de Custo".

Descrição do Lançamento: Indica uma descrição para o lançamento para mais tarde se conseguir

identificar o mesmo. Este campo é de livre digitação, mas se pode escolher uma descrição da lista, que é criada automaticamente com todas as descrições já informadas ao sistema.

Data Lançamento: Indica quando foi efetuado o lançamento. Deve ser utilizado para indicar a data

da compra ou data de venda. Em casos de contas do tipo "Cartão de Credito", é utilizado para calcular em que vencimento a compra será faturada. O sistema já traz como default a data que está selecionada no calendário da tela principal.

Vencimento: Indica o vencimento do lançamento. O sistema já traz como default a data que está

selecionada no calendário da tela principal. Em caso de contas do tipo "Cartão de Credito", o sistema informa a data de vencimento baseada na data de compra e dia de fechamento/ dia de vencimento indicado na conta.

Valor: Indica o valor do lançamento.

Tipo: Indica se o lançamento é um débito ou crédito. Quando se escolhe o tipo do lançamento, este

campo é preenchido automaticamente. Por exemplo, se o tipo de lançamento for "Cheque", ele é preenchido com "Débito".

Parcela de: Indica se o lançamento é parcelado (carnê, cheque pré, financiamentos etc.). Deve-se

informar qual parcela você está lançando e a quantidade total de parcelas do carnê, por exemplo, se o carnê tem 12 parcelas, apenas se lança a primeira informando parcela 1 de 12. As demais, o sistema lança automaticamente.

Situação: Indica a situação do lançamento, se já está pago ou não. O sistema traz como default

NÃO, mas se pode mudar no caso de estar lançando algo que já foi pago.

Data Pagamento: Indica a data efetiva do pagamento, que só deve ser informada quando a conta

estiver paga.

Valor Pago: Indica o valor efetivamente pago, que só é informado quando a conta estiver paga,

lembrando que tanto a data quanto o valor pago podem ser diferentes do vencimento e valor do lançamento.

Número Documento: Indica o número do documento, ex.: número do cheque. Se for um lançamento

parcelado, o sistema vai enumerar os demais lançamentos sequencialmente a partir do primeiro (Opcional).

Informações Complementares: ( )Permite se seja informado para o lançamento, quem é o cliente ou fornecedor, qual o banco/agencia/conta/numero do cheque ou numero do boleto que se refere o lançamento. o sistema abre a seguinte janela:

O lançamento acima se refere a um: Indica se o lançamento está associado a um cliente ou

fornecedor (opcional), Informa o tipo de associação do lançamento: Cliente ou Fornecedor.

Este: Indica a associação em si, ou seja, o nome do formecedor ou cliente, que deve estar

previamente cadastrado no menu "Agenda:Clientes/Contatos". Caso não estejá castrado, pode-se incluir clicando em

Sendo um cheque: Espaço para informar o banco/agencia/conta e número do cheque. Sendo um Boleto: Espaço para informar o banco e número do boleto.

Detalhamento das Funções:

Inclui um novo lançamento.

Exclui o lançamento que está posicionado.

Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no lançamento que está posicionado.

Cancela a Inclusão ou alteração efetuada no lançamento que está posicionado.

Abre a calculadora do sistema e retorna o valor calculado para o campo próximo a esta função.

Abre as demais funções possíveis para o lançamento. São elas:

Esta função abre uma tela para cadastramento de itens para este lançamento, onde por exemplo pode-se lançar todos os itens referentes ao lançamento separando por centro de custo e sub-centro

Financeiro 80

de custo. Pode ser utilizando também para cadastramento de listas de compra. Esta é a tela da lista:

A lista permite incluir e excluir itens e mostra o total previsto.

Gera na agenda de compromissos um lembrete para o pagamento do lançamento. Esta função abre a janela:

Nesta tela pode-se definir o horário em que o sistema fará o lembrete e descrever alguns detalhes.

Financeiro 82

Nela pode -se ver todas as parcelas geradas pelo lançamento, podendo atualizar o valor e o vencimento, baseados no valor e vencimento do lançamento atual.

Esta função duplica o lançamento que está posicionado, criando um novo. Isso para facilitar o cadastramento quando houver lançamentos muito parecidos.

Após duplicado, ele mostra a mensagem acima e posiciona no novo lançamento.

Imprime formulários como Emite Cheque, Lista de compra , Recibo e Boleto. Estes formulários podem ser criados e alterados na opção "Tabelas/ gerador de relatório". O formulário de recibo e Cheque, antes de imprimir vai abrir a seguinte janela:

Pode-se modificar os dados e confirmar. Em seguida, dá-se a visualização do formulário: (Recibo)

Financeiro 84

Em seguida, basta clicar no botão com o desenho de uma impressora.

Para a impressão do cheque, destaque a folha do talão e regule a impressora para encaixa-la, coloque a folha de cabeça para baixo. Antes de imprimir na folha de cheque faça testes em papel branco para regular a posição, se necessario ajuste as margens na opção do menu "Tabelas/ gerador de relatório".

Para Impresão de boleto, veja o captulo "Tabelas/Gerador de relatório" para saber como configuras o

Documentos relacionados