• Nenhum resultado encontrado

0 3 . Duas senhoras gordinhas conversando de coque no cabelo

A base é m ais redondinha, dá a im pressão de que est ão sentadas Aqui nessa part e redondinha ( cont orna D2) parecem aquelas avozinhas t ipo Tia Anast ácia. Tem um a de cada lado, podem est ar conversando.

Pra ncha I I

0 4 . Duas m eninas chinesinhas com as m ãos assim pra out ra, agachadas.

37 Aqui a cabeça, as m ãos encost adas um a na out ra, os olhos puxados de chinesinhas e essa parte escura parece que est ão agachadas. Pelo volum e do corpo, dá a im pressão de que est ão agachadas.

Pra ncha I I I

1 0 . Um a pe ssoa com o rosto bem redondo com óculos escuro e careca

Essa parte de baixo, aqui o form at o da cabeça, os óculos escuros e sem cabelo.

1 1 . Duas m ulheres peit udinhas e bundudinhas de m ãos dadas

A cabeça, os peitos, a bunda e as pernas. Est ão de frente um a pra out ra, parecem de m ãos dadas.

Pra ncha I V

1 4 . Duas cara s de hom ens com chapéu.

Na part e inferior, um de cada lado. Est ão de perfil, aqui o chapéu, nariz e o queixo.

Pra ncha V

1 9 . Duas m ulheres gordinhas apoiadas num a parede lendo um livro O cont orno, essa part e branca ( S). Aqui a cabeça, o livro e o rest o do corpo. Pela dist ância, parecem gordinhas. Aqui nessa part e branca ( cont orna S) o volum e sugere que sej am gordinhas.

2 2 . Perfil de um a m e nina, um a cria nça e o perfil de um m enininho. Aqui um a m enininha e um pouco m ais acim a um m enininho. Pelo form at o do cabelo, aqui (aponta D4) é m ais bat idinho t ipo cabelo de m enino e aqui dá a im pressão de cabelo de m enina pelo form at o

Pra ncha VI

2 4 . Duas m e ninas aga chadas com as m ãos esticadas.

Aqui a cabeça, o braçinho e a perna, desse lado a m esm a coisa. A perna é curta, está encost ada na parede. Em proporção ao braço a perna est á m ais curta, isso dá a im pressão de que est ejam agachadas

38 2 6 . Duas m e ninas de rabo de cavalo pulando

O rost o, o rabo de cabelo e os corpinhos. É porque o rabo de cabelo est á para cim a, im agino que est ej am pulando. Toda essa part e de baixo parece que as m eninas est ão na gangorra, isso explica o rabo de cavalo pra cim a

Pra ncha I X

3 5 . Duas cria nças em purrando algum a coisa para cim a.

Essa part e branca (contorna S) os braços est ão levant ados, dá a im pressão de que est ão em purrando algo.

3 6 . Duas pessoa s m ontadas em anim a is, t ipo bodes grandes.

Bodes gordinhos, peludos. Pelo form at o parece peludinho. Aqui em cim a est á a pessoa sent ada usando um daqueles capacetes m edievais, tipo do film e Tróia.

Pra ncha X

3 7 . Dois m onst rinhos pequenos com ant eninhas.

Tem olhos e um a boca feia. Não se parece com nada do que eu conheço por isso falei que são m onstrinhos.

3 9 . Duas pessoa s saltando de pára - quedas.

Aqui no m eio, nessa part e azul. A cabeça parece para baixo e com os braços abert os, a cor azul t am bém m e lem brou o céu.

4 2 . Dois m en inos saltando, bem a ltos, de coturno e ja queta.

O coturno, o bum bum gordinho, braço e os olhos. Parece que est ão olhando para baixo. Aqui est ão os olhos, a cabeça est á pequena só dá para ver os olhos.

I NTERPRETAÇÃO

A prim eira respost a de cont eúdo hum ano present e no prot ocolo de Laura faz referência a im agem corporal. A idéia das senhoras gordinhas, sugere a possibilidade de Laura enxergar- se com o um a m ulher m ais velha, passiva diant e das sit uações, im pressão de que est ão sent adas, sem m uita m obilidade, m as com pot encial para est abelecer, de cert a form a, cont at o int erpessoal, podem est ar conversando.

39 A quest ão da passividade aparece em out ras respost as de cont eúdo hum ano, agachadas, apoiadas na parede.

A respost a 10 sugere cert a dificuldade de Laura para ent rar em cont at o com o out ro; os óculos escuros podem ser pensados com o elem ent o encobridor: ele dificult a o cont at o olho no olho, é com um pessoas ut ilizarem óculos escuros para não serem ident ificadas. Na m esm a respost a a at ribuição de um a caract eríst ica negat iva, careca, desqualifica o suj eit o; podem os pensar na possibilidade de Laura j ulgar- se em desvant agem quando se com para com os out ros, o que é com patível com inform ação do Sum ário Est rut ural V = 1. Essa respost a é classificada com o respost a proj et iva de carga dupla.

Na respost a 36, pessoas m ont adas em anim ais, além de destacar um at ribut o físico, gordinhos, à figura hum ana é at ribuída caract eríst ica de força e com bate, capacetes t ipo Tróia, m as t am bém de ocult am ento de si ( com pat ível com t ot al de respost as cont eúdo Cg = 5) , com o os óculos, na respost a analisada acim a. As caract eríst icas de com bate atribuídas a figura hum ana se cont rapõem à escolha equivocada do anim al de m ont aria, bode gordinho e peludinho. O uso desses t erm os no dim inut ivo t am bém confere a Laura cert a infant ilização e esforço em cont rolar forças m ais prim it ivas – o anim al que a figura hum ana pretende dom inar.

A respost a 19, fornecida à prancha V, é m uit o significativa. A t ent ativa de Laura de evit ar o cont ato com o est ím ulo é not ória, focalizando nas bordas e dando m uita ênfase ao espaço em branco, considerando apenas o cont orno da m ancha. É a prim eira resposta de seu prot ocolo classificada com o proj et iva de carga t ripla; é significat ivo apresentar t al falha do funcionam ent o adaptat ivo j ust am ent e na prancha que t rata das represent ações de si, sugerindo alt o nível de ansiedade m obilizada pelo est ím ulo. Em t erm os tem áticos, duas m ulheres gordinhas, apoiadas em um a parede lendo um livro, sugerem novam ent e a preocupação de Laura com a form a corporal. A posição passiva, volt ada para si, indica pouca disponibilidade para est abelecer cont at o interpessoal: as m ulheres est ão de cost as um a para a out ra, exist e um a parede que inviabiliza o

40 est abelecim ent o de cont ato ent re elas e desem penham at ividade solit ária, leit ura de um livro. O raciocínio ut ilizado por Laura para j ust ificar essa respost a sugere pensam ent o sim plist a e concret o ( código especial ALOG) .

A posição perfil, que aparece em algum as respost as de cont eúdo hum ano, perfil de um m enininho, perfil de hom ens com chapéus, indicam , segundo Piot rowski ( 1967) , preocupação com as int enções dos out ros.

Sua respost a 37 apont a para m onst rinho (ser indefinido) com boca feia e novam ent e apresenta o padrão de fragilidade e característica negat iva da aut o- im agem apresent ados nas respost as ant eriores, indicando sent im ent o de desconhecim ent o e est ranheza de Laura em relação ao próprio corpo e ident idade.

A idéia de salt ar de pára- quedas, resposta 39, confere desej o de se at irar e se deixar levar, sem reflet ir m uit o sobre isso ( considerando a posição da cabeça para baixo) em bora cont e com a garant ia de que não irá sofrer nenhum dano, pela presença do pára- quedas.

Novam ente o desej o de salt ar aparece na resposta 42, dois m eninos salt ando. As figuras hum anas m ais um a vez apresent am corpo desproporcional em relação à cabeça. Considerando a freqüência FM= 0 no prot ocolo de Laura, é possível pensar na possibilidade de ela não querer se conscient izar de suas necessidades e procurar grat ificação im ediat a. Mais um a vez há ênfase nos olhos, a única part e da cabeça que é possível ver, ou sej a, a at enção para as opiniões dos out ros. Essa respost a encerra o prot ocolo e novam ente exist e a referência à form a corporal, bum bum gordinho, com um a conotação sexual ( bum bum ) , m as infant ilizada ( m eninos, gordinhos) .

Figuras hum anas, de acordo com Weiner ( 2000) , apresentam t raços de com o o indivíduo vê a si m esm o e aos dem ais. Logo, as característ icas at ribuídas às figuras hum anas podem sugerir im agem real ou ideal, expect at iva ou t em or.

41 Com o pudem os observar as figuras hum anas presentes nas respost as de Laura, em sua m aioria, apont am para caract eríst icas negat ivas: corpo desproporcional ( corpos volum osos com cabeças pequenas); incapacidade de sust ent ação do corpo (pessoas agachadas) ; part es que falt am (pessoa careca) ; caract eríst icas específicas com o: m ulher peit udinha e bundundinha; m enino com bum bum gordinho; corpinhos de m eninas.

As caract eríst icas at ribuídas às figuras sugerem preocupação part icular relacionada a si m esm a, no caso, preocupação com sua aut o- im agem , vivenciada de m aneira negat iva. Sugerem ainda incapacidade de sust ent ação e preocupação com a at enção para as opiniões dos out ros, conform e analisado anteriorm ent e.

I RESPOSTAS DE CONTEÚDO ANI M AL

Documentos relacionados