• Nenhum resultado encontrado

4.9 AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE CURITIBA COM BASE NAS VARIÁVEIS

4.9.1 Descrição da política de gestão de resíduos sólido urbanos de Curitiba

4.9.1.2 Resíduos orgânicos e outros serviços

A coleta e transporte dos resíduos orgânicos atende a cem por cento do Município de Curitiba, consistindo na coleta de resíduos e rejeitos como restos de alimentos, papel sanitário, entre outros, provenientes das residências e comércio, que geram até 600 litros deste tipo de resíduos semanalmente, quer sejam coletados de forma indireta ou porta a porta (CURITIBA, 2013).

A coleta porta a porta é realizada regularmente por oitenta e três caminhões compactadores: cada equipe de coleta é composta por um motorista e três coletores. O plano de coleta convencional porta a porta foi elaborado levando em consideração a frequência de coleta,

o tipo de equipamento utilizado, tempo de descarga, a distância do local de destinação final, o volume de resíduos que serão coletados, legislação de tráfego rodoviário, trânsito, topografia, entre outros fatores (CURITIBA, 2013).

Os resíduos coletados são enviados para disposição final em aterros sanitários particulares, sendo um situado no bairro Cidade Industrial de Curitiba e outro no Município de Fazenda Rio Grande, o qual recebe a maior parte dos resíduos da coleta domiciliar (CURITIBA, 2013).

A coleta indireta dos resíduos úmidos consiste numa forma alternativa de coleta regular em locais de difícil acesso. Este serviço é realizado por quatro coletores, quatro motoristas, quatro caminhões poli-guindastes e oitenta caçambas estacionárias de sete metros cúbicos. As caçambas são removidas três vezes por semana, ou de acordo com a demanda. A coleta indireta também dá suporte ao serviço de limpeza das comunidades com mais cinco equipes de coleta de entulhos, cada uma formada por dois coletores, um motorista e um caminhão carroceria. A empresa contratada é remunerada mensalmente pelo número de equipes, coletando, em média, duzentos e noventa e duas toneladas de resíduos por mês. Esses resíduos são encaminhados para disposição final em aterros sanitários particulares (CURITIBA, 2013).

Em áreas de difícil acesso para os caminhões como, por exemplo, fundos de vale, encostas de morros e em comunidades com ruas estreitas, a prefeitura dispõe de uma alternativa para a coleta domiciliar, o Programa Compra do Lixo, destinado a atender às camadas menos favorecidas da população (SECRETARIA..., 2014).

O programa começa com o contato de uma equipe de Educação Ambiental da Prefeitura com a comunidade, com o propósito de organizá-la e criar uma associação de moradores. Com base nisso, é constituído um convênio entre a comunidade e a prefeitura. A Prefeitura instala uma caçamba estacionária em local determinado, entregando à associação, quinzenalmente, sacos plásticos de lixo com capacidade de sessenta litros para o acondicionamento dos resíduos. Além disso, ela é responsável pelo controle do número de sacos depositados na caçamba por família (SECRETARIA..., 2014).

O Sistema de Pagamento é realizado da seguinte forma: quem deposita de um a quatro sacos de lixo recebe uma sacola simples, que contêm um produto (ovos, repolho, banana, maçã, etc.), no valor de cinquenta e três centavos. Quem deposita cinco sacos de lixo recebe uma sacola composta, que equivale a 5 x R$ 0,53. Esta sacola pode conter diversos produtos como arroz, feijão, mel, batata, cenoura, cebola, alho, doce em pasta, etc. A seleção dos produtos é

feita de acordo com a demanda de mercado, levando em conta o valor energético e nutritivo dos alimentos (SECRETARIA..., 2014).

O programa atende quarenta e uma comunidades. Entre os benefícios gerados estão a limpeza de terrenos baldios, encostas e vales, diminuindo a incidência de doenças causadas por vetores, além do manejo correto dos resíduos e seu devido acondicionamento. O programa possibilitou também uma maior integração entre cidadão e município, na solução dos problemas da comunidade, além do enriquecimento alimentar das famílias mais carentes (SECRETARIA..., 2014).

O Município conta também com as coletas de resíduos tóxicos domiciliares, ou seja, de pilhas, baterias, embalagens de inseticida, toner, tinta, cola, solvente, medicamentos vencidos e lâmpadas fluorescentes. Estes materiais são coletados em dias específicos nos terminais de ônibus. Além dos resíduos tóxicos, são coletados também nos terminais óleos de origem animal e vegetal, acondicionados em garrafas PET de dois litros (SECRETARIA..., 2014).

Outros serviços realizados pela prefeitura são a coleta de resíduos vegetais (podas de árvores e limpeza de jardins), coleta de resíduos da construção civil e serviços de limpeza. Entre os serviços de limpeza estão a varrição manual, varrição mecanizada, serviço de roçada e capinação, varrição e lavagem de feiras-livres, lavagem de calçadões, limpeza de rios e o serviço de limpeza mecanizada do Município. Tais ações são realizadas por empresas contratadas e os resíduos são encaminhados para disposição final em aterros sanitários particulares (CURITIBA, 2013).

O quadro 50 apresenta um resumo de todas as unidades de recebimento tratamento e resíduos, inclusive os resíduos que não contemplam o objetivo de pesquisa desta dissertação, ou seja os resíduos originados pela construção civil (RCC), serviços da saúde e industrial.

Continua Tipos de unidades de recebimento e tratamento de resíduos

Aterro sanitário particular Unidades de triagem

Unidade de tratamento por micro-ondas ou autoclave Unidade de tratamento por incineração

Aterro industrial

Área de transbordo e triagem de resíduos da construção civil Aterro de resíduos da construção civil

Área de reciclagem de resíduos da construção civil Instalações de sucateiros (ferro velho)

Conclusão Tipos de unidades de recebimento e tratamento de resíduos

Unidade de captação de pneus usados Unidade de processamento de PET Unidades de recebimento de óleo usado Unidades de recebimento de eletroeletrônicos

Unidade de recebimento de medicamentos

Quadro 50: Unidades de recebimento tratamento e resíduos de Curitiba Fonte: Curitiba (2013).