• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Kitchenham (2004) define a revisão integrativa como o método para identificação, avaliação e interpretação do conteúdo relevante e disponível sobre uma área de pesquisa ou fenômeno de interesse. Higgins (2017) afirma que esse método reduz a chance de uma abordagem tendenciosa e produz resultados mais confiáveis ao utilizar um processo explícito, sistemático e reprodutível. Muñoz (2013) complementa afirmando que a revisão integrativa melhora significativamente a qualidade de uma revisão de literatura, pois pode identificar as principais contribuições científicas de um campo do conhecimento.

Higgins (2017) e Kitchenham (2004) indicam as principais características de uma revisão integrativa:

 Utilizar uma metodologia explícita e reprodutível.

 Ter um conjunto explícito de critérios objetivos e predefinidos para seleção dos estudos.

 Realizar uma busca sistemática para identificar os estudos que possuem os critérios predefinidos.

 Apresentar um texto que resuma as características e os resultados dos estudos encontrados.

2.1.1 Método da revisão integrativa de literatura

O método utilizado na revisão integrativa de literatura deste trabalho obedeceu aos seguintes passos:

1) Planejamento: compreensão da metodologia de revisão integrativa de literatura e planejamento das atividades a serem realizadas nessa fase.

2) Identificação das palavras-chaves: definição das palavras- chaves adotadas para localizar produções científicas correlatas à ideia central do estudo. Foram utilizadas expressões da pergunta de pesquisa, assim como proposto por Creswell (2010, p. 50), Kitchenham (2004) e Higgins (2017). Adicionalmente, foi selecionado o método de pesquisa grounded theory como expressão de busca nas bases de dados,

com o objetivo de explicitar o interesse crescente da comunidade científica pelo método.

3) Seleção das fontes de produção científica: definição das bases eletrônicas multidisciplinares de conteúdo científico nas quais foram realizadas as buscas sistematizadas de literatura. 4) Busca de produção intelectual acerca dos temas de pesquisa:

localização das produções científicas, materializadas especialmente em artigos, por meio do uso das palavras-chaves aplicadas às bases eletrônicas predefinidas.

5) Busca de produção intelectual acerca do método de pesquisa: da mesma forma que no passo anterior, apoiando-se no método como palavra-chave, busca por produções científicas que fizessem referência ao método adotado nesta pesquisa.

6) Leitura e análise dos principais trabalhos localizados: leitura dos trabalhos selecionados, pelo pesquisador, para ampliar seu conhecimento sobre as obras de conteúdo similar a esta tese e para verificar o ineditismo e a originalidade desta pesquisa. Foram lidos e resumidos apenas os trabalhos que apresentavam todas as palavras-chaves selecionadas para a revisão integrativa de literatura.

7) Análise dos resultados: avaliação dos resultados encontrados nas buscas pelo tema de pesquisa e método utilizado.

8) Documentação: registro de todos os passos da revisão integrativa de literatura, incluindo os resultados encontrados nas buscas e suas análises. Os tópicos seguintes registram tais informações.

2.1.2 Identificação das palavras-chaves

As palavras-chaves utilizadas como parâmetro de busca nas bases eletrônicas foram definidas de acordo com a pergunta de pesquisa e o método utilizado. Essa estratégia está embasada em recomendações de Creswell (2010, p. 50), Kitchenham (2004) e Higgins (2017).

A pergunta de pesquisa desta tese é: Que elementos teóricos baseados em dados podem nortear a gestão do conhecimento em uma organização de software?

detalhado no capítulo 3. Assim, as palavras-chaves selecionadas a partir da pergunta e do método de pesquisa foram: “gestão do conhecimento”, “organizações de software” e “metodologia grounded theory”.

2.1.3 Seleção das fontes de produção científica

A escolha das bases de dados levou em consideração a quantidade de publicações e a relação com o tema desta pesquisa. Portanto, foram escolhidas as bases eletrônicas Scopus (<http://www.scopus.com>) e Web of Science (<http://apps.webofknowledge.com>), por serem as duas maiores bases de resumos e bibliografias científicas revisadas por pares, e a base de dados do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) (<http://ieeexplore.ieee.org>), por ser referência em pesquisas na área de software, ligada ao tema desta tese.

As bases de dados selecionadas permitem, ao mesmo tempo, um acesso abrangente às publicações de diferentes áreas da ciência e a segurança de que conteúdo específico de ciências da computação é também considerado na busca.

2.1.4 Busca de produção intelectual acerca dos temas de pesquisa Devido à natureza multidisciplinar do tema desta pesquisa, não foram feitas restrições nas bases de dados utilizadas quanto à área de interesse. Dessa forma, nas três bases de dados selecionadas, foram mantidas as opções-padrão de busca, que são buscas completas, em todas as áreas e por todo o período em que a base eletrônica possui conteúdo. Uma única opção inicial foi alterada na base de dados do IEEE, na qual a opção-padrão oferecia a busca apenas nos metadados dos documentos. Com o objetivo de tornar a busca mais abrangente, essa opção foi modificada para que a busca fosse realizada tanto nos metadados quanto nos próprios textos das publicações. Todas as expressões e palavras- chaves citadas neste trabalho foram traduzidas para a língua inglesa no momento da realização das buscas. Além disso, as expressões foram colocadas entre aspas para garantir que todas as palavras das expressões estariam presentes na publicação localizada.

Para facilitar uma futura reprodução do método utilizado nesta tese, as telas de busca da expressão “gestão do conhecimento” são

apresentadas como exemplo. As demais buscas nas bases de dados foram feitas da mesma forma, variando-se apenas as expressões.

Figura 1 - Tela de busca na base de dados Scopus

Fonte: Scopus (2017).

Figura 2 - Tela de busca na base de dados Web of Science

Figura 3 - Tela de busca na base de dados do IEEE

Fonte: IEEE (2017).

Inicialmente, para definir o contexto das áreas de conhecimento estudadas, foi feita uma busca inicial pelas expressões “gestão do conhecimento” e “organização de software” de forma independente em cada uma das bases de dados. Os resultados obtidos são apresentados a seguir.

Tabela 1 - Publicações encontradas com a expressão “gestão do conhecimento” Base de dados Expressão Tradução utilizada Número de

publicações Scopus “gestão do

conhecimento” “knowledge management

52.213 Web of Science “gestão do

conhecimento” “knowledge management

18.567 IEEE “gestão do

conhecimento” “knowledge management

28.585 Total de publicações com a expressão “gestão do

conhecimento” 99.365

Tabela 2 - Publicações encontradas com a expressão “organização de software” Base de dados Expressão Tradução utilizada Número de

publicações Scopus “organização

de software” “software company” 2.179 Web of Science “organização

de software” “software company” 515 IEEE “organização

de software” “software company” 2.472 Scopus “organização

de software” “software firm” 543 Web of Science “organização

de software” “software firm” 97 IEEE “organização

de software” “software firm” 264 Scopus “organização

de software” “software organization

1.004 Web of Science “organização

de software” “software organization

181 IEEE “organização

de software” “software organization

971 Total de publicações com a expressão “organização de

software

8.226