• Nenhum resultado encontrado

Figura 42 – Sugestões dos moradores relacionadas ao saneamento básico 4.3.9 Análise da percepção dos moradores

SETORES PROPOSTOS DE COLETA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM VIÇOSA

4.4.13. Resultados esperados com a implantação do PGIRSD

Com a implantação do PGIRS para a cidade de Viçosa, espera-se que ocorram melhorias significativas em todo o setor de limpeza urbana, aumentando a qualidade de vida da população.

Almeja-se a abrangência, em médio prazo, de 100% do sistema de coleta convencional, sendo que a mesma terá atingido também áreas de difícil acesso.

Relacionada à educação ambiental, acredita-se que atingirá a totalidade da população e dessa forma se tornará mais fácil o sucesso da implantação do sistema de coleta seletiva. Para este sistema, após ser implantado em um bairro piloto, espera-se que contemple cada vez mais outras localidades.

Não basta apenas a população estar interagida ao plano de coleta seletiva, espera-se conseguir mobilizar também os trabalhadores da coleta, aumentando a sua auto-estima, valorizando-os e incentivando-os a participarem do programa.

O funcionamento adequado da usina de triagem será fundamental para a redução dos resíduos a serem dispostos no aterro sanitário, aumentando o tempo de vida útil do mesmo. Além de, com a implantação do pátio de compostagem, os resíduos sólidos urbanos receberão tratamento, minimizando dessa forma os impactos ambientais.

Portanto, foram dadas as diretrizes para que todas essas medidas sejam implantadas, considerando as soluções que visem à redução dos custos relacionados ao setor, tornando

Viçosa uma cidade mais limpa, a população educada ambientalmente, contribuindo dessa maneira para a redução dos efeitos nefastos ocasionados pelo descuido com o meio ambiente.

5. CONCLUSÕES

A gestão e o gerenciamento praticado dos resíduos sólidos em Viçosa se encontram totalmente desestruturados em todas as etapas do sistema. Com relação ao transporte, a frota é antiga e inadequada, poluindo o meio ambiente e comprometendo a saúde do trabalhador.

Na cidade não existe a coleta seletiva e todos os tipos de resíduos que são encaminhados à usina de triagem se encontram misturados. Não acontece tratamento e o material orgânico é considerado rejeito, e levado ao aterro após a separação dos resíduos, onerando as despesas com o transporte devido à distância percorrida entre esses locais.

A situação atual da usina é de abandono. Os critérios ambientais não são obedecidos, além disso, a carência em equipamentos e de assistência aos catadores compromete o desempenho das atividades. De todos os trabalhadores do sistema de limpeza urbana, a condição do catador na usina foi a pior verificada.

De todos os problemas vivenciados na cidade, em virtude da gestão e do gerenciamento inadequado dos resíduos, a situação do trabalhador é a mais grave. Pois não são somente as atividades do sistema que são afetadas pela falta de capacitação. Mas a saúde dos funcionários já está comprometida, devido à falta de higiene e cuidados. A base para se chegar ao gerenciamento ambientalmente correto é a estruturação desse pessoal.

No tocante à disposição final, o aterro não pode ser considerado sanitário. E tão pouco como controlado. Na visita realizada ao local, foi constatado um número elevado de moscas e urubus e os resíduos estavam descobertos, fazendo com que o aterro seja considerado na realidade um “lixão”.

A metodologia empregada para a divisão das zonas socioeconômicas mostrou-se adequada em função da representatividade encontrada. Esta abordagem permitirá planejar todas as etapas do gerenciamento, minimizando dessa forma os custos destinados à limpeza

urbana. Esta análise facilitará a elaboração de um novo itinerário de coleta e a melhor destinação final dos resíduos em função de sua composição gravimétrica, visando à valoração dos processos de reciclagem e da coleta seletiva e à otimização do funcionamento da usina de triagem existente no município.

Por meio da percepção dos moradores sobre as questões relacionadas aos serviços de limpeza urbana praticados no município estudado, foi possível adquirir um maior número de informações sobre o tema, complementando assim os dados fornecidos pela gestão do sistema de limpeza urbana no município, bem como verificar o que realmente acontece no campo.

As informações coletadas permitiram elaborar um diagnóstico da situação atual dos resíduos, de forma que este sirva para a concepção do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, propondo soluções diferenciadas para os problemas diagnosticados em cada bairro.

A consideração socioeconômica para a verificação da percepção dos resíduos sólidos não foi significativa no que diz respeito à conscientização dos moradores relacionada aos problemas do gerenciamento atual dos resíduos na cidade, mas foi representativa para o conhecimento de termos técnicos, como “coleta seletiva”, “resíduos sólidos”, dentre outros.

Em geral, a comunidade se mostrou conscientizada com os problemas ocasionados pelo gerenciamento inadequado dos resíduos e disposta a colaborar para a melhoria do sistema. No entanto, ainda falta o comprometimento da gestão em solucionar a carência do sistema, de forma a buscar a confiabilidade da população nas ações da Prefeitura Municipal. Pois somente assim, é que se poderia chegar ao total envolvimento da comunidade.

As informações coletadas por meio das entrevistas realizadas nas moradias amostradas, arquivadas em um banco de dados, permitirá complementar informações fornecidas pela Prefeitura Municipal de Viçosa para a elaboração do diagnóstico do sistema de gerenciamento praticado no município. Além disto, por meio do banco de dados, futuramente poderão ser realizados outros trabalhos relacionados à melhoria dos serviços de limpeza urbana.

A utilização de SIG como ferramenta para a elaboração do diagnóstico da situação atual dos resíduos em Viçosa, permitindo a visualização das informações, facilitou uma série de trabalhos em campo para compor o diagnóstico, além da tomada de decisão para a elaboração do PGIRS.

Apesar de o estudo ser realizado na cidade de Viçosa, a metodologia poderá ser utilizada em qualquer outro município, principalmente os de pequeno e médio porte.

Documentos relacionados