• Nenhum resultado encontrado

O objetivo dela é ordenar que uma lei crie regulamentos para o exercício dos órgãos da Justiça do Trabalho.

Ihhh... Matei! Estou diante de uma norma de eficácia limitada, definidora de princípio institutivo ou organizativo.

Gabarito: Letra A.

60. (FCC/AJAJ-TRT 1ª/2011) Analise:

I. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

II. É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

Em conformidade com o aspecto doutrinário, as referidas disposições caracterizam-se, respectivamente, como normas constitucionais de a) eficácia plena e de eficácia negativa.

b) princípio programático e de eficácia contida. c) eficácia restringível e de eficácia absoluta. d) princípio programático e de eficácia plena. e) eficácia relativa e de princípio programático. Comentários:

O item I traz uma norma que por si só não altera em nada o mundo prático, traz um direcionamento para que se faça algo. Assim, trata- se de uma norma de eficácia limitada de princípio programático.

O item II é um exemplo clássico de norma de eficácia contida, já que ela confere a liberdade de profissão de forma ampla, mas se a lei estabelecer qualificações profissionais, nós teremos que nos enquadrar no que a lei diz. Assim, cria-se a possibilidade da lei restringir esta ampla liberdade, sendo, desta forma, uma norma de eficácia contida.

61. (FCC/AJ-Arquivologia-TRT 1ª/2011) Os remédios constitucionais são tidos por normas constitucionais de eficácia:

a) plena. b) limitada. c) contida. d) mediata. e) indireta. Comentários:

Os remédios constitucionais são ações constitucionais que funcionam como verdadeiros "remédios" contra os abusos cometidos. Por exemplo, se alguém sofrer abuso ao seu direito de locomoção, esse mal será remediado com um habeas corpus, se o abuso for relativo ao direito de informação, será usado um habeas data. Os principais remédios constitucionais são: habeas corpus, habeas data, Mandado de Segurança, Mandado de Injunção e Ação Popular.

A jurisprudência do Supremo indica que estes remédios são dotados de “autoaplicabilidade”, possuindo eficácia plena, pois senão ficariam impedidos de alcançar a sua principal finalidade de proteção do bem jurídico sob ameaça.

Gabarito: Letra A.

62. (FCC/Técnico Superior - PGE-RJ/2009) A norma do artigo 218, caput, da Constituição, segundo a qual "o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas", deve ser classificada como

a) inconstitucional e sem nenhum efeito, por ofensa ao princípio da livre iniciativa.

b) programática, de eficácia limitada.

c) meramente indicativa e não-vinculante aos Poderes Públicos. d) plenamente eficaz, porém restringível por meio de lei.

e) de eficácia plena e aplicabilidade imediata. Comentários:

Novamente, vamos analisar a questão, passo a passo: Passo 1 - ler a norma calmamente:

o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas.

Eu não consigo aplicar o preceito, pois se o Estado não fizer nada, nenhuma lei, ou nenhuma ação administrativa para fins desta promoção e incentivo, o desenvolvimento científico ficará a ver navios...

Logo, eu sei que a norma não tem aplicação imediata, mas sim "mediata", sendo mais uma norma de eficácia limitada.

Passo 3 - responder à pergunta 2b:

O objetivo dela é direcionar o Poder Público em um determinado sentido: o da promoção e incentivo do desenvolvimento tecnológico. Ah, sim! Estou diante de uma norma de eficácia limitada, que estabelece um programa para o governo: uma norma programática. Gabarito: Letra B.

63. (FCC/Procurador-TCE-RO/2010) Em fevereiro de 2010, o artigo 6º da Constituição Federal foi alterado para que, ao rol dos direitos fundamentais que prevê, fosse acrescentado o direito à alimentação. A eficácia desse direito é classificada como:

a) plena.

b) contida de princípio programático. c) limitada de princípio institutivo. d) contida de princípio institutivo. e) limitada de princípio programático. Comentários:

A alimentação passou a integrar o rol de direitos sociais do art. 6º, direitos estes pacificamente reconhecidos como programáticos, já que são dependentes de ações governamentais, legislativas e administrativas, para serem concretizados.

Gabarito: Letra E.

64. (FCC/Assessor - TCE-PI/2009) Dispõe o artigo 14, § 9º, da Constituição Federal: "Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta." Quanto à capacidade de produção de efeitos, a norma constitucional em questão

a) é autoexecutável.

b) possui aplicabilidade imediata e eficácia plena.

c) tem natureza de norma constitucional programática não vinculante.

d) é de eficácia limitada e, portanto, aplicabilidade mediata. e) possui aplicabilidade imediata, mas eficácia contida. Comentários:

Vamos ao passo a passo?

Passo 1 - ler a norma calmamente:

Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

Passo 2 - responder à pergunta 1:

Eu não consigo aplicar o preceito, pois para eu saber quais os casos de inelegibilidade, precisarei de uma lei complementar.

Passo 3 - responder à pergunta 2b:

Ela não traça um programa de governo, mas sim, manifesta a necessidade da criação de um regulamento para prever as inelegibilidades.

Nem precisávamos chegar ao passo 3. Fizemos isso só para fins didáticos.

Gabarito: Letra D.

65. (FCC/Auditor Fiscal - ISS-SP/2007) Dispõem os incisos IX e XIII do artigo 5o e o artigo 190, todos da Constituição: "Art. 5o. (...) IX. é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; XIII. é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer." "Art. 190. A lei regulará e limitará a aquisição ou o arrendamento da propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira e estabelecerá os casos que dependerão de autorização do Congresso Nacional." Referidos dispositivos constitucionais consagram, respectivamente, normas de eficácia

b) contida, limitada e plena. c) plena, limitada e contida. d) contida, plena e limitada. e) plena, limitada e limitada. Comentários:

1ª norma, passo a passo:

Passo 1 - ler a norma calmamente:

é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Passo 2 - responder à pergunta 1:

Eu consigo aplicar o preceito, pois ainda que não tenha lei, a Constituição me assegura a liberdade de expressão.

Passo 3 - responder à pergunta 2a:

Não, não existe margem para que uma lei venha a diminuir esta minha liberdade.

Resultado: Norma de eficácia plena. 2ª norma, passo a passo:

Passo 1 - ler a norma calmamente:

É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

Passo 2 - responder à pergunta 1:

Eu consigo aplicar o preceito, pois ainda que não tenha lei, a Constituição me assegura a liberdade de profissão. Trata-se então de aplicabilidade imediata.

Passo 3 - responder à pergunta 2a:

Sim, a lei pode restringir, pois a CF diz " atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". Ou seja, eu tenho a liberdade de profissão, mas se a lei estabelecer qualificações profissionais, eu tenho que me enquadrar no que a lei diz.

Resultado: Norma de eficácia contida. 3ª norma, passo a passo:

Passo 1 - ler a norma calmamente:

A lei regulará e limitará a aquisição ou o arrendamento da propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira e

estabelecerá os casos que dependerão de autorização do Congresso Nacional.

Passo 2 - responder à pergunta 1:

Eu não consigo aplicar a norma de pronto, pois ela manda que a lei é que venha a estabelecer como serão feitas essas coisas.

Passo 3 - responder à pergunta 2b:

A lei virá a estabelecer regulamentações para aquisição e arrendamento.

Resultado: Norma de eficácia limitada, definidora de princípio institutivo.

Gabarito: Letra A

66. (CESPE/ Auditor – SEFAZ-ES/ 2013) As normas constitucionais programáticas caracterizam-se por fixar políticas públicas ou programas estatais destinados à concretização dos fins sociais do Estado, razão pela qual são de aplicação ou execução imediata.

Comentários:

De fato as normas programáticas são aquelas que definem planos de ação para o Estado, como o combate à pobreza, a marginalização e os direitos sociais previstos no art. 6º da CF. Tais normas têm, no entanto, eficácia diferida, de forma que sua aplicação se dará ao longo do tempo, na medida em que forem sendo concretizadas. Assim, são normas “não autoaplicáveis”.

Gabarito: Errado.

67. (CESPE/ Auditor – SEFAZ-ES/ 2013) Constitui exemplo de norma de eficácia limitada o dispositivo constitucional segundo o qual os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencherem os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

Comentários:

Correto, acaso a matéria não seja regulamentada por meio de lei, não será capaz de gerar os efeitos para os quais foi criada.

Gabarito: Correto.

68. (CESPE/ Auditor – SEFAZ-ES/ 2013) As normas constitucionais de eficácia contida não podem ser aplicadas imediatamente, pois necessitam de complementação legal para a produção de efeitos.

Errado, as normas de eficácia contida têm aplicação imediata, de forma que podem ser aplicadas imediatamente, já que não necessitam de complementação legal para produzir efeitos, em verdade, a complementação legal pode vir restringir seus efeitos. Gabarito: Errado.

Documentos relacionados