• Nenhum resultado encontrado

3.11.1 Considerações Gerais

No Brasil, como em outros países, a resolução de conflitos ambientais mediante processos judiciais tradicionais não tem se mostrado satisfatória, sobretudo quando são consideradas as questões ambientais. De acordo com Avolio (2002):

Como a sociedade de maneira geral, os membros do Poder Judiciário estão paulatinamente incorporando os valores ambientais em toda sua magnitude, especialmente considerando que tais interesses são de natureza não apenas individual, coletiva ou difusa, mas metaindividual e intergeracional. Por isso, muitas decisões do Poder Judiciário indicam a opção pôr interesses também legítimos, como o econômico, o social, o direito ao trabalho e à própria subsistência, em detrimento dos interesses ambientais.

Ao longo das últimas décadas, foi possível verificar no país, diversos conflitos ambientais resultantes de projetos e implantação de empreendimentos como hidrelétricas, planejamento e manejo de bacias hidrográficas, exploração de petróleo, exploração de áreas de conservação ambiental, entre outros (FRANÇA, 2003).

Na implementação do desenvolvimento sustentável é essencial a existência de instituições e atores oficiais do sistema de gestão ambiental, com o perfil voltado para a resolução de conflitos ambientais. A Declaração de Joanesburgo, em seu Princípio 31, propõe: “Para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável, necessitamos de instituições multilaterais mais eficazes, democráticas e responsáveis”.

Muitos conflitos ambientais nos Estados Unidos tornaram-se intratáveis ou de difícil solução devido à falha de comunicação entre representantes de diferentes interesses. Estes problemas ocorrem devido à falta de um mediador, realmente interessado na questão ambiental, que permita o diálogo entre os oponentes, focando a resolução do conflito não no atendimento a interesses particulares ou de grupos, mas na solução do problema ambiental (DAVIS e LEWICKI, 2003; BRYAN, 2003; WONDOLLECK et al, 2003; ELLIOT e KAUFMAN, 2003).

No Brasil, merecem destaque os Ministérios Públicos dos Estados e o Federal, por meio das Promotorias e Procuradorias de Justiça do Meio Ambiente, instituições do Estado, representando a sociedade civil, respaldadas legalmente e institucionalmente para a resolução de conflitos ambientais. O papel desempenhado pelo Ministério Público afigura-se extremamente importante, principalmente na sociedade brasileira, ainda pouco mobilizada e organizada para o encaminhamento e solução de seus interesses e problemas comuns.

O Promotor de Justiça brasileiro tem pouca semelhança, por exemplo, com o Promotor de Justiça dos Estados Unidos, que tem o papel do acusador e é muito divulgado nos meios de comunicação. O Promotor de Justiça brasileiro tem plena liberdade para pedir a condenação ou absolvição e deve ter zelo pela justiça e não pela condenação  além de ter como premissa a defesa dos interesses e direitos da sociedade (MAZZILI, 2002).

A definição dos tipos de conflitos a serem resolvidos, deve ser realizada pelos Promotores de Justiça a partir de um diagnóstico ambiental inicial, que permite a elaboração de planos e programas definidores de metas a serem alcançadas.

Assim, cada Comarca deve definir seus objetos de atuação e discutir com a sociedade civil as suas metas. Além das metas traçadas no planejamento, o Promotor de Justiça deve ainda atender outras demandas da sociedade civil relativas aos conflitos ambientais.

3.11.2 Perfil dos Negociadores Brasileiros

Nas Tabelas 3.1 e 3.2 são apresentados, de forma resumida, os resultados obtidos a partir de estudos realizados durante doze anos, por especialistas em negociação, a respeito das características dos negociadores brasileiros e seus estilos de negociar (MARTINS, 2002).

TABELA 3.1 – Características e Estilos dos Negociadores Brasileiros

CARACTE- ESTILOS

RÍSTICAS Apoiador Analítico Catalisador Controlador Orientação Relacionamento e

amizade Procedimentos esegurança Idéias Novidades

Forças Amável, compreensivo, bom ouvinte, prestativo, tem espirito de equipe Sério, organizado, paciente, cuidadoso, controlado Criativo, entusiasmado, persuasivo Decidido, eficiente, rápido, objetivo, assume riscos

Fraquezas Perde tempo, evita conflitos, é fingido Indeciso, meticuloso, teimoso, perfeccionista Sem disciplina, pouco moderado, não cumpre promessas Arrogante, Não houve opinião

dos outros

Sob tensão Finge concordar,

não se manifesta Cala-se, retira-seou evita conflito Fala alto e rápido,agita-se, explode com facilidade

Ameaça, impõe e torna-se tirânico

Para obter

apoio trabalha para oFaz amizade, grupo, busca

harmonia

Mantém-se a par do que acontece, especializa-se

Usa idéias novas,

persuade, estimula busca o cumprimentoConfia na eficiência, de prazos

Valoriza A atenção que recebe, ser aceito

pelas pessoas

Segurança,

garantia Cumprimentosrecebidos,

reconhecimento

Resultados, cumprimento de metas

Precisa

aprender Auto-determinaçãoe fixação de metas Tomar decisõesmais rápidas, arriscar mais

Auto-disciplina,

moderação Humildade, escutarmais

O negociador pode ocultar seu estilo por certo tempo, porém, não indefinidamente, pois, geralmente, as pessoas possuem características dos quatro estilos apresentados, algumas mais predominantes. Numa negociação, as pessoas devem conhecer seu estilo e assim valorizar suas forças e tentar minimizar suas fraquezas. Faz-se importante também, quando possível, identificar o estilo das pessoas com quem se negocia e assim entender sua forma de agir (MARTINS, 2002).

TABELA 3.2 – Características da Negociação com cada Estilo de Negociador

DURANTE A ESTILOS

NEGOCIAÇÃO Apoiador Analítico Catalisador Controlador

Não enfatizar seus pontos fracos Agrada demasiadamente, tem dificuldade em dizer não, difícil de se fazer entender,

lento, o que diz nem sempre retrata o que pensa e sente

Dá atenção excessiva aos detalhes, procrastinador, minucioso, teimoso, maçante, indeciso

Não vai fundo no problema, tem metas irrealistas,

estratosférico, tende não cumprir

o que promete

Não se importa com as pessoas, dominador, tem baixa

competência interpessoal, faz pré- julgamentos Explorar aspectos que dizem respeito a Eliminar conflitos, aumentar competência interpessoal, satisfazer os outros, dar assistência e apoio, interesse pelo grupo, ser aceito

pelo grupo Obter todos os dados disponíveis, trabalhar com visão macro,tomar decisões seguras, dedicar tempo à coleta e pesquisa dos dados, organização, sistematização Maior rapidez, maior facilidade, exclusividade, inovação, singularidade Ganhar tempo e dinheiro, economizar, vencer os outros, atingir metas e resultados, agir sozinho, ficar independente, cumprir o dever Fonte: - Martins (2002)