• Nenhum resultado encontrado

Responsabilidade ambiental

No documento Responsabilidade Social e Ambiental (páginas 37-43)

Atividades de aprendizagem

Aula 6 – Responsabilidade ambiental – Conceitos e definições

6.1 Responsabilidade ambiental

Responsabilidade Ambiental é um conceito que está sendo amplamente dis- cutido e tem a ver com a forma como nós e as organizações tratamos o meio ambiente. Vamos nos lembrar dos problemas ambientais discutidos anteriormente: quem você acha que é o maior culpado? Geralmente temos a tendência de apontar culpados, mas todos nós temos nossa parcela de responsabilidade.

Temos todos, por ação ou omissão, estímulo ou

incompreensão, responsabilidade dos fatos da história.

Teotônio Vilela

Figura 6.1: Responsabilidade ambiental Fonte: http://systechti.webnode.com.br

Responsabilidade Ambiental é como, individual ou institucionalmente, agi- mos com relação ao meio ambiente, buscado o desenvolvimento econômico com proteção ambiental e desenvolvimento social, respeitando as demandas das gerações futuras.

Estamos em uma encruzilhada, temos tecnologia para determinar os impac- tos que causamos no meio ambiente e sensibilidade suficiente para compre- ender que o caminho tomando não pode continuar sendo seguido. De outro lado, temos a necessidade de produção mais limpa, eficaz e lucrativa.

Não podemos ficar impassíveis frente à degradação que causamos ao meio ambiente, de uma forma ou de outra a natureza busca o equilíbrio, e o ser humano e seus impactos causam desequilíbrio. Não podemos deixar tudo para o futuro, nós temos que assumir compromissos com a sustentabilidade, pois já estamos ficando sem opção, e não podemos esperar até ser tarde demais.

Para Miller (2007, p. 3): “Sustentabilidade é a capacidade dos diversos sis- temas da Terra, incluindo as economias e sistemas culturais humanos, de sobreviverem e se adaptarem às condições ambientais em mudança.” É ob- vio que estamos com problemas na área ambiental e buscamos cobrar cor- retamente as responsabilidades sobre obrigações legais e normativas ou em decorrência de fatos ou atos ocorridos ou praticados.

Resumindo, a responsabilidade revela a obrigação em responder por alguma coisa, juridicamente ou não frente a penas ou multas, fazendo cumprir com as regras e contribuindo para o desenvolvimento adequado.

Podemos buscar pela responsabilidade civil, que é quando buscamos uma reparação civil, impondo uma sanção (multa ou pena) à pessoa ou orga- nização que foi omissa ou lesou o direito de alguém, sendo obrigado a reparar de alguma forma essa lesão. É o que prevê o Código Civil Brasi- leiro em seu artigo 927 da lei 10.406/02, que trata da obrigatoriedade em reparação de danos:

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independente- mente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natu- reza, risco para os direitos de outrem.

Então devemos buscar a responsabilidade sobre atos danosos ao meio am- biente, afinal, já está prevista em nossa Constituição.

Para Barbieri (2007, p.2008)

“[...] frequentemente ouve-se dizer que a legislação ambiental brasilei- ra é muito boa, completa e avançada, o que falta é aplicação e fiscali- zação eficazes por parte dos órgãos governamentais encarregados de executá-las.”

Temos uma legislação adequada, apenas devemos assumir a responsabilida- de sobre ela. E como podemos assumir nossa responsabilidade?

Reveja a forma como age com a natureza. Pense na maneira como utiliza os recursos existentes e como suas atitudes (boas ou más) refletem isso. Pense nos exemplos que são repassados às novas gerações. Atue de forma mais adequada, não deixe somente os outros assumirem essa responsabi- lidade, afinal hoje vivemos em conjunto e nossas ações causam impactos em outras pessoas.

Figura 6.1: Sustentabilidade Fonte: ©violetkaipa/Shutterstock

Façamos um pequeno teste para saber a forma como estamos agindo em nosso dia a dia. Coloque (S) para sim e (N) para não.

a) ( ) Quando vai ao supermercado você leva sacolas retornáveis?

b) ( ) Quando o óleo de fritura está velho você joga na pia?

c) ( ) Você sabe o que é feito com o óleo de motor quando trocam em seu carro?

d) ( ) Você separa o lixo para ser reciclado em sua casa?

e) ( ) Você usa transporte coletivo?

f) ( ) Toma banhos curtos?

g) ( ) Consome produtos que tenham certificação ambiental?

h) ( ) Tira os eletrodomésticos da tomada quando não está usando?

i) ( ) Verifica o consumo de eletricidade antes de comprar um eletrodo- méstico?

E então, quais foram suas respostas?

e-Tec Brasil Aula 6 – Responsabilidade ambiental – Conceitos e definições

39

Agora faça um teste para saber se a sua organização possui atitudes am- biental e socialmente corretas. Coloque (S) para sim e (N) para não.

a) ( ) Treina os funcionários sobre a importância da sustentabilidade?

b) ( ) Recicla água e outras matérias-primas?

c) ( ) Possui certificação ambiental?

d) ( ) Tem preocupação com o descarte das embalagens que seus pro- dutos usam?

e) ( ) Usa transporte que causa menos impacto ambiental?

f) ( ) Sabe quem são seus fornecedores e de onde vem a matéria-prima usada?

g) ( ) Conhece os impactos causados pela atividade e procuram minimi- zá-la?

h) ( ) Usa fontes de energia limpa e renovável?

i) ( ) Os produtos têm uma durabilidade maior?

E então, quais foram suas respostas? Como você avalia a atuação de sua organização?

Reflita sobre a forma como estamos usando este planeta e sobre nossa res- ponsabilidade para com o futuro. Para Oliveira (2008, p.72) “O investimen- to sustentável pode ser um bom negócio comparado com o investimento tradicional”.

Organizações que têm uma preocupação ambiental e social geralmente assumem compromissos duradouros com a comunidade onde estão in- seridas, cumprindo com todas as normativas e leis e, portanto tendo um reconhecimento adequado da comunidade e dos colaboradores. E isto é refletido em aumento de lucratividade e empenho na produção, resultan- do em maiores lucros.

Quando a organização proporciona facilidade para a produção, como segu- rança do trabalho, higiene e limpeza do ambiente, isto consequentemente traz benefícios institucionais, como uma menor rotatividade de funcionários, menos faltas, menos doenças ocupacionais, entre outros.

A preocupação com a forma como produzem seus produtos, reflete na es- colha adequada de fornecedores, na busca por certificações, no treinamento adequado do quadro de funcionários. Atuam de forma responsável junto ao seu público consumidor, permitindo que as informações sejam repassadas claramente, de forma completa e transparente, o que se traduz em clientes fiéis e que contribuem para o sucesso da organização.

Estas organizações buscam ter uma atuação mais responsável, com uma produção mais limpa, con- trolando a poluição, instituindo conceitos de ecoe- ficiência e definindo políticas de longo prazo sobre forma de gestionar seus recursos, buscando au- ditorias que comprovam sua eficiência, adotando ações corretivas em caso de não conformidade.

Resumo

Aprendemos conceitos de Responsabilidade Ambiental e a forma como pessoas e organizações podem assumir uma postura compatível com este conceito.

Atividades de aprendizagem

Recomendo que todos vejam o vídeo a História das Coisas que está disponível no site <www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=o2H Q8fcWZB4> - The Story of Stuff , ou <www.unichem.com.br/vide- os.php>, vídeo A História das Coisas, para compreender melhor os conceitos de sustentabilidade. Depois, descreva aqui suas impressões e se concorda ou não com as informações do vídeo.

Figura 6.2: Reciclagem Fonte: ©RTimages/Shutterstock

e-Tec Brasil Aula 6 – Responsabilidade ambiental – Conceitos e definições

41

e-Tec Brasil

43

Aula 7 – Desenvolvimento sustentável –

No documento Responsabilidade Social e Ambiental (páginas 37-43)