• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS DO ESTUDO DE CASO

4.5. Resultados do Questionário

A tabela 4 consolida os resultados obtidos na aplicação do questionário, apresentando o valor médio das respostas. Cabe ressaltar que a escala de respostas varia de 1 a 5, sendo que 1 representa o menor grau possível de concordância com a assertiva e 5 o maior grau de concordância.

Tabela 4: Resultado do Questionário

Questão

ota A capacidade de gestão de projetos é fundamental para empresa.

A gestão de projetos é formal na empresa. 4

O PMO ajuda a assegurar a entrega dos projetos.

A estrutura do PMO é adequada às necessidades da empresa.

A existência de uma metodologia de gestão ajuda a assegurar a entrega dos projetos dentro dos prazos, custos e qualidade esperados.

Os projetos estão alinhados a Metodologia da empresa. 4

Todos os projetos têm WBS e cronogramas bem definidos e acompanhados. O GP tem suporte do PMO.

O GP é reconhecido como "Dono" do projeto, tendo autonomia para tomada de decisões e sendo responsável pelo seu resultado.

0 O GP tem apoio para o planejamento e execução dos projetos. 4

1

O PMO incentiva a capacitação dos GPs.

2 O PMO onera os projetos.

4 As diretrizes, funções e atividades do PMO são bem conhecidas pelos GPs. 4

Fonte: O autor

Abaixo é apresentada uma síntese das respostas dadas a cada questão apresentada.

a) Quais as três funções mais importantes do PMO? Informar à diretoria sobre os indicadores dos projetos. Garantir a aderência dos projetos à metodologia.

Definir e implantar controles que garantam a entrega dos projetos cumprindo com o prazo, custo e qualidade.

b) Como o PMO influência nas atividades dos Gerentes de Projeto? Realizando auditoria nos projetos.

É uma fonte de conhecimento e apoio, além de órgão regulador.

Na confecção da proposta, analisando conjuntamente com o GP o orçamento e a proposta técnica (planejamento do projeto).

c) Quais os benefícios obtidos com o PMO?

Uniformidade de procedimentos na Metodologia de Gerenciamento de Projetos. Centralização de informações sobre melhores práticas de gerenciamento. Fonte de apoio e suporte aos Gerentes de Projetos da empresa.

d) Em que aspectos e de que forma o PMO pode evoluir? Auxiliar na formação de novos Gerentes de Projetos.

Maior número de Gerentes para PMO ou programa de treinamento para quando da contratação de um novo gerente.

Realizando entrevistas com os Gerentes de Projetos com intuito de elevar o nível de conhecimento destes como também identificar as carências para realizar um plano de ação que vise nivelar os profissionais.

A seguir são apresentadas considerações sobre cada questão da tabela 4, que foram pontuadas de acordo com o grau de concordância da tabela 3.

Foi notado que é de grande importância para a área a garantia de correta gestão dos projetos, por isso um valor alto dado a esta questão que se baseia na grande atuação do PMO.

Questão 2 - A gestão de projetos é formal na empresa?

A gestão é formal na empresa, porém ainda sim existem projetos que não são integrados ao PMO de TI e quanto menos ao PMO geral da Empresa. Apesar de boas ferramentas de gerencia de projetos falta um pouco de consciência por parte dos envolvidos da necessidade de acreditar mais no PMO.

Questão 3 - O PMO ajuda a assegurar a entrega dos projetos?

Conforme mencionado pelo representante do PMO-TI o PMO assegura sim este comprometimento, mas ainda falta um pouco de conscientização por parte das áreas envolvidas a cada projeto solicitado.

Questão 4 - A estrutura do PMO é adequada às necessidades da empresa?

Desde o início da entrevista notamos que o PMO foi de grande vantagem para gerir uma concorrência grande na quantidade de projetos existentes na Empresa e assim se adequou bem as necessidades da Empresa, obtendo uma boa nota.

Questão 5 - A existência de uma metodologia de gestão ajuda a assegurar a entrega dos projetos dentro dos prazos, custos e qualidade esperados?

O resultado desta questão colabora com o obtido na questão 1. Novamente é ressaltada a importância da gestão de projetos. Pode ser percebida também a maturidade das pessoas, o que em última análise reflete a maturidade da organização, a medida que é reconhecida a necessidade de tratar o assunto gestão de projetos de maneira formal e profissionalizada. Esta questão reflete também o entendimento de que a garantia de um nível corporativo da qualidade em gerenciamento de projetos não pode estar baseado exclusivamente nas pessoas. É necessário um aporte metodológico que auxilie no nivelamento e padronização dos processos visando aumentar o grau de sucesso nos projetos.

Questão 6 - Os projetos estão alinhados a Metodologia da empresa?

Esta questão demonstra que apesar de reconhecida a importância da gestão de projetos, o valor das ações do PMO e a validade da metodologia, a prática no cotidiano do gerenciamento dos projetos não utiliza a metodologia em sua integralidade. Pode haver diferentes causas para que os projetos não estejam alinhados a metodologia da empresa.

Questão 7 - Todos os projetos têm WBS e cronogramas bem definidos e acompanhados?

Ainda mais preocupante do que admitir que nem todos os projetos estão alinhados à Metodologia de Gerência de Projetos, é saber que nem todos possuem uma estrutura analítica de trabalho definida e eventualmente possuem um cronograma acompanhado adequadamente. A respeito do que poderia ser considerada uma falta gravíssima, cabe uma ponderação: dois terços dos projetos da empresa possuem características de operação. É o caso dos projetos de outsourcing e alocação de profissionais. Para estes casos, o cronograma é substituído por ferramentas de acompanhamento de curto prazo, focadas na gestão da demanda, atribuição de atividades, planejamento e controle da produção e acompanhamento de indicadores de nível de serviço.

Questão 8 - O GP tem suporte do PMO?

O que dificulta o suporte ao Gerente de Projetos por parte do PMO é a distância geográfica entre as unidades da empresa, na qual um PMO específico precise trabalhar em conjunto com um Gerente de um projeto que é monitorado pelo PMO e não está próximo.

Questão 9 - O GP é reconhecido como "Dono" do projeto, tendo autonomia para tomada de decisões e sendo responsável pelo seu resultado?

Sua autonomia inclui a seleção de pessoal, negociação de prazos, definição de orçamento e outras questões relativas ao projeto. São de sua responsabilidade o tratamento dos riscos, acompanhamento e controle dos custos, gerenciamento da mudança, integração do projeto, controle da qualidade e comunicação sobre o projeto. Evidentemente existem algumas regras da organização que devem ser respeitados e que limitam o grau de liberdade do GP. Tais regras são, por exemplo, normas de contratação de pessoal, de aquisição de equipamentos e de subcontratação. Como o esperado pelo pesquisador, o grau de concordância com a questão ficou muito próximo ao conceito alto. O que pode eventualmente ter trazido este indicador um pouco para baixo é o fato de que existe ainda um superior hierárquico ao GP.

Questão 10 - O GP tem apoio para o planejamento e execução dos projetos?

Na pesquisa foi notado que neste quesito o Gerente de projetos tem todo o apoio necessário para a uma boa condução do projeto por parte do PMO da área de TI.

Questão 11 - O PMO incentiva a capacitação dos Gerentes de Projetos?

Neste ponto o PMO não participa e nem cobra por parte dos Gerentes que já estão inseridos na área a sua capacitação. É cobrada sim no momento que é feita uma seleção

para um novo Gerente de Projetos que vem do mercado, ou seja, este deve possuir para entra no time da certificação.

Questão 12 - O PMO onera projetos?

Esta resposta reflete o reconhecimento do valor dado à atuação do PMO nos projetos. Cabe lembrar que sempre que o PMO atua para um projeto específico, é atribuído a este um custo pelas horas empregadas de seus profissionais. Desta forma o GP ‘paga’ através do orçamento do projeto, pelas ações do escritório. Isto torna mais relevante o resultado desta questão, visto que demonstra que as ações do PMO geram valor para os projetos. Ou seja, seu custo é revertido em ganhos para o projeto. Apesar de esperado pelo pesquisador, o resultado demonstra ainda uma mudança de atitude dos gerentes que inicialmente se mostravam céticos e, em alguns casos, incomodados com o que consideravam uma intromissão do PMO sobre seus domínios. Esta mudança de comportamento reflete também um amadurecimento da organização e de seus profissionais.

Questão 13 - O GP tem sua autonomia tolhida pelo PMO?

O resultado desta questão demonstra estar claro para os gerentes qual o posicionamento do PMO perante os projetos. Também consolida a mudança de visão dos gerentes, que passaram a entender que não estão sendo limitados pelo PMO, mas apoiados.

Questão 14 - A diretrizes, funções e atividades do PMO são bem conhecidas pelos Gerentes de Projetos?

Como alguns Gerentes de Projetos foram substituídos ao longo do tempo. A divulgação das normas e regramentos de forma geral não tem se mostrado efetiva. Apesar de receberem o material e uma rápida explicação quando entram na empresa, os novos gerentes não estão recebendo um treinamento adequado. Isto acarreta em descumprimento de normas, na maioria dos casos, de forma involuntária. Desta forma, a resposta obtida para a questão faz sentido, a medida que alguns GP’s foram efetivamente treinados e conhecem bem as regras e outros acabaram por aprendê-las no dia adia dos projetos.

Documentos relacionados