• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DOS ITENS DO MASST NA EMPRESA ESTUDADA

5.8 RESULTADOS GERAIS DA PESQUISA NA EMPRESA

A seguir são apresentados os resultados da análise feita para a Empresa. Os itens foram analisados dentro dos critérios do MASST proposto por Costella (2008). Sucintamente, pode- se observar que a Empresa atende aos princípios da ER, como a seguir é colocado:

1. Planejamento do sistema de gestão:

Foram analisados os seis itens propostos pela OSHAS e entendeu-se que há indícios da aplicação dos quatro princípios da Engenharia de Resiliência. O princípio de “comprometimento da alta direção” foi observado mas diretamente nos itens analisados 5.1.1 – Objetivos e política do sistema de gestão de segurança e saúde e no 5.1.6 – Compromisso da alta direção. Podendo verificar que este último item possui relação parcial também com os princípios de aprendizagem, flexibilidade e consciência.

Os itens 5.1.2 – Planejamento do sistema de gestão de segurança e saúde e 5.1.3 – Estrutura e responsabilidade apresentaram indícios de aplicação dos princípios da Engenharia de Resiliência, conforme proposto por Costella (2008).

Os itens analisados 5.1.4 – Documentação e registros e 5.1.5 – Requisitos legais; apesar de Costella (2008) não ter demonstrado relação destes itens com ER, observou-se que os mesmos possuem importância significativa para a correta gestão de SST.

2. Processos de produção:

Foram analisados cinco itens constantes na OSHAS e entendeu-se que há indícios da aplicação dos princípios da Engenharia de Resiliência de consciência, no item 5.2.2 – Identificação de perigos de acidentes e doenças com enfoque na ER e princípios de aprendizagem e flexibilidade no item 5.2.5 – Planejamento de ações preventivas com enfoque na ER, sendo ambos com relação direta com ER.

Apesar de Costella (2008) não ter demonstrado relação, identificou-se indícios de aplicação dos princípios da Engenharia de Resiliência de consciência no item 5.2.3 – Avaliação de riscos. No item 5.2.1 - Identificação de perigos de acidentes e doenças com enfoque tradicional foram analisadas as instruções quanto à segurança, qualidade e meio ambiente. Desta forma, observou-se que este item está sendo atendido pela Empresa da maneira tradicional, não apresentando relação com a ER, conforme proposto por Costella (2008).

O item 5.2.4 - Planejamento de ações preventivas com enfoque tradicional, apesar de Costella (2008) não ter demonstrado relação deste item com ER, observa-se que o mesmo possui importância para a correta gestão de SST.

3. Gestão e capacitação de pessoas:

Foram analisados dois itens constantes na OSHAS e entendeu-se que há indícios da aplicação dos princípios da Engenharia de Resiliência de aprendizagem, no item analisado 5.3.1 – Participação dos trabalhadores.

No item 5.3.2 - Treinamento e capacitação, concluiu-se que os treinamentos se limitam aos aspectos técnicos, sendo que as habilidades gerenciais ligadas aos princípios da aprendizagem e consciência não são totalmente exploradas.

Ambos os itens tem relação direta com ER, segundo Costella (2008). 4. Fatores genéricos da segurança:

Foram analisados cinco itens constantes na OSHAS e entendeu-se que há indícios da aplicação dos princípios da Engenharia de Resiliência de comprometimento da alta direção, em relação ao item 5.4.1 – Integração de sistemas de gestão e 5.4.5 - Fatores Externos.

O princípio da aprendizagem foi observado no item 5.4.2 – Gerenciamento das mudanças, tal como relatado. Os princípios da flexibilidade e da consciência foram observados nos itens 5.4.2 – Gerenciamento das mudanças e 5.4.3 – Manutenção. Todas estas análises estão coerentes como o proposto por Costella (2008).

Apesar de Costella (2008) não ter demonstrado, observou-se que o item 5.4.4 – Aquisição e contratação possui relação com os princípios de comprometimento da alta direção e consciência, e é de fundamental importância para a correta gestão de SST.

5. Planejamento do monitoramento do desempenho:

Foram analisados três itens constantes na OSHAS e entendeu-se que há indícios da aplicação dos princípios da Engenharia de Resiliência de consciência, em relação aos três itens analisados: 5.5.1 – Indicadores reativos, 5.5.2 – Indicadores proativos, 5.5.3 - Auditoria interna. Tal como observado por Costella (2008), os itens dos Indicadores Reativos e Auditoria Interna com ER possuem relação parcial com o princípio de consciência.

6. Retroalimentação e aprendizado:

Foram analisados quatro itens que possuem relação com os princípios da ER segundo método proposto por Costella (2008). Foram observados indícios da aplicação dos princípios de aprendizagem e de consciência no item 5.6.1 - Investigação de Acidentes e 5.6.4 - Condução da análise crítica e melhoria contínua. Neste último também foi observado o princípio de comprometimento da alta direção.

O princípio de aprendizagem também estava presente nos itens 5.6.2 - Ações Preventivas e 5.6.3 - Ações corretivas. Pode ser analisado também que nestes dois itens, estava presente o princípio de consciência, apesar de Costella (2008) não fazer relação deste princípio da ER, neste caso.

7. Resultados:

Foram analisados dois itens constantes na OSHAS: 5.7.1 - Desempenho reativo e 5.7.2 - Desempenho proativo, e encontrados princípios da ER de consciência. No entanto, no item 5.7.1 – Desempenho reativo não tem relação direta com os princípios da ER, apenas parcial, segundo Costella (2008). Também pode ser mencionada a relação destes itens com o princípio da aprendizagem, mesmo não tendo sido proposto por Costella (2008).

Pode-se constatar com estes dados que, o desempenho da empresa em relação aos princípios da ER é satisfatório, principalmente, considerando-se que é um tema novo e ainda não conhecido pela empresa. De um modo geral, existe uma falta de conhecimento específico sobre a matéria nos vários níveis de empresa, o que impede que estes princípios sejam aplicados da maneira mais eficaz. Mas como a Empresa possui um sistema de gestão da qualidade e da segurança e saúde do trabalho em pleno funcionamento houve bastante identificação dos princípios da ER na Empresa pesquisada.