• Nenhum resultado encontrado

1.633 Fonte: Elaborada pelo autor (2017).

4 CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO

4.3 GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO ESTUDADA

4.3.2 Resultados obtidos com as práticas de gestão do conhecimento

externos. No entendimento dele, esse conhecimento ajuda a agregar outros conhecimentos para a equipe técnica e acelera o processo de desenvolvimento de software.

O conhecimento de especialistas externos possui um grande potencial a favor da empresa e, como já foi dito, é pouco explorado, apesar das diversas parcerias estabelecidas com laboratórios e centros de pesquisa de universidades do Brasil e do exterior. Por esse motivo, é possível que um maior incentivo aos colaboradores para aumentar o envolvimento de especialistas externos trouxesse frutos para a organização estudada.

4.3.2 Resultados obtidos com as práticas de gestão do conhecimento

Os resultados obtidos foram avaliados com base nas práticas de gestão do conhecimento da OECD (2003) e verificaram se a utilização de tais práticas:

 aumentou a capacidade de adaptação dos produtos ou serviços às necessidades dos clientes;

 aumentou a eficiência e a produtividade dos trabalhadores;  aprimorou as habilidades e o conhecimento dos colaboradores;  aumentou a capacidade de capturar conhecimento de outras

empresas.

Redução do impacto da saída de trabalhadores da empresa

Uriarte Jr. (2008) afirma que, na maioria das empresas, as informações estão presentes em formatos não-estruturados. O autor alega que mais de 80% das informações digitalizadas estão armazenadas em discos rígidos individuais e arquivos pessoais dos trabalhadores. Ainda segundo o autor, grande parte das informações está espalhada em e-mails, relatórios, memorandos e planilhas, documentos difíceis de serem encontrados ou terem seus conteúdos pesquisados.

Essa situação destaca a importância dos esforços voltados a minimizar o impacto da perda de colaboradores, uma vez que, se o conhecimento não estiver estruturado e um funcionário deixar a empresa, esta terá dificuldade de recuperar o conhecimento tácito que foi explicitado por esse indivíduo.

Na visão do gestor da área de desenvolvimento de software da organização analisada, a aplicação das práticas de gestão do conhecimento reduziu de forma importante o impacto da saída de trabalhadores. Ele mencionou que um dos maiores riscos que a empresa corre é a perda de informação com a saída de colaboradores e que o compartilhamento do conhecimento minimiza o impacto do desligamento de funcionários, permitindo a continuidade dos trabalhos por outros colegas.

Aumento da capacidade de adaptação dos produtos ou serviços às necessidades dos clientes

Na visão de Robinson et al. (2006), a gestão do conhecimento deve promover a melhoria contínua e facilitar a inovação em processos e produtos. Os autores defendem que o desenvolvimento de uma estratégia de gestão de conhecimento permite que a organização liberte e assimile

diferentes tipos de conhecimento, identificando as competências necessárias para se tornar uma organização que pensa e aprende com a habilidade de colocar princípios de sustentabilidade em prática.

No entanto, o aumento da capacidade da empresa em adaptar seus produtos e serviços às necessidades dos clientes não foi citado nas entrevistas como um dos resultados importantes da aplicação de práticas de gestão do conhecimento.

A criação de um processo organizado para armazenar as opiniões dos clientes sobre os produtos ou de uma avaliação sistemática dessas opiniões pode ser uma oportunidade de melhoria nos processos da empresa. Esse esforço pode levar a uma melhor gestão do conhecimento e à adaptação de produtos e serviços às necessidades identificadas pelos clientes.

Aumento da eficiência e da produtividade dos trabalhadores

Probst, Raub e Romhardt (2002) acreditam que este seja um dos resultados mais importantes da gestão do conhecimento. Na visão dos autores, as práticas de gestão do conhecimento precisam estar voltadas para o planejamento estratégico da organização e “todos os elementos construtivos da gestão do conhecimento devem ser dirigidos para o uso eficiente do conhecimento individual e organizacional para atingir as metas da empresa”.

Conforme as entrevistas realizadas, a aplicação de práticas de gestão do conhecimento na empresa em estudo acelera a busca por informações e, dessa forma, torna o colaborador mais produtivo. Segundo o gerente entrevistado, isso ocorre tanto pela aplicação das práticas quanto pela utilização das ferramentas de gestão do conhecimento disponíveis.

Além disso, para o gestor, os treinamentos fazem com que os trabalhadores se tornem produtivos para a empresa mais rapidamente, já que precisam de menos tempo de acompanhamento por parte de desenvolvedores mais experientes. Tal prática também torna os trabalhadores experientes mais produtivos, pois, como os novatos começam a produzir em menos tempo, exigem menos envolvimento dos mais experientes, permitindo que estes tenham mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de software.

Em relação à eficiência, o gestor da área desenvolvimento de software afirmou que o compartilhamento da informação é importante para que as pessoas consigam identificar, dentro da equipe, quem detém determinado conhecimento e pode ajudar a resolver um problema específico. Isso torna o trabalho mais eficiente, pois evita que os colaboradores percam tempo excessivo buscando uma solução que já foi encontrada por outro colega.

Aprimoramento das habilidades e do conhecimento dos trabalhadores

Probst, Raub e Romhardt (2002) reforçam a importância da gestão do conhecimento para o desenvolvimento de novas habilidades individuais. Os autores afirmam que:

[...] o desenvolvimento do conhecimento inclui todos os esforços administrativos nos quais a organização se empenha conscientemente para adquirir as competências que não tem, ou criar competências que ainda não existem dentro ou fora da empresa.

O aprimoramento das habilidades e do conhecimento dos trabalhadores foi considerado crítico pelo gestor da área de desenvolvimento de software da empresa analisada. Ele afirmou, em sua entrevista, que o investimento em treinamentos desenvolveu o conhecimento e as habilidades da equipe em diversos aspectos. O gestor salientou que esse desenvolvimento não se deu apenas nos fatores técnicos, mas também na melhoria do trabalho em grupo, por causa da qualidade da interação e comunicação entre os componentes.

Além disso, de acordo com o gestor, o aumento do conhecimento dos trabalhadores também é sentido pelo seu maior compartilhamento, com base na aplicação das práticas.

Aumento da capacidade de capturar conhecimento de outras empresas

organizações de forma sistemática, mas, sim, de modo pontual, conforme se apresentam as necessidades, como um novo cliente ou um novo concorrente no mercado. Quando perguntados sobre os resultados obtidos a partir das práticas de gestão do conhecimento relacionadas a esse aspecto, os entrevistados não apontaram o aumento da capacidade de capturar conhecimento de outras empresas como um aspecto relevante para a organização estudada.

Portanto, é possível que a empresa se beneficie de uma iniciativa formal voltada para a captura desse tipo de conhecimento, explorando canais que trouxessem informações a respeito de outras empresas.